João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Derek

João Pinto foi um grande jogador e levou muitas vezes o Benfica às costas!!

Eu apenas discordo contigo, porque tu referiste que  só na primeira e ultima época é que o João Pinto não foi o jogador mais importante!

Mas as ultimas 3 epocas do JVP no Benfica foram más e pouco mais de razoáveis!!
Nas ultimas 3 épocas no SLB,de97/98 a 99/00 o João Pinto marcou respectivamente 7,7 e 3 golos, o que é manifestamente muito pouco, mesmo não sendo essa a principal função dele!

E NESSAS 3 épocas para mim houve jogadores muito mais determinantes e importantes, mesmo que não tivessem a qualidade do João Pinto!

Já agora, para mim o Preud´homme era um guarda redes fantástico, que apesar de não ter contribuído com títulos (excepto taça de Portugal), fez com que as classificações do Benfica não fossem mais vergonhosas... e teve um rendimento sempre bom e muito bom enquanto cá esteve! A melhor época do Nuno Gomes foi quando teve como companheiro de ataque o Brian Dean!


Bakero

Já pensaram que a queda de rendimento do João Pinto nessas 3 épocas finais foi exactamente porque já se estava a sentir escorraçado e desrespeitado dentro do próprio Benfica? Não é certamente por acaso que o João cai de rendimento com a entrada do Vale (que assim que chegou, o tentou vender a toda a força ao Corunha e nunca perdoou o João por não ter aceite. Agora percebe-se porquê...quanto mais dinheiro teria o Vale metido no bolso dele com essa venda? Pois...).

De facto, como já foi dito, só quem viveu aquela década negra é que sabe como nos agarrámos todos ao João Pinto (e ao Preud'Homme) e ele deu tudo o que tinha a tentar segurar o melhor que podia um gigante que estava a cair de forma estrondosa e histórica. Depois foi sentir que esse gigante que ele conheceu entre 1992 e 1994 já não era o mesmo e acabou por lhe fazer o mesmo que foi feito ao Toni, Paneira, Isaías, etc...crimes lesa-Benfica.

Ps: E quanto ao argumento "jogou pelo Sporting": o Carlos Manuel também saiu do Benfica como um histórico, jogou 6 meses na Suíça e veio jogar pelo Sporting. Já treinou inclusivé o Sporting. Já admitiu que em criança era sportinguista. E de qualquer maneira, alguém duvida que é um Imortal do Benfica?

Bailey

#6947
só o facto de já se terem passado 16 anos sobre a sua dispensa e ainda haver tanta gente a puxar por ele neste fórum tira qualquer dúvida. Não é isso ser Imortal? Não ser esquecido? 16 anos passados e ainda tanta gente aqui a puxar pelo mesmo assunto.

Agora digam me da secção de Imortais que se por acaso um estivesse no tópico do Saudade, quantos motivariam tanta discussão. Claro que se meterem o Eusébio ou o Coluna ou o Humberto no Saudade ía ser bonita a indignação também, mas essa secção tem quase 10 páginas de ex-jogadores e ex-dirigentes, e se chegasse às 2 páginas daí que provocaria tanta celeuma como provoca o JVP era demasiado já.

Ninguém diz que o JVP está no mesmo patamar que o Eusébio e Coluna. Esses são dos melhores de sempre. O JVP é o melhor da sua época. E nesse capítulo considerando a secção dos Imortais como está elaborada, é perfeitamente claro que o JVP tem lá lugar. O JVP é Imortal do mesmo modo que o Simão é Imortal, que o Cardozo é Imortal, representam o melhor que o Benfica teve numa dada época da sua história.

Há dúvidas quanto a isto? nenhumas. Há apenas areia para os olhos das pessoas que nem se lembram de o ver jogar, ou ainda estão picadas com o "e quem nao salta é lampeao", quando isso foi a excepção e nunca a regra do seu percurso no sporting.

daniel.gomes

Citação de: Bailey em 20 de Junho de 2016, 13:45
só o facto de já se terem passado 16 anos sobre a sua dispensa e ainda haver tanta gente a puxar por ele neste fórum tira qualquer dúvida. Não é isso ser Imortal? Não ser esquecido? 16 anos passados e ainda tanta gente aqui a puxar pelo mesmo assunto.

Agora digam me da secção de Imortais que se por acaso um estivesse no tópico do Saudade, quantos motivariam tanta discussão. Claro que se meterem o Eusébio ou o Coluna ou o Humberto no Saudade ía ser bonita a indignação também, mas essa secção tem quase 10 páginas de ex-jogadores e ex-dirigentes, e se chegasse às 2 páginas daí que provocaria tanta celeuma como provoca o JVP era demasiado já.

Ninguém diz que o JVP está no mesmo patamar que o Eusébio e Coluna. Esses são dos melhores de sempre. O JVP é o melhor da sua época. E nesse capítulo considerando a secção dos Imortais como está elaborada, é perfeitamente claro que o JVP tem lá lugar. O JVP é Imortal do mesmo modo que o Simão é Imortal, que o Cardozo é Imortal, representam o melhor que o Benfica teve numa dada época da sua história.

Há dúvidas quanto a isto? nenhumas. Há apenas areia para os olhos das pessoas que nem se lembram de o ver jogar, ou ainda estão picadas com o "e quem nao salta é lampeao", quando isso foi a excepção e nunca a regra do seu percurso no sporting.
Exacto a maioria dos que aqui falam, já nem se lembram de o ver jogar

Godescalco

Se o JVP fôr para imortal o seu tópico aqui deixa de ter actividade.

Assim é melhor. Sempre mantém a coisa viva.

Godescalco

Citação de: Red2802 em 19 de Junho de 2016, 20:38
So tenho uma coisa a apontar ao João Pinto. Não foi ter jogado no Sporting (há quem não lhe perdoe isso). Foi ter rescindido com o Benfica no verão quente de 1993. Foi um erro de que se arrependeu e que ele reconheceu já depois de ter acabado a carreira. E foi por iniciativa dele que não assinou pelo Sporting. É um facto.

Antes, foi por iniciativa do falecido Jorge de Brito que teve de se deslocar pessoalmente a Marbella com uma mala de dinheiro.

Red2802

Citação de: Gottschalk em 20 de Junho de 2016, 18:35
Citação de: Red2802 em 19 de Junho de 2016, 20:38
So tenho uma coisa a apontar ao João Pinto. Não foi ter jogado no Sporting (há quem não lhe perdoe isso). Foi ter rescindido com o Benfica no verão quente de 1993. Foi um erro de que se arrependeu e que ele reconheceu já depois de ter acabado a carreira. E foi por iniciativa dele que não assinou pelo Sporting. É um facto.

Antes, foi por iniciativa do falecido Jorge de Brito que teve de se deslocar pessoalmente a Marbella com uma mala de dinheiro.
Uma pequena precisão. João Pinto estava em Torremolinos e não em Marbella. É verdade que Jorge de Brito foi lá buscá-lo com um novo contrato melhor do que o Sporting lhe oferecia. Foi através de Valentim Loureiro que a coisa se fez. A mim garantem-me que foi o João Pinto que ligou ao Major a pedir ajuda porque estava arrependido. Há quem diga que foi o Jorge de Brito que ameaçou o major com o não pagamento do João Pinto ao Boavista. Não ponho as mãos no fogo pelo João Pinto e não gostei da atitude. Mas só tinha uma época de Benfica, ao contrário de Pacheco que já ía em 6 épocas e do Paulo Sousa que veio para a Luz ainda Junior.
Ironicamente, ao longo das oito temporadas na Luz João Pinto esteve com salários em atraso em diversas ocasiões. Segurou muitos colegas...

Red skin

#6952
Eu lembro-me bem de o ver jogar... já defendi a sua imortalidade aqui no fórum, mas neste momento acho que o estatuto de imortal devia ser mais limitado a apenas alguns ex-atletas... para o Olimpo, e assim a "Saudade" teria outra valorização também...

Neste meu ponto de vista o JVP é apenas Saudade, mas tendo em conta o critério dos administradores do fórum, admito que o JVP deveria estar nos Imortais. Ainda assim houve uma votação entre os foristas, que deu Saudade para JVP.

Agora tenho algum distanciamento do que se passou, pois quando saiu fiquei f*dido, mas foi dado um estatuto ao JVP no Benfica que prejudicou, e muito, o seu percurso no clube... as constantes adulações (da qual diz parte), "o menino de ouro", a "bandeira", os contratos vitalícios, o compor a equipa em torno de JVP (Paulo Nunes seria incompatível com JVP por exemplo) fizeram com que o jogador pensasse que era inatingível e as suas exibições fossem caindo...

Claro que nisto teve muita culpa a instabilidade criada no clube, mas n me digam que o Jupp Heynckes era um mau treinador ou um mau carácter.

O JVP foi idolatrado como n me lembro de alguém ser no Benfica, foi-lhe proporcionado um salário inegualável em Portugal... e por isso o clube merece mais algum respeito por parte do JVP, o que acho q n tem tido desde que abandonou o clube. Nem falo da sua escolha para continuar a carreira após o Europeu de Inglaterra, isso dou de barato, pois há pelo 2 imortais do Benfica que o fizeram e ninguém os contesta...

Dennis

Os 6-3 são a definição de imortalidade.

L@udrup

Isto é apenas um fórum e serão sempre opiniões que nunca vão chegar a ser levadas em conta pela direcção do Benfica mas, tendo ou não tendo o JVP uma má época, antes de ser dispensado pelo Vale, nunca na vida um presidente, de que clube for, dispensa a custo ZERO, um jogador com este currículo.

Até o podia o vender, mas dar de bandeja assim um jogador destes é um roubo autêntico.


pjmorce

Citação de: Red skin em 21 de Junho de 2016, 10:06
Eu lembro-me bem de o ver jogar... já defendi a sua imortalidade aqui no fórum, mas neste momento acho que o estatuto de imortal devia ser mais limitado a apenas alguns ex-atletas... para o Olimpo, e assim a "Saudade" teria outra valorização também...

Neste meu ponto de vista o JVP é apenas Saudade, mas tendo em conta o critério dos administradores do fórum, admito que o JVP deveria estar nos Imortais. Ainda assim houve uma votação entre os foristas, que deu Saudade para JVP.

Agora tenho algum distanciamento do que se passou, pois quando saiu fiquei f*dido, mas foi dado um estatuto ao JVP no Benfica que prejudicou, e muito, o seu percurso no clube... as constantes adulações (da qual diz parte), "o menino de ouro", a "bandeira", os contratos vitalícios, o compor a equipa em torno de JVP (Paulo Nunes seria incompatível com JVP por exemplo) fizeram com que o jogador pensasse que era inatingível e as suas exibições fossem caindo...

Claro que nisto teve muita culpa a instabilidade criada no clube, mas n me digam que o Jupp Heynckes era um mau treinador ou um mau carácter.

O JVP foi idolatrado como n me lembro de alguém ser no Benfica, foi-lhe proporcionado um salário inegualável em Portugal... e por isso o clube merece mais algum respeito por parte do JVP, o que acho q n tem tido desde que abandonou o clube. Nem falo da sua escolha para continuar a carreira após o Europeu de Inglaterra, isso dou de barato, pois há pelo 2 imortais do Benfica que o fizeram e ninguém os contesta...

Nem pensar.
Consegues dizer-me algum outro jogador que teve um contrato vitalício no Benfica?
Só isso já o torna único.

Red skin

Citação de: pjmorce em 28 de Junho de 2016, 12:12
Citação de: Red skin em 21 de Junho de 2016, 10:06
Eu lembro-me bem de o ver jogar... já defendi a sua imortalidade aqui no fórum, mas neste momento acho que o estatuto de imortal devia ser mais limitado a apenas alguns ex-atletas... para o Olimpo, e assim a "Saudade" teria outra valorização também...

Neste meu ponto de vista o JVP é apenas Saudade, mas tendo em conta o critério dos administradores do fórum, admito que o JVP deveria estar nos Imortais. Ainda assim houve uma votação entre os foristas, que deu Saudade para JVP.

Agora tenho algum distanciamento do que se passou, pois quando saiu fiquei f*dido, mas foi dado um estatuto ao JVP no Benfica que prejudicou, e muito, o seu percurso no clube... as constantes adulações (da qual diz parte), "o menino de ouro", a "bandeira", os contratos vitalícios, o compor a equipa em torno de JVP (Paulo Nunes seria incompatível com JVP por exemplo) fizeram com que o jogador pensasse que era inatingível e as suas exibições fossem caindo...

Claro que nisto teve muita culpa a instabilidade criada no clube, mas n me digam que o Jupp Heynckes era um mau treinador ou um mau carácter.

O JVP foi idolatrado como n me lembro de alguém ser no Benfica, foi-lhe proporcionado um salário inegualável em Portugal... e por isso o clube merece mais algum respeito por parte do JVP, o que acho q n tem tido desde que abandonou o clube. Nem falo da sua escolha para continuar a carreira após o Europeu de Inglaterra, isso dou de barato, pois há pelo 2 imortais do Benfica que o fizeram e ninguém os contesta...

Nem pensar.
Consegues dizer-me algum outro jogador que teve um contrato vitalício no Benfica?
Só isso já o torna único.
N exageres... o JVP é maior que Eusébio só pq teve um contrato vitalício? n me parece!

pjmorce

Citação de: Red skin em 28 de Junho de 2016, 14:48
Citação de: pjmorce em 28 de Junho de 2016, 12:12
Citação de: Red skin em 21 de Junho de 2016, 10:06
Eu lembro-me bem de o ver jogar... já defendi a sua imortalidade aqui no fórum, mas neste momento acho que o estatuto de imortal devia ser mais limitado a apenas alguns ex-atletas... para o Olimpo, e assim a "Saudade" teria outra valorização também...

Neste meu ponto de vista o JVP é apenas Saudade, mas tendo em conta o critério dos administradores do fórum, admito que o JVP deveria estar nos Imortais. Ainda assim houve uma votação entre os foristas, que deu Saudade para JVP.

Agora tenho algum distanciamento do que se passou, pois quando saiu fiquei f*dido, mas foi dado um estatuto ao JVP no Benfica que prejudicou, e muito, o seu percurso no clube... as constantes adulações (da qual diz parte), "o menino de ouro", a "bandeira", os contratos vitalícios, o compor a equipa em torno de JVP (Paulo Nunes seria incompatível com JVP por exemplo) fizeram com que o jogador pensasse que era inatingível e as suas exibições fossem caindo...

Claro que nisto teve muita culpa a instabilidade criada no clube, mas n me digam que o Jupp Heynckes era um mau treinador ou um mau carácter.

O JVP foi idolatrado como n me lembro de alguém ser no Benfica, foi-lhe proporcionado um salário inegualável em Portugal... e por isso o clube merece mais algum respeito por parte do JVP, o que acho q n tem tido desde que abandonou o clube. Nem falo da sua escolha para continuar a carreira após o Europeu de Inglaterra, isso dou de barato, pois há pelo 2 imortais do Benfica que o fizeram e ninguém os contesta...

Nem pensar.
Consegues dizer-me algum outro jogador que teve um contrato vitalício no Benfica?
Só isso já o torna único.
N exageres... o JVP é maior que Eusébio só pq teve um contrato vitalício? n me parece!

Alguém disse que foi melhor que o Eusébio?
Mas foi o único a ter um contrato vitalício. E tenho a certeza que 100% dos Benfiquistas acharam justo e ficaram muito contentes com isso. Isso não o torna único? não o torna imortal? Claro juntando a aquilo que deu a jogar em campo.
Que não foi pouco.
- Esteve e foi um dos protagonistas do melhor jogo de futebol que vi na minha vida (4-4 em Leverkusen)
- conseguiu dar-nos sozinho um campeonato depois de anos sem ganhar nada ao ganhar ao Sporting no 3-6
- jogou 220 jogos pelo Benfica!!!

Quem da secção imortal se pode gabar disso??

Red2802

Como é possível não ser imortal?!
Até o César Paulo do futsal lá está. Não desfazendo.
Isto tem alguma lógica?!

Far(away)

É imortal no meu coração. E daí ninguém o tira.