João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

vermelhoftw

Citação de: J. Tatum em 04 de Abril de 2021, 16:37
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 19:29
Expandir...
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 18:38
Citação de: Red2802 em 01 de Abril de 2021, 23:57
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.
Nem nos 30, quanto mais nos 15.

Sem pensar muito (e cometendo a injustiça de me esquecer de muitos da década de 80, mas agora fica assim):

1. Eusébio
2. Coluna
3. Shéu
4. Simões
5. Nené
6. José Augusto
7. Germano
8. Jaime Graça
9. Toni
10. José Águas
11. Torres
12. Cavém
13. Costa Pereira
14. Bento
15. Espírito Santo
16. Humberto Coelho
17. João Alves
18. Rogério "Pipi" Carvalho
20. Félix "Pantufas"
21. Jonas
22. Francisco Ferreira
23. Albino
24. Arsénio
25. Chalana
26. Valadas
27. Julinho
28. Luisão
29. Cardozo
30. Cosme Damião (last but not least)

Considerando qualidade, estatuto e contexto, os que estão a bold não foram tão importantes, na minha opinião. Ou marcantes.

Mas é tudo muito subjectivo.

Eu iria mais por aqui:

1. Eusébio
2. Coluna
3. Rogério "Pipi"
4. José Águas
5. Francisco Ferreira

A seguir talvez viessem figuras como o Simões e o Torres, o Vítor Batista e o Toni, o Nené e o Humberto Coelho, o Chalana e o Carlos Manuel, o João Pinto e o Mozer, o Jonas e o Aimar...

Aimar??!!! O hype que o Aimar tem por aqui por ser o Aimar e ridículo o Simão podia ter feito metade dos anos ao nosso serviço e mesmo assim tinha sido bem mais importante

Elvis the Pelvis

Citação de: Pancho Lopes 67 em 04 de Abril de 2021, 13:29
O João Pinto para mim foi o melhor jogador do campeonato 2 vzs, 1993-94 e 1995-96...

O que é manifestamente pouco para a qualidade que lhe atribuem.

Aproveitando o que o Ghost disse, o JVP nunca foi um dos melhores jogadores da Europa, isso é um exagero completo. O JVP foi um excelente jogador no contexto da liga portuguesa, na Europa e no Mundo foi apenas mais um bom jogador entre muitos.

Isto, não está em nada relacionado com o facto de ter jogado no Sporting. O JVP também marcou a minha juventude, mas o seu valor absoluto é hiperbolizado pelo facto de ter feito uma das mais marcantes exibições de um jogador do Benfica nos últimos 30 anos.

Pancho Lopes 67

Citação de: vermelhoftw em 04 de Abril de 2021, 17:22
Aimar??!!! O hype que o Aimar tem por aqui por ser o Aimar e ridículo o Simão podia ter feito metade dos anos ao nosso serviço e mesmo assim tinha sido bem mais importante

Concordo, o Aimar arrastou-se autenticamente no último ano, e na 1ªtemporada com a merda do Quique não jogou porra nenhuma, a quantidade de passes que falhava era absurda. A chegada do JJ ajudou-o mto, subiu de rendimento a grande...

vince1987

Citação de: Pancho Lopes 67 em 04 de Abril de 2021, 17:41

Concordo, o Aimar arrastou-se autenticamente no último ano, e na 1ªtemporada com a merda do Quique não jogou porra nenhuma, a quantidade de passes que falhava era absurda. A chegada do JJ ajudou-o mto, subiu de rendimento a grande...

Só por ser o Pablo é assim são as novas modas , que era craque era mas no Benfica não jogou nem um terço do que foi.

Mattamouros

Citação de: J. Tatum em 04 de Abril de 2021, 16:37
Expandir...
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.

Sem pensar muito (e cometendo a injustiça de me esquecer de muitos da década de 80, mas agora fica assim):

1. Eusébio
2. Coluna
3. Shéu
4. Simões
5. Nené
6. José Augusto
7. Germano
8. Jaime Graça
9. Toni
10. José Águas
11. Torres
12. Cavém
13. Costa Pereira
14. Bento
15. Espírito Santo
16. Humberto Coelho
17. João Alves
20. Félix "Pantufas"
21. Jonas
22. Francisco Ferreira
23. Albino
24. Arsénio
25. Chalana
26. Valadas
27. Julinho
28. Luisão
29. Cardozo

Considerando qualidade, estatuto e contexto, os que estão a bold não foram tão importantes, na minha opinião. Ou marcantes.

Eu iria mais por aqui:

1. Eusébio
2. Coluna
3. Rogério "Pipi"
4. José Águas
5. Francisco Ferreira

A seguir talvez viessem figuras como o Simões e o Torres, o Vítor Batista e o Toni, o Nené e o Humberto Coelho, o Chalana e o Carlos Manuel, o João Pinto e o Mozer, o Jonas e o Aimar...

Completamente de acordo.

E Aimar é dos poucos que considero ídolo, sou assumidamente fanboy dele. Estava de férias em Sesimbra no dia que assinou, e no dia a seguir fui ao estádio da luz comprar a camisola dele. Camisola essa que, uns anos mais tarde, consegui que ele me autografasse antes de se ir embora na ultima época que cá esteve. É o único jogador que tenho uma camisola autografada.

Mas meter Aimar acima de Simão, ou até mesmo Cardozo, que era bastante mal amado mas é o nosso maior goleador estrangeiro não tem pés nem cabeça.

Quanto ao JVP, faço 33 para o mês que vem. Foi idolo de menino. Chorei baba e ranho quando o filho da puta do vale o dispensou. Era o farol naquelas épocas tenebrosas. O único de que um gajo esperava e tinha fé que fizesse alguma coisa.
Talvez Poborsky uns anos mais tarde tenha tido um pouco dessa aura, de um gajo depositar as esperanças e acreditar sempre que este podia resolver.

Independentemente de ter ido para os lagartos, é bom que a história nunca seja esquecia: Foi dispensado a custo zero porque 'tinha um ordenado muito alto para os golos que marcava'.
É ídolo e imortal do Benfica por mérito próprio. Pelo menos para mim.

Jonny-Venezuela

Citação de: Red2802 em 03 de Abril de 2021, 17:44
Acho que a conversa sobre o JVP é das mais antigas e interessantes deste fórum.

Só isso é uma demonstração cabal da importância que teve.

Acho que já disse o suficiente sobre o que penso sobre isto.

Vou só deixar aquele que é o lance que melhor define JVP como jogador.

Depois de já ter marcado um golo de cabeça na pequena área alemã, e depois de entre os 78 e os 83 minutos estes passarem de 2-3 pra 4-3, João Pinto faz isto logo na jogada seguinte:

O golo mais fetejado da minha vida

P245RS

Citação de: Red2802 em 03 de Abril de 2021, 17:44
Acho que a conversa sobre o JVP é das mais antigas e interessantes deste fórum.

Só isso é uma demonstração cabal da importância que teve.

Acho que já disse o suficiente sobre o que penso sobre isto.

Vou só deixar aquele que é o lance que melhor define JVP como jogador.

Depois de já ter marcado um golo de cabeça na pequena área alemã, e depois de entre os 78 e os 83 minutos estes passarem de 2-3 pra 4-3, João Pinto faz isto logo na jogada seguinte:

Aquele equipamento branco...  :smitten:

Paulie Gualtieri

honestamente não quero saber, cada um tem a sua opinião, claro.
e na minha opinião, dos que vi ao longo dos meus anos de vida, houve jogadores melhores que o jvp, mas não entro no raking do aimar - simao - jvp ou jonas - gaitan - jvp ou esses tops ou listas que voces fazem, porque não o consigo fazer.

a minha admiração pelo jvp é diferente. é extra futebol. é como já disse por aí, são coisas que te marcam quando és miudo e ficam para sempre no teu imaginário. nenhuma individualidade me fez vibrar tanto com o benfica como este gajo. era por ser criança? provavelmente. mas ficou.

eu era miúdo, mas quando ele foi para o sporting o mundo desabou, aquilo bateu-me comó caraças  ;D :cry2: e a partir daí deixei de vibrar tanto com o jogador A ou B.
gosta-se dos jogadores, há uns que têm uma importância enorme desde então, ou trazem o clube para outro patamar em termos de qualidade do plantel quando cá chegam, mas acho que o único indivíduo que me fez voltar um bocado à infância foi o jonas. nem aimar, nem simão... e com isto não estou a dizer que eram maus jogadores, claro que não! reconheço plenamente a importância que o simão teve, era o melhor jogador da equipa, mas nunca me cativou como o jvp por exemplo... talvez porque estava escaldado  ;D

ir à luz pela primeira vez na vida com o meu pai e apanhar os craques todos a sair da garagem, depois do treino, e ver o jvp no seu porsche ou lá o que era aquilo, ter tido a hipótese de lhe apertar a mão e pedir-lhe para me autografar uma camisola (que guardo religiosamente com todos os autógrafos que consegui apanhar naquele dia) não tem preço.

desde então acho que a única coisa que tenho com algum jogador é uma foto com o jonas.

Rei Orcus

Citação de: Pedro Neto em 04 de Abril de 2021, 01:53
Em 1991/92, o Joao Pinto jogava no Boavista e nao no Benfica. Confesso tenho poucas memorias dessa 'epoca porque tinha pouco mais de 10 anos.

Referia-me aos 8 anos em que esteve no Benfica. Nos 6 primeiros anos foi sempre o melhor jogador do Benfica. Em 1995/96 fez 18 golos no Campeonato e o Benfica ate' tinha uma equipa interessante com o Preud'Homme, Paulo Bento, Dimas, Valdo, etc.... Alias, esse ate' foi o segundo melhor ano da sua carreira no Benfica com uma Taca de Portugal (da triste memoria do Jamor) e depois culminado com um excelente apuramento para o Euro 96 inclusivamente com uma boa prestacao de Portugal.

Admito que se possa falar no Domingos como melhor nesse ano porque foi decisivo num Porto muito forte mas tambem marcou muitos penalties. Infelizmente as equipas do Benfica eram terriveis em quase todos esses anos e muito longe do monstro que o Benfica tinha em 93/94. De acordo que depois dessa e'poca foi sempre a descer no nosso clube.

Eu sei que ele nessa época jogava no xadrez do Loureirinho.
Mas o amigo acima incluiu a época de 92 que é essa.

rkc

Pá questionar o jvp do Benfica é nem entender o que foi o Benfica nesses anos.

O resto são tontices da idade.

Hugo Silva

Citação de: Elvis the Pelvis em 04 de Abril de 2021, 17:40
Citação de: Pancho Lopes 67 em 04 de Abril de 2021, 13:29
O João Pinto para mim foi o melhor jogador do campeonato 2 vzs, 1993-94 e 1995-96...

O que é manifestamente pouco para a qualidade que lhe atribuem.

Aproveitando o que o Ghost disse, o JVP nunca foi um dos melhores jogadores da Europa, isso é um exagero completo. O JVP foi um excelente jogador no contexto da liga portuguesa, na Europa e no Mundo foi apenas mais um bom jogador entre muitos.

Isto, não está em nada relacionado com o facto de ter jogado no Sporting. O JVP também marcou a minha juventude, mas o seu valor absoluto é hiperbolizado pelo facto de ter feito uma das mais marcantes exibições de um jogador do Benfica nos últimos 30 anos.
Comentário totalmente ao lado,na minha modesta opinião!
O João Pinto estava ao nível dos melhores,facilmente o incluía num top 30. Mas para se fazer uma avaliação justa é fundamental introduzir um contexto. Por isso não concordo quando trazes à baila o facto de 'apenas' por 2 vezes ter sido o MVP do campeonato porque enquadrado no contexto à época se torna irrelevante.E irrelevante porquê? Porque há um Benfica pré e pós 94,duas realidades completamente distintas. No Benfica pôs 94 era muito dificil o JVP lutar por títulos coletivos e por consequência prémios individuais dada a realidade onde estava inserido. É inegável que o nível exibicional baixou,mas por inerência dessa realidade,,onde se via quase sempre a ter de tentar fazer tudo sozinho(facto de no Sporting ter voltado a estar a grande nível prova isso)
Agora o JVP pré 94 era de elite,mas também a concorrência o era,com Figo à cabeça.Aliás,comparar o nível da liga nessa altura com o de agora,só para rir.

NSC

Citação de: Red2802 em 03 de Abril de 2021, 16:30
Citação de: NSC em 03 de Abril de 2021, 16:12
Expandir...
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 20:38
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 20:28

1. Eusébio
2. Coluna
3. Shéu
4. Simões
5. Nené
6. José Augusto
7. Germano
8. Jaime Graça
9. Toni
10. José Águas
11. Torres
12. Cavém
13. Costa Pereira
14. Bento
15. Espírito Santo
16. Humberto Coelho
17. João Alves
20. Félix "Pantufas"
21. Jonas
22. Francisco Ferreira
23. Albino
24. Arsénio
25. Chalana
26. Valadas
27. Julinho
28. Luisão
29. Cardozo

Portanto, o Shéu, que é apenas a terceira figura da história do SLB, não foi tão importante como JVP...

Nem o Cosme Damião...

A sério, mas sabes quem foram o Pantufas, o Albino, o Valadas, o Francisco Ferreira, o Arsénio?
São monstros ao pé do JVP.

E nem me lembrei do Cruz, que tem 5 finais dos Campeões.

É uma questão de contexto e de perspectiva.

João Pinto foi praticamente o Benfica durante cinco ou seis anos.

O Shéu, por exemplo, é um histórico do Benfiquismo. Eu até o coloco entre os 15 melhores que vi jogar. Mas nunca teve a aura ou a qualidade do JVP.

Qualquer jogador da equipa dos anos 60 tem um palmarés incomparável com os todos os outros.

Não consigo ir por aí. Os outros que falas conheço provavelmente como tu, pelos arquivos históricos.

Não sei porque são monstros comparados com o JVP.

O Cosme Damião é um caso à parte, obviamente.
O Shéu é apenas a pessoa com mais anos ininterruptos de ligação ao Benfica em toda a sua história. Só.

Todos os que citei são monstros porque fizeram o Benfica. São enormes no campo e fora dele.
Francisco Ferreira, Félix e Luisão foram capitães como nunca o JVP poderia ser.

A sério que se compara Valadas, Arsénio e Albino a JVP? Daqui a 100 anos os primeiros estarão na história do Benfica e o último é uma nota de rodapé.

Há muitos Benfiquistas que menosprezam, ou pelo menos menorizam aquilo que representou para o clube.

A grande maioria deles é porque não conseguem lidar com a sua ida para o Sporting, como se não fosse o próprio Benfica a escorraçá-lo do clube.

Não sei se é o teu caso mas é o da maioria, de certeza. A amargura trava a razão.

Tivemos alguns históricos do Benfica que fizeram o mesmo trajecto.

Lembro-me, assim à primeira, de Artur (o Ruço), do Jordão e do Carlos Manuel e nenhum deles foi tão prejudicado por isso na perspectiva que alguns adeptos têm da importância história do jogador.

O maior símbolo do Porto de Pinto da Costa é Fernando Gomes. Ele foi o capitão de mão de Pinto da Costa durante mais de uma década. Saiu do Porto para o Sporting porque foi dispensado. Hoje está no clube.

O JVP foi, de longe, a maior figura do Benfica dos anos 90, mesmo que ela tenha sido a pior da nossa história.

Nunca vi um jogador de futebol em Portugal ter uma pressão sobre as costas como o JVP.

Pressão interna, por uma gestão caótica de fazer de JVP um salvador da pátria, e pressão externa da porrada que levava constantemente nos relvados portugueses.

Aguentou-se até bastante bem durante 5 ou 6 anos. Outro jogador sem a fibra e o talento dele tenha desistido bem mais cedo.

Enfim, são visões diferentes.

Não é um mostro de palmarés mas foi o único monstro que nos fez sonhar durante alguns anos.

Ah, é era um jogador fantástico. Parece pormenor mas não é.
Não tenho nada contra o JVP.
Tenho tudo a favor, uma vez que foi um jogador fantástico quando esteve no Benfica. E levou o Benfica às costas em muitas ocasiões.

A questão é que o Benfica tem mais de 100 anos e para a grandiosidade, glória, palmarés, mística deste enorme clube centenário houve outros jogadores que contribuíram muito mais. No campo e fora dele.

FaithNoMore

É o convidado de hoje no sagrado balneário do canal 11.

jp23

Que dor não se ter retirado no Benfica...

jnvslb

O que ele está a contar no canal 11, muito aguentou ele com o fdp do Vale...