João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

dronex

Citação de: Bailey em 03 de Abril de 2021, 21:03
Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 20:55
É a forma como fazem de JVP um jogador que não foi só porque quando eram putos o cromo dele era o mais raro de sair.

Faz-me confusão, até porque nunca me pareceu que o João Pinto revelasse qualquer tipo de sentimento pelo Benfica.

O rendimento de JVP foi intermitente. E das 8 épocas quantas foram top? Nem metade?
O rendimento do JVP caíu a partir de 97 ou 98 mais ou menos que coincidiu com o decréscimo brutal da nossa equipa. São dois coisas que estão de mão dada. Ele chegava à selecção e jogava tanto quanto o Figo e o Rui Costa que brilhavam já na Europa. Logo o seu valor nunca esteve em causa para ninguém. O JVP não era ponta de lança era um playmaker. Se a equipa não tinha valor as suas jogadas acabavam em saco roto.  Quem via isso entendia isso, especialmente porque se via na selecção o que ele ainda jogava. E como infelizmente se viu mais tarde no euro 2000 e logo a seguir no sporting a cagar assistencias para o jardel.
O valor do JVP nunca esteve em causa. Vias jogadas magníficas do JVP que depois não eram concluídas pelos pringles e hassans desta vida que depois não ficaram registadas como "assistencias" e vais a "estatística" e parece que ele não jogava nada.

Acho sempre fantástico ver respostas tão ponderadas e bem argumentadas a comentários de trollanço puro.  ;D

Mas é exatamente o que dizes. É um bocado cliché dizer "era preciso estar lá", mas no caso do JVP é mesmo isso. Não se pode falar dele sem ter o contexto da altura.

Rei Orcus

Citação de: Pedro Neto em 04 de Abril de 2021, 00:55
O Joao Pinto foi um jogador fabuloso. Era dos melhores do Mundo no seu auge. Em 8 anos no Benfica foi o melhor jogador do Campeonato em 4 deles: 92, 93, 95 e 96. Isto com artistas do nivel de Paulo Sousa, Rui Costa, Figo, etc... Nas outras admito que nao rendeu o mesmo, principalmente nos dois ultimos anos mas foi o melhor jogador do Benfica em talvez 6 desses 8 anos.

Quem nao percebe isto nunca o viu jogar, nao percebe nada de futebol ou entao tem a tal magoa de o ter visto no Sporting. So' ha' estas tres hipoteses, e sao todas compreensiveis, claro.

O ele ser ou nao ser benfiquista 'e-me indiferente. Isso sao coisas de quando se tem menos de 20 anos de idade e pouca maturidade. Benfiquista sou eu, nao me interessa ter Andres Almeidas no clube mas sim jogadores do calibre do Joao Pinto.

Os Benficas dos ultimos 30 anos sao claramente os Benficas do JVP, do Simao e do Jonas. Outras estrelas nesses Benficas como o Miccoli, o Nuno Gomes, o Preud'Homme, Paneira, Cardozo, Luisao, para falar de outros, mas todos eles serao sempre metidos nos Benficas desses 3 acima.

Foi o melhor jogador do Benfica nesses anos sim.
O melhor do campeonato só o foi em 93/94 na verdade.
91/92 foi e justamente o Baía que ainda hoje tem o recorde de minutos.
92/93 tenho dúvidas, foi um campeonato dos operários e não de artistas ou estrelas.
93/94 - JVP claramente
94/95 - Figo
95/96 - talvez o Emerson do clube de riscas

Eu acompanhava o futebol avidamente.

dronex

Citação de: Rei Orcus em 04 de Abril de 2021, 01:19
O Joao Pinto foi um jogador fabuloso. Era dos melhores do Mundo no seu auge. Em 8 anos no Benfica foi o melhor jogador do Campeonato em 4 deles: 92, 93, 95 e 96. Isto com artistas do nivel de Paulo Sousa, Rui Costa, Figo, etc... Nas outras admito que nao rendeu o mesmo, principalmente nos dois ultimos anos mas foi o melhor jogador do Benfica em talvez 6 desses 8 anos.

Quem nao percebe isto nunca o viu jogar, nao percebe nada de futebol ou entao tem a tal magoa de o ter visto no Sporting. So' ha' estas tres hipoteses, e sao todas compreensiveis, claro.

O ele ser ou nao ser benfiquista 'e-me indiferente. Isso sao coisas de quando se tem menos de 20 anos de idade e pouca maturidade. Benfiquista sou eu, nao me interessa ter Andres Almeidas no clube mas sim jogadores do calibre do Joao Pinto.

Os Benficas dos ultimos 30 anos sao claramente os Benficas do JVP, do Simao e do Jonas. Outras estrelas nesses Benficas como o Miccoli, o Nuno Gomes, o Preud'Homme, Paneira, Cardozo, Luisao, para falar de outros, mas todos eles serao sempre metidos nos Benficas desses 3 acima.

92/93 tenho dúvidas, foi um campeonato dos operários e não de artistas ou estrelas.
93/94 - JVP claramente
94/95 - Figo

Claro que é difícil escolher para MVP da época um jogador de um clube que nunca era campeão. Mas em 1995/96, acho que se pode argumentar, sim. Pelo menos top-2 foi de certeza.

Essa época sim, foi o paradigma do "fez quase tudo sozinho", os seus colegas de ataque eram o Hassan e Marcelo (que até nem fizeram épocas tão más como se faz crer, sobretudo nas Taças), mas do meio-campo para a frente só o Valdo estava minimamente ao nível dele.

Pedro Neto

Em 1991/92, o Joao Pinto jogava no Boavista e nao no Benfica. Confesso tenho poucas memorias dessa 'epoca porque tinha pouco mais de 10 anos.

Referia-me aos 8 anos em que esteve no Benfica. Nos 6 primeiros anos foi sempre o melhor jogador do Benfica. Em 1995/96 fez 18 golos no Campeonato e o Benfica ate' tinha uma equipa interessante com o Preud'Homme, Paulo Bento, Dimas, Valdo, etc.... Alias, esse ate' foi o segundo melhor ano da sua carreira no Benfica com uma Taca de Portugal (da triste memoria do Jamor) e depois culminado com um excelente apuramento para o Euro 96 inclusivamente com uma boa prestacao de Portugal.

Admito que se possa falar no Domingos como melhor nesse ano porque foi decisivo num Porto muito forte mas tambem marcou muitos penalties. Infelizmente as equipas do Benfica eram terriveis em quase todos esses anos e muito longe do monstro que o Benfica tinha em 93/94. De acordo que depois dessa e'poca foi sempre a descer no nosso clube.

tjdy

Citação de: FaithNoMore em 03 de Abril de 2021, 11:46
Citação de: tjdy em 03 de Abril de 2021, 02:57
Tb foi o meu grande ídolo nos anos 90! Aquele 6-3 ao sporting ainda me lembro como se fosse hoje. Tinha 12 anos na altura...

E no mesmo ano tivemos o 4-4 em Leverkusen,e pensar que meses antes tínhamos jogadores a rescindir e uma crise como nunca antes tínhamos vivido,de facto o plantel e a equipa técnica de 93/94 foram uns heróis do cacete.

Tb me lembro desse como se fosse ontem! Tinha apenas 12 anos e estava á noite no café da zona quando o Kulkov faz o 4-4, era só cadeiras pelo ar e lembro-me de ir a correr e festejar para a estrada :2funny:

diabo maiato

Citação de: Pedro Neto em 04 de Abril de 2021, 01:53
Em 1991/92, o Joao Pinto jogava no Boavista e nao no Benfica. Confesso tenho poucas memorias dessa 'epoca porque tinha pouco mais de 10 anos.

Referia-me aos 8 anos em que esteve no Benfica. Nos 6 primeiros anos foi sempre o melhor jogador do Benfica. Em 1995/96 fez 18 golos no Campeonato e o Benfica ate' tinha uma equipa interessante com o Preud'Homme, Paulo Bento, Dimas, Valdo, etc.... Alias, esse ate' foi o segundo melhor ano da sua carreira no Benfica com uma Taca de Portugal (da triste memoria do Jamor) e depois culminado com um excelente apuramento para o Euro 96 inclusivamente com uma boa prestacao de Portugal.

Admito que se possa falar no Domingos como melhor nesse ano porque foi decisivo num Porto muito forte mas tambem marcou muitos penalties. Infelizmente as equipas do Benfica eram terriveis em quase todos esses anos e muito longe do monstro que o Benfica tinha em 93/94. De acordo que depois dessa e'poca foi sempre a descer no nosso clube.
Por muito que custe a todos os grandes fãs de João Vieira Pinto as últimas 3 épocas dele foram  penosas em especial as últimas duas. Já sei que argumentam com "a equipa era bem fraca" sim é verdade mas mesmo assim marcar 17 golos (em todas as competições!) é um pecúlio muito mas muito fraco!! E não justifica tudo a equipa não ser boa.  Nas primeiras 5 foi um jogador de grande categoria, sempre (e nestas, em 1994/95
e 1995/96 o Benfica já não tinha grandes equipas, eram boas equipas apenas) e entraria nos primeiros 15 dos que vi ao vivo, mas foram 8 épocas e a regularidade é muito importante, Carlos Manuel por exemplo era menos tecnicista e brilhante mas foi sempre de uma grande classe e todas as épocas!!

diabo maiato

Citação de: dronex em 04 de Abril de 2021, 01:31
Citação de: Rei Orcus em 04 de Abril de 2021, 01:19
Expandir...

93/94 - JVP claramente
94/95 - Figo

Claro que é difícil escolher para MVP da época um jogador de um clube que nunca era campeão. Mas em 1995/96, acho que se pode argumentar, sim. Pelo menos top-2 foi de certeza.

Essa época sim, foi o paradigma do "fez quase tudo sozinho", os seus colegas de ataque eram o Hassan e Marcelo (que até nem fizeram épocas tão más como se faz crer, sobretudo nas Taças), mas do meio-campo para a frente só o Valdo estava minimamente ao nível dele.
minimamente é que não entendo!! O Valdo era um jogador de enorme categoria!!! Neste  caso o brasileiro tinha o direito de se queixar do mesmo, com aquela equipa ele não poderia fazer muito mais....

diabo maiato

Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 16:36
Já para não falar que nos poucos títulos que ganhou no Benfica foi smp protagonista, marcou na "Final do Futre" dos 5-2 contra o Boavista, decidiu o jogo do título em 1993-94 além de ter sido o melhor jogador do campeonato, e foi o melhor em campo na trágica final do "Very Light", marcando 2 golos no 3-1 a lagartagem. Quando houve condições brilhou nos grandes momentos...
Honra lhe seja feita, era grande jogador nos jogos grandes que é um problema de muitos bons jogadores quando aparecem esses jogos   nem parecem os mesmos (os casos são tantos que nem vou citar nenhum mas eu sei de alguns......)

diabo maiato

Vai ser o último comentário  neste tópico pelo menos sobre este tema dos melhores 15, li por exemplo que  um user afirmou que  nunca vu uma exibição assim de um jogador do Benfica contra o Sporting como a de JVP  nos 3-6, só para lembrar que Eusébio fez jogos assim  não uma, nem duas, nem três mas muito mais vezes, aqui vai um resumo apenas Eusébio 4 Sporting 1

PS: Corrijo, o user  zizou frisou que melhor exibição  de jogador do Benfica contra o Sporting que viu jogar!!! e Eusébio nunca viu jogar ao vivo por isso apresento as desculpas a zizou mas mantenho o post!!! 1972 https://youtu.be/dOEnqHp_e-s

Roy Kent

Citação de: Pedro Neto em 03 de Abril de 2021, 17:37
Lances miticos por Portugal:

O golao de testa 'a Inglaterra no Euro 2000.

A jogada fabulosa contra a Alemanha onde fintou uns 6 jogadores e nao fez golo por causa de uma grande defesa do Kahn, porque se tivesse feito era o melhor golo da historia da Selecao.

Não era o kanh, era o Andreas Kopke.

Roy Kent

Citação de: Ghost.Of.Red em 03 de Abril de 2021, 20:19
Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 19:36
O endeusamento que a geração anterior à minha faz ao JVP causa-me vergonha alheia (pessoas nascidas nos finais dos anos 70 e anos 80).

Felizmente as gerações mais novas que já só viram o Benfica pós JVP não têm o mesmo complexo em relação ao Simão ou ao Jonas, que desportivamente renderam bem mais.

Que degredo.

Simão?

Ao pé do Jvp vale bola.

Total falta de noção do que era o Jvp naquele Benfica. Um tipo que jogava com o maxilar fraturado pelo Paulinho Santos, que mal entrava nas Antas sabia que ia ser massacrado com entradas assassinas e que mesmo assim nunca se escondia.

Ganha juízo em vez de debitar asneiras.

Já agora, nasci em 74

Também estás a debitar asneiras ao dizer que o Simão vale bola, nós últimos 30 anos é dos jogadores com melhor rendimento pelo Benfica, e jogou 6 épocas pelo Benfica.

Ghost.Of.Red

Citação de: G-Man em 04 de Abril de 2021, 09:57
Expandir...
O endeusamento que a geração anterior à minha faz ao JVP causa-me vergonha alheia (pessoas nascidas nos finais dos anos 70 e anos 80).

Felizmente as gerações mais novas que já só viram o Benfica pós JVP não têm o mesmo complexo em relação ao Simão ou ao Jonas, que desportivamente renderam bem mais.

Que degredo.

Simão?

Ao pé do Jvp vale bola.

Total falta de noção do que era o Jvp naquele Benfica. Um tipo que jogava com o maxilar fraturado pelo Paulinho Santos, que mal entrava nas Antas sabia que ia ser massacrado com entradas assassinas e que mesmo assim nunca se escondia.

Já agora, nasci em 74

Também estás a debitar asneiras ao dizer que o Simão vale bola, nós últimos 30 anos é dos jogadores com melhor rendimento pelo Benfica, e jogou 6 épocas pelo Benfica.

Ao pé do Jvp vale.

Lamento.

Roy Kent

Citação de: Ghost.Of.Red em 04 de Abril de 2021, 12:00
Expandir...

Que degredo.

Simão?

Ao pé do Jvp vale bola.

Já agora, nasci em 74

Ao pé do Jvp vale.

Lamento.

;D está bem, nem vou perder tempo.

nightcrowler

Citação de: sardao em 03 de Abril de 2021, 21:28
Como disse o Maradona: "o João Pinto tem classe até a andar"

Btw, este é o melhor festejo de sempre

Desculpa discordar, mas melhor festejo de sempre foi o Iuran quando faz o 1-1 contra o Sporting na luz, em 93/94

André Sousa

Citação de: Ghost.Of.Red em 04 de Abril de 2021, 12:00
Expandir...

Que degredo.

Simão?

Ao pé do Jvp vale bola.

Já agora, nasci em 74

Ao pé do Jvp vale.

Lamento.
Ri-me.