Departamento de Formação

ivoivo

Queria apenas colocar umas questões a quem tanto defende António Carraça:

- Por que razão as ultimas duas gerações que ganharam o campeonato distrital ao Sporting em Infantis (Nascidos em 1993 e 1992) estão neste momento atrás do Sporting nos respectivos campeonatos?

- Por que razao as nossas equipas de iniciados teimam em não fazer bons campeonatos, nomeadamente na 3ªfase, tendo o ano passado perdido 6 a 0 em casa com a lagartagem?

- Por que razão a prospecção se virou deliberadamente para Africa, sabendo q é raro o jogador q não tenha a idade alterada no BI? Interessa resultados a todo o custo ou formar jogadores?

- Qual o orçamento do Benfica com a formação? Gastamos mais que a concorrencia?

- Para quando a contratação de treinadores com formação académica (e cívica) adequada para trabalhar com jovens?

- A equipa de Juvenis A aparenta ser a nossa coqueluche, mas será q podemos falar em verdadeira prospecção, contratando internacionais? Será q para isso é preciso pagar a olheiros ou bastarão uns €€€?

- Para quando, uma das condições obrigatórios da escolha de treinador do Benfica, passe pela aposta na Formação (Lembram-se do Camacho?)

- Porque será q não há €€€ para pôr as equipas B a jogar em relvados, mas depois fazemos prospecção em todo o mundo, contratando jogadores que passados 2/3 anos se vão embora (Dalibor/Gregor...)

Tudo isto para concluir que estamos melhor, mas longe da perfeição. E se há coisas que não correm bem, então terá de ser o líder a responder por elas. Não ponho o trabalho do António Carraça em causa, mas também não o considero intocável

Bethoven

#1
Achei interessante o teu post, mas não o vou comentar por não ter capacidade para isso!!

Mas peço a quem conheça a formação k o comente, sem k não entenda o teu coment como uma critica mas sim como várias interrogações, pois parece-me k é isso k pertendes...


Vamos lá André, fmb e a malta k conhece a formação a esclarecer o pessoal

andre_04_SLB

Citação de: ivoivo em 29 de Maio de 2007, 02:10
Queria apenas colocar umas questões a quem tanto defende António Carraça:

- Por que razão as ultimas duas gerações que ganharam o campeonato distrital ao Sporting em Infantis (Nascidos em 1993 e 1992) estão neste momento atrás do Sporting nos respectivos campeonatos?

- Por que razao as nossas equipas de iniciados teimam em não fazer bons campeonatos, nomeadamente na 3ªfase, tendo o ano passado perdido 6 a 0 em casa com a lagartagem?

- Por que razão a prospecção se virou deliberadamente para Africa, sabendo q é raro o jogador q não tenha a idade alterada no BI? Interessa resultados a todo o custo ou formar jogadores?

- Qual o orçamento do Benfica com a formação? Gastamos mais que a concorrencia?

- Para quando a contratação de treinadores com formação académica (e cívica) adequada para trabalhar com jovens?

- A equipa de Juvenis A aparenta ser a nossa coqueluche, mas será q podemos falar em verdadeira prospecção, contratando internacionais? Será q para isso é preciso pagar a olheiros ou bastarão uns €€€?

- Para quando, uma das condições obrigatórios da escolha de treinador do Benfica, passe pela aposta na Formação (Lembram-se do Camacho?)

- Porque será q não há €€€ para pôr as equipas B a jogar em relvados, mas depois fazemos prospecção em todo o mundo, contratando jogadores que passados 2/3 anos se vão embora (Dalibor/Gregor...)

Tudo isto para concluir que estamos melhor, mas longe da perfeição. E se há coisas que não correm bem, então terá de ser o líder a responder por elas. Não ponho o trabalho do António Carraça em causa, mas também não o considero intocável

Primeira questão, não me parece ser nada condizente com aquilo que são actualmente as equipas que referiste, visto no último fim-de-semana termos vencido o Sporting em Infantis C, Escolas A e Escolas B. Mas isso não é o mais importante, interessa sim formar atletas e aí, o trabalho está a ser muito bem desenvolvido.

As nossas equipas de Iniciados têm muito valor, sobretudo a de Iniciados C que tem feito um campeonato brilhante. Os Iniciados A têm um bom plantel, com alguns elementos promissores para o futuro, como o Ruben Pinto, José Graça, Tiago Ribeiro, Diogo Coelho, etc., mas os resultados não têm correspondido às expectativas. Novamente entra aqui a questão do vencer ou não, o que sendo importante, não é o essencial na nossa formação, visto a nossa equipa de Iniciados A da época passada, ter realizado um excelente campeonato este ano e ter vencido inclusivamente em Alcochete.

Terceira questão, parece-me uma excelente aposta. O Mercado africano oferece jogadores com potencial imediato e futuro, e é essa a aposta de todos os grandes clubes europeus. Para além do potencial enorme dos atletas nascidos no referido Continente, é um mercado que permite contratar jogadores a preços acessíveis, e fazer uma prospecção bastante abrangente pois os Africanos estão cada vez mais fortes no mundo do Futebol. Em relação às idades, temos actualmente estratégias na nossa formação que visam prevenir esse tipo de situações, e quando um atleta é bom mas todos sabem que no futuro não passará de mais um, dificilmente entrará nos quadros do Benfica.

O orçamento do Benfica na formação é uma pergunta à qual o Sr. António Carraça já respondeu na entrevista que realizou com nosso site.

Em relação a treinadores, tenho a dizer que estamos muitíssimo bem servidos. Temos actualmente treinadores com muita capacidade ao nível do ensinamento dos jovens, da forma de lidar com jovens atletas, e que sabem muito de futebol. Não tenho dúvidas em afirmar que os treinadores do Benfica realizam um trabalho fantástico. Os resultados, dentro e fora de campo, estão à vista de todos!

Em relação à equipa de Juvenis A não percebi a lógica da pergunta, visto as contratações de internacionais sub-16 (na época passada) ter sido uma prova enorme do potencial da nossa rede de prospecção e naquilo que é actualmente o poder do Benfica para atrair jogadores referenciados pelos outros grandes.

Em relação ao dinheiro para colocar equipas B's a jogar em Relvados, isso aconteceu este ano pela falta de elementos de apoio aos outros campos do Caixa Futebol Campus, situação essa que já se está a tentar resolver há imenso tempo, estando as obras a andar rapidamente para que na próxima época, essa situação já não se verifique. Em relação ao Gregor e ao Dalibor, não eram opção nos Juniores, e nunca sabemos se as razões da sua saída se ficaram por aí.

O trabalho realizado na formação do Benfica é excelente, desde o Sr. António Carraça ao cozinheiro. Isto é um trabalho conjunto, de grandes proporções, e duvido muito que exista actualmente algum clube a trabalhar tão bem como o Benfica. Igual pode haver, melhor é muito complicado!

Força Benfica!

ivoivo

#3
Desculpa André, mas há questões que não compreendeste e outras q respondeste como estivesses dentro de uma lógica corporativista.

Em relação às equipas de infantis, fala-to das gerações do Graça, Ruben Pinto etc e da do Rui Silva. Miguel Herlein, entre outros. Fomos Campeões distritais batendo o Sporting na altura por 4-1. Passados 2 anos, a equipa de iniciados b ficou a 10 pontos do Sporting e a nossa equipa A começou bem, mas parece que o tempo tem corrido contra nós (São factos!).

Se eu abrir o jornal ou entrar no Site da FPF, vejo qual é a actual selecção sub 16. Para o ano vou buscar todos os jogadores que ainda não estão ligados ao Sporting ou ao Porto. Deves saber tão bem quanto eu q isso não é prospecção. Eles já não são desconhecidos....já são internacionais.

Estivemos 3 ou 4anos a jogar nos pupilos do exército, porque é que não assumimos as despesas para colocar um sintético. Não ultrapassaria os 100 mil €€€. Sempre poupávamos os miúdos e aproveitávamos para termos equipa na margem norte, nomeadamente de infantis escolas (nem todos devem conseguir ir ao Seixal)

Vê o que os users dizem qdo falam dos treinadores de iniciados A e Infantis B (Creio eu). O Benfica sempre ficou conhecido por ter como treinadores antigas glorias e não com pessoas especializadas nesta área.

Como deves calcular, muito coisa tem melhorado e todos ficamos satisfeitos, mas que existem lacunas, isso é evidente aos olhos de todos. E que estas questões sirvam para alertar e se possível melhorar. Não leves tão a peito nem defendas o indefensável. Todos nós sem excepção elogiamos o teu trabalho, mas creio que se ainda estás por fora do sistema, então não percas uma atitude critica (critica pode ser boa ou má e se for construtiva então teremos de agradecer)

visitor

De facto acho que já muito foi feito mas muito ainda falta fazer.Não vamos tapar o sol com a peneira e dizer que tudo são rosas.A respeito da formação  dos treinadores acho que temos alguns muito bons e alguns fracotes.Ainda no sabado ,no Fofo, no jogo de infantis C contra o sporting o treinador não colocou a jogar 2 atletas e um só entrou 2 minutos,nem chegando a tocar na bola, enquanto  o treinador do sporting mesmo a perder utilizou todos os seus atletas.Neste escalão os jogadores podem ser substituidos vezes sem conta e com  11/12 anos é uma violencia para um criança ficar no banco sabendo que podem entrar todos os atletas. Concordo com o ivoivo quando diz que não é preciso ganhar a todo o custo.Quanto ao mercado africano sei com conhecimento de causa que os atletas vêm com a idade alterada, mas julgo que o Benfica está atento a isso.Apesar de algumas ovelhas de má res julgo que o pastor Carraça tá a fazer um bom trabalho com o seu rebanho e para o ano será melhor.No entanto se queremos que tudo melhore não podemos dizer amen a tudo, temos a obrigação de alertar para as falhas.Os maiores criticos dos filhos devem ser os pais por forma a que eles sejam sempre melhores, apesar do seu amor  incondicional:slb2:

andre_04_SLB

Citação de: ivoivo em 29 de Maio de 2007, 13:35
Como deves calcular, muito coisa tem melhorado e todos ficamos satisfeitos, mas que existem lacunas, isso é evidente aos olhos de todos. E que estas questões sirvam para alertar e se possível melhorar. Não leves tão a peito nem defendas o indefensável. Todos nós sem excepção elogiamos o teu trabalho, mas creio que se ainda estás por fora do sistema, então não percas uma atitude critica (critica pode ser boa ou má e se for construtiva então teremos de agradecer)

Claro que sim, não perco a atitude crítica mas entendo que se está a realizar um excelente trabalho. É impossível que todo o trabalho seja nota 20, até porque é relativamente recente. Agora, a nossa formação está a evoluir a olhos vistos (relativamente ao que era há uns anos) e o trabalho actualmente realizado é de grande qualidade.

Em relação aos treinadores que são velhas glórias, só poderás referir-te ao Mister Bastos Lopes pois é o único treinador do Benfica nesses moldes. E acredita que é muito importante pela mística que incute nos jovens, e pela forma que os ensina a gostar do Benfica. Já para não falar do título que conquistou o ano passado com os Infantis A, e este ano, o campeonato de Iniciados A ainda não está perdido. O jogo em Alcochete, no próximo Domingo, será decisivo.

migas74

Boa tarde para todos,
só uma pequena (e não mais do que isso) correcção aos "...factos..." mencionados pelo ivoivo, a equipa de iniciados b época 06/07 não ficou a mais de 15 pontos do sporting mas sim a 10.
Um abraço para todos.
   

EagleHeart25

Citação de: visitor em 29 de Maio de 2007, 13:46
De facto acho que já muito foi feito mas muito ainda falta fazer.Não vamos tapar o sol com a peneira e dizer que tudo são rosas.A respeito da formação  dos treinadores acho que temos alguns muito bons e alguns fracotes.Ainda no sabado ,no Fofo, no jogo de infantis C contra o sporting o treinador não colocou a jogar 2 atletas e um só entrou 2 minutos,nem chegando a tocar na bola, enquanto  o treinador do sporting mesmo a perder utilizou todos os seus atletas.Neste escalão os jogadores podem ser substituidos vezes sem conta e com  11/12 anos é uma violencia para um criança ficar no banco sabendo que podem entrar todos os atletas. Concordo com o ivoivo quando diz que não é preciso ganhar a todo o custo.Quanto ao mercado africano sei com conhecimento de causa que os atletas vêm com a idade alterada, mas julgo que o Benfica está atento a isso.Apesar de algumas ovelhas de má res julgo que o pastor Carraça tá a fazer um bom trabalho com o seu rebanho e para o ano será melhor.No entanto se queremos que tudo melhore não podemos dizer amen a tudo, temos a obrigação de alertar para as falhas.Os maiores criticos dos filhos devem ser os pais por forma a que eles sejam sempre melhores, apesar do seu amor  incondicional:slb2:

É esse o tal treinador que costuma deixar os miúdos sozinhos em campo quando perde?

memorex

Citação de: andre_DV04_SLB em 29 de Maio de 2007, 14:00

Em relação aos treinadores que são velhas glórias, só poderás referir-te ao Mister Bastos Lopes pois é o único treinador do Benfica nesses moldes. E acredita que é muito importante pela mística que incute nos jovens, e pela forma que os ensina a gostar do Benfica. Já para não falar do título que conquistou o ano passado com os Infantis A, e este ano, o campeonato de Iniciados A ainda não está perdido. O jogo em Alcochete, no próximo Domingo, será decisivo.


André, tenho alguns amigos que no seu tempo de jogadores foram treinados pelo Mister Bastos Lopes e pelo que eles dizem ele não transmite mítica coisa nenhuma. Dizem simplesmente que ele é "um cobra do futebol" e sinceramente acho que isso não é elogioso para quem quer que seja. Bastos Lopes na rua, já! (desculpem mas é a minha opinião)

EagleHeart25

Citação de: memorex em 29 de Maio de 2007, 22:54
Citação de: andre_DV04_SLB em 29 de Maio de 2007, 14:00

Em relação aos treinadores que são velhas glórias, só poderás referir-te ao Mister Bastos Lopes pois é o único treinador do Benfica nesses moldes. E acredita que é muito importante pela mística que incute nos jovens, e pela forma que os ensina a gostar do Benfica. Já para não falar do título que conquistou o ano passado com os Infantis A, e este ano, o campeonato de Iniciados A ainda não está perdido. O jogo em Alcochete, no próximo Domingo, será decisivo.



André, tenho alguns amigos que no seu tempo de jogadores foram treinados pelo Mister Bastos Lopes e pelo que eles dizem ele não transmite mítica coisa nenhuma. Dizem simplesmente que ele é "um cobra do futebol" e sinceramente acho que isso não é elogioso para quem quer que seja. Bastos Lopes na rua, já! (desculpem mas é a minha opinião)

Isso parece-me um pouco excessivo... confesso que não sou fã do "estilo Bastos Lopes" , mas é um facto que este treinador já deu muito ao Benfica. Gosto mais da forma como Bruno Lage ou Ricardo Dionísio trabalham, mas não se pode descartar assim de um momento para o outro a "velha guarda"... há que dar espaço de progressão aos jovens, mas também temos que respeitar quem já deu cartas (e continua a dar...)

visitor

Citação de: EagleHeart25 em 29 de Maio de 2007, 22:54
Citação de: visitor em 29 de Maio de 2007, 13:46
De facto acho que já muito foi feito mas muito ainda falta fazer.Não vamos tapar o sol com a peneira e dizer que tudo são rosas.A respeito da formação  dos treinadores acho que temos alguns muito bons e alguns fracotes.Ainda no sabado ,no Fofo, no jogo de infantis C contra o sporting o treinador não colocou a jogar 2 atletas e um só entrou 2 minutos,nem chegando a tocar na bola, enquanto  o treinador do sporting mesmo a perder utilizou todos os seus atletas.Neste escalão os jogadores podem ser substituidos vezes sem conta e com  11/12 anos é uma violencia para um criança ficar no banco sabendo que podem entrar todos os atletas. Concordo com o ivoivo quando diz que não é preciso ganhar a todo o custo.Quanto ao mercado africano sei com conhecimento de causa que os atletas vêm com a idade alterada, mas julgo que o Benfica está atento a isso.Apesar de algumas ovelhas de má res julgo que o pastor Carraça tá a fazer um bom trabalho com o seu rebanho e para o ano será melhor.No entanto se queremos que tudo melhore não podemos dizer amen a tudo, temos a obrigação de alertar para as falhas.Os maiores criticos dos filhos devem ser os pais por forma a que eles sejam sempre melhores, apesar do seu amor  incondicional:slb2:

É esse o tal treinador que costuma deixar os miúdos sozinhos em campo quando perde?


julgo que sim.

coristaslb

Já referi noutro item que temos péssimos coordenadores e poucos bons treinadores. Soube hoje e fico extremamente preocupado da demissão de um sr que revolucionou o futebol de formação do benfica e que pouca gente o conhece. Refiro me ao sr António Luis. Criou um sistema informático que permitiu o benfica aproximar-se em termos de organização com os nossos principais concorrentes. Só ele sabe como aquilo funciona. Mas infelizmente o meu clube do coração continua a ter pessoas que só gostam do seu umbigo e não reconhecem e bom trabalho efectuado por outros. O que o ivoivo escreveu é certissimo. Tem a noção exacta daquilo que se está a passar. Pergunto neste forum se alguem conhece o prof. Fonte Santa. O excelente trabalho que está a realizar nas escolinhas de animação. Não é á toa que temos dominado em escolas e infantis. Deve-se ao trabalho efectuado por este homem e por o sr António Luis. O 2º já saiu o 1º para lá caminha.

futuroslb

Citação de: coristaslb em 01 de Junho de 2007, 22:17
Já referi noutro item que temos péssimos coordenadores e poucos bons treinadores. Soube hoje e fico extremamente preocupado da demissão de um sr que revolucionou o futebol de formação do benfica e que pouca gente o conhece. Refiro me ao sr António Luis. Criou um sistema informático que permitiu o benfica aproximar-se em termos de organização com os nossos principais concorrentes. Só ele sabe como aquilo funciona. Mas infelizmente o meu clube do coração continua a ter pessoas que só gostam do seu umbigo e não reconhecem e bom trabalho efectuado por outros. O que o ivoivo escreveu é certissimo. Tem a noção exacta daquilo que se está a passar. Pergunto neste forum se alguem conhece o prof. Fonte Santa. O excelente trabalho que está a realizar nas escolinhas de animação. Não é á toa que temos dominado em escolas e infantis. Deve-se ao trabalho efectuado por este homem e por o sr António Luis. O 2º já saiu o 1º para lá caminha.



André, tu que tens estado dentro de todos os assuntos e organização do Departamento de Futebol Juvenil do SLB, o que sabes ou podes dizer sobre o que o CoristaSLB trata nesta ultima mensagem?
A. Pereira

andre_04_SLB

#13
Citação de: futuroslb em 02 de Junho de 2007, 13:28
Citação de: coristaslb em 01 de Junho de 2007, 22:17
Já referi noutro item que temos péssimos coordenadores e poucos bons treinadores. Soube hoje e fico extremamente preocupado da demissão de um sr que revolucionou o futebol de formação do benfica e que pouca gente o conhece. Refiro me ao sr António Luis. Criou um sistema informático que permitiu o benfica aproximar-se em termos de organização com os nossos principais concorrentes. Só ele sabe como aquilo funciona. Mas infelizmente o meu clube do coração continua a ter pessoas que só gostam do seu umbigo e não reconhecem e bom trabalho efectuado por outros. O que o ivoivo escreveu é certissimo. Tem a noção exacta daquilo que se está a passar. Pergunto neste forum se alguem conhece o prof. Fonte Santa. O excelente trabalho que está a realizar nas escolinhas de animação. Não é á toa que temos dominado em escolas e infantis. Deve-se ao trabalho efectuado por este homem e por o sr António Luis. O 2º já saiu o 1º para lá caminha.



André, tu que tens estado dentro de todos os assuntos e organização do Departamento de Futebol Juvenil do SLB, o que sabes ou podes dizer sobre o que o CoristaSLB trata nesta ultima mensagem?
A. Pereira


Não me irei pronunciar, até porque entendo que nesta altura este tipo de assuntos não deve ser veiculado num fórum. Corista posso estar num barco diferente do seu, mas caminhamos para o mesmo porto, que é o amor que sentimos pelo Benfica.

Cumprimentos

andre_04_SLB

#14
 :slb2: