João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Mpaq

Até adesivos no nariz usava para o imitar a jogar à bola quando andava na escola primaria .

Bailey

Na realidade e com o distanciamento dos anos tenho concluido isso, o tragico do destino do jvp no Benfica aumenta o misticismo em redor dele.
O Benfica dos anos 90 foi o "ultimo"... Antes do vieira, do novo estadio, das SADs etc.
Voltamos a ganhar titulos anos depois mas nada voltou a ser o mesmo. Ja nao temos um estadio que leva 120 mil pessoas, ja nao temos o associativismo que mandavam fora direccoes que faziam merda. O JVP de certo modo representa a morte desse Benfica.
O JVP comecou no Benfica jogando com mozer valdo futre isaias paneira etc e terminou ao lado de pernetas mais poborsky e preud homme basicamente.
O Simao por exemplo tem um percurso no papel muito semelhante ao jvp. 1 titulo 6 anos(o jvp teve 8) e capitao. Mas nao transporta nenhuma aura mistica em torno dele. Nao houce nada de propriamente tragico. O simao representa o regresso ao titulo 11 anos depois do ultimo conquistado precisamente pelo jvp. 5 anos depois conquistamos outro. Esse titulo nao invoca grandes jogos ou grandes jogadas bem pelo contrario. Invoca e o sentimento pelo fim da seca. Foi dos ou mesmo o campeonato onde mais pontos se perderam e o grande jogo desse campeonato foi curiosamente tb contra o sporting no golo do Luisao. Estive no estadio e festejei como nunca festejei no estadio em mais jogo nenhum. Mas nao foi um jogo com um Simao a fazer nota 10. Foi um jogo muito tactico decidido num livre aos 83 minutos apontado pelo petit que o luisao acerta com a nuca na bola depois do ricardo fechar os olhos e falhar a bola e depois fingir que tinha sido empurrado. Como disse foi o golo que mais festejei na vida no estadio. Mas de bonito em si nao teve nada.
O 6 3 pelo contrario foi um enorme jogo. Porque o sporting tambem tinha uma enorme equipa e fuzeram um enorme jogo. Fizeram 1 0 e 2 1 na primeira parte e estavam claramente por cima. Foi sporting JVP na primeira parte. E o sporting tinha figo balakov paulo sousa juskoviak. Eram mesmo muito bons tambem. Por isso e que o 6 3 e aquele jogo eterno

gizmo

Citação de: Bailey em 03 de Abril de 2021, 13:26
Sao rarissimos os jogadores da historia do Benfica que marcaram tanto uma geracao. O jogador mais parecido com o jvp em termos de importancia e titulos foi o Simao e nem ele vejo a devocao que existe entre os da geracao que cresceu com ele.
No entanto tendo acompanhado 3 decadas de Benfica a primeira e JVP a 2a Simao a 3a Jonas

A 1a foi a mais tragica mas curiosamente foi aquela que teve o jogador mais marcante. Para nao ferir susceptibilidades nao digo marcante por ser o melhor dos 3 (embora para mim o fosse) mas pela influencia que teve numa geracao.
O JVP ja saiu ha mais de 20 anos e volta e meia este topico volta a disparar

Falas a minha mae que nao liga ponta a futebol e so sabe quem e o ronaldo e o jorge jesus do futebol actual se disseres joao pinto ela sabe logo quem e
A ironia suprema de quando havia topicos saudades e imortais este forum ter se recusado a coloca lo a Imortal quando o nome JVP e dos mais Imortais para os novos e menos novos. 

Subscrevo a maioria do que escreveste, mas não consigo falar de Jonas, sem antes referir o Cardozo. Por aquilo que marcou e representou no Benfica, o Tacuara nunca pode ficar fora destas contas. ;)

Chelas

Citação de: Golden_Mean em 03 de Abril de 2021, 14:04
O jogador mais marcante que vi jogar no Benfica.

Era a razão de muitas crianças acreditarem que o Benfica podia ser campeão naquele inferno desportivo dos 90s.

Um Imortal que merecia ter saído de outra forma, com mais títulos e com o reconhecimento por parte do clube que merece. Um génio!

Como diz o outro, " meu rico Vale..."

Bekambol

Citação de: gizmo em 03 de Abril de 2021, 14:20
Sao rarissimos os jogadores da historia do Benfica que marcaram tanto uma geracao. O jogador mais parecido com o jvp em termos de importancia e titulos foi o Simao e nem ele vejo a devocao que existe entre os da geracao que cresceu com ele.
No entanto tendo acompanhado 3 decadas de Benfica a primeira e JVP a 2a Simao a 3a Jonas

A 1a foi a mais tragica mas curiosamente foi aquela que teve o jogador mais marcante. Para nao ferir susceptibilidades nao digo marcante por ser o melhor dos 3 (embora para mim o fosse) mas pela influencia que teve numa geracao.

Falas a minha mae que nao liga ponta a futebol e so sabe quem e o ronaldo e o jorge jesus do futebol actual se disseres joao pinto ela sabe logo quem e
A ironia suprema de quando havia topicos saudades e imortais este forum ter se recusado a coloca lo a Imortal quando o nome JVP e dos mais Imortais para os novos e menos novos. 

Subscrevo a maioria do que escreveste, mas não consigo falar de Jonas, sem antes referir o Cardozo. Por aquilo que marcou e representou no Benfica, o Tacuara nunca pode ficar fora destas contas. ;)

Sim o CARDOZO, foi o NOSSO GRANDE TACUARA, O Nosso GRANDE MATADOR e realmente o Melhor e que mais força e intensidade de jogo mostrou, GRANDE TACUARA, Grande MATADOR, GRANDE GOLEADOR...!!!!

Bekambol

Citação de: Chelas em 03 de Abril de 2021, 14:24
Citação de: Golden_Mean em 03 de Abril de 2021, 14:04
O jogador mais marcante que vi jogar no Benfica.

Era a razão de muitas crianças acreditarem que o Benfica podia ser campeão naquele inferno desportivo dos 90s.

Um Imortal que merecia ter saído de outra forma, com mais títulos e com o reconhecimento por parte do clube que merece. Um génio!

Como diz o outro, " meu rico Vale..."

Sem dúvida..!!!

Transformer

Pode parecer uma blasfémia o que vou dizer mas a mim nunca foi jogador que me enchesse as medidas.

Creio que fez boas épocas entre 92/93 e 95/96, mas a partir daí foi sempre a descer.

Acho que lhe faltava algo no seu jogo, nem eu sei bem explicar o quê.

Não era propriamente um médio mas não era um avançado puro.

Marcava golos mas não era um killer, como o Jonas por exemplo, que talvez seja o jogador que mais se assemelha ao JVP nos últimos anos.

Nas assistências também não se destacava particularmente.

Recordo-me inclusive de na época 97/98 ter estado lesionado e a equipa ter melhorado bastante com a dupla Nuno Gomes/Brian Deane.

Se calhar noutro contexto, teria uma opinião muito diferente sobre ele.

Foi importante sobretudo nos seus primeiros anos, nos últimos acho que já não oferecia muito.

Bekambol

Citação de: Transformer em 03 de Abril de 2021, 14:28
Pode parecer uma blasfémia o que vou dizer mas a mim nunca foi jogador que me enchesse as medidas.

Creio que fez boas épocas entre 92/93 e 95/96, mas a partir daí foi sempre a descer.

Marcava golos mas não era um killer, como o Jonas por exemplo, que talvez seja o jogador que mais se assemelha ao JVP nos últimos anos.

Recordo-me inclusive de na época 97/98 ter estado lesionado e a equipa ter melhorado bastante com a dupla Nuno Gomes/Brian Deane.

Foi importante sobretudo nos seus primeiros anos, nos últimos acho que já não oferecia muito.

Sim tens razão, gostei muito do teu Post. Bem observado.

Bailey

Citação de: gizmo em 03 de Abril de 2021, 14:20

Curiosamente o Cardozo tambem so tem dois titulos de Campeao. O almeidinhos tem mais titulos que o simao jvp e cardozo juntos.
Dai essa conversa do curriculo para mim nunca ter sido para mim tao relevante como a quiseram fazer crer
So mesmo o Jonas em relacao a cardozo simao e jvp tem um cv digno do seu valor face aos anos que ca esteve.

Delirium Tremens

Citação de: Transformer em 03 de Abril de 2021, 14:28

O JVP muitas vezes era algo desligado dos jogos. Não era um atleta regular e os números mostram isso.

Mesmo na grande época que faz no Sporting (2001/02) foi um bocado por fases.

Não era um jogador que justificasse aquilo que o Benfica pagava por ele. O erro foi de quem lhe deu o estatuto e salário que tinha.

Não obstante, era um jogador de qualidade e não podia sair como saíu. O Benfica tinha de ter feito uma grande transferência com ele ou mantê-lo no plantel.

Elvis the Pelvis

Tenho 38 anos e cresci com o Benfica do início dos anos 90. Comecei a ver o Benfica com olhos de ver precisamente na época 92/93, a sua primeira no nosso clube.

Nas duas primeiras épocas esteve muito bem, sobretudo em 93/94 em que foi o melhor jogador do campeonato. Melhor jogador do campeonato quando a liga portuguesa era infinitamente superior ao que é hoje em dia com craques internacionais nos 3 grandes e não só.

Agora, colocando de parte as duas primeiras épocas e também 95/96 onde também esteve bem, o seu rendimento nos 8 anos de clube acabou por ficar aquém.

Na minha opinião, o Rui Costa tinha mais talento natural e a carreira internacional que teve, acabou por prová-lo. O Figo não estava ao mesmo nível no início da carreira, mas depois tornou-se um monstro a nível mundial devido à sua ética de trabalho.

O João e concordo com o Transformer, era um bom jogador mas faltava-lhe algo para atingir outro patamar a nível internacional. Era inteligente, bom técnicamente, mas também tinha defeitos no seu jogo.

Ficará para sempre na história do Benfica? Sim, foi o jogador mais marcante na década mais pobre da nossa história.

Lellominsk

Citação de: Elvis the Pelvis em 03 de Abril de 2021, 15:32
Tenho 38 anos e cresci com o Benfica do início dos anos 90. Comecei a ver o Benfica com olhos de ver precisamente na época 92/93, a sua primeira no nosso clube.

Nas duas primeiras épocas esteve muito bem, sobretudo em 93/94 em que foi o melhor jogador do campeonato. Melhor jogador do campeonato quando a liga portuguesa era infinitamente superior ao que é hoje em dia com craques internacionais nos 3 grandes e não só.

Agora, colocando de parte as duas primeiras épocas e também 95/96 onde também esteve bem, o seu rendimento nos 8 anos de clube acabou por ficar aquém.

Na minha opinião, o Rui Costa tinha mais talento natural e a carreira internacional que teve, acabou por prová-lo. O Figo não estava ao mesmo nível no início da carreira, mas depois tornou-se um monstro a nível mundial devido à sua ética de trabalho.

O João e concordo com o Transformer, era um bom jogador mas faltava-lhe algo para atingir outro patamar a nível internacional. Era inteligente, bom técnicamente, mas também tinha defeitos no seu jogo.

Ficará para sempre na história do Benfica? Sim, foi o jogador mais marcante na década mais pobre da nossa história.

O último parágrafo é perfeito!!!

Delirium Tremens

O Pizzi tem números muito parecidos aos de JVP.

E também ganha muito e tem um estatuto acima do que devia.

Há uma certa aura romântica de infância à volta do JVP. Foi o jogador de maior destaque no mítico 6-3.

Mas tudo bem espremido, rendeu pouco acima do Pizzi. Alguém ficava chateado agora se o Pizzi saísse para o Sporting?

Pancho Lopes 67

A década de 2000-2009 foi pior ainda...
Ganhaste:
- Campeonato Nacional 2004/05
- Taça de Portugal 2003/04
- Supertaça 2005
- Taça da Liga 2008/09

Pior Classificações: 6º em 2000/01, 4º em 2001/02 & 2007/08

Nos anos 90 ganhaste:
- 2 Campeonatos Nacionais 1990/91 & 1993/94
- 2 Taças de Portugal: 1992/93 & 1995/96

Pior Classificações: 3º em 1994/95-1996/97 & 1998/99

Citação de: Elvis the Pelvis em 03 de Abril de 2021, 15:32Agora, colocando de parte as duas primeiras épocas e também 95/96 onde também esteve bem, o seu rendimento nos 8 anos de clube acabou por ficar aquém.

Não fez más temporadas em 1994/95 e 1996/97, jogou bem e tentou remar contra a desorganização completa do clube, concordo que baixou de rendimento quando chegou Vale Azevedo. No entanto tava rodeado de merda durante grande parte do tempo com algumas excepções, metias o Rui Costa a jogar com os cagalhões que ele tinha ao lado e não faria mto melhor...

Trapattoni

Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 15:51

A década de 2000-2009 foi pior ainda...
Ganhaste:
- Campeonato Nacional 2004/05
- Taça de Portugal 2003/04
- Supertaça 2005
- Taça da Liga 2008/09

Pior Classificações: 6º em 2000/01, 4º em 2001/02 & 2007/08

Nos anos 90 ganhaste:
- 2 Campeonatos Nacionais 1990/91 & 1993/94
- 2 Taças de Portugal: 1992/93 & 1995/96

Pior Classificações: 3º em 1994/95-1996/97 & 1998/99

Citação de: Elvis the Pelvis em 03 de Abril de 2021, 15:32Agora, colocando de parte as duas primeiras épocas e também 95/96 onde também esteve bem, o seu rendimento nos 8 anos de clube acabou por ficar aquém.

Não fez más temporadas em 1994/95 e 1996/97, jogou bem e tentou remar contra a desorganização completa do clube, concordo que baixou de rendimento quando chegou Vale Azevedo. No entanto tava rodeado de merda durante grande parte do tempo com algumas excepções, metias o Rui Costa a jogar com os cagalhões que ele tinha ao lado e não faria mto melhor...
A entrada de Manuel Vilarinho marca a morte definitiva do Benfica como o conhecemos. O processo de auto destruição começou anos antes, mas é ele que dá a manchada final ao infestar o clube de gente ligada a rivais e nos deixa aquele que é sem sombra de dúvida o pior presidente em toda a nossa história.