João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

PésDeCoentrão

Citação de: pguerreiro em 16 de Outubro de 2014, 23:28
Custa um bocado ver o JVP maltratado por aqui, só quem se lembra do verão quente sabe o quanto representou o puto maravilha ter ficado na Luz depois do Paulo Sousa ter saído. Estúpido nunca foi, puxou a brasa à sua sardinha e recebeu o dele, mas valeu a pena porque a época dele em 1993/94 foi à Benfica, num contexto particularmente difícil, problemas de tesouraria e muitas convulsões internas, apesar das dificuldades o JVP manteve-nos sempre ligados à máquina com momentos de magia e com esse hino ao futebol.

Essa é uma época estrondosa dele. E depois desse Verão Quente, começou a marcar sempre (ou quase sempre) ao Sporting, era incrível. E acho que a desilusão de Torremolinos acaba no 14 de Maio de '94.  :coolsmiley:

Alcaide

Citação de: Slb-Ag em 16 de Outubro de 2014, 12:59
Citação de: VALEBEM em 16 de Outubro de 2014, 09:12
O João Pinto, quando saiu, estava a mais no Benfica. Era má influência! Boicotava jogadores, derrubava treinadores, queria mandar em tudo... Não condeno a decisão que foi tomada.
Acho que as coisas podiam ter sido feitas de outra forma, numa venda após o Europeu. Podia ter sido vendido, mas lá está, ele nunca quis ir para o estrangeiro.
Sem dúvida que o melhor para todos e para o JVP, devia ter sido a saída para o Deportivo em 1998, ficaria perto do Porto e jogaria num clube bastante competitivo na melhor liga do Mundo à época, só atrás da italiana.
Os últimos 3 anos de João Vieira Pinto no Benfica foram penosos para toda a gente, até para ele próprio, cada vez menos motivado - vidé expulsões por agressão cada vez mais recorrentes, até bombeiros agrediu. Foi um mau capitão, ao nível das equipas que teve de 96 em diante, nem mais nem menos.
É só comparar com outro colega de equipa, Michel Preud'homme. A diferença de classe é abissal.
Não tenho dúvidas em afirmá-lo - porque vivi esse tempo - era um ídolo com pés de barro, só porque fez um jogo extraordinário - e fez - contra a lagartagem, que abriu caminho ao título de 93/94. E agora que penso nisso, talvez essa seja a razão. Se tivesse sido contra o FCP teria muito menos impacto. E depois como entrámos em jejum longo de títulos, os últimos momentos de glória são sempre hiperbolizados, é normal.

JvP com pés de barro?? Por amor de deus, devia ser proibido alguém que tem uma visão destas de um magistral futebolista, dar opinião sobre qualquer tema relacionado com o desporto rei.

PésDeCoentrão

Citação de: Slb-Ag em 16 de Outubro de 2014, 12:59
Citação de: VALEBEM em 16 de Outubro de 2014, 09:12
O João Pinto, quando saiu, estava a mais no Benfica. Era má influência! Boicotava jogadores, derrubava treinadores, queria mandar em tudo... Não condeno a decisão que foi tomada.
Acho que as coisas podiam ter sido feitas de outra forma, numa venda após o Europeu. Podia ter sido vendido, mas lá está, ele nunca quis ir para o estrangeiro.
Sem dúvida que o melhor para todos e para o JVP, devia ter sido a saída para o Deportivo em 1998, ficaria perto do Porto e jogaria num clube bastante competitivo na melhor liga do Mundo à época, só atrás da italiana.
Os últimos 3 anos de João Vieira Pinto no Benfica foram penosos para toda a gente, até para ele próprio, cada vez menos motivado - vidé expulsões por agressão cada vez mais recorrentes, até bombeiros agrediu. Foi um mau capitão, ao nível das equipas que teve de 96 em diante, nem mais nem menos.
É só comparar com outro colega de equipa, Michel Preud'homme. A diferença de classe é abissal.
Não tenho dúvidas em afirmá-lo - porque vivi esse tempo - era um ídolo com pés de barro, só porque fez um jogo extraordinário - e fez - contra a lagartagem, que abriu caminho ao título de 93/94. E agora que penso nisso, talvez essa seja a razão. Se tivesse sido contra o FCP teria muito menos impacto. E depois como entrámos em jejum longo de títulos, os últimos momentos de glória são sempre hiperbolizados, é normal.

Fez um jogo extraordinário ? Um ? Esse de 94 é o melhor, não é o único. E não abriu caminho para o título, fechou-o para nós com cadeado.

Esse 3-6 será sempre hiperbolizado pela nossa jogatana e nas condições que foi e não por se ter vencido muito pouco desde aí. Ou o 4-4 (um mês antes) é hiperbolizado porquê mesmo ??

Os últimos 3 anos (...) expulsões mais recorrentes ?
99/00 - zero vermelhos
98/99 - um duplo amarelo
97/98 - um duplo amarelo

E se viveste esse tempo, quantas vezes o JVP era barbaramente agredido e o agressor passava impune ? E quantas amarelos levou por perder a cabeça à nona ou décima falta sofrida ?? Desculpa lá, mas catalogar o JVP de falta de classe parece-me...incorrecto para não dizer outra coisa, e insinuar que o melhor jogador do Clube deveria ter ido para o Depor (vontade de Vale e Azevedo) porque ficava perto do Porto parece-me não ter lógica absolutamente nenhuma.

Eu lembro-me de se tentar enxovalhar o JVP por ser do Benfica (a célebre rábula com Paulino Santos onde parecia que o nosso é que era o culpado) e por defender o Clube com unhas e dentes, prejudicando até uma certa unanimidade nacional que existia acerca dele, mas dizer que "ah e tal, não foi lá isso tudo" ou "não tinha classe" parece-me totalmente injusto.

Pode ter imensos defeitos, dentro de campo deu tudo pelo Benfica.

Godescalco

Citação de: PésDeCoentrão em 16 de Outubro de 2014, 23:05
Tu achas que a melhor época dele é com Mário Wilson ??

Foi a última grande época dele. Foi isso que escrevi.

VALEBEM

O João Pinto fez duas grandes épocas no Benfica. A de 93/94 e a de 95/96. Repito o que disse, até porque conheço pessoas que estavam no Benfica nessa altura. O João Pinto foi uma péssima influência no Benfica, sobretudo desde que assinaram com ele aquele patético contrato vitalício.
Aliás, nos anos de seca, o melhor período do Benfica coincidiu com uma ausência prolongada do João Pinto, na 2ª metade da época 97/98, que levou a que Souness apostasse em Brian Deane e Nuno Gomes no ataque, com Luís Carlos e Poborsky nas alas, e Calado em grande forma no meio campo... Fizemos uma segunda volta espectacular!
A meu ver, o Simão foi de longe o jogador mais marcante que vi jogar no Benfica, desde que sigo o Clube com olhos de ver (1990 ou 1991 para cá).

pguerreiro

Citação de: PésDeCoentrão em 16 de Outubro de 2014, 23:33
Citação de: pguerreiro em 16 de Outubro de 2014, 23:28
Custa um bocado ver o JVP maltratado por aqui, só quem se lembra do verão quente sabe o quanto representou o puto maravilha ter ficado na Luz depois do Paulo Sousa ter saído. Estúpido nunca foi, puxou a brasa à sua sardinha e recebeu o dele, mas valeu a pena porque a época dele em 1993/94 foi à Benfica, num contexto particularmente difícil, problemas de tesouraria e muitas convulsões internas, apesar das dificuldades o JVP manteve-nos sempre ligados à máquina com momentos de magia e com esse hino ao futebol.

Essa é uma época estrondosa dele. E depois desse Verão Quente, começou a marcar sempre (ou quase sempre) ao Sporting, era incrível. E acho que a desilusão de Torremolinos acaba no 14 de Maio de '94.  :coolsmiley:
;D Torremolinos foi de bom augúrio, apesar do Sousa Cintra o ter raptado para lá foi onde ele assinou novo contrato com o Benfica, o Jorge de Brito viajou de urgência com uma mala cheia de dinheiro e um contrato por indicação do Valentim Loureiro e da sogra. Depois anunciámos o 'reforço' com pompa e circunstância.

14 de Maio de '94 ficará para sempre na minha memória, chegámos ao dérbi de rastos, problemas internos e vínhamos de maus resultados, poucos defendiam que nos safássemos, ainda por cima os lagartos estavam na mó de cima, a morder-nos os calcanhares, no pico de forma e a jogar em casa, o jogo começou mal com mais umas frangalhadas do Neno, não conseguíamos encadear dois passes e estava mais perto o 2-0 do que o 1-1, valeu JVP. Saí de lá encharcado até aos ossos mas de barriguinha cheia...  ^-^

cernache1

Citação de: Gottschalk em 17 de Outubro de 2014, 04:45
Citação de: PésDeCoentrão em 16 de Outubro de 2014, 23:05
Tu achas que a melhor época dele é com Mário Wilson ??

Foi a última grande época dele. Foi isso que escrevi.

Ou talvez em 2001-02, vestido à macaco.

E de cachecol a cantar.

Ex-funcionario.

FaithNoMore

Benfica dos anos 90 é João Pinto.O Jogador que fazia a diferença,nos piores anos do clube era um dos poucos casos com classe,andou com a equipa às costas ano após ano,um dos meus grandes ídolos.

Imortal sem duvida

I Am The Walrus

O declínio do JVP no Benfica não foi culpa dele, foi culpa da estrutura de merda naquele tempo, começando no Damásio e terminando em beleza com o Vale Azevedo.

JVP, de 92 a 94 tinha uma super equipa á sua volta,nesses dois anos, não havia um craque, o Benfica tinha um conjunto de jogadores de nível muito, mas muito enorme, jogadores experientes, como Veloso, Mozer, Isáias, Rui Águas, C.Brito,Silvino,Paneira etc etc, jovens craques, Rui Costa, P.Sousa, JVP e por aí fora, tudo junto era a formação, eram os jogadores portugueses, eram poucos mas bons estrangeiros era o sonho de plantel para um Benfiquista .. é o que todos nós queremos para os dias de hoje basicamente...

Depois o que acontece? De 94 a 95 ....80% dessa equipa saiu!! JVP ainda fez uma época fenomenal em 95/96,lá está tinha ainda o Valdo, o R.Gomes, o Preud Homme, o Hélder o Dimas, o P.Bento a equipa ainda tinha uns nomes "sonantes"depois, depois veio a medíocridade e JVP por muito bom que tivesse sido de 96 a 99 era só merda a equipa do Benfica, faltavam nomes para uma base de jogadores "com anos"de casa para o JVP não levar com a pressão toda em cima... Essa foi a minha ideia do seu rendimento.

Se é Saudade ou Imortal, que isso importa? Foi um grande jogador que viveu dois Benficas... um ENORME BENFICA e o PIOR BENFICA DA HISTORIA, assim será sempre complicado falarmos de JVP...

Schweisen Tiger

Citação de: FaithNoMore em 17 de Outubro de 2014, 16:55
Benfica dos anos 90 é João Pinto.O Jogador que fazia a diferença,nos piores anos do clube era um dos poucos casos com classe,andou com a equipa às costas ano após ano,um dos meus grandes ídolos.

Imortal sem duvida

Isto é um mito. É um mito que tivesse andado com a equipa às costas ano após ano, quando em 92/93 e 93/94 o Benfica teve dos melhores planteis da sua história, onde o João Pinto era mais um. Fez um excelente 94/95 e um bom 95/96, onde era a figura de cartaz, numa equipa que tambem tinha outros bons nomes...a partir dai, essa do andar com a equipa às costas é mito. Lesões, expulsões, castigos, falta de rendimento. Andou anos a fio a viver às custas daquela tarde/noite chuvosa de 14 de Maio de 1994. Os ultimos 3 anos dele no clube, ainda que não por culpa exclusiva, foram mediocres....e bem que precisavamos que tivesse tido a capacidade de andar com a equipa às costas, como andou o Simão, que ano após ano, lá aparecia no topo da lista de melhores marcadores e a resolver jogos a pacotes.

O-Rível

Citação de: Schweisen Tiger em 17 de Outubro de 2014, 23:03

Imortal sem duvida

Isto é um mito. É um mito que tivesse andado com a equipa às costas ano após ano, quando em 92/93 e 93/94 o Benfica teve dos melhores planteis da sua história, onde o João Pinto era mais um. Fez um excelente 94/95 e um bom 95/96, onde era a figura de cartaz, numa equipa que tambem tinha outros bons nomes...a partir dai, essa do andar com a equipa às costas é mito. Lesões, expulsões, castigos, falta de rendimento. Andou anos a fio a viver às custas daquela tarde/noite chuvosa de 14 de Maio de 1994. Os ultimos 3 anos dele no clube, ainda que não por culpa exclusiva, foram mediocres....e bem que precisavamos que tivesse tido a capacidade de andar com a equipa às costas, como andou o Simão, que ano após ano, lá aparecia no topo da lista de melhores marcadores e a resolver jogos a pacotes.

Sou um fã do JVP como jogador, mas concordo. Acho, no entanto, que os piores anos dele no Benfica em muito se deveram à conjuntura que encontrou, que foi bem pior, por exemplo, que a do Simão, à qual fizeste referência. Acho que era difícil mostrar ser um jogador diferenciado quando ao seu lado jogavam autênticos mancos. Um jogador com as suas características é tão melhor quanto os colegas com quem combina. Ele mostrou precisamente isso no Sporting.

FaithNoMore

Imortal sem duvida

Essa é a tua opinião,a minha é precisamente oposta,creio que é por isso que vivemos  em  democracia e que todos nós podemos pensar livremente,ficas com a tua ideia eu com a minha,para mim JVP é imortal,para ti não

Schweisen Tiger

Citação de: FaithNoMore em 18 de Outubro de 2014, 11:12
Expandir...

Imortal sem duvida

Essa é a tua opinião,a minha é precisamente oposta,creio que é por isso que vivemos  em  democracia e que todos nós podemos pensar livremente,ficas com a tua ideia eu com a minha,para mim JVP é imortal,para ti não

Claro. Gostaria apenas de acrescentar que a minha opinião é baseada em factos.

Schweisen Tiger

Citação de: O-Rível em 18 de Outubro de 2014, 08:42
Expandir...

Imortal sem duvida

Sou um fã do JVP como jogador, mas concordo. Acho, no entanto, que os piores anos dele no Benfica em muito se deveram à conjuntura que encontrou, que foi bem pior, por exemplo, que a do Simão, à qual fizeste referência. Acho que era difícil mostrar ser um jogador diferenciado quando ao seu lado jogavam autênticos mancos. Um jogador com as suas características é tão melhor quanto os colegas com quem combina. Ele mostrou precisamente isso no Sporting.

Fui muito claro quando disse que a culpa não era exclusivamente dele...agora, fazerem dele um mártir, essa é que não cola. Foi precisamente por lhe terem colado esse rotulo de "carregador de equipa", que ele se acomodou e teve um rendimento ridiculo. Assim como também não é correto dizerem que era João Pinto e mais 10, quando os planteis tinham outros bons jogadores...assim rapidamente, pós 93/94: Preud'Homme, Mozer, Isaías, Paneira, Paulo Bento, Dimas, Helder, Nuno Gomes, Poborsky, Minto, Caniggia, Deane, Calado, Valdir...aliás, o plantel de 2000/2001 se calhar foi bem pior que qualquer dos planteis que o João Pinto apanhou. O João Pinto foi o idolo de uma geração orfã de titulos. Se calhar não rendeu mais, porque tambem lhe exigiram mais do que aquilo que podia dar.

Godescalco

O Schweisen Teiger e o VALEBEM sumarizaram bem o que penso sobre o assunto.

Há muita mitificação à volta do João Pinto. Podia e devia ter sido mais do que realmente foi no Benfica.