Ricardo Gomes

Defesa, 59 anos,
Brasil
Equipa Principal: 4 épocas (1988-1991, 1995-1996), 142 jogos (12544 minutos), 26 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1)

Sum41

Parabéns atrasados, Senhor Ricardo Gomes!


Virus


faneca_slb4ever


Marcos Coimbra



slbenfica_croft

Aí RICARDÃO.

Felicidades.

O MAIOR :metal:

Marcos Coimbra


AG


Zlatan

Ricardo Gomes Raimundo. Rio de Janeiro, Brasil. 13 de Dezembro de 1964. Defesa.
Épocas no Benfica: 4 (88/91 e 95/96). Jogos: 140. Golos: 27. Títulos: 2 (Campeonato Nacional), 1 (Taça de Portugal) e 1 (Supertaça).
Outros clubes: Fluminense e Paris SG. Internacionalizações: Brasil.



Sustentam os especialistas da coisa redonda que uma equipa deve ser edificada de trás para a frente. Um conceito que encerra já muito de modernidade. No Benfica, perante esse exercício, que de retórica não é, saltam logo à memória os nomes de Félix, de Germano, de Humberto Coelho. Também de Mozer, de Aldair, de Gamarra. E forçosamente, de Ricardo Gomes, o primeiro jogador que, não tendo chegado ao mundo em Portugal ou nas colónias, a braçadeira de capitão envergaria. Líder congénito, impunha de forma espontânea a sua autoridade, sem levantar a voz, sem espalhafato, sem jactância. Sabia cofiar as hostes, pioneiro no exemplo. O exemplo de um defesa imbatível.

Após ter chegado à final da Taça dos Campeões de 87/88, o Benfica perdeu, no ano seguinte, Dito e Rui Águas, depois de uma vil tramóia, congeminada em gabinetes nortenhos. Lamentava-se Toni, então treinador, que lhe haviam dado "dois tiros no porta-aviões". Ferido o orgulho da águia, fria foi servida a vingança. Ricardo Gomes, pedra basilar do Fluminense e da selecção do Brasil, aterrava em Lisboa, rumo à vitória.




Debaixo se sol algarvio, abriu as hostilidades, pela primeira vez, frente ao Portimonense, na terceira ronda do Nacional, que o golo de Vata transformou em sucesso. Seguiu-se uma campanha quase sem mácula. O Benfica recuperaria o titulo nacional. Ricardo Gomes fez 31 jogos e apontou oito golos, quase todos decisivos, naqueles últimos minutos de assomo da onda vermelha. Com Mozer ao lado, no centro da defensiva, em 38 encontros, apenas 15 (!) bolas sofridas.

Desfeita a melhor dupla de sempre, recepcionou outro compatriota, também internacional, de seu nome Aldair. O Campeonato escapou, mas a presença na final dos Campeões (0-1), frente a um super-Milan, era sinal indicativo da vitalidade competitiva do clube. De resto, no ano seguinte, novo titulo nacional para o Benfica, com nove golos de Ricardo Gomes na prova.

Uma mala cheia de francos levou-a até à Cidade Luz, em representação do Paris Saint-Germain. Regressou em 95/96, 45 vezes internacional pelo escrete canarinho, sob o sábio e ternurento comando de Mário Wilson. No Jamor fez o aceno definitivo. Em glória.

Quatro épocas apenas jogou Ricardo Gomes no Glorioso. Só que mais pareceu uma eternidade, tão dominantes e sedutores foram os seus tempos. Agora, parece uma miragem. Assim se faz também o sortilégio do Benfica.



Tópico: Memorial Benfica, Glórias
Autor: Ednilson
Link: http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=22362.180

Messi87



Antigo jogador do SL Benfica
Ricardo Gomes visitou Luís Filipe Vieira no Estádio da Luz

O antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica e actual director desportivo do Vasco da Gama, Ricardo Gomes, efectuou, esta quarta-feira, uma visita de cortesia ao presidente do Clube, Luís Filipe Vieira, como forma de agradecimento à visita tida pelo líder "encarnado" aquando do seu internamento no hospital em Setembro de 2011. 

"O carinho dos benfiquistas com o meu estado de saúde foi muito bem representado pelo presidente, porque esteve no hospital. Veio-me visitar com todo o simbolismo do que sinto pelo Benfica. Foi um acto marcante para mim e como tal vim ao Estádio da Luz também para agradecer", recordou.

Referir que Ricardo Gomes aproveitou ainda para conhecer o Estádio da Luz e algumas das infra-estruturas do Clube, como são exemplo o Centro de Conservação e Restauro ou o Centro de Documentação e Informação.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/29786/language/pt-PT/Ricardo-Gomes-visitou-Luis-Filipe-Vieira-no-Estadio-da-Luz.aspx

Messi87



Pôde conhecer vários departamentos
Ricardo Gomes: "Fiquei surpreendido com as actuais infra-estruturas"

Durante a visita de cortesia feita ao presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, o antigo atleta do Clube, Ricardo Gomes, aproveitou para visitar o Estádio da Luz e algumas infra-estruturas como o Centro de Conservação e Restauro e, em declarações à Benfica TV, mostrou-se impressionado.

"Fiquei muito surpreendido. Este é um sector importantíssimo para preservar a paixão do benfiquista. Fiquei emocionado ao ver, porque não esperava. Já conhecia o Estádio, mas tenho de dar os parabéns por este espaço", elogiou.

Apesar da história e do palmarés desportivo do Benfica, o antigo internacional "canarinho" afirmou que a grandeza do Benfica passa despercebida ao povo brasileiro. "Os brasileiros não têm noção do que é o Clube. Para ser ter noção do que é o Benfica tem de se estar perto e conhecer. Eu que achava que conhecia e mesmo assim fiquei agradavelmente surpreendido com as actuais infra-estruturas do Benfica", considerou.

Para além do Centro de Conservação e Restauro, o director desportivo do Vasco da Gama pôde conhecer o Centro de Documentação e Informação, onde fez uma observação curiosa: "Quanto mais se trabalhar para esta continuidade, mais se alimenta a paixão dos adeptos do Benfica."

A visita não poderia terminar sem ficar a conhecer os estúdios e a redacção do Canal de televisão do Clube. "A Benfica TV é mais um sinal da evolução do Clube. Tive a oportunidade de conhecer e fiquei impressionado", frisou.

http://aovivo.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/790/articleid/29787/language/pt-pt/ricardo-gomes-fiquei-surpreendido-com-as-actuais-infra-estruturas.aspx

Messi87

Força do Clube está nos adeptos e na Mística
Ricardo Gomes: "Benfiquismo mantém-se muito forte"

O antigo defesa central do Benfica, Ricardo Gomes, esteve em Lisboa, esta quarta-feira, e não podia deixar de passar pelo Estádio da Luz. Depois de visitar Luís Filipe Vieira e ficar a conhecer alguns departamentos do Clube, o brasileiro quis pisar o relvado da Catedral.

"Em 2006 estive neste Estádio da Luz com o Bordéus. Este Estádio é moderno e do século XXI. Não tive a felicidade de jogar neste Estádio... Mais importante do que isso é o apoio dos adeptos e isso tem aumentado. Dessa forma, o Benfica tem de estar ainda mais forte do que estava nas épocas da década de 80 e 90", recordou em declarações proferidas à Benfica TV.

O final de temporada da equipa de Futebol não foi o mais feliz, mas Ricardo Gomes sente que o apoio ao Clube vai continuar e vaticinou bons momentos já em 2013/14. "Noto que o benfiquismo mantém-se muito forte, apesar do final da temporada. Contudo, o Benfica foi forte durante 50 semanas e isso aumenta a força do Clube, e para a próxima época as coisas vão correr bem", perspectivou.

Principalmente devido ao seu problema de saúde, o director desportivo do Vasco da Gama não acompanhou o Futebol do Benfica como pretendia. "Gostaria de ter acompanhado com mais frequência. Não foi possível. Espero que a próxima temporada seja tão bom como esta, mas com um final diferente, vitorioso", desejou.

Porém, não deixou de fazer elogios à formação orientada por Jorge Jesus: "O meio-campo do Benfica é impressionante. Tem uma qualidade de jogo que não há igual. A vida continua e agora é chegarem as vitórias no próximo ano."

Tal como Ricardo Gomes, também o capitão da equipa de Futebol do Benfica é defesa central e de nacionalidade brasileira, mas todo o sector mais recuado mereceu apreço. "Luisão tem dez anos de Benfica e isso quer dizer alguma coisa. O Maxi Pereira e todos os outros são de altíssima qualidade. São muito melhores do que eu era. Jogam um futebol mais credenciado e hoje é mais difícil de jogar", elevou.

O antigo jogador revelou, ainda, onde está a grande força do Clube: "A paixão aumentou e esta paixão dos benfiquistas vai fazer o Clube evoluir."

Nova função no Vasco da Gama
Depois do problema de saúde que teve em 2011 quando era treinador do Vasco da Gama, hoje depois de ter recuperado, Ricardo Gomes é director desportivo dos Vizcaínos e trabalha com outro conhecido dos benfiquistas: "Estou a trabalhar com o Paulo Autuori, que foi treinador do Benfica. Ele tem muita experiência noutros clubes, como o Marítimo ou o V. Guimarães. Ele está a trabalhar para melhorar uma crise financeira e desportiva. Acredito no sucesso deste trabalho que estou a fazer com ele."

O Clube carioca tem, na sua origem, uma forte ligação a Portugal e é natural que tenha muitos benfiquistas como adeptos. "Há uma grande parte de adeptos do Vasco da Gama que são benfiquistas. Tem a ver com a origem. Brasil, Portugal e o Vasco da Gama, está tudo ligado", referiu.

Recordar que, Ricardo Gomes foi jogador do Benfica entre 1988/89 e 1990/91, e na época de 1995/96. Enquanto atleta do Benfica venceu dois Campeonatos Nacionais (1988/89 e 1990/91) e uma Taça de Portugal (1995/96).

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/29788/language/pt-PT/Ricardo-Gomes-Benfiquismo-mantem-se-muito-forte.aspx

Huguenot


Shoky

Felgueiras 1-2 Benfica | Campeonato 1995/96