João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Anti-Corruptos

Sou um bocado nabo nestas coisas de multimédia mas espero que dê para ver bem.
















Chefe

Citação de: Gottschalk em 13 de Outubro de 2014, 21:57
Foi genial em 3 das 8 épocas que nos representou, a última das quais com Mário Wilson em que realmente foi enorme.

Ficou sempre a sensação que podia ter sido muito mais, quer pelas fracas equipas que o Benfica teve a partir do consulado Damásio, quer pela sua falta de motivação dentro de campo que foi notória de 96 para a frente.
tenho a mesmo a opinião

Ele era tratado como um deus autentico.

dfernandes

Citação de: Chefe em 15 de Outubro de 2014, 16:30
Citação de: Gottschalk em 13 de Outubro de 2014, 21:57
Foi genial em 3 das 8 épocas que nos representou, a última das quais com Mário Wilson em que realmente foi enorme.

Ficou sempre a sensação que podia ter sido muito mais, quer pelas fracas equipas que o Benfica teve a partir do consulado Damásio, quer pela sua falta de motivação dentro de campo que foi notória de 96 para a frente.
tenho a mesmo a opinião

Ele era tratado como um deus autentico.

E com razão para isso.

Primeiro, porque nos deu, praticamente sozinho, 1 título nacional numa época muito complicada. Sem ele, jamais teríamos ganho em Alvalade, de tão mal que jogámos na primeira parte (estivemos 2 vezes a perder, defensivamente muito mal, e empatámos sempre com jogadas individuais do João Pinto).

Segundo, porque a partir de 95/96 o João Pinto foi, salvo erro, o único símbolo do Benfica antigo (pré Damásio), que foi ficando nos planteis, que eram a cada ano piores, e com menos referências.

Mas só passando por isso como adepto mesmo, como foi o meu caso e de muitos por aqui.

Mittelstürmer

Citação de: Far(away) em 13 de Outubro de 2014, 22:15
Aquele jogo de Alvalade, aquele 3-6... esse jogo confere-lhe o registo de imortal para mim. Por muitas razões. Épico, irrepetível. Nunca mais vamos assistir a algo semelhante.

  :bow2:

Chefe

Não havia razão para isso. Que injustiça para os restantes companheiros, nem o Maradona ganhou títulos para o Nápoles sozinho. Ele sentia-se acima do clube porque o colocavam lá. 


Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

dfernandes

Citação de: Chefe em 15 de Outubro de 2014, 19:46
Não havia razão para isso. Que injustiça para os restantes companheiros, nem o Maradona ganhou títulos para o Nápoles sozinho. Ele sentia-se acima do clube porque o colocavam lá. 


Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

É a tua opinião, não é a minha.

Havia pois. Levou a equipa, que estava longe de ser segura, ao colo, nos jogos fundamentais dessa temporada. Não foi o único a fazê-lo mas foi, de longe, o principal responsável. E mesmo nas épocas a seguir, se não fosse ele, o final de século tinha sido ainda mais penoso.


Chefe

E por uma época coloca-se o jogador como um deus? Acima do clube?


Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

Godescalco

Citação de: tiago_alexx em 14 de Outubro de 2014, 23:48
o Joao Pinto era o Benfica. Eu na altura nao sabia se era do Benfiquista ou "Joao Pintista".
Imortal. Nem devia haver discussao

Felizmente nunca tive essas confusões. Os benfiquistas mais velhos à minha volta ajudaram-me.

Os jogadores, por melhores que sejam, passam. O Benfica fica.

Godescalco

Citação de: Anti-Corruptos em 15 de Outubro de 2014, 13:53
Citação de: Gottschalk em 13 de Outubro de 2014, 21:57
Foi genial em 3 das 8 épocas que nos representou, a última das quais com Mário Wilson em que realmente foi enorme.

Ficou sempre a sensação que podia ter sido muito mais, quer pelas fracas equipas que o Benfica teve a partir do consulado Damásio, quer pela sua falta de motivação dentro de campo que foi notória de 96 para a frente.

Não sei que contas estás a fazer. A única época má que teve foi quando o Heynkes veio para o Benfica porque o encostou. De resto foi sempre, repito, sempre o nosso melhor jogador. A diferença é que em alguns anos ainda tinha Rui Costas, Paneiras e Mozers, noutras era Pringles e Uribes...

A partir de 1996 nunca mais fez uma época de acordo com as suas reais capacidades, chegando a ficar no banco na altura do Souness. Teve um ou outro bom momento nos últimos 4 anos, mas ficou aos poucos uma sombra de si próprio.

Fyssas

Citação de: Chefe em 15 de Outubro de 2014, 20:31
E por uma época coloca-se o jogador como um deus? Acima do clube?


Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

Se fossemos por aí existe um jogador que ganhou um título para o Benfica "sozinho" ainda depois do João Pinto.

Mestre30

Citação de: Fyssas em 16 de Outubro de 2014, 00:59
Citação de: Chefe em 15 de Outubro de 2014, 20:31
E por uma época coloca-se o jogador como um deus? Acima do clube?


Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

Se fossemos por aí existe um jogador que ganhou um título para o Benfica "sozinho" ainda depois do João Pinto.
Simão Sabrosa.

Chefe


Citação de: Gottschalk em 16 de Outubro de 2014, 00:55
Citação de: tiago_alexx em 14 de Outubro de 2014, 23:48
o Joao Pinto era o Benfica. Eu na altura nao sabia se era do Benfiquista ou "Joao Pintista".
Imortal. Nem devia haver discussao

Felizmente nunca tive essas confusões. Os benfiquistas mais velhos à minha volta ajudaram-me.

Os jogadores, por melhores que sejam, passam. O Benfica fica.
o Barbas e Máximo a dizerem que o iam ver ao Sportem. Que trauma.


Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

VALEBEM

O João Pinto, quando saiu, estava a mais no Benfica. Era má influência! Boicotava jogadores, derrubava treinadores, queria mandar em tudo... Não condeno a decisão que foi tomada.

Bailey

#6448
o Vale e Azevedo realmente conseguiu fazer uma lavagem cerebral a muita gente

dito isto, nunca confundi o meu Benfiquismo com a admiração pelo JVP. Isso de me mudar po sporting, ver jogos do sporting, nunca me passou pela cabeça. Bem pelo contrário, evitava ao máximo ver jogos do sporting, e quando ele jogava contra nós rezava para que nao nos marcasse golo. E durante muito tempo de facto não marcou.


P.S --> também digo que quando ele já no salvo erro braga veio jogar contra nós e foi assobiadíssimo por meio estádio nunca senti tanta vergonha por adeptos do meu clube. Felizmente muitos aplaudiram-no, mas de facto a estupidez fala mais alto normalmente. Aplaudir ninguém era obrigado evidentemente, assobiá-lo foi das maiores estupidezes colectivas que assisti no futebol e não só. Não admira que por essa altura ele andasse a dizer que tinha pena de não ter jogado no porto.
Felizmente o tempo cura mágoas e 4 anos depois estava ele ao lado do Toni a ver o Benfica.Rio Ave que nos deu o titulo de 2010. A torcer pelo rio ave certamente...

miniMilk

Citação de: VALEBEM em 16 de Outubro de 2014, 09:12
O João Pinto, quando saiu, estava a mais no Benfica. Era má influência! Boicotava jogadores, derrubava treinadores, queria mandar em tudo... Não condeno a decisão que foi tomada.
Quem nos dera que ele boicotasse jogadores.
Secalhar não tínhamos tido aquelas equipas fantásticas.