João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

JPG

Citação de: Gottschalk em 17 de Janeiro de 2014, 11:59

Eu sei muito bem quem foi o João Pinto e o que ele fez no Benfica. Vejo futebol com olhos de ver desde 1990 sensivelmente. Dentro de campo foi um grandíssimo jogador em 3 das 8 épocas que fez cá.

Fora dele, nunca mostrou ser imortal do clube. A começar pelo episódio de Marbella e a acabar no Sporting e na mágoa de nunca ter representado a Associação Corrupta.

isto.

O JVP foi enorme, mas não foi aquele profissional exemplar que aqui apregoam. E com certeza que o vale queria a sua saida, mas não foi escorraçado como aqui dizem. Saiu porque o clube não lhe queria pagar os salarios é certo (e o vale terá ficado lixado com ele por ter-se recusado a sair uns tempos antes tendo ele sido "obrigado" a vender o Gamarra ), mas a decisão final foi dele,  porque ele próprio já estava acomodado e porque quer queiram ou não, não estava a render portanto o heynkess não se opôs.

Ah, e também não acredito por um momento que tenha saido  sem um contrato apalavrado nas osgas

playerfoxinot

Citação de: JPG em 18 de Janeiro de 2014, 13:00
Citação de: Gottschalk em 17 de Janeiro de 2014, 11:59

Eu sei muito bem quem foi o João Pinto e o que ele fez no Benfica. Vejo futebol com olhos de ver desde 1990 sensivelmente. Dentro de campo foi um grandíssimo jogador em 3 das 8 épocas que fez cá.

Fora dele, nunca mostrou ser imortal do clube. A começar pelo episódio de Marbella e a acabar no Sporting e na mágoa de nunca ter representado a Associação Corrupta.

isto.

O JVP foi enorme, mas não foi aquele profissional exemplar que aqui apregoam. E com certeza que o vale queria a sua saida, mas não foi escorraçado como aqui dizem. Saiu porque o clube não lhe queria pagar os salarios é certo (e o vale terá ficado lixado com ele por ter-se recusado a sair uns tempos antes tendo ele sido "obrigado" a vender o Gamarra ), mas a decisão final foi dele,  porque ele próprio já estava acomodado e porque quer queiram ou não, não estava a render portanto o heynkess não se opôs.

Ah, e também não acredito por um momento que tenha saido  sem um contrato apalavrado nas osgas

que ele ja nao rendia era obvio, mas depiois deu uma bofetada de luva branca a ao vale no europeu 2000

RedVC

Como se o anafado se importasse alguma coisa com isso. Com isso ou com o facto de ele ter sido "pai de Jardel".

Naquele clima e naquele plantel... Pensar que tivemos que aguentar aqueles anos todos de mediocridade, desleixo e sabe Deus o que mais. Se o meu pai fosse vivo naquela altura cobria a cara de vergonha. Ele que era tão crítico mesmo quando ganhavamos campeonatos. A gesta dos Benfiquistas era outra.

Poucos faróis existiam nessas equipas. Se fizerem um corte do ano 1995 até ao ano 1999 é fácil perceberem quais eram esses escassos raios de grandeza de outros tempos.

Do resto não me aquece nem me arrefece.

Mas deixa-me fazer este exercício mental, imaginar mundo paralelos, que não existiram, mas que agora tento imaginar:

Cenário 1 - 1993 - João Vieira Pinto decide ir para o Sporting quando estava numa das Torres Gémeas à espera de um telefonema de Valentim Loureiro

Cenário 2 - 1994 - João Vieira Pinto não é resgatado de volta para o Benfica por Jorge Brito. Deserta para o Sporting levado por Sousa Cintra.

Que diabos... Em qualquer um dos cenários seria um campeonato a menos. Um 3-6 que nunca existiu. Uma humilhação que não teve resposta de luva branca. Menos para aí uns 70-80 golos. Menos dezenas e dezenas de assistências. Menos uma carrada de jogos em que levou a equipa às costas. Menos uma série de jogos com o FCP em que era um dos poucos que fazia frente - até fisicamente a tanta nojeira feita jogador vestido de azul e branco. Credo que mundos...

João Viera Pinto não é um modelo fora do campo. Pois não. Não é o único.
Dentro do campo também não. Pois não, até deu uns murros na cara do Paulinho Santos. Mas que diabos, terá sido o piorzinho daqueles dias? Teria sido diferente sem ele? Como teria sido naquele 14 de Maio, noite de chuva? Como teria sido se ainda fosse colega de Paulo Sousa e Pacheco mas com aquela camisola feia?

Eu quero lá saber do resto. Deu-me aquele dia 14 de Maio de 1994.

Chuva. Água e mais água. Chuva de golos. Golos e mais golos. Aquele 14 de Maio de 1994 que afinal foi a noite do maior excesso que alguma vez vivi num campo de futebol. Uma noite imortal. Uma noite de bofetadas brancas na arrogância, na mesquinhez, no oportunismo, na inveja que tantas vezes se veste de verde. E ele corria de braços abertos com a camisola rubra ensopada. E Mozer pegava nele ao colo. E Veloso abraçava-o. E Abel Xavier levantava o punho para o céu. E Isaías "toureava" lagartos. E Toni pedia calma e cabeça. E Figo atirava-se em desepero ao chão para evitar mais um golo de JVP. E Paneira passava por, humilhava mesmo, Paulo Sousa. E Schwarz cerrava os dentes. E Lemajic fazia a sexta viagem ao fundo do inferno, ao fundo das redes. E Queiroz abria os braços: "Então!?". E o sector encarnado daquele estádio vivia uma das noites da sua vida. E o gajo da RTP dizia com a morte na voz: "é incrivel!".

Ah, história, história. História que não te apagas.

miniMilk

Mas o que faz este aqui no Saudade?????

Imortal com ele!!!
que injusto....  >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Depois de sair do SLB foi para outro clube qualquer.
Não demonstra benfiquismo quando fala? também acho. Mas a "instituição" Benfica também não trata bem a memória "JVP".

Nunca foi convidado para aquelas peladinhas das ex-glórias do SLB.
Nem no monópolio do SLB saiu. lol

Tenho a certeza que se ele pisasse a Luz ia ter uma daquelas ovações de arrepiar.
Caramba. O JVP é o ídolo da minha geração. Os anos 90 são os anos JVP. E isso é ser imortal.

benficasetubal

Ainda hoje  estranho quando alguem usa o numero 8, que não o JVP... claro que JVP é Imortal, pois marcou uma geração.

Bailey

atrás está um dos árbitros senão O árbitro mais corrupto e nojento e DESCARADO de que há memória. Martins dos santos

RedVC

Ui, há tantos. E penso lembrar-me de um dia ter ouvido umas declarações na rádio em que Soares Dias, o pai deste "menino" que nos apitou o jogo com o Porto, ter dito na presença de Martins dos Santos que este era do... Benfica.
Para aí um Proença daqueles tempos.
Muito e execráveis. A coleção é enorme. Os seus nomes ainda me arrepiam e metem nojo.

The_Devils_Advocate

Citação de: Bailey em 22 de Janeiro de 2014, 00:41
atrás está um dos árbitros senão O árbitro mais corrupto e nojento e DESCARADO de que há memória. Martins dos santos
O Bigode não engana ;)

LuigiSLB83

E ao lado o Marco Freitas, certo? Também por cá passou. :buck2:

Trezeguet

SousaLB

E o craque Marco Freitas  :estrelas:

Bailey

Citação de: SousaLB em 23 de Janeiro de 2014, 18:56
E o craque Marco Freitas  :estrelas:

naquele tempo qq jogador matreco que jogasse contra nós e levasse nota 4 no jornal record era contratado.

_JonasThern_

Citação de: cardosox em 19 de Janeiro de 2014, 01:50

Imortal com ele!!!

Não demonstra benfiquismo quando fala? também acho. Mas a "instituição" Benfica também não trata bem a memória "JVP".

Tenho a certeza que se ele pisasse a Luz ia ter uma daquelas ovações de arrepiar.
Caramba. O JVP é o ídolo da minha geração. Os anos 90 são os anos JVP. E isso é ser imortal.

Foi convidado para o jogo de solidariedade em Janeiro de 2010 e não veio.

Os anos 90 não são os anos JVP... São somente os piores anos de sempre da centenária história do Sport Lisboa e Benfica.

Kyoto

Citação de: _JonasThern_ em 24 de Janeiro de 2014, 19:36
Citação de: cardosox em 19 de Janeiro de 2014, 01:50

Imortal com ele!!!

Foi convidado para o jogo de solidariedade em Janeiro de 2010 e não veio.

Os anos 90 não são os anos JVP... São somente os piores anos de sempre da centenária história do Sport Lisboa e Benfica.
por acaso no Benfica all stars pensei que voltaria a vestir a nossa camisola. só para ver o meu idolo de infancia de novo com o manto valia a pena pagar o bilhete