João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Migas75

Citação de: zizou em 03 de Abril de 2021, 16:48
O Jogador portugues mais parecido com o JVP é o Felix, o mesmo talento e o mesmo desligar do jogo.

Ambos jogadores geniais, mas um pouco inconstantes!

sardao

Pedro Neto

Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 16:23
Um golo fenomenal na melhor exibição que vi um jogador fazer com a camisola do Benfica.

A rematar no meio dos craques Figo e Paulo Sousa.

Este golo 'e incrivel.

Talvez seja o melhor golo do Benfica dos ultimos 30 anos.

Pelo menos esta' la no topo juntamente com o do Simao em Anfield Road ou do Poborsky com o Braga.

pguerreiro

Citação de: Pedro Neto em 03 de Abril de 2021, 17:17
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 16:23
Um golo fenomenal na melhor exibição que vi um jogador fazer com a camisola do Benfica.

A rematar no meio dos craques Figo e Paulo Sousa.

Este golo 'e incrivel.

Talvez seja o melhor golo do Benfica dos ultimos 30 anos.

Pelo menos esta' la no topo juntamente com o do Simao em Anfield Road ou do Poborsky com o Braga.
Até pelo que representou, estávamos a levar um amasso e resgatou a equipa para uma das melhores noites que me lembro. Quem diz esse diz o 2-2, completamente genial como encontra aquele espaço.

Pancho Lopes 67

Citação de: pguerreiro em 03 de Abril de 2021, 17:21
Até pelo que representou, estávamos a levar um amasso e resgatou a equipa para uma das melhores noites que me lembro. Quem diz esse diz o 2-2, completamente genial como encontra aquele espaço.

O João Pinto até prefere o golo do 2-2...

Pedro Neto

A minha adoracao de miudo por este jogador era tanta que que lembro de ter ficado irritado por lhe comecarem a chamar Joao Vieira Pinto, e nao so' Joao Pinto, para o distinguirem do manco do FC Porto.

O Joao Pinto nao precisava de ser diferenciado porque era unico. Ainda hoje me custa dizer Joao Vieira Pinto.

Mais alguem sentiu isto?  :rir:

sardao

Citação de: Pedro Neto em 03 de Abril de 2021, 17:31
A minha adoracao de miudo por este jogador era tanta que que lembro de ter ficado irritado por lhe comecarem a chamar Joao Vieira Pinto, e nao so' Joao Pinto, para o distinguirem do manco do FC Porto.

O Joao Pinto nao precisava de ser diferenciado porque era unico. Ainda hoje me custa dizer Joao Vieira Pinto.

Mais alguem sentiu isto?  :rir:
O outro era "o João Pinto do Porto". Nem havia discussão.

Pedro Neto

Lances miticos por Portugal:

O golao de testa 'a Inglaterra no Euro 2000.

A jogada fabulosa contra a Alemanha onde fintou uns 6 jogadores e nao fez golo por causa de uma grande defesa do Kahn, porque se tivesse feito era o melhor golo da historia da Selecao.

Manto Sagrado

Às vezes um tipo pensa que já viu e leu tudo, mas depois vem aqui e lê uma comparação entre o João Pinto e o Pizzi, e apercebe-se que afinal há sempre coisas novas e surpreendentes para ler!!

Mpaq

Citação de: Pedro Neto em 03 de Abril de 2021, 17:37
Lances miticos por Portugal:

O golao de testa 'a Inglaterra no Euro 2000.

A jogada fabulosa contra a Alemanha onde fintou uns 6 jogadores e nao fez golo por causa de uma grande defesa do Kahn, porque se tivesse feito era o melhor golo da historia da Selecao.
Esse lance com a Alemanha..que coisa linda.

Red2802

Acho que a conversa sobre o JVP é das mais antigas e interessantes deste fórum.

Só isso é uma demonstração cabal da importância que teve.

Acho que já disse o suficiente sobre o que penso sobre isto.

Vou só deixar aquele que é o lance que melhor define JVP como jogador.

Depois de já ter marcado um golo de cabeça na pequena área alemã, e depois de entre os 78 e os 83 minutos estes passarem de 2-3 pra 4-3, João Pinto faz isto logo na jogada seguinte:

sardao

O João Pinto era o meu ídolo absoluto na minha adolescência mas a minha mágoa não é ele ter ido para o Sporting (até fiquei aliviado, se ele tem ido para o Porto aí sim a minha vida acabava) mas sim a posição oficial dele de equidistância em relação aos clubes por onde passou (e até por onde não passou). Custa-me imenso ele não ser do Benfica e admito que ao longo dos anos acabou por fazer desvanecer uma boa parte do que ele significava para mim. Embora ainda me brilhem os olhinhos quando vejo imagens dele.

pguerreiro

Citação de: Red2802 em 03 de Abril de 2021, 17:44

Depois de já ter marcado um golo de cabeça na pequena área alemã, e depois de entre os 78 e os 83 minutos estes passarem de 2-3 pra 4-3, João Pinto faz isto logo na jogada seguinte:

E o slalom dele contra a Alemanha no Estádio da Luz? Pena não dar golo, tinha sido um dos grandes golos da história.

Zlatan

Citação de: sardao em 03 de Abril de 2021, 17:54
O João Pinto era o meu ídolo absoluto na minha adolescência mas a minha mágoa não é ele ter ido para o Sporting (até fiquei aliviado, se ele tem ido para o Porto aí sim a minha vida acabava) mas sim a posição oficial dele de equidistância em relação aos clubes por onde passou (e até por onde não passou). Custa-me imenso ele não ser do Benfica e admito que ao longo dos anos acabou por fazer desvanecer uma boa parte do que ele significava para mim. Embora ainda me brilhem os olhinhos quando vejo imagens dele.

Sinto o mesmo e até já o escrevi aqui. Era miúdo, mas era vidrado no João Pinto, até porque era difícil identificar-me com outro. Fiquei de coração partido quando foi para o Sporting, mas hoje o João não me diz absolutamente nada. É-me uma figura indiferente. Ele nunca teve interesse (e está no seu direito) em comprometer-se com uma posição, nunca mostrou vontade em reaproximar-se do clube e nunca voltou a ter uma palavra carinhosa para com o clube. Isso sim, magoou-me. Por tudo isso, não tenho interesse nenhum nele.

Golden_Mean

Citação de: Red2802 em 03 de Abril de 2021, 17:44

Tenho esse jogo em VHS, lembro-me de mais novo me sentar com o meu pai volta e meia e vermos esse jogo. Vibravamos como se fosse em directo, épico.