João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

pjmorce

O João Pinto será sempre a minha referência de juventude. Os anos 90 foram os anos em que comecei a ver futebol a sério.
Quando o Benfica jogava, pouco interessava contra quem e qual era o resultado durante o jogo. JVP estava na equipa? havia sempre a esperança que o Benfica marcasse e ganhasse.
Foi assim que aconteceu no célebre 3-2.
Sporting a ganhar 2-0 em Alvalade.

Lembro-me do meu pai deitar a toalha ao chão porque o resultado estava assim e eu disse: "O João Pinto está a jogar!".

E a lenda foi ali criada.

Obrigado JVP pelas horas que passei a ver futebol por tua culpa e obrigado por ter sido o jogador ao qual eu mais me identificava quando jogava. E ainda o faço com 41 anos!

Alturas_10

hoje passam precisamente 25 anos dos 3-6 em Alvalade

JeSuisÉder

Citação de: Alturas_10 em 14 de Maio de 2019, 00:12
hoje passam precisamente 25 anos dos 3-6 em Alvalade

JVP é uma lenda, teve pouca sorte em ter apanhado uma das piores fases (se não a pior) do  Benfica da história, um exemplo de um jogador que foi jogar para o rival (empurrado pelo Vale e Azevedo), e mesmo assim não me recordo que tenha alguma vez desrespeitado o Benfica, até posso estar e enganado, se tiver podem corrigir-me, jogador de classe mundial um dos meus favoritos, e foi com ele que me habituei a ver futebol quando era mais novo.

RodrigoVivo

Lenda!

25 anos da Nota 10 d'Abola. :)

4x4x2

Joaquim Ferreira Bogalho

Dia de chuva...não éramos favoritos e depois...

Montano89

O meu primeiro ídolo no futebol. Grande JVP!

Mika21PA

winston1904

Tenho aquela idade em que apanhei já apenas a fase final do JVP no Maior e a traumática saída para o lagartedo, por isso nunca fiquei com grandes referências.

No entanto parece-me que respeitou-nos sempre e, por isso, merece a nossa gratidão total pelos tempos em que deu tudo pelo manto!

vasco13

Não era vivo na altura,mas já vi o vídeo dos golos desse jogo várias vezes.
Através disso e do testemunho do meu pai posso compreender o quão especial foi a exibição do JVP e do resto da equipa.

Bailey

Fico feliz que gradualmente a imagem do JVP tem sido recolocada no seu devido lugar

É a figura do Benfica dos anos 90. Uma historia que nao tem final feliz de aguia ao peito de acordo com a decada onde jogou por nos.
Mas ficam 8 anos de pura magia. O jogador referencia de uma geracao de adolescentes que poucas ou nenhumas tinham mais.

Hoje trabalha onde deve trabalhar. Na FPF longe de clubismos. Quando foi para o sporting teve uma atitude à markovic e nao à coentrao. E acreditem nao e facil. Ganham se mtos anticorpos la. Ainda para mais sendo ele quem era.

25 anos depois ainda se fala do 6 3 como algo que parece foi ha uns 5. Ainda se fala do JVP por toda a gente. Toda a gente ja ouviu falar dele.

Sim e por tufo isto e voltando a velhissima discussao do forum que eu participei desde que ca cheguei ha 10 anos: o JVP e Imortal. Longe de ser perfeito. Mas e um nome que daqui a mais 25 anos toda a gente ainda vai conhecer.

_Xebola_

Com os meus 11 aninhos fizeste-me vibrar como nunca...

Fiquei completamente maluco e de castigo nesse dia por causa de ti... OBRIGADO JVP  :slb2:

Eli_Fernandes

Grande referência do nosso clube nos anos 90. Um dos melhores jogadores de sempre do nosso clube, mesmo tendo vivido nos anos mais negros da história do SL Benfica. Espalhou magia e classe por Portugal e pela Europa ao serviço da Seleção Nacional. Sempre foi inteligente após o fim da sua carreira, sem entrar em polémicas ou em declarações que pudessem comprometer o respeito e a admiração que os adeptos de Benfica e do osguedo lhe têm... Foi o maior erro a nível desportivo de Vale e Azevedo enquanto presidente do Benfica. Gostava de o ter visto fazer carreira num bom clube de uma das grandes ligas europeias. Tinha qualidade para ser ídolo lá por fora.