Vítor Paneira, o Mestre da Finta Curta

Avançado, 58 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Kurt Cobain 10

Grande Paneira !

Não me importava de ser Genro dele  ^-^

Theroux

Vítor Paneira: «Os benfiquistas têm de estar com Vieira e Rui Vitória»

No meio da insatisfação que reina na nação benfiquista depois de mais uma derrota - a terceira esta época - frente ao Sporting, Vítor Paneira, uma das grandes referências das águias no final dos anos 80 e até meados dos anos 90, falou diretamente aos adeptos encarnados numa conversa com o zerozero.pt.

Para o antigo extremo é importante que os adeptos estejam ao lado da direção, na figura do presidente Luís Filipe Vieira, e do treinador Rui Vitória, até porque, recorda, o Benfica fez esta época uma aposta muito diferente dos últimos anos.

«Eu chamaria a atenção dos benfiquistas para uma coisa: o clube está a fazer uma clara aposta na sua formação; e isso traz alguns custos. E esses custos fazem com que apareçam fases com resultados menos bons. Agora, se é este o plano do Benfica para o futuro o clube vai ter de saber passar por isto e saber sofrer para depois chegarmos onde queremos. E é por aqui que os benfiquistas têm que ir; se é este o papel do Benfica os benfiquistas têm de estar com Luís Filipe Vieira, com Rui Vitória, com Rui Costa... todos estão ligados», disse ao nosso jornal.

Aposta na formação vai trazer benefícios no futuro

Para Vítor Paneira, a fatura que os encarnados estão a pagar nesta altura por essa aposta trará frutos no futuro: «Logicamente que os adeptos querem ganhar mais do que ninguém, mas estas apostas têm custos. O Benfica baixou 30 por cento do seu orçamento; isto é significativo numa equipa grande. Há custos agora, mas o Benfica vai tirar benefícios disto no futuro seguramente», garantiu.

Paneira sublinhou ainda o trabalho de Luís Filipe Vieira desde que chegou ao clube, no início do século: «É normal quando os resultados não aparecem que surjam críticas e os alvos são sempre as pessoas com maiores responsabilidades, que na minha opinião têm feito um trabalho notável; Luís Filipe Vieira fez, na minha opinião, um trabalho notável ao longo destes anos no Benfica», afirmou o antigo internacional português.

A terminar, e depois de afiançar que «o Benfica é muito grande para aquilo que são os momentos menos conseguidos do futebol», Vítor Paneira lembrou que as três derrotas frente ao Sporting são «um descalabro para os adeptos» porque «o Sporting não costuma ganhar muitas vezes ao Benfica.» «Não é normal, para nós benfiquistas, perder três vezes com o Sporting», atirou.

BlankFile

Não, não, não, não, não...

Eu sei que o Vitor Paneira por cortesia não vai descascar no Rui Vitória, mas o problema máximo do Benfica não é a aposta na formação. É o facto de ter um treinador que não percebe rigorosamente nada da poda e não consegue rentabilizar ao máximo as capacidades dos jogadores.

No Benfica é um caso perdido. Respeito a opinião do Vitor Paneira, mas discordo totalmente.

Schweisen Tiger

A aposta na formação não tem de ser sinónimo de futebol de fraca qualidade, desorganizado, sem ideias. Não tem de ser, nem é. O Benfica não joga uma merda por causa dos jovens...o problema é bem mais profundo.

André Sousa

A questão é que não há aposta na formação que justifique isto.

O único que lá está é o Guedes.

Slb23

Citação de: BlankFile em 23 de Novembro de 2015, 21:21
Eu sei que o Vitor Paneira por cortesia não vai descascar no Rui Vitória
O Paneira se tivesse de descascar no Rui Vitória não tinha problemas em o fazer.

É simplesmente a opinião dele.

piratas15

Até tu  Paneira teimas em tapar o sol com uma ..peneira???Ok , continua pode ser que para o ano o Vieira te arranje um tacho no Benfica...

BlankFile

Citação de: Slb23 em 24 de Novembro de 2015, 08:14
Citação de: BlankFile em 23 de Novembro de 2015, 21:21
Eu sei que o Vitor Paneira por cortesia não vai descascar no Rui Vitória
O Paneira se tivesse de descascar no Rui Vitória não tinha problemas em o fazer.

É simplesmente a opinião dele.

Que respeito, mas não concordo.

Theroux

Vítor Paneira elogia trabalho do «maestro»
«Quando o Jorge Jesus chega ao Benfica o Rui Costa já lá estava»

«O Rui, como toda a gente sabe, foi um jogador de excelência, um dos melhores jogadores da Europa e tem um peso na nação benfiquista por ter jogado no clube, por ter crescido no Benfica e por ser benfiquista assumido», relembra Vítor Paneira, ex-jogador do Benfica que atuou durante três épocas com Rui Costa na Luz, em conversa com o zerozero.pt.

Com o tema da estrutura tão badalado desde a saída de Jorge Jesus do Benfica - e com este a dizer que Rui Costa «é o único que percebe de futebol no clube» -, é importante perceber qual é, afinal, o grande papel do antigo internacional português no Benfica.

«Não tendo jogado muitos anos no Benfica, o Rui é uma das grandes referências do clube. E por isso tem sempre um papel importante estando perto da equipa; e essa foi claramente a intenção do Benfica», diz Vítor Paneira, que recordou o facto de Rui Costa se ter afastado da equipa no período em que Jorge Jesus orientou as águias.

«Ele já esteve muito perto dos jogadores, afastou-se um bocadinho, e agora volta a estar. Acho que é muito importante ter o Rui Costa permanentemente perto dos jogadores e se possível no banco. Embora ele ferva um bocadinho, é muito intempestivo e às vezes pode trazer alguns dissabores [risos], mas é um homem do futebol, uma figura do Benfica e que tem um peso pelo seu passado. Acredito que passará por aí, por estar próximo dos jogadores, o grande papel do Rui Costa agora.»

Os méritos invisíveis de Rui Costa e da «estrutura»

Para Vítor Paneira há um trabalho que foi feito na Luz antes da chegada de Jorge Jesus que permitiu ao agora treinador do Sporting ter sucesso nos seis anos em que esteve ao serviço das águias.

Há muita gente que percebe de futebol no Benfica, que estuda o futebol
Vítor Paneira

«Quando o Jorge Jesus chega ao Benfica o Rui Costa já lá estava. E Jorge Jesus herda meia dúzia de jogadores de top mundial. Posso enumerar alguns: Aimar, Saviola, Luisão, David Luiz, Cardozo, Di María, Coentrão... alguém, e não foi só o Rui Costa, montou toda aquela estrutura de grandes jogadores que foi oferecida ao Jesus para ele treinar», afirmou ao zerozero.pt.

«Há muita gente que percebe de futebol no Benfica, que estuda o futebol e o Benfica tem uma equipa de scouting extraordinária. Percebemos que há seis ou sete anos atrás, quando o Jesus chega, o Benfica já tinha jogadores de grande qualidade. É sinal que o Benfica tem gente que percebe e é importante ter pessoas como o Rui Costa com esse conhecimento de dentro do balneário e fora dele para saber gerir alguns momentos», atirou.

nikas

Citação de: André Sousa em 23 de Novembro de 2015, 23:18
A questão é que não há aposta na formação que justifique isto.

O único que lá está é o Guedes.

Ora bem.
Essa suposta desculpa também já não pega.

Godescalco

Godescalco

Kyoto

Citação de: Gottschalk em 01 de Janeiro de 2016, 19:36
Ao serviço do Guimarães contra o Parma:

esse equipamento dos vitos tinha uma. lasse do caray