Vítor Paneira

Avançado, 59 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

unum

Citação de: Deus Ex-Machina em 15 de Fevereiro de 2009, 15:51
Citação de: Pedro Neto em 15 de Fevereiro de 2009, 15:12
E faz muito bem em criticar a equipa.
O Benfica actual não é o Benfica do Paneira.

nem mais.

o trabalhinho do Bigodes ainda continua à vista de todos. E quando o comandante da nau não aprende com os erros do passado é complicado mudar a situação.

Quanto ao Paneira, que falta faz ao Benfica um jogador com metade das qualidades do nosso número 7.

O Benfica deste ano começou um caminho que o pode levar a esse patamar...

Deus Ex-Machina

eu tambem partilho dessa opinião Unum.

Mas tenho pena que se tenham mandado os progressos das épocas do Camacho/Trapatoni ao ar e insistido nos mesmos erros de sempre.

Mas isso é discussão para outro sítio e não no tópico do nosso Paneira.

um abraço.

patriarca

O Paneira foi um jogador do Benfica, mas actualmente é UM VIRADO ao SISTEMA IMPLANTADO. Os seus comentários aquando dos jogos na TVPORKOS, SÃO LASTIMÁVEIS, somente fala por quem e para quem lhe paga os CHORUDOS euros, para NUNCA ter uma palavra, não a FAVOR ou que demonstre ISENÇÃO das palermices que diz. Fale o que eles querem e deixam, e por "dinheiro" ou por compadrio faz a sua vontade e tudo !!!

unum

Citação de: Deus Ex-Machina em 15 de Fevereiro de 2009, 16:03
eu tambem partilho dessa opinião Unum.

Mas tenho pena que se tenham mandado os progressos das épocas do Camacho/Trapatoni ao ar e insistido nos mesmos erros de sempre.

Mas isso é discussão para outro sítio e não no tópico do nosso Paneira.

um abraço.

Eu acho que no tempo do Camacho/Trapattoni não havia o trabalho de base que está a ser feito agora, tanto dentro como fora do relvado. Dificilmente poderíamos ser mais do que campeões pontuais, como o fomos, nessas condições.

Espero ter a oportunidade de discutirmos isto mais a fundo nos tópicos apropriados.

Um abraço para ti também e viva o Benfica!

Joga Bonito

Para muitos o Benfica devia ser um mundo de "Yes Man!"'s. Critica e critica bem, e tenta sempre ser ponderado mostrando cuidado em não cuspir no prato que lhe deu de comer.

"Jogar no Benfica foi um sonho, treinar o Benfica seria o paraíso". Para pensar e reflectir antes de criticar uma verdadeira glória do Benfica!

unum

Citação de: Joga.Bonito em 15 de Fevereiro de 2009, 17:27

Para muitos o Benfica devia ser um mundo de "Yes Man!"'s. Critica e critica bem, e tenta sempre ser ponderado mostrando cuidado em não cuspir no prato que lhe deu de comer.

"Jogar no Benfica foi um sonho, treinar o Benfica seria o paraíso". Para pensar e reflectir antes de criticar uma verdadeira glória do Benfica!

O Benfica da fase final do Paneira já era um clube sem futuro desportivo e gerido por amadores encostados à grandeza do nosso nome. O descalabro que tivemos na década de 90 e grande parte da 00 só não aconteceu antes devido a uma réstia de controlo que tínhamos sobre o sistema (que entretanto perdemos) e ao limite de jogadores estrangeiros nos clubes Europeus.

Independentemente de achar o Paneira um grande jogador, sobretudo um jogador à Benfica, não me agrada a sua posição excessivamente crítica do nosso clube quando comenta jogos para a SportTV.

Tendo lido a entrevista aqui postada até fico com dúvidas se existe um duplo do Paneira para a SportTV...

Pedro Neto

O que o Paneira diz na SportTV é indiferente, irrevelante, insignificante. A importância dos mitos do Benfica não está nas baboseiras que se dizem a relatar um jogo... ou estavamos muito mal. À Benfica prova-se em campo, com a camisola do Benfica.

unum

Citação de: Pedro Neto em 15 de Fevereiro de 2009, 22:02
O que o Paneira diz na SportTV é indiferente, irrevelante, insignificante. A importância dos mitos do Benfica não está nas baboseiras que se dizem a relatar um jogo... ou estavamos muito mal. À Benfica prova-se em campo, com a camisola do Benfica.

Acho que o Benfiquismo também se prova quando se pendura a camisola...
Nesse aspecto não consigo compreender as reacções do Paneira quando comenta os jogos do Benfica na SportTV. Como disse, espero que seja só um desejo de vincar a isenção que o faça tomar certas atitudes e não um acto deliberado e estratégico para benefício pessoal. Isto de querer estar bem com os diabos e o papa tem muito que se lhe diga.

Pedro Neto

Eu, como ligo pouco à CS do país, não me incomodo com comentários na TV ou em jornais. Não interessam para nada. E depois do que o Paneira fez com a camisola do Benfica, até se podia dizer portista desde pequenino ou afilhado do Padrinho. A mística não está nem nos jornais, nem na TV.

Os dois maiores ídolos do Benfica dos últimos 15 anos não nasceram benfiquistas, por exemplo, ao contrário do Paneira.

unum

Citação de: Pedro Neto em 16 de Fevereiro de 2009, 12:10
Eu, como ligo pouco à CS do país, não me incomodo com comentários na TV ou em jornais. Não interessam para nada. E depois do que o Paneira fez com a camisola do Benfica, até se podia dizer portista desde pequenino ou afilhado do Padrinho. A mística não está nem nos jornais, nem na TV.

Os dois maiores ídolos do Benfica dos últimos 15 anos não nasceram benfiquistas, por exemplo, ao contrário do Paneira.

Concordo com o Paneira ser um dos grandes bastiões da mística Benfiquista pelo desempenho notável que teve em campo.

Contudo, acho que estás a subestimar o poder da CS no panorama actual do futebol. Um dos factores que vai ser essencial para retomarmos a hegemonia nacional passa por um maior controlo da CS, sobretudo dos comentadores. Nesse âmbito, temos uma posição constantemente fragilizada pelos comentaristas dos jogos e dos representantes nos programas de discussão, sobretudo daqueles que se dizem Benfiquistas (e já nem vamos falar dessa estirpe de árbitros). Enquanto não tivermos um conjunto de individualidades com uma posição mais pro-activa na defesa dos nossos interesses, vai ser difícil tanto mobilizar as hostes vermelhas como também exercer um maior condicionamento dos agentes desportivos.

Não sei se viste ontem a primeira parte do fcp X Rio Ave na RTP1 e na forma absurda como o P. Catarro (outro benfiquista) tenta justificar o injustificável do penalti a favor do fcp. São esses detalhes que condicionam e muito a classificação final. Enquanto não equilibrarmos esses jogos de poder, vai ser difícil virar o sistema a nosso favor.

Um abraço e viva o Benfica!

Eagle Fly Free

O Catarro é benfiquista ?  :o

Sempre me surpreendeu a forma como vocês descobrem o clube dos jornalistas desportivos.

Exceptuando os casos em que eles o dizem abertamente, só consigo "descobrir" os dos fanáticos... o que também não é muito difícil, diga-se de passagem.  :buck2:

unum

Citação de: Eagle Fly Free em 16 de Fevereiro de 2009, 18:10
O Catarro é benfiquista ?  :o

Sempre me surpreendeu a forma como vocês descobrem o clube dos jornalistas desportivos.

Exceptuando os casos em que eles o dizem abertamente, só consigo "descobrir" os dos fanáticos... o que também não é muito difícil, diga-se de passagem.  :buck2:

O facto do P. Catarro ser do Benfica até motivava alguns "piropos" do Pôncio Monteiro, quando ele moderava um programa de debate semanal. Independentemente da sua preferência clubista, reconheço um grande profissional no P. Catarro, com uma isenção a toda a prova. Só me despontou um pouco nos comentário do penalti do Porto no passado Domingo, quando era evidente que as imagens não mostravam qualquer falta.

Eagle Fly Free

Já não me lembro disso. Mas o Catarro é bom profissional, sim.

nightcrowler

pedro, se não te importasses...gostava de transcrever esta frase para o tópico do petit.

penso exactamente como tu (uma vez mais)!
grande abraço

Pedro Neto

Citação de: nightcrowler em 18 de Fevereiro de 2009, 17:56

pedro, se não te importasses...gostava de transcrever esta frase para o tópico do petit.

penso exactamente como tu (uma vez mais)!
grande abraço

Em relação ao Paneira e ao Petit, e a todos os outros mitos da Mística.
Dá-se tanta importância ao súperfluo, esquece-se demasiado depressa o que é importante.