Departamento de Formação

REPLACE

Citação de: Corrosivo em 31 de Julho de 2008, 09:50
Citação de: klik em 31 de Julho de 2008, 04:04
É o NENE que vai Substituir o Carraça  O0 O0

Preferia que ele fosse substituir o das luvas, mas também fico contente de o ver nesta posição

É uma tacho para um amigo...

tigerwoodss

Citação de: 3kids em 28 de Julho de 2008, 13:47
Citação de: tigerwoodss em 28 de Julho de 2008, 12:39
A indefinição no SLB continua... acho que já todos deveriam ter percebido que esta indefinição é péssima para o clube.
Estou muito preocupado com a indefinição e a possível saída de quadros com valor.

Cumprimentos

Ainda não entendi qual a indefinição? ao nível técnico? prospecção? gestão?

Vou ser mais concreto. Vários elementos da formação não têm futuro definido. Existem coordenadores técnicos de uma etapa (iniciação p.e.) sem saber se continuam.
Ainda não foi anunciado o novo coordenador da formação (apesar de se apontar o Nené insistentemente para o lugar).

Ao nível da prospecção as coisas que eu saiba, parecem mais complicadas. O lugar do coordenador da prospecção jovem está indefinido, bem como de vários coordenadores distritais. Como devem imaginar a confirmarem-se estas saídas, muitos outros prospectores e observadores provavelmente abandonariam o projecto. Podemos estar perante o desmoronar de uma estrutura que demorou anos a se desenvolver.

No entanto tento sempre estar optimista e espero que isto se resolva, apesar dos estragos que estas indefinições já causaram...

Cumprimentos

totonero

Com tanta coisa que tenho lido, a formaçao comporta, M. Ribeiro, Nene, J. Graça, R. Aguas, Pietra; alguém me explica quais são as funçoes destes Srºs.

MALO

Parece que o Maruta já assinou, alguem que confirme

andre_04_SLB

Para quem costuma acompanhar esta secção, tem sentido de alguma forma uma desmotivação grande pelo rumo que as coisas têm levado. Eu não fujo à regra e apesar do meu amor a esta causa, que é a formação do Sport Lisboa e Benfica, passam-se situações que eu, em termos pessoais, não consigo aceitar, não consigo encontrar explicações e me fazem pensar se realmente tudo vale a pena. Quando uns trabalham, perdem horas e horas de vida pessoal, chega-se a uma altura final e todo esse trabalho é deitado fora.

O Benfica encontrava-se a um nível de trabalho em termos de formação baixo, bastante baixo para as aspirações de uma casa como esta. António Carraça foi o grande responsável, o principal e talvez único responsável pelo avanço, pela reestruturação, pela limpeza e sobretudo pela forma como colocou a Área de Formação do clube a um nível alto, a poder subir ainda mais, mas como ele próprio fez questão de dizer várias vezes, esse não era um trabalho de dias nem de meses, mas sim de anos, e os frutos estavam a caminho.

Como sempre, no Benfica há quem não goste de esperar. Há quem tenha de ter resultados imediatos para justificar. Esquecem-se essas pessoas (presidente pois claro), que na formação, os principais resultados são outros. O da reestruturação das áreas, da qualificação e contratação de pessoal competente, de uma criação de bases e estruturas capazes de potenciar ao máximo o potencial de um Centro de Estágio.

António Carraça no seu mandato, criou um Departamento de Optimização do Rendimento Desportivo. As críticas que existiram a alguns dos seus membros, são hoje ridicularizadas pela maioria, pois essas mesmas pessoas são hoje peças da equipa técnica de Quique Flores e Pako Ayestarán. Por alguma razão será. António Carraça desenvolveu com a sua equipa um Departamento de Prospecção cada vez melhor, cada vez mais estruturado, com um aumentar significativo de pessoas, observadores e prospectores. O rigor era maior. Podia-se melhorar, óbvio, mas já existiam ecos que no Benfica chegava-se bem mais cedo aos jogadores interessantes do que em todos os outros lados.

Por falar em prospecção, recebi hoje mais uma má notícia, mais dois ou três passos atrás na formação do clube. Bruno Maruta, coordenador da prospecção para o futebol de formação, cessou funções, pois há quem entenda que os bons não devem ter lugar no nosso clube, como fizeram há uns tempos com um tal de António Luis Monteiro, só uma das pessoas mais qualificadas e competentes que existem no desporto em Portugal, na sua organização e informatização de conteúdos.

Este ano estavam reunidas todas as condições para o Benfica ter ganho o Nacional de Juniores (João Alves revela-se a pior aposta de todas que poderiam ter sido feitas), o Nacional de Juvenis (conseguído, por mérito da equipa e dos jogadores, mas por lá estar um dos grandes profissionais do clube, João Couto, aposta de António Carraça), e de Iniciados, não conseguído por um conjunto de situações todas elas conhecidas, pois no desporto nem tudo é linear e nem sempre quem merece vencer, acaba por o fazer.

Quem reconstruiu a área de formação, quem a colocou na alta roda, quem preparava os artifícios para chegar mais longe, ultrapassar definitivamente (ou, numa perspectiva mais realista, igualar) a estrutura do Sporting, deixar para trás o Porto que, tem tido avanços, estão a sair, a dar lugar a outras caras, apostas essas que não têm sido coerentes e muito menos de qualidade. Nené é uma boa aposta para Gestor, sem dúvida que o é. Pietra para coordenador da prospecção? Há dúvidas, muitas, para sermos simpáticos nesta fase. João Alves continuar? As apostas pessoais não devem ser rompidas em detrimento do sucesso desportivo do clube?

É com muita pena que escrevo tudo isto, custa-me imenso, mas não poderia deixar de o fazer, no dia que recebo mais uma triste notícia (saída de Bruno Maruta), e quando penso para mim próprio. Este ano, à semelhança do ano passado, perdemos vários dos melhores jogadores nacionais que tinham tudo acertado connosco, porque existiram definições, tudo estava por resolver, tudo por decidir, mas nada delineado e estruturado desde o final do ano anterior.

André Sabino

EagleHeart25

Sem comentários... disseste muito, mas ainda haveria mais por dizer.
É com grande pena que vejo a nossa formação dar sucessivos passos atrás.

JoMi¹¹

Agradeço desde já o trabalho que o bruno fez no Benfica. Mas eu não vou criticar já, sem saber como irão ser as coisas daqui para a frente...

fmb

a formação caminha a passos largos para voltar a estaca -1!!! quando se troca competencia por benfiquistas, o resultado da nisto!!!!
VERGONHA estarem a destruir tudo de bom que tem sido feito!!!!


xico_da_bezana

Estranho que uma pessoa tão amiga dos jovens como tu venha aqui defender o Carraça.

Não tenho qualquer conhecimento inside dos actuais rapazes, mas conhecia jogadores da última equipa campeã junior e estavam muito insatisfeitos com o Carraça...

xico_da_bezana

Qual é a opinião dos nossos jovens sobre a estrutura directiva?

george 20

Concordo plenamente em 1ª lugar competencia, independentemente do clube das pessoas...

Agora espero ke kem critica o facto de termos o DSO na sad por ser sportinguista nao tenha a lata de vir praki criticar estas decisoes...

:metal: :metal: :metal:

EagleHeart25

Citação de: JoMi¹¹ em 11 de Agosto de 2008, 17:20
Agradeço desde já o trabalho que o bruno fez no Benfica. Mas eu não vou criticar já, sem saber como irão ser as coisas daqui para a frente...

Acho que toda a gente vai criticar quando vir os miúdos referenciados pelo Maruta a caminho do Sporting...
E, independentemente do trabalho que vier a ser feito pelo Pietra, a saída do Maruta é sintoma de um grave problema. É que o Benfica espera comportamentos profissionais da parte dos seus funcionários, mas os processos são conduzidos de forma absolutamente amadora. Já para não falar que os mais competentes são sempre prejudicados relativamente a outras pessoas cujo único atributo é, em tempos, terem jogado no Benfica. É este o estado da Nação Benfiquista. É neste caminho que se tenta construit o futuro? Vai ser preciso um milagre...

No20__

Não me conformo com a saída do Sr. Maruta e de alguns jogadores do CAMPEÕES pelos juvenis, Toumany o caso mais evidente. É uma vergonha e algo tem de ser feito, vamos voltar ao amadorismo, embora acredite bastante no Nené, vai cumprir as funções erradas e duvido que tenha preparação adequada para tal!!!

Tristeza, os bons jogadores vão ter que lutar sozinhos e cada um a olhar para o seu umbigo, é o que prevejo na equipa júnior, bons resultados não vão sair daí...
O Bruno Maruta, "SÓ" trouxe os melhores jogadores que temos nos júniores e acabados de sair...

D Quixote

Um dos graves problemas que existem é que há quem pense na direcção e equipa de gestão, que as pessoas tem de dar graças a Deus por trabalharem no Benfica, esquecendo se que se as pessoas são competentes essa competência deve ser reconhecida. A mesma premissa não se aplica a quem tiver sido ex atleta do clube, o que normalmente redunda naquilo que sabemos. E nomeadamente neste caso a saida do Bruno Maruta é exemplo disso mesmo. Quem é competente tem mercado e por isso merece que estejam atentos mas como de costume a formação é apenas para os sócios ouvirem que existe. Conseguiu se durante estes ultimos anos aproximar o benfica em termos de formação dos verdes e superar os restantes, mas temo que essa aproximação tenha sido quebrada e não apenas pela saida do coordenador da prospecção.