Benfica desce à ProLiga [tópico de 2007]

VanBasten

Polaco...o problema do P.Cunha foi detectado num controlo anti-doping interno...o jogador acusou testosterona a mais e os médicos estranharam! Fizeram analises e verificaram que tinha um tumor...o jogador já foi operado e penso que já está em casa! Acho que neste caso especifico, não há muito por onde pegar....

jpmacedo

Citação de: 4ever Red Devil em 05 de Junho de 2007, 23:58
Não devemos criticar ou aplaudir a medida para já...esperemos. Mas não me parece assim tão negativa...

Se a LCB se aguentar a titulo vai para a Ovarense na mesma, se a LCB não se aguentar é uma medida genial que relançará o Benfica no basquetebol.

Esperemos que a LCB "expluda".

Concordo que vai contra o objectivo do "Projecto Europeu" mas não se esqueçam que podemos estar a dar um passo atrás para dar dois á frente.

Resta esperar...

eu já disse anteriormente que não sou contra um eventual abandono da LCB, nem de outra qq competição. mas para isso tem de haver fortes motivos, e só com consentimento dos sócios.

Nuno_SLB

Citação de: 4ever Red Devil em 05 de Junho de 2007, 23:58
Não devemos criticar ou aplaudir a medida para já...esperemos. Mas não me parece assim tão negativa...

Se a LCB se aguentar a titulo vai para a Ovarense na mesma, se a LCB não se aguentar é uma medida genial que relançará o Benfica no basquetebol.

Esperemos que a LCB "expluda".

Concordo que vai contra o objectivo do "Projecto Europeu" mas não se esqueçam que podemos estar a dar um passo atrás para dar dois á frente.

Resta esperar...

Não estou a ver até que ponto podemos ganhar com isso, se a Liga acabar, o Benfica irá ter os mesmos adversários e mais uns quantos.

A unica diferença é que na Proliga não permitem a pouca vergonha de estarem em campo 10 americanos ao mesmo tempo.

Polaco

Interno ? olha que não ..... Nesse caso o que é que o presidente da liga tinha que estar a falar e reconhecer que foi perdoado ? Ele disse que HOUVE 3 CASOS que eu ouvi "com estes que a terra há-de comer" como dizia a minha avó ( e concretizou-se no caso dela).

Mas eu nem quero falar do P Cunha, porque fico contente que não seja aparentememnte tão grave.
Só que já uma pessoa desconfia de tudo o que vem lá do lado daquele clube.

4ever Red Devil

-A diferença de tratamento da LCB em relação a FCP, Ovarense e Benfica que é notória no caso Tavares.

- Entrar em campo com um nº assombroso de americanos que só beneficia o FC Porto Ferpinta e a Ovarense Aerosoles que tem mais apoios.

-A pouca vergonha das arbitragens no play-off.

Há algumas diferenças Nuno...

Estamos na LCB há 12 anos sem ganhar títulos...

VanBasten

Mas posso-te garantir que foi internamente que detectaram o excesso de testosterona...provavelmente, tiveram de comunicar essa situação à liga, uma vez que optaram por continuar a utilizar o jogador!

Polaco

Acredito que tenham detectado imternamente primeiro, mas eu queria ver se teriam tartado do caso de forma igual se fosse um atleta importante nosso.

VanBasten

Pois, não sabemos...isto cheira mal! Não me parece que o abandono da Liga fosse a melhor solução...não pelo facto de não termos razão, mas porque eles conseguirão na mesma ter 8 equipas e assim manter a competição. Mesmo que o Queluz tb abandone, eles lá arranjarão maneira de de meter alguem para fazer as 8 equipas. O facto é que a Liga vai manter-se e o Benfica vai para uma divisão inferior, com muito menos visibilidade...o que é mau para os benfiquista que gostam desta modalidade (confesso que não sou grande fã) e que não verão o Benfica nas competições, onde estão as melhores equipas (excepto Taça de Portugal)

4ever Red Devil

Já agora, o Benfica "ingressou na ProLiga" não "desceu á ProLiga"...

Manuel Costa

No comunicado em que dá conta da saída da Liga de Clubes o Benfica revela a intenção de candidatar-se à Proliga, principal competição federativa para equipas seniores masculinas. De acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Basquetebol pode fazê-lo, ainda que com algumas reservas. No artigo 23º do Regulamento de Provas, relativo à participação na Proliga, o ponto 1 dá conta da ordem de prioridades a seguir pelos clubes interessados, e o Benfica encaixa-se apenas na alínea d, a última, que abre a presença na prova aos "clubes participantes na Liga Profissional da época anterior, que não participem na competição Profissional e que apresentem a sua candidatura à Proliga dentro do período regulamentar".

Mais à frente no regulamento (ponto 2 do Artigo 23º), pode ler-se que "no caso de o número de candidaturas exceder o número de vagas existentes, competirá à Direcção da FPB avaliar e escalonar as candidaturas de acordo com os objectivos que fundamentaram a apresentação deste novo modelo competitivo [Proliga]".

Resta acrescentar que o Benfica tem o direito desportivo adquirido de integrar o CNB1 (Campeonato Nacional de Basquetebol 1), porque tem uma equipa em actividade nesse escalão.

A título de exemplo, e recordando o caso mais recente de uma equipa que deixou a Liga de Clubes mas manteve-se em competição, o Seixal, refira-se que passou a competir no CNB2, onde competia uma equipa do clube.

"Esta decisão é completamente irreversível. Remeto a decisão para o comunicado já elaborado. Esta posição prende-se com o processo do jogador António Tavares, que é um processo demasiado desgastante para o Benfica pois criou uma grande indignação dentro do clube. Ontem mesmo esta decisão foi ratificada pelos órgãos sociais do clube. O segredo de justiça obriga-me a não fazer grandes comentários ao caso António Tavares, mas posso garantir que há coisas muito graves neste processo que não são compatíveis com o rigor e os valores do Benfica, por isso o Benfica não pode efectivamente estar nesta Liga. É um passo atrás, mas o Benfica vai agarrar-se à formação na sua máxima força. O basquetebol do Benfica não termina, temos cerca de 200 praticantes neste momento e esta é uma oportunidade também para repensar todo o projecto e insistir mais na formação e jogadores portugueses A vida continua e o Benfica manterá a sua aposta no basquetebol, agora virada mais para a formação. Esta será então a aposta do Benfica, isto claro se a Federação nos aceitar na Proliga."

_________________________________________________________________-

Indiscutível no Benfica e na Selecção Nacional que, em Setembro próximo, vai jogar a final do Campeonato da Europa, Miguel Minhava parecia não querer acreditar na confirmação do abandono do projecto profissional por parte do Benfica. Contratado no final da época passada ao Belenenses, onde terá feito a melhor época da sua carreira, o base apostava em ganhar títulos de encarnado vestido. E ainda não perdeu a esperança...

"Não estou totalmente surpreendido, até porque fui acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, mas não posso deixar de ficar surpreso com esta decisão, isto caso se confirme, pois ainda tenho esperança que aconteça qualquer coisa. Mas se esta decisão se mantiver, então é uma tristeza e não faz sentido nenhum o Benfica ir jogar para a Proliga. Qual é a estratégia de ir jogar para um campeonato inferior? Quando assinei pelo Benfica não me passava pela cabeça que estivesse a passar por esta situação. Tive sempre a ilusão de que o Benfica era diferente."

Carlos Andrade
"Em estado de choque"

Também internacional A português e uma das figuras na caminhada lusa para Sevilha, Carlos Andrade, a fazer a sua primeira temporada no Benfica depois de Queluz (campeão nacional) e de uma positiva experiência na Alemanha, falou em... estado de choque e pouco mais.

"A única coisa que posso dizer é que estou em estado de choque. Vim para o Benfica para ganhar tudo, não ganhámos nada, é certo, mas não é motivo para abandonar a competição profissional. Ouvi os rumores e nem queria acreditar. Assinei pelo Benfica por um ano, com mais um de opção, não sei bem o que vai suceder agora"

Leroy Watkins
"Ninguém falou comigo"

O poste do Benfica, um dos mais regulares do campeonato na sua posição, encontra-se já nos Estados Unidos, a gozar o se período de férias. Ainda assim O JOGO conseguiu contactar Leroy Watkins, que depois de informado do que estava a passar-se em Portugal com o clube ao qual tem vínculo, mostrou surpresa mas defendeu-se, limitando o seu comentário à situação a uma frase: "Ninguém falou comigo. Tenho mais dois anos de contrato, mas oficialmente não sei de nada."

Leroy Watkins, recorde-se, deixou o Queluz há duas épocas, para representar o Benfica, depois de ter sido campeão nacional na equipa de Sintra, tal como Francisco Rodrigues, que depois o acompanhou na aventura.

http://www.ojogo.pt/23-105/artigo637258.asp

Manuel Costa

na edição escrita de A Bola de 06.06.2007, podem ler-se mais achegas de Fernando Tavares:

- O orçamento para a próxima época vai ser de 500 000 euros, metade da anterior;
- os técnicos Henrique Vieira e Nuno Ferreira, bem como os jogadores Leroy Watkins, Carlos Andrade, Ian Stanback, Miguel Minhava e Francisco Rodrigues, com os quais existe vinculo contratual, irão ter reuniôes de "entendimento";
- Carlos Lisboa, máximo responsável pelo basquetebol, irá assumir em breve o cargo de Director Geral de todas as Modalidades do Benfica. 

Amigo das modalidades

o Mário Saldanha, presidente da FPB, foi ontem bastante claro no que disse à Sportv: "A Proliga deste ano teve 15 equipas, temos 1 vaga que será então para o Benfica. Se houver mais equipas na situação do Benfica, então como a Liga acaba, aí temos de repensar tudo".

BigSLB

Acredito que desta vez a liga vai mesmo ao ar

ednilson

- Carlos Lisboa, máximo responsável pelo basquetebol, irá assumir em breve o cargo de Director Geral de todas as Modalidades do Benfica. 

k??????????????

Amigo das modalidades

Citação de: ednilson em 06 de Junho de 2007, 11:04

k??????????????

ele até acrescenta que o Carlos Lisboa já tem vindo a ocupar esse cargo, de modo provisório, nos ultimos meses.