Ricardinho, o Mágico (Futsal)

Ala, 39 anos,
Portugal
Estatísticas: 7 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (3), UEFA Futsal Cup (1), Supertaça (4)

Fake Blood

Citação de: 4ever Red Devil em 25 de Abril de 2011, 18:58
Por amor de deus Fake.

Eu se fosse atleta do Sporting também me convinha falar na enorme tradição de vitórias baseadas em esforço, devoção, dedicação e glória do grande Sporting Clube de Portugal.

O que importa é o que se diz quando se está fora.
:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

JoRiMaPi

Como é possível o Ricardinho fazer isto... então o melhor clube é o Miramar?
Está-se mesmo a ver que quando o Porto criar futsal vai para lá a correr.

ccm

Citação9:00

Nuno Marques/JN:
Boa noite a todos. Dentro de momentos iremos dar início ao nosso chat com o jogador de futsal Ricardinho. Antes de mais, o Jornal de Notícias agradece a presença do nosso convidado esta noite no JN.
9:00

Comentário de cobilhasgiesta
boa noite magico
9:01

Comentário de filipe carvalho
como foi visto o teu "cabrito" de costas no japão?

boa noite craque

Ricardinho:
Boa noite e todos os leitores do JN. Obrigada pela aderência e da minha parte estou disponível a responder a todas as vossas perguntas.
9:02

Ricardinho:
Foi visto de uma forma brutal. Foi uma jogada nova, até para mim. Foi o melhor golo da minha vida.
9:02

Comentário de Pedro Sotta
Boas amigo ;)
9:03

Comentário de Fábio
Boas Noites. Ès o meu idolo :)

Comentário de Hugo
Se o Porto tivesse futsal, era um sonho teu jogar la?

Comentário de Fábio
Boas Noites Idolo :)
9:04

Comentário de Tiago Marçal
Só para te mandar um forte abraço e dizer-te que é um enorme orgulho ver-te crescer ao longo destes anos para esta modalidade que tanto te deu e seguramente te continuará a dar.

Ricardinho:
Sonho não é. Sou profissional e respeito todos os clubes. Torço pelo F.C. Porto, sim, mas no futebol. Futsal é a minha profissão e nunca poderei dizer que desta água não beberei.

Comentário de Fábio Correia
Boa noite Ricardinho, como te sentes sendo considerado o melhor jogador de futsal português da actualidade? E mesmo ja noa jogando no SLB o que sentes quando pela parte dos No Name Boys e Diabos Vermelhos continuam mostrando um enorme carinho por ti?
9:06

Ricardinho:
É uma responsabilidade muito grande, mas também um orgulho. Trabalho para isso mesmo. Quanto aos adeptos do Benfica, serei eternamente grato pelo apoio e carinho que continuam a ter por mim, que é mútuo.
9:07

Comentário de Diogo
como te sentiste, sendo adepto do porto, jogando no Benfica?
9:07

9:08

Ricardinho:
Sinto um grande orgulho de mim mesmo por conseguir ser 100% profissional. Dentro de campo sou profissional e fora dele tenho o direito de ter a minha cor clubística, mas sempre com enorme respeito.
9:09

Comentário de Sérgio C.
Gostaria de saber qual a tua opinião sobre a equipa do Sporting CP de futsal? e gostaria também de saber se sonhas lá jogar? Visto que é o maior clube português nesta modalidade.
9:10

Comentário de mileninha
adoro seu jogo, voce joga muito bem, parabens, voce vai ter uma carreira no futsal fantastica pensa é de nao tar no grande futebol clube do porto. muito boa sorte :)
9:11

Ricardinho:
O Sporting continua a ser uma grande equipa, mas acho que este ano não está tão forte como na época passada e isso vê-se, principalmente, nos dérbis. O meu sonho é ser o melhor do Mundo, seja a jogar em que clube for.
9:11

Comentário de ivo
quando pensas voltar a portugal ? o futsal perdeu com a tua saida
9:12

Ricardinho:
O futuro a Deus pertence. Quando tiver que regressar o JN será o primeiro a comunicar isso ao público.

Comentário de Toni
. qual foi o clube melhor que já jogaste

Ricardinho:
Miramar

Comentário de tiago costa
Porquê Nike, e não Jomi e Munich, como a maior parte dos jogadores profissionais usam?
9:13

Ricardinho:
Nike porque é a melhor marca do Mundo. Além disso, apostou em mim quando ainda tinha 17 anos.

Comentário de Livánia
Brasil adora Ricadinho

Comentário de Patrícia
que tens mais saudades de Portugal quando estás no Japão?
9:14

Ricardinho:
Muita coisa. Mas, principalmente pelo vibrar do público.
9:14

Comentário de Rodrigo
Boas Ricardinho Queria Perguntar 2 coisas: Estás Contente No teu novo clube? O que te levou a mudares de Clube
9:16

Comentário de Toni
o teu treinador é fixe?

Ricardinho:
Estou muito contente no Nagoya. Acho que foi a melhor estreia que podia ter e além disso tratam.me muito bem. Várias coisas: Sete anos no mesmo clube e precisava de mudar de ares, um novo desafio na carreira, e por ser do outro lado do Mundo.

Ricardinho:
O Adil Amarante é muito fixe. Mas acima de tudo, é um grande profissional.

Comentário de José Lopes
Podes fazer um breve resumo da tua experiência no Japão?
9:18

Ricardinho:
Está a ser fantástica. Foi uma época brilhante, ganhámos todos os troféus possíveis, fiz muitos golos, muitas fintas, vibrei muito e, acima de tudo, consegui que no Japão se lembrassem de Portugal. Sempre festejei com a bandeira portuguesa no corpo.
9:18

é verdade que os pavilhões no japão começaram a encher após a tua chegada?
9:19

Ricardinho:
Não posso falar do que acontecia antes da minha chegada. Mas desde então, nunca tive num pavilhão com menos de duas mil pessoas.
9:19

Comentário de Daniel
Quais são as grandes diferenças entre o futsal praticado no Japão e em Portugal. Qual é a liga mais competitiva?
9:20

Ricardinho:
As principais diferenças passam pelo futsal japonês ainda estar em fase de crescimento, porque ainda está a dar os primeiros passos. Portugal tem uma liga melhor, mas a japonesa é mais competitiva e equilibrada.
9:20

Comentário de Patrícia
os números com que jogas na tua camisola tem algum significado especial?
9:21

Ricardinho:
Todos os números com que joguei foram marcantes. Mas o 10 é muito importante, pois foi o primeiro número com que comecei a jogar.
9:21

Comentário de Patrícia
com que jogador te orgulhas mais de ter jogado e aquele com que ainda sonhas jogar?
9:22

Ricardinho:
Pedro Costa. Falcão, sem dúvida alguma.
9:22

Comentário de Ricardo Pinto
Sei que és um grande fã do Falcão do Brasil. Foi apenas esse jogador que te motivou a ser quem és? Um dos melhores do mundo?
9:23

Ricardinho:
Não foi apenas ele. No entanto, foi um grande impulsionador para que fizesse estas maldades (risos)
9:23

Comentário de Fábio Correia
Eu este ano estino no jogo entre o Freixieiro - SLB em Leixoes, no qual tu estavas presente, e que te agradeço muito o autografo e a foto, mas gostava de saber se naquela altura de veres os teus ex companheiros a jogar, se nao tives-te vontade de vestir novamente o equipamento e "saltar" para dentro do campo e voltar a fazer magia nos pavilhoes em portugal? Nesse mesmo dia perguntei-te para quando 1 "duelo" com o Falcao, em que nestes ultimos tempos houve 1 jogo em Portugal - Brasil, sentis-te pena por o Falcao nao jogar??
9:24

Comentário de mileninha
eu pratico futsal feminino aqui em gaia, num clube de vila d`est e todas nós admiramos seu trabalho e o seguimos como exemplo. sou sua fã
9:25

Ricardinho:
É sempre de lamentar quando o Falcão não pode jogar, principalmente quando é o nosso ídolo. Tenho a certeza que mais oportunidades virão. Só tenho pena por vocês que nem sempre têm essa oportunidade.
9:25

Comentário de Filipe Leal
Qual foi a tua maior dificuldade quando chegaste ao Japão?
9:26

Ricardinho:
Adaptar-me ao fuso horário. São nove horas de diferença e precisei de muito tempo para conseguir ter o rendimento que costumo apresentar.
9:26

O dia 11/03/2011 foi o pior dia da tua vida com o terramoto do Japão? O que foi que mais temeste?
9:27

Ricardinho:
Sim, sem dúvida. Não regressar para poder contar aquilo que aconteceu.

Comentário de tiago costa
Qual o jogador e guarda-redes que mais complicado foi defrontar?

Ricardinho:
Schumacher. Luís Amado.

Comentário de Patrícia
como ocupas o teu tempo no Japão quando não estas a treinar ou a jogar?
9:28

Ricardinho:
Computador e sair para passear.
9:28

Comentário de Livánia
gostas das comidas tipicas do Japão?
9:29

Ricardinho:
Por acaso gosto. Lame é a minha favorita.

Comentário de Jorge
Onde te posso ver jogar aqui no norte ?? Tipo em algum torneio ou algo do genero !!! Abrço

Ricardinho:
Este fim-de-semana podem ter a oportunidade de me verem em Santo Tirso.
9:30

Comentário de Joel Silva
Amigo acredito sinceramente q serás breve o num 1 mundial. Acreditas nisso?
9:30

Ricardinho:
Enquanto jogar futsal esse será o meu primeiro objectivo. É o que me move para continuar a trabalhar todos os dias.
9:31

Comentário de Ricardo
Na tua juventude andavas em algum clube federado ou apenas jogavas com os teus amigos ou jogavas sozinho?
9:32

Ricardinho:
Comecei no futebol desde os seis anos, sempre federado, até aos 14. Depois entrou na minha vida a minha paixão: o futsal.

Comentário de Caridade
Os teus pais estão orgulhosos?

Ricardinho:
Sou, sem dúvida, o maior orgulho deles.
9:33

Comentário de Sandrinho
porquê que nunca desfazes a barba? é superstição?
9:33

Ricardinho:
É para intimidar o adversário (risos). Acho que com barba fico com um ar mais sério.
9:34

Comentário de joao carlos
o ricardinho seria um craque no futebol de 11? que experiencia tem?
9:35

Ricardinho:
Gostava muito de ser um craque de futebol, pois sempre foi o meu sonho. Joguei futebol durante oito anos. Nos Estrelas de Fânzeres e Cerco do Porto. A experiência não se adquire com esta idade...
9:36

Comentário de Sérgio C.
Qual a regra de Futsal que menos gostas? Quais delas é que gostavas de ver retiradas? e ja agora gostaria de impor novas regras?
9:37

Ricardinho:
A do guarda-redes avançado. Ultimamente não a usam para o bem do futsal. O futsal foi inventado com poucas regras e, quanto mais regras houver, menos espectáculo se verá.
9:37

Comentário de Sérgio C.
Gostaria de te colocar outra questão, que está inteiramente relacionada com a modalidade. Como vez as situações de clube que apostam tudo para subir de divisão em portugal até chegar á liga principal do campeonato, mas no entanto acabam sempre por não conseguir suportar, penso que economicamente, e vão caindo até as destritais e muitas delas acabam por acabar. Como é o Caso do Nogueirense Futsal, que vai terminar esta época e como é caso do Mogadouro esta epoca. O que pensas destas situações? achas isto bem para a modalidade?
9:39

Ricardinho:
Quando as equipas chegam à 1.ª divsão entram em loucuras para manter e normalmente não têm capacidade para suportar. Infelizmente, o futsal continua a permitir destas situações, o que é mau para todas as partes.
9:41

achas que existe cada vez mais um fosso maior entre o benfica e sportinga para o resto das equipas?
9:42

Ricardinho:
Sem dúvida. Este campeonato é a prova disso mesmo, o que é uma pena.
9:42

Comentário de Pedro
um dia sonhas em ser treinador e quem sabe seleccionador de futsal?
9:43

Ricardinho:
Ainda tenho, pelo menos, mais dez anos de carreira. Ser treinador ainda não está no meu horizonte, mas é uma possibilidade.

Achas-te capaz de convencer o Pinto da Costa a criar uma equipa de futsal? E sendo portista, de fazer parte dela?

Ricardinho:
Se até hoje não consegui, não sei o que mais poderei fazer. Mas gostava muito de ver o F. C. Porto a ter futsal. Neste momento, era o balão de oxigénio que a modalidade precisava.

Comentário de Rui Guimaraes
Sou treinador do FC Balticflora da Rep. Checa, e tal como tu, mais um emigrante do futsal portugues. Pensas, que nos, "estrangeiros" temos um devido acompanhamento por parte da comunicacao social portuguesa?
9:45

Ricardinho:
Sem dúvida que não, apesar de eu não me poder queixar. Acho que podiam fazer algo mais pelos portugueses que lá fora representam muito bem o nosso país. Espero que tudo te corra pelo melhor e que consigas os teus objectivos.
9:45

Comentário de RuiFilipe A.C.
O jorge bras (selecionador nacional de futsal) deu treino à minha equipa de iniciados de futsal ontem, eu gostei da maneira de treinar dele, o que tu achas dele como treinador?
9:46

Ricardinho:
Sem dúvida que é um grande treinador. Lidera muito bem uma equipa e faz com que o futsal pareça mais fácil de jogar daquilo que é.
9:46

Comentário de Toni
O teu momento preferido do jogo é marcar golos?
9:47

Ricardinho:
Não. É o momento anterior em que normalmente faço uma "maldade" ao adversário.
9:47

Comentário de Livánia
qual o seu melhor jogo até hoje?
9:48

Ricardinho:
Pela conquista, a final da UEFA Futsal Cup, contra a melhor equipa do Mundo.

Comentário de Patrícia
qual o treinador que te marcou mais e porquê?

Ricardinho:
Carolina Silva. Foi a pessoa que mais me fez perceber o talento que tinha para o futsal.
9:49

Comentário de Ricardo B.
Que conselho é que dás a alguém que queira ser praticante de futsal? Se for possível, sem usares "clichés"! ;)

Ricardinho:
Simples. Acreditar que é possível, treinar muito e ter um pouco de sorte, que é sempre necessário.

Comentário de rodrigo
Ricardinho depois dos Nagoya qual era equipa em que gostarias de alinhar?
9:50

Ricardinho:
Gostava de jogar no Barcelona.
9:50

Comentário de Patrícia
quando chegas a Portugal qual é das coisas que não prescindes fazer?
9:51

Ricardinho:
Não prescindo de estar com o meu filho.

Comentário de Pedro
Se pudesses escolher um reforço português para o Nagoya Oceans quem é que escolhias?

Ricardinho:
Arnaldo.

Comentário de mileninha
olá mais uma vez, tás a jogar no japão e o teu japonês, que tal é? :)
9:52

Ricardinho:
Falo muito pouco, mas desenrasco-me. Tenho a sorte de ter um tradutor.
9:52

Comentário de André Marques
Como é que te sentes por já estares a ultrapassar o teu ídolo Falcão?
9:53

Ricardinho:
Neste momento, ainda sinto que não o ultrapassei. Mas, mais cedo ou mais tarde, espero consegui-lo.
9:53

Comentário de rodrigo
Todos sabemos que um jogador tem de estar sempre sereno e atento, usas alguma táctica para enervares o adversário ( fintas não valem)?
9:54

Ricardinho:
Sempre que faço um desarme tento olhar nos olhos do adversário e vibrar para ver se ele perde o controlo.
9:54

Nuno Marques/JN:
Faltam cinco minutos para o final do chat, o Ricardinho vai responder às últimas questões.
9:55

Comentário de Ricardo S.
Quanto tempo mais pensas ficar no Japão?

Ricardinho:
O meu contrato é de mais dois anos. Sempre cumpri os meus contratos.

Comentário de Kicas - Suiça
O que é que sentes quando vais à Luz ver o Benfica jogar e seres acolhido peos adeptos do Benfica como foste ultimamente ? Um abraço!
9:56

Ricardinho:
Sinto um grande orgulho. Dá-me vontade de representar, novamente, aquela camisola, para puder retribuir todo o carinho.
9:56

Comentário de Hugo
Qual o teu jogador preferido no futebol de 11?
9:57

Ricardinho:
Cristiano Ronaldo. Português acima de tudo.

Comentário de nelson
Boa noite eu Sou de gondomar espero que tudo te corra tudo por melhor abraços

Comentário de Joel Silva
No teu ponto de vista, para se chegar a um nivel tao elevado, basta muito trabalho ou ja ser super dotado desde pequeno como tu´? Suiça
9:58

obrigado, um grande abraço e boa sorte no japão!!!!

Ricardinho:
Costumo dizer que para seres um craque, tens de ter talento. Para seres um bom jogador de futsal tens de trabalhar muito e sempre com humildade.

Comentário de pedro oliveira
meu caro, qual o adversário + chato que defrontaste em portugal?

Ricardinho:
Deo.
9:59

Comentário de Kicas - Suiça
Boa sorte para o teu futuro !! E sendo emigrante como tu imagino o que deves sentir estando longe da patria e da familia. Obrigado !

Comentário de rodrigo
Quando é que podemos ver um video de fintas entre o Ricardinho e o cristiano ronaldo, à semelhança como fizeram Falcão e Ronaldinho?

Comentário de Hugo
Como Benfiquista e como adepto do futebol-espectáculo quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a magia que tens espalhado por esses pavilhões e desejar que o faças por muitos mais anos! Obrigado Mágico 10!

Ricardinho:
Já esteve mais longe de acontecer...

Comentário de Miguel Miranda
Boa continuação de carreira ,Ricardinho !!!

Comentário de Livánia
Amo Voçe, Força No Japão voçe MEREÇE
10:00

Comentário de Bruno Fuzeiro
Sei que lanças-te um livro com as tuas "maldades" no japão? para quando uma edição portuguesa !?
10:00

Ricardinho:
Já estámos a tentar fazer com que em breve seja possível lançar uma edição portuguesa.
10:01

Nuno Marques/JN:
Resta-nos agradecer a presença de Ricardinho aqui no JN e agradecer igualmente a participação de todos os leitores neste chat. Algumas questões ficarem por responder, mas foi impossível lançar todas as perguntas. Podem ler o melhor deste chat na versão e-paper e na edição impressa de amanhã do JN. Dentro de momentos, publicaremos o vídeo deste chat. Boa noite

Comentário de Hugo
E obrigado também ao JN pela excelente iniciativa!

Comentário de Joel Silva
Tudo o q te tem acontecido de bom, é merecido... Espero continuares a ganhar muito mais... Abraço amigo Joel Suia.

Comentário de Livánia
obrigado por este momento

Comentário de pedro oliveira
sou de lisboa, mas compro o JN

Comentário de Livánia
O BRASIL ESTA CONTIGO
10:02

Comentário de Rui Guimaraes
Boa sorte Ricardo.

Comentário de Mário Jesus-Codivel
Parabéns ao JN/ao ricardinho.

Obrigado Ricardo e volta sempre.

Comentário de rodrigo
Ricardinho espero que em breve estejas no Barça!! És um campeão! Abraço

Ricardinho:
Obrigado a todos pelas perguntas e disponibilidade. Infelizmente, não podemos responder a todas as perguntas, mas fiquei muito orgulhoso de ser questionado por adeptos de vários países. Até a uma próxima.
10:03

Comentário de Ruben Costa
Força Ricardinho !

É para fuzilar ou enforcar??

flexluis

Citação de: Shoky em 25 de Abril de 2011, 18:20
Tricas e mais tricas...discussão e mais discussão...E a secção, e os grandes nomes que muitos acham estar a ser desrespeitados...têm 6 posts. 6...

Como o Mário João, por exemplo:
http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=37093.0

Vocês queixam-se de algo que não têm direito, porque nem sequer usam 80% das secções. Passam a vida a protestar o individuo X estar aqui ou o Y ali. Incompreensivel, para mim. Isto é um forúm...não o Benfica. Não confundam.

E falam de falta de respeito? Que nós na moderação não respeitamos os Imortais deste clube?

Acho normal que os mais antigos sejam menos comentados pois menos foristas conhecerão e terão visto jogar.

As secções em que cada jogador é colocado é algo de tão subjectivo como os gostos dos users, logo, teem o valor que cada um lhes quiser dar.

Chefe

Citação de: Freire em 25 de Abril de 2011, 17:16
Quis ferir que lhe prometeu aumento de salário e nao cumpriu, por acaso outro portista, acabou por ferir quem o idolatrou. Nao se deve idolatrar funcionários, tento sempre faze-lo, nem sempre com sucesso.
Ó Freire. E se fosse um lagarto, pensavas igual?

andrebond

Quis ferir que lhe prometeu aumento de salário e nao cumpriu, por acaso outro portista, acabou por ferir quem o idolatrou. Nao se deve idolatrar funcionários, tento sempre faze-lo, nem sempre com sucesso.

Se queria ferir quem o enaganou criticava os dirigentes. Dizer que o Miramar é melhor que o Benfica e que andou a convencer o PdC (certamente ainda enquanto jogador do Benfica) para criar um equipa de futsal é desrespeitar o Benfica

4ever Red Devil

Citação de: Chefe em 25 de Abril de 2011, 21:17
Ó Freire. E se fosse um lagarto, pensavas igual?

Claro que não.

Freire

Chefe, nao tou a desculpabiliza-lo, também nao gostei. Ps: se fosse lagarto era 1 tiro nos cornos :)

O_Glorioso

Fiquei a saber pelo que se tem escrito aqui que o Ricardinho afinal é natural de Vila Nova Gaia, mais particularmente da terra das louças sanitárias...

Essa do Miramar, podem correr e saltar, mas o final é e será sempre este: alto ressabianço de porquista.

Jack Bauer

Ainda bem que não entrevistaram o Joel, senão já não embarcava para o Cazaquistão.

Jack Bauer

Ah é vdd...e tenho quase a certeza (99%) que não põe mais os pés na luz para se sentar na bancada tranquilamente...e não preciso explicar pq.

Chefe

Citação de: Freire em 25 de Abril de 2011, 21:44
Chefe, nao tou a desculpabiliza-lo, também nao gostei. Ps: se fosse lagarto era 1 tiro nos cornos :)
bem me parecia  :crazy2:

4ever Red Devil

Citação de: Jack Bauer em 25 de Abril de 2011, 23:53
Ah é vdd...e tenho quase a certeza (99%) que não põe mais os pés na luz para se sentar na bancada tranquilamente...e não preciso explicar pq.

Não acredito, mas se acontecer, olha para mim preocupado...

O clube trata bem quem trata bem o clube.

E continuo a adorar o jogador Ricardinho, apesar de gostar mais de ver o Joel. Outro capaz de dizer o mesmo, e ao qual aplicava o mesmo tratamento caso acontecesse.

_Benfiquista_

O Joel pode ser portista à vontade,desde que respeite sempre o Nosso Clube.Enquanto profissional e daqui a muitos anos(esperemos nós)como ex-profissional.

Far(away)

O senhor Ricardinho está a mostrar a sua verdadeira pele. O problema não é ele ser portista, isso sempre foi mais do que sabido, o problema é demonstrar uma tamanha indiferença pelo Benfica, algumas vezes uma falta de respeito que mostra um carácter não muito fiável.

Ele lá sabe as linhas com que se cose. Mas se o Ricardinho hoje é o que é, muito deve ao Sport Lisboa e Benfica. A falta de gratidão é um péssimo defeito.