João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Vitor Alves

Um dos melhores jogadores que vi a jogar pelo SLB.

RedHead

Citação de: Pancho Lopes 67 em 16 de Maio de 2020, 15:35
Citação de: Espártaco em 16 de Maio de 2020, 13:14

Ver 4 lagartos a volta dele antes de fzr o passe, só mostra o quanto o homem tava on fire nesse dia, de longe a melhor exibição que vi alguém fazer de águia ao peito...
Então Paulo Sousa que recordações tem da época em que vestiu ás riscas verdes e brancas?PS:Bem...Ainda hoje estou para saber,a última coisa que me lembro foi de andar a correr atrás do João Vieira Pinto em Alvalade e fomos atropelados pelo Benfica 3-6,não tenho assim mais grandes lembranças..

joaoreis

Citação de: cristao69 em 01 de Junho de 2020, 16:25
Justissimo o João Pinto fazer parte desse mural.

O grande responsável por eu me ter tornado Benfiquista, depois daquela exibição memorável em Alvalade nos 3-6.
:rir:

P311

Reli um artigo sobre a saída dele e fiquei irritado. :rir:

Não percebi a sua saída com 9 anos e, vinte anos depois, continuo sem entender...

Festivus

Nascido eu em 1990, as minhas memórias dr futebol começam com o Mundial de 98 e alguns jogos do Benfica de 98/99. A primeira época que me recordo de acompanhar como deve ser do início ao fim foi a de 99/00. Por isso não sinto tanta ligação com o JVP como muitos users uns anos mais velhos sentem. Não sou do tempo do 3-6 e não acompanhei a maior parte da carreira dele no Benfica.

Obviamente que sabia que ele era o capitão e a sua dispensa chocou-me na altura, mas rapidamente ultrapassei isso. 2 épocas depois viria o Simão para o Benfica e esse sim tornou-se a minha referência do Benfica quando eu era puto.

Percebo quem veja o JVP como uma lenda. Nem acho que o problema tenha sido propriamente ele ter ido para o Sporting após ter sido escorraçado do Benfica. Mas mais o facto de ele é o Benfica se terem distanciado desde então. Raramente ele se refere ao Benfica e quando o faz não diz assim nada demais. Acho que o João Pinto simplesmente avançou com a vida. Não acho que ele seja propriamente amargurado. Por isso acho que o Benfica e os benfiquistas deviam avançar também.

Sim, foi pena o JVP não ter permanecido cá mais uns anos, mas é a vida.

Eu acho que existe uma diferença entre nítida entre duas gerações nunca que toca ao JVP. O pessoal da minha geração ou mais jovem que já mal se lembra dele no Benfica ou só se lembra dele já no Sporting ou clubes como o Boavista e o Braga não consegue sentir aquela ligação emocional com ele que o pessoal nascido em 1980-1987 tem. É-lhes difícil compreender o que significava o JVP para os benfiquistas no período do Vietname.

Mas é o que é. Quando penso em 10 jogadores que me marcaram mais na minha vida enquanto adepto do Benfica, o JVP não só não entra no meu top como nem sequer me passa pela cabeça. O Simão será o primeiro a passar-me pela cabeça.

Alexandre1976

A melhor época da carreira do J.V.Pinto foi a de 93-94 . E digo-o em relação á temporada inteira e não apenas em relação ao que nos ajudou a viver naquele final de tarde de14 de Maio de 1994.

Labo411

JVP, um jogador muito special para mim com responsabilidade mais do que evidente no meu Benfiquismo desde infancia...
Eu ja pensei sobre o assunto...eu tinha mais hipotese tornar me Sportinguista por causa da familia.
So que o Benfica tinha la um pequeno loira de genio com o numero 8 (meu numero de sempre...) nas costas,que tinha uma raca que raremente vi depois,principalmente no Benfica.
Sem falar tecnica etc o que gostava era sua aggressividade,pequeno e levezinho, nao tinha medo de ninguem.
Ficou tantos anos num triste Benfica...merecia uma estatua.

JVP do Boavista?
Normal, nao ha absolumente nada a dizer.

Parece que tem difficuldades a elogiar o Benfica?
Sim, concordo...e para mim e normal tambem, ainda hoje o homen esta ferido,foi traido.
Nao tenhoduvidas que a accabar a carreira no Benfica como devia acontecer,nao precisavamos falar sobre este assunto.

JVP e jogador do Portugal antes de ser outra coisa.

ruibenfica80

Citação de: Pancho Lopes 67 em 16 de Maio de 2020, 16:35
Citação de: CERVEIRA em 16 de Maio de 2020, 16:23
Um craque. 
Só foi pena ter saído  como saiu.

O mais estranho é como é que um ladrão como Vale Azevedo concordou com a dispensa dele, ele a vender o João Pinto (especialmente após o Euro que fez) tinha tido mais uma chance de roubar o clube para outro "Lucky Me"...

Não é estranho se souberes a história.

O Vale não se metia muito dentro do balneário nem nos assuntos das equipas. Dava muita liberdade aos treinadores. Por isso é que com o Souness descambou e veio a brigada do reumático toda de inglaterra. Por isso é que com o alemão começou a vir outra brigada do reumático de espanha.

Depois o JVP tinha sangue quente e estatuto no balneário.
Pegou-se forte e feio tanto com o souness como com o alemão....mas acho que mais até com o último.

A única pista para uma possível influência do Vale é olhar para a pressão que o alemão colocou logo à chegada sobre o JVP. Entrou logo a dizer que ele tinha de marcar não sei quantos golos por época. Isso aí....é o único momento em que não sei se não levou toque da direção para empurrar o JVP. Mas....olhando ao caso do Deco, que foi estupidamente mal avaliado pelo mesmo treinador.....não sei mesmo se a direção dava algum bitaite. É perfeitamente possível terem confiado no alemão por ter a champions e tal......e afundaram-se à grande.

O Heynckes, mesmo lá em Munique não é um gajo fácil de gerir. E é pena porque quando o metem no lugar dele o homem sabe por uma equipa a jogar. Mas é uma bomba relógio dentro dos balneários e raramente fez várias épocas seguidas em grande.

Cob92

Citação de: Labo411 em 29 de Setembro de 2020, 09:54
JVP, um jogador muito special para mim com responsabilidade mais do que evidente no meu Benfiquismo desde infancia...
Eu ja pensei sobre o assunto...eu tinha mais hipotese tornar me Sportinguista por causa da familia.
So que o Benfica tinha la um pequeno loira de genio com o numero 8 (meu numero de sempre...) nas costas,que tinha uma raca que raremente vi depois,principalmente no Benfica.
Sem falar tecnica etc o que gostava era sua aggressividade,pequeno e levezinho, nao tinha medo de ninguem.

JVP do Boavista?

Sim, concordo...e para mim e normal tambem, ainda hoje o homen esta ferido,foi traido.
Nao tenhoduvidas que a accabar a carreira no Benfica como devia acontecer,nao precisavamos falar sobre este assunto.

Eu tentava dar-lhe o contributo que merece.

Jogou mais tempo que o Rui Costa no Benfica, um não fez problema nenhum em sair outro queria ficar na sua casa vermelha e BEM.

E atenção gosto do Rui Costa mas o Pinto em termos de percurso no Benfica teve mais mérito

Pancho Lopes 67

Citação de: ruibenfica80 em 29 de Setembro de 2020, 11:08

Não é estranho se souberes a história.

O Vale não se metia muito dentro do balneário nem nos assuntos das equipas. Dava muita liberdade aos treinadores. Por isso é que com o Souness descambou e veio a brigada do reumático toda de inglaterra. Por isso é que com o alemão começou a vir outra brigada do reumático de espanha.

Depois o JVP tinha sangue quente e estatuto no balneário.
Pegou-se forte e feio tanto com o souness como com o alemão....mas acho que mais até com o último.

A única pista para uma possível influência do Vale é olhar para a pressão que o alemão colocou logo à chegada sobre o JVP. Entrou logo a dizer que ele tinha de marcar não sei quantos golos por época. Isso aí....é o único momento em que não sei se não levou toque da direção para empurrar o JVP. Mas....olhando ao caso do Deco, que foi estupidamente mal avaliado pelo mesmo treinador.....não sei mesmo se a direção dava algum bitaite. É perfeitamente possível terem confiado no alemão por ter a champions e tal......e afundaram-se à grande.

O Heynckes, mesmo lá em Munique não é um gajo fácil de gerir. E é pena porque quando o metem no lugar dele o homem sabe por uma equipa a jogar. Mas é uma bomba relógio dentro dos balneários e raramente fez várias épocas seguidas em grande.

O João Pinto sempre disse que o Vale Azevedo tudo fez para corre-lo do clube dxd o dia que chegou...

O Heynckes até ao trabalho que fez no Bayern eu nem o achava bom treinador, no Benfica só fez merda, e na maioria dos clubes que estive a par do trabalho dele achei-o fraco, até no próprio Real Madrid onde ganhou a champions fez um campeonato horrível quando tinha uma super equipa com Hierro, Mijatovic, Panucci, Raul, Redondo, Roberto Carlos, Seedorf, Suker... Depois a maneira como meteu o Bayern a jogar a bola, fez-me mudar um pouco a avaliação que tinha dele.

Bailey

Citação de: Cob92 em 29 de Setembro de 2020, 11:29

JVP do Boavista?

Jogou mais tempo que o Rui Costa no Benfica, um não fez problema nenhum em sair outro queria ficar na sua casa vermelha e BEM.

E atenção gosto do Rui Costa mas o Pinto em termos de percurso no Benfica teve mais mérito
Eu aposto que os mais novos nem teem bem nocao que o rui costa pouco jogou nos melhores anos da sua carreira no Benfica. E que ate forcou a sua saida na altura para o barca acabando contudo na fiorentina.
Agora levar a mal? Isso poucos levaram. Na altura era muito dificil sair se para o estrangeiro, so mesmo quem era de elite. E ele foi sempre com a promessa de voltar. Voltou mas ja com 34 anos.
Adiante isto nao.e um ataque ao Rui Costa mas nao pode deixar de servir de elogio ao jvp. O jvp naquela altura era visto como O jogador da geracao de oiro. Acima de rui.costa e do figo. E fez sempre por ficar (por varios factores um de ter ja tido uma ma experiencia no estrangeiro e pouca vontade de la ir e outra por ser adorado no Benfica tb, qual a duvida?).
O JVP deu os melhores anos da carreira (ou quase todos va, visto que foi escorracado aos 29 anos). O Rui Costa nao. E nao deu porque nao quis.

Labo411

Cob92 e Bailey

Concorda em tudo, 100%.
Era o que faltava ao meu post para acabar, e apoiar a minha ideia que e que JVP sempre sera o meu numero 1 (ou 8) longe a frente dos outros.

Benfiquista de Baguim

O João Pinto foi dos melhores jogadores de sempre do Benfica e merce ser tratado como tal.
Para mim o problema não foi a sua saída mas sim a maneira como saiu, devia ter sido vendido em vez de sair a custo zero.
Comparo a situação do JVP à do Messi actualmente, o JP era um jogador muito desgastado psicologicamente e precisava claramente de mudar de ares pois o seu rendimento estava cada vez pior, não é fácil ser o melhor jogador da equipa e esperarem que sozinho resolva o que 20 e tal cepos não conseguem.

Quanto ao facto de não demonstrar grande apreço pelo Benfica julgo que será por mágoa mas também pelo facto de nunca ter sido Benfiquista, ele nasceu no bairro do Falcão e quando veio para o Benfica seria por ventura do porto, do boavista ou até do salgueiros.

Diogo Brito

Como só comecei a prestar mais atenção ao futebol em 97/98... já só vi este senhor entrar na decadência que era o Benfica nessa altura.

Talvez por isso nunca tenha sido o meu jogador de eleição, como foi para muitos. A mim marcou-me muito mais o Karel Poborsky, no pouco tempo que cá esteve.

bmuc79

Citação de: Bailey em 29 de Setembro de 2020, 12:14
Citação de: Cob92 em 29 de Setembro de 2020, 11:29
Expandir...

JVP do Boavista?

Eu aposto que os mais novos nem teem bem nocao que o rui costa pouco jogou nos melhores anos da sua carreira no Benfica. E que ate forcou a sua saida na altura para o barca acabando contudo na fiorentina.
Agora levar a mal? Isso poucos levaram. Na altura era muito dificil sair se para o estrangeiro, so mesmo quem era de elite. E ele foi sempre com a promessa de voltar. Voltou mas ja com 34 anos.
Adiante isto nao.e um ataque ao Rui Costa mas nao pode deixar de servir de elogio ao jvp. O jvp naquela altura era visto como O jogador da geracao de oiro. Acima de rui.costa e do figo. E fez sempre por ficar (por varios factores um de ter ja tido uma ma experiencia no estrangeiro e pouca vontade de la ir e outra por ser adorado no Benfica tb, qual a duvida?).
O JVP deu os melhores anos da carreira (ou quase todos va, visto que foi escorracado aos 29 anos). O Rui Costa nao. E nao deu porque nao quis.

Atenção que o Rui quando saiu fez uma coisa que poucos fariam.
Tinha proposta do Barça e da Fiorentina mas a proposta do Barça era mais baixa.
Ele queria obviamente ir para o Barça, mas para ajudar o clube que estava na merda aceitou a Fiorentina por 1,2 M de contos.