João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Red2802

Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 20:28
Citação de: Red2802 em 02 de Abril de 2021, 19:29
Expandir...
Citação de: NSC em 02 de Abril de 2021, 18:38
Citação de: Red2802 em 01 de Abril de 2021, 23:57
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.
Nem nos 30, quanto mais nos 15.

Sem pensar muito (e cometendo a injustiça de me esquecer de muitos da década de 80, mas agora fica assim):

1. Eusébio
2. Coluna
3. Shéu
4. Simões
5. Nené
6. José Augusto
7. Germano
8. Jaime Graça
9. Toni
10. José Águas
11. Torres
12. Cavém
13. Costa Pereira
14. Bento
15. Espírito Santo
16. Humberto Coelho
17. João Alves
18. Rogério "Pipi" Carvalho
20. Félix "Pantufas"
21. Jonas
22. Francisco Ferreira
23. Albino
24. Arsénio
25. Chalana
26. Valadas
27. Julinho
28. Luisão
29. Cardozo
30. Cosme Damião (last but not least)

Considerando qualidade, estatuto e contexto, os que estão a bold não foram tão importantes, na minha opinião. Ou marcantes.

Mas é tudo muito subjectivo.
Portanto, o Shéu, que é apenas a terceira figura da história do SLB, não foi tão importante como JVP...

Nem o Cosme Damião...

A sério, mas sabes quem foram o Pantufas, o Albino, o Valadas, o Francisco Ferreira, o Arsénio?
São monstros ao pé do JVP.

E nem me lembrei do Cruz, que tem 5 finais dos Campeões.

É uma questão de contexto e de perspectiva.

João Pinto foi praticamente o Benfica durante cinco ou seis anos.

O Shéu, por exemplo, é um histórico do Benfiquismo. Eu até o coloco entre os 15 melhores que vi jogar. Mas nunca teve a aura ou a qualidade do JVP.

Qualquer jogador da equipa dos anos 60 tem um palmarés incomparável com os todos os outros.

Não consigo ir por aí. Os outros que falas conheço provavelmente como tu, pelos arquivos históricos.

Não sei porque são monstros comparados com o JVP.

O Cosme Damião é um caso à parte, obviamente.

Henry14

Ao ir para os meus treinos de natação perto do antigo estádio da Luz com 8/9 anos, lembro-me de ver o meu idolo JVP a passar, as minhas pernas termeram e não conseguir ir falar com ele. 

Ainda hoje me arrependo, passado pouco tempo aquele sujeito desprezivel dispensou-o e eu confesso que chorei bastante.

Não percebo porque não é imortal , e ver Sálvio (com todo o respeito que não tinha um décimo da qualidade) com uma estrela ao pé do nome não faz sentido.

Alias o Simão foi muito mais importante que o Sálvio e tambem não está, nao sei quem faz os critérios ... mas para mim não estão corretos

pguerreiro

Foi a nossa grande referência dos anos 90, na 2a metade da década um oásis no meio de um Benfica completamente descaracterizado. Havia sempre perfume, e jogo sim jogo sim levava com marcações que hoje não se vê em lado algum, andava sempre com um ou mais polícias andasse por onde andasse, e levava porrada a torto a direito, então depois do paizão Mozer sair era caça ao homem e canela até ao pescoço, algo que os Paulinhos Santos e Secretários desta vida acabaram por documentar. Não teve mais lesões porque até a levar porrada era inteligente, antecipava os movimentos dos lenhadores e não o apanhavam com os pitons cravados na relva. A própria mulher deu uma entrevista em que se lamentava publicamente da forma como JVP chegava a casa, as pernas pareciam de Cristo. Ele próprio disse uma vez que haviam adversários que entravam em campo e lhe diziam que se fosse para jogar futebol não eram eles que jogariam, e que estavam lá somente para aviar nele, algo que o beneplácito dos árbitros e xitos da altura permitiam.

Merecia um Benfica melhor, se bem que olhamos para o plantel de 93/94 que no início considerámos curto e percebemos que ainda assim tínhamos uma senhora equipa. Mas após a revolução de 94 era ele e mais 10. Era um jogador completo, só não apresenta números de acordo com a grandeza dos maiores da nossa história por causa do contexto e porque bolas paradas não eram para ele.

Sempre foi mais fácil apreciar os jogadores das juras de amor, algo que JVP nunca fez. Também gosta(va) bastante de dinheiro, e após a experiência falhada no estrangeiro decidiu ficar por cá e gerou a carreira dessa forma, sendo ressarcido pelo seu talento pelo Benfica naturalmente, números que o JVA não gostou e resolveu da pior forma possível, sempre dava para pagar uns iates. Valeu cada cêntimo, era um jogador soberbo, jogava e fazia jogar, pura classe da cabeça aos pés e Futebol no seu estado puro.

nightcrowler

Desde que vejo futebol (37 anos) nunca houve um jogador tão marcante para nós como o jvp.

Melhor que ele, em rendimento, só mesmo o Jonas e coloco o Preud'Homme ao mesmo nível.

Aquilo era jvp contra o mundo.
Ele em 93/94, numa equipa com Isaías Rui Costa mozer paneira etc etc etc e era ele e mais 10.

Depois era ele mais 3 e o resto pinos.

Houve miúdos que deixaram de ser do Benfica quando ele sai. Nunca vi isto com mais ninguem

Kurt Cobain 10

https://www.instagram.com/p/CNLkP0lhLuM/

O João Pinto ofereceu a camisola dos 4-4 em Leverkusen ao Pedro Ribeiro .

Que inveja . Sempre foi a camisola que mais gostei do Benfica .  :ashamed:

Il trattore

O meu único ídolo, depois cresci e aprendi que ídolos no futebol não existem mais, para mim, só Jonas se aproximou em termos de admiração. Ainda hoje guardo religiosamente a camisola do Benfica com o número 8 bordado nas costas pela minha avó.

zizou

O herói de uma geração de Benfiquistas.
Quem está a entrar agora nos 40 sabe bem do que estou a falar.

FaithNoMore

Citação de: Trapattoni em 02 de Abril de 2021, 14:43
A dispensa de JVP infelizmente acabou por ser usada pelo António/Joaquim Oliveira juntamente com Manuel Vilarinho para poderem tomar o clube de assalto antes de nos deixarem o maior vilão que já conhecemos em toda a nossa história.
Reeleger o Vale teria nos evitado um Porto campeão da taça uefa e campeão europeu em dois anos seguidos, só por isso teria valido a pena.
O importante aqui era o presidente na altura que era a única coisa que impedia o Porto de ser mais dominador que já era, com Vilarinho e mais tarde Vieira foi o passeio com um treinador que começou a sua carreira no Benfica e que foi aposta pessoal de JVA.
Tudo (mais uma vez) graças a Vilarinho e Vieira. Dois dos piores presidentes de sempre do Benfica para além de Manuel Damásio.

Reeleger o aldrabão criminoso teria feito com que:
Continuassemos a não pagar a fornecedores
Queixas na fifa por não pagarmos os jogadores que contratávamos
Não pagar ordenados a jogadores das modalidades
Não pagar aos ciclistas o prémio da vitória na volta
Acabar com modalidades
Dispensar o melhor jogador da equipa de futebol para um rival direto dando-lhes 1 título
Lançar a pedra de construçao do centro de estágio e pouco tempo depois isso ter ficado embargado
Não ter projecto para um novo estádio
Tenho vergonha mas vergonha profunda de existir alguém que defenda isto.

diabo maiato

Citação de: zizou em 02 de Abril de 2021, 23:51
O herói de uma geração de Benfiquistas.
Quem está a entrar agora nos 40 sabe bem do que estou a falar.
Ora aqui está porque é muito difícil fazer-se um afirmação do género "o João Pinto  foi um dos 15 melhores jogadores do Benfica de sempre" porque há uma tendência perfeitamente natural de falarmos dos jogadores que vimos jogar ou pelo menos ainda ouvimos e vimos em relatos e jogos na TV. Para mim com 60 anos e para (quase) todos os da geração dos 50 anos aos 65 Chalana é o escolhido  e portanto já damos menos um pouco de valor ao João Vieira Pinto e para nós nunca foi o menino de ouro pois o Chalana era melhor jogador (nem falo de Vítor Martins ou João Alves porque muito poucos aqui os viram jogar). Para todos aqueles que viram jogar Eusébio e mesmo Coluna, José Águas, Simões, José Augusto, Germano então mais complicado ainda e claro que dificilmente  entra nos melhores 15!! É tudo muito relativo, uns acham que entra nos primeiros 20, outros nos primeiros 30, talvez, não sei, mas nunca esquecer a importância de nomes como Valadas, Arsénio, Pipi, Moreira, Julinho, Chico Ferreira, Espirito Santo, Xico Calado, nomes que referi ontem (quase todos, menos o Valadas) estamos a deixar para trás o Cosme Damião, Marcolino Bragança, o Víctor Gonçalves  (curiosidade: pai do PM e Coronel Vasco Gonçalves) o Vítor Silva que foram autênticos heróis no Benfica!! Fernando Caiado por exemplo nos anos 50 jogou 5 épocas na Luz, veio do Boavista também foi um jogador de uma classe difícil de ultrapassar, mas lá está são jogadores antigos, só há umas imagens fracas, é só fotos e nem muitas.... e por fim a diferença entre  tdos os jogadores do Benfica mais antigos ainda antes até de Eusébio e  os jogadores apartir dos anos 80's e principalmente 90 é que havia uma coisa que se chamava amor à camisola, eu sei que ninguém liga a isso agora e que muitos até se riem de os jogadores irem de autocarro ou comboio ou a pé para os treinos e de levarem lancheira  ou andarem de bicicleta, eu sei que são temas poucos populares ou bonitos mas  tudo isso conta e muito e o Benfica nasceu em 1904 sem balneários de água quente e sem campo próprio, coisa que o Sporting sempre teve e daí a debandada de oito jogadores do Benfica para as Viscondessas. Os que ficaram com Cosme Damião para mim são históricos todos!! Ponto final.

tjdy

Tb foi o meu grande ídolo nos anos 90! Aquele 6-3 ao sporting ainda me lembro como se fosse hoje. Tinha 12 anos na altura...

Pancho Lopes 67

As primeiras 5 temporadas dele no Benfica foram de grande qualidade, e nos 2 primeiros anos que tínhamos equipas super poderosas a nível Europeu mostrou o craque de classe mundial que podia ser senão tem perdido tantos anos a jogar em equipas do Benfica a cair aos bocados. Em 1993-94 foi o melhor jogador do campeonato numa altura que em Portugal não faltava craques de nível monstruoso, voltou a sê-lo na temporada de 1995-96 na minha opinião.

A chegada de Vale Azevedo coincidiu com uma baixa de rendimento dele, no entanto as equipas do Benfica tb eram cada vez piores, salvando-se além dele, jogadores como Preud'Homme, Poborsky e poucos mais. Nesses anos menos produtivos no Benfica nunca faltou-lhe qualidade na selecção, a única altura em que jogava numa grande equipa, e não perdia nada para os melhores da geração de Ouro era quando vestia a camisola da selecção nacional, na fase de apuramento para o Euro 2000 foi o nosso melhor jogador, isto quando Figo e Rui Costa estava no pico das carreiras, Paulo Sousa não tanto pois já estava a ser vítima de lesões constantes.

Devia ter saído depois de 1996-97, falou-se de Deportivo, Atlético Madrid, Man Utd e Borussia Dortmund penso eu (esta última não tenho certeza absoluta secalhar tou a confundir), tinha sido o melhor para a carreira dele, foi triste ver alguém com tanto potencial a estagnar porque o Benfica não tinha seriedade e estrutura vencedora.

Chelas

Citação de: Trapattoni em 02 de Abril de 2021, 14:43
A dispensa de JVP infelizmente acabou por ser usada pelo António/Joaquim Oliveira juntamente com Manuel Vilarinho para poderem tomar o clube de assalto antes de nos deixarem o maior vilão que já conhecemos em toda a nossa história.
Reeleger o Vale teria nos evitado um Porto campeão da taça uefa e campeão europeu em dois anos seguidos, só por isso teria valido a pena.
O importante aqui era o presidente na altura que era a única coisa que impedia o Porto de ser mais dominador que já era, com Vilarinho e mais tarde Vieira foi o passeio com um treinador que começou a sua carreira no Benfica e que foi aposta pessoal de JVA.
Tudo (mais uma vez) graças a Vilarinho e Vieira. Dois dos piores presidentes de sempre do Benfica para além de Manuel Damásio.

Estamos no tópico do JVP e nem por um momento dizes que o cabrao do Vale foi culpado pela sua dispensa. Isto não é parvoíce,  é mesmo algo doentio. Que vergonha é a tua prestação neste espaço.

FaithNoMore

Citação de: tjdy em 03 de Abril de 2021, 02:57
Tb foi o meu grande ídolo nos anos 90! Aquele 6-3 ao sporting ainda me lembro como se fosse hoje. Tinha 12 anos na altura...

E no mesmo ano tivemos o 4-4 em Leverkusen,e pensar que meses antes tínhamos jogadores a rescindir e uma crise como nunca antes tínhamos vivido,de facto o plantel e a equipa técnica de 93/94 foram uns heróis do cacete.

Anti-Corruptos

Muitos talvez não tenham noção, mas quando Figo, Paulo Sousa, Rui Costa e outros da "geração de ouro" jogavam todos em Portugal, o JVP era o melhor deles todos.

É verdade que com a saida de muitos deles para o estrangeiro evoluiram e ganharam outra dimensão que o JVP acabou por não atingir, mas dá para ter uma ideia do génio que o JVP era.