Ricardo Gomes

Defesa, 59 anos,
Brasil
Equipa Principal: 4 épocas (1988-1991, 1995-1996), 142 jogos (12544 minutos), 26 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1)

Festivus

Porque voltou ao Benfica em 95/96? E que tal jogou nessa sua segunda passagem?

fyure

Citação de: Festivus em 14 de Fevereiro de 2016, 19:52
Porque voltou ao Benfica em 95/96? E que tal jogou nessa sua segunda passagem?
Acabou expulso na final da Taça. Aquela que ficou famosa pelo very light, infelizmente. E foi o último jogo da carreira. Retirou-se muito cedo.

fyure

https://www.youtube.com/watch?v=dlSDWYUwLWg

Faz o penalti e acaba a carreira assim. Muito ingrato para um jogador da sua classe. Aliás, tudo muito ingrato nesta final. É um título que sabe a nada por tudo o que aconteceu.

Geovanni95

Citação de: Festivus em 14 de Fevereiro de 2016, 19:52
Porque voltou ao Benfica em 95/96? E que tal jogou nessa sua segunda passagem?

Ele entrou numa altura em que o Benfica vivia uma revolução louca no plantel, pelo Artur Jorge. Também veio o Valdo com ele.

Não fez uma má época. Ainda marcou em dois ou três jogos seguidos para o campeonato. Ficamos em 2º lugar e vencemos a Taça ao Sporting (jogo do very-light).

RedVC


VitorPaneira7

Citação de: RedVC em 02 de Março de 2016, 15:19
Craque.

 












Pena que tenham acabado com essas camisolas de gr do Brasil com o nome do país.

Li num artigo online, que era uma tradição da selecção assim como era a camisola cinza na Itália.

Modernices que estragam alguma magia da selecções.

Alexandre1976

Fez parte de uma grande equipa do Fluminense onde se reconhecem também Duilio e Branco.E que equipa do Brasil está numa dessas fotos.Foi na altura em que o polémico seleccionador Lazaroni apostou num inedito 3-5-2 com Taffarel na baliza Jorginho e Branco a fazerem toda a lateral Mozer Mauro Galvão e Ricardo como centrais Dunga e Alemão como médios de cobertura Valdo na organização e 2 avançados que dispensam apresentações Careca e Romário.Ricardo deixou a sua marca por todos os clubes e na selecção.

RedVC


Trezeguet

Ricardo Gomes

Uma das coisas mais marcantes a que assisti aconteceu no FC Porto-Benfica em que ganhámos 2-0, em 1991. Foi uma vitória que nos deixou muito perto de conquistar esse título. Um jogo dificílimo, o Porto tinha um bom time. O ataque era Kostadinov e Domingos, Vitor Baía era o goleiro e a zaga era Geraldão e Aloísio. Que bela zaga! O Artur Jorge era o treinador do Porto, a gente com a dupla Eriksson e Toni, e fomos lá para ganhar. Ninguém pensava que fossemos às Antas ganhar o jogo do título.

No regresso, o avião aterrou em Lisboa e a torcida do Benfica lotou o aeroporto. A pista do aeroporto foi invadida por benfiquistas! E invadiram o aeroporto com tochas e todas essas coisas erradas que não podem estar num aeroporto, numa festa louca! Lembro-me de que estávamos todos de terno e gravata e não sei como é que cheguei ao autocarro do Benfica. Alguém me pegou e me colocou lá! Aliás, nós estávamos de terno e gravata mas as gravatas e os ternos foram embora! Um rapaz agarrou-me a gravata e ficou puxando, tudo com muita alegria e euforia. O caminho desde a pista até ao autocarro foi de muita alegria mas nem sei o caminho que fiz. Não posso mesmo dizer como é que lá cheguei. Foi muito marcante pela alegria dos benfiquistas, das histórias que mais recordo fora das quatro linhas. No Benfica foi a maior manifestação de alegria que vivi com os adeptos.

Vivi um episódio parecido no Vasco da Gama, já como treinador, no título de 2011. Não teve invasão de pista, mas o aeroporto estava tão ou mais cheio do que em Lisboa. Nós saímos quase pela porta dos fundos, mas demorámos umas seis horas para fazer 500 metros até ao autocarro! Era só gente e o autocarro no meio da multidão de vascaínos.

Em França também vivemos uma festa bonita nos Champs-Élysées a festejar o título de 1994, com o Artur Jorge como treinador do Paris Saint-Germain, mas aí foi uma coisa mais organizada. O que aconteceu em Lisboa e no Rio foi bem diferente.

pcssousa

Citação de: Trezeguet em 21 de Março de 2016, 10:38
Ricardo Gomes

Uma das coisas mais marcantes a que assisti aconteceu no FC Porto-Benfica em que ganhámos 2-0, em 1991. Foi uma vitória que nos deixou muito perto de conquistar esse título. Um jogo dificílimo, o Porto tinha um bom time. O ataque era Kostadinov e Domingos, Vitor Baía era o goleiro e a zaga era Geraldão e Aloísio. Que bela zaga! O Artur Jorge era o treinador do Porto, a gente com a dupla Eriksson e Toni, e fomos lá para ganhar. Ninguém pensava que fossemos às Antas ganhar o jogo do título.

No regresso, o avião aterrou em Lisboa e a torcida do Benfica lotou o aeroporto. A pista do aeroporto foi invadida por benfiquistas! E invadiram o aeroporto com tochas e todas essas coisas erradas que não podem estar num aeroporto, numa festa louca! Lembro-me de que estávamos todos de terno e gravata e não sei como é que cheguei ao autocarro do Benfica. Alguém me pegou e me colocou lá! Aliás, nós estávamos de terno e gravata mas as gravatas e os ternos foram embora! Um rapaz agarrou-me a gravata e ficou puxando, tudo com muita alegria e euforia. O caminho desde a pista até ao autocarro foi de muita alegria mas nem sei o caminho que fiz. Não posso mesmo dizer como é que lá cheguei. Foi muito marcante pela alegria dos benfiquistas, das histórias que mais recordo fora das quatro linhas. No Benfica foi a maior manifestação de alegria que vivi com os adeptos.

Vivi um episódio parecido no Vasco da Gama, já como treinador, no título de 2011. Não teve invasão de pista, mas o aeroporto estava tão ou mais cheio do que em Lisboa. Nós saímos quase pela porta dos fundos, mas demorámos umas seis horas para fazer 500 metros até ao autocarro! Era só gente e o autocarro no meio da multidão de vascaínos.

Em França também vivemos uma festa bonita nos Champs-Élysées a festejar o título de 1994, com o Artur Jorge como treinador do Paris Saint-Germain, mas aí foi uma coisa mais organizada. O que aconteceu em Lisboa e no Rio foi bem diferente.

Interessante. O Benfica foi para o Porto de comboio, partindo de Santa Apolónia e, acabei de descobrir agora, voltou de avião.
Na altura, a ida de comboio causou estranheza, era algo que o Benfica não fazia há muito, e dizia-se no Porto que o árbitro Carlos Valente teria embarcado na mesma composição, o que, tanto quanto sei, não corresponde à verdade. Mas o elemento-chave dessa equipa de arbitragem nem seria o árbitro principal...

RedVC


Outros tempos, outras copas.


imightbewrong

O Ricardo Gomes faz anos hoje! Muitos parabéns e obrigado por tudo o que fez pelo Benfica. :)

RedVC

Ricardo Gomes é por direito próprio um dos imortais do SL Benfica.
Parabéns! Que conte muitos!

Alexandre1976

Excelente entrevista ontem no programa Alta Fidelidade.Continua o mesmo Senhor,educado,ponderado e inteligente.Felizmente que alguns dos problemas provocados pelo AVC que sofreu já nao o apoquentam.Grande Ricardo,muita saudade deste fabuloso central. :bow2:

Geovanni95

Ele e o Aldair foram a melhor dupla de centrais no Benfica