Departamento de Formação

Elpimba

Citação de: andre_DV04_SLB em 07 de Julho de 2008, 16:22
Eu sei, mas pelo que me constou quem teve essa opinião é uma das pessoas mais competentes que actualmente trabalham na formação do clube. Enfim, como disseste e bem, errar todos erramos mas em relação ao Kaby não existia mesmo hipótese de erro. Hoje podem haver ainda novidades quanto à composição da estrutura.

Em relação ao jogo, não há hipótese de o realizar.

Abraço

Presumo que sei quem seja... daí não cair em cima dele, lol... pois ja trouxe muitos e bons jogadores, portugueses, por exemplo...

Quanto ao jogo, calculei que não desse, no formato que tinhas mencionado... mas no formato que eu mencionei de inicio, poderia dar...

Abraço

Formaratletas

#436
Ou seja nenhum jogador vingou, sendo ou não talentosos (pq o avaliar como talentoso é algo subjectivo, eu pelo menos não vi grande parte da maioria dos nomes que citei como talentosos ou perto disso).

De qualquer forma parece-me justo dizer algo.
É óbvio que o Sr Carraça tem mts méritos. Não só foi o "pai" da política de formação do Benfica (q até então era nula) como teve mérito na forma como operacionalizou as ideias que tinha no papel.
É óbvio que os Benfiquistas devem reconhecer o seu mérito.

Agora por ter méritos não é alheio a críticas e até a algumas suspeições.
E é isso que é preciso entender.
Há situações mal explicadas, houve comodismos evitáveis, etc.

De qualquer forma se a sua saída foi o melhor ou não para o Benfica, só o tempo o dirá.


..........

Falaram que um dos méritos do Sr Carraça é ter tornado o Benfica temido pelo SPorting, depois destes terem dominado durante varios anos a prospecção.

Eu lanço algo para debate sem estar a tentar tirar algum tipo de conclusões:
O mérito é realmente do Sr. Carraça ou de quem trabalha realmente no Dep. de Prospecção?
Será que a evolução inegável do departamento de prospecção depende do gestor da formação ou do coordenador da prospecção, neste caso Bruno Maruta ?

E agora uma outra coisa.
O Sr. Carraça esteve fora da prospecção este ano, visto esse departamento se ter tornado independente.
O dep. de prospecção continua a ser elogiado e a evoluir. Será que é mérito do sr. carraça ou do coordenador da prospecção (agora com Rui Aguas e Bruno Maruta) e colaboradores desse departamento?

Fica á vossa consideração.

Red skin

Tenho a ideia q o sr. Bruno Maruta é uma pessoa fulcral e muito competente... apesar de haver ainda alguns erros na avaliação de jogadores em observação, q acabam por n convencer e mais tarde revelam-se grandes promessas, segundo o feedback q se obtém... mas erros acontecem, e neste caso penso q tem-se acertado muito mais do q errado... mas há espaço para melhorar e evoluir!


Passaro51

Citação de: Formaratletas em 07 de Julho de 2008, 19:02
Ou seja nenhum jogador vingou, sendo ou não talentosos (pq o avaliar como talentoso é algo subjectivo, eu pelo menos não vi grande parte da maioria dos nomes que citei como talentosos ou perto disso).

De qualquer forma parece-me justo dizer algo.
É óbvio que o Sr Carraça tem mts méritos. Não só foi o "pai" da política de formação do Benfica (q até então era nula) como teve mérito na forma como operacionalizou as ideias que tinha no papel.
É óbvio que os Benfiquistas devem reconhecer o seu mérito.

Agora por ter méritos não é alheio a críticas e até a algumas suspeições.
E é isso que é preciso entender.
Há situações mal explicadas, houve comodismos evitáveis, etc.

De qualquer forma se a sua saída foi o melhor ou não para o Benfica, só o tempo o dirá.


..........

Falaram que um dos méritos do Sr Carraça é ter tornado o Benfica temido pelo SPorting, depois destes terem dominado durante varios anos a prospecção.

Eu lanço algo para debate sem estar a tentar tirar algum tipo de conclusões:
O mérito é realmente do Sr. Carraça ou de quem trabalha realmente no Dep. de Prospecção?
Será que a evolução inegável do departamento de prospecção depende do gestor da formação ou do coordenador da prospecção, neste caso Bruno Maruta ?

E agora uma outra coisa.
O Sr. Carraça esteve fora da prospecção este ano, visto esse departamento se ter tornado independente.
O dep. de prospecção continua a ser elogiado e a evoluir. Será que é mérito do sr. carraça ou do coordenador da prospecção (agora com Rui Aguas e Bruno Maruta) e colaboradores desse departamento?

Fica á vossa consideração.

FormarAtletas lançou o debate vamos assumi-lo.
Sabe como desenvolveu as alterações  relacionadas com o Departamento de Prospecção? Sabe quem inicialmente esteve na coordenação? Sabe porque é que a pessoas anterior saiu? Sabe como entrou o Bruno Maruta? Sabe quem definiu a estrategia para relacionada com a implementação do departamento? Sabe quem elaborou um documento sobre a situação na altura da prospecção dos vários clubes? Sabe quem desenvolveu a estartégia para que o departamento  passasse de 5 prospectores e 10 observadores para 400? Sabe quem elaborou inclusive os impressos que ainda hoje se utilizam? Sabe quem informatizou esta area? Conheçe o trabalho de centenas de observadores no País? Conheçe o trabalho de dezenas de Prospectores no Pais? Sabe que 99% dos jogadores Portugueses que entraram no SLB na epoca de 2005/2006 e 2006/2007 foram "descobertos" por observadores do País? Sabe que neste momento felizmente ainda funciona, apesar de estarem a acabar com isso, uma serie de regras e procedimentos que ainda trazem mais valias ao Clube? FormarAtletas sabe quais eram as funções e o poder de decisão do Coordenador do Departamento nos ultimos 3 anos? Não vamos personalizar em alguem especial o desenvolvimento do departamento de prospecção teve durante os ultimos anos. Pois para mim esse desenvolvimento deu-se muito mais pela pressão vinda de baixo e de todo o País, do que pelo trabalho de alguem em especial. Sabe quantos jogos por ano se viam a 4 anos? eu digo-lhe 258. Sabe quantos se viram à 3 anos? 4897. Sim 4897. Sabe quantos se viram à 2 anos 5400 jogos. Amigo FormarAtletas e outros amigos aqui tem algumas questões para ponderarem na vossa análise.

Formaratletas

#439
Exactamente por conhecer esses números, exactamente por saber da importancia de muitos passos que foram dados e da colaboração de muitas pessoas que dão tempo, suor e sacrifício em prol do clube, é que afirmei que não podemos individualizar o sucesso de um departamento no Sr. Carraça, mt embora o mesmo tenha tido peso no mesmo.

O que não posso aceitar é que se faça de alguém o D. Sebastião que agora estando fora poderá significar caos ou um trabalho com menor qualidade.
Este foi o propósito do debate que lancei.

Quando falei no nome do Sr Bruno Maruta fi-lo com um intuito muito claro: Fazer percebar aos adeptos que a Área de formação não é composta apenas um um líder que por determinadas razões saiu, mas sim por um conjunto de pessoas (algumas mais visiveis que outras, algumas mais competentes que outras) que todos os dias dão o seu contributo e todos os dias ajudam a elevar a formação do Benfica.
Portanto mais do que criarem um D. Sebastião seria verdadeiramente importante pensar na Formação e particularmente na prospecção como um todo.


Especificamente sobre o Sr Maruta.
É óbvio que não foi o próprio a descobrir uma grande parte dos atletas contratados pelo Benfica.
É óbvio que uma parte muito importante desse trabalho foi desempenhada por prospectores e por observadores. São essenciais e muita gente se esquece disso.
Mas como coordenador tem o seu mérito, tem o seu valor. Não vou especificar o seus méritos, pois já percebi que os deve saber mt bem.

O que eu não quero e que talvez não me tenha expressado bem é que me interpretem como estando a dar valor a uma pessoa específica, embora considere que essa mesma pessoa tem mt valor.
Aquilo que tentei passar foi que o mérito não se deve a um nome que agora sai do clube, embora tenha tido um papel preponderante para que o sucesso fosse alcançado nesse e noutros departamentos. E que se isso fosse verdade então este ano as coisas tinham corrido mal e o Benfica não continuaria a apresentar o trabalho que apresentou em termos de prospecção (que depois pode ser bem ou mal aproveitado por quem de direito).

Passaro51

Citação de: Formaratletas em 08 de Julho de 2008, 13:43
Exactamente por conhecer esses números, exactamente por saber da importancia de muitos passos que foram dados e da colaboração de muitas pessoas que dão tempo, suor e sacrifício em prol do clube, é que afirmei que não podemos individualizar o sucesso de um departamento no Sr. Carraça, mt embora o mesmo tenha tido peso no mesmo.

O que não posso aceitar é que se faça de alguém o D. Sebastião que agora estando fora poderá significar caos ou um trabalho com menor qualidade.
Este foi o propósito do debate que lancei.

Quando falei no nome do Sr Bruno Maruta fi-lo com um intuito muito claro: Fazer percebar aos adeptos que a Área de formação não é composta apenas um um líder que por determinadas razões saiu, mas sim por um conjunto de pessoas (algumas mais visiveis que outras, algumas mais competentes que outras) que todos os dias dão o seu contributo e todos os dias ajudam a elevar a formação do Benfica.
Portanto mais do que criarem um D. Sebastião seria verdadeiramente importante pensar na Formação e particularmente na prospecção como um todo.


Especificamente sobre o Sr Maruta.
É óbvio que não foi o próprio a descobrir uma grande parte dos atletas contratados pelo Benfica.
É óbvio que uma parte muito importante desse trabalho foi desempenhada por prospectores e por observadores. São essenciais e muita gente se esquece disso.
Mas como coordenador tem o seu mérito, tem o seu valor. Não vou especificar o seus méritos, pois já percebi que os deve saber mt bem.

O que eu não quero e que talvez não me tenha expressado bem é que me interpretem como estando a dar valor a uma pessoa específica, embora considere que essa mesma pessoa tem mt valor.
Aquilo que tentei passar foi que o mérito não se deve a um nome que agora sai do clube, embora tenha tido um papel preponderante para que o sucesso fosse alcançado nesse e noutros departamentos. E que se isso fosse verdade então este ano as coisas tinham corrido mal e o Benfica não continuaria a apresentar o trabalho que apresentou em termos de prospecção (que depois pode ser bem ou mal aproveitado por quem de direito).


FormarAtletas, começamos a estar de acordo. Continuo a discordar é que numa Instituição se continuem a valorizar Sebastianicamente, as pessoas em detrimento, da criação e manutenção de processos, que ao serem montados analizados, avaliados e muitas vezes rectificados, eles sim serão importantes sejam quem for a pessoa que esteja na engrenajem. E quando falo em pessoas falo nas presentes e nas ausentes. Meu amigo o que foi montado em vários departamentos do Clube, além das pessoas que por si só podem e devem criar dinamicas diferentes, foram mecanismos de trabalho que apoiados pela organização, planeamento, avaliação e controle, traduziram elevados níveis de qualidades de trabalho, reduzindo pessoal, criando mais valias, retirando a pessoas a decisão em função do presunto ou do jantar. Para FormarAtletas foi a 1º vez que houve um organigrama para que cada um soubesse onde estava e a quem responderia, felizmente 2 anos depois a estrutura central do SLB fez o mesmo. Houve outra coisa importantissima foi a determinação das funções, atribuições e conteúdos funcionais de todas os recursos que trabalhavam na area de formação. Antes era o caos. A estrutura vivia do nome de algumas pessoas que não prestava contas a ninguem. Depois foi implementada outras coisas que lhe vou dar um exemplo. Todas as Terças a pessoas tinham que avaliar o que foi feito e o que fazer a seguir. No caso de avaliação de atletas deixou de qualquer treinador só por si decidir sobre o futuro desse atleta. A avaliação passou a ser continua, devidamente registada e pontualmente reavaliada. Dou-lhe outro exemplo a actividade clinica era toda registada no processo do atleta e era feita analise quase diaria. Dou-lhe um exemplo. Há 3 anos uma equipa em Novembro tinha uma percentagem de Mialgias de esforço muito grande. Esse assunto foi trazida à discussão porque havia registos e esses registos eram analisados. Após analise e discussão passou-se ao passo seguinte que era tentar perceber as razões. Chegou-se na altura a conclusão que o problema era relacionado com a utilização de botas de futebol com travessas e não de pinos, pois ainda por cima utilizavamos um campo de treinos bem rijo.
O que eu quero dizer é que a partir de determinada altura deixou-se de improvisar. Começou-se a organizar a planear a controlar e a avaliar. Essa politica resultou na minha opinião. Sou defensor do primado da Organização em detrimento de D. Sebastiões sejam eles quem forem.
Um abraço FormarAtletas

Formaratletas

Completamente de acordo!

E até acrescento...o processo ainda está longe de estar concluído e/ou optimizado, se é que podemos alguma vez falar em conclusão de algo que é contínuo e evolutivo.

O Benfica deu um enorme "boost" qualitativo nos ultimos 3 anos, algo que muitas vezes é esquecido e/ou menosprezado, sobretudo quando por vezes se deita abaixo verbalmente todo um trabalho por questões de pormenor.
Como referiu (e foi exactamente aquilo que eu quis levantar para discussão) mais do que pessoa/as o Benfica operacionalizou um projecto, deu-lhe uma dinâmica específica e tratou de se organizar, algo que lhe faltou durante muitos anos e que na minha humildade opinião ainda pode melhorar.

Hoje não podemos pensar no clube e sua evolução apontando 1,2,3 individualidades.
Para além de não ser correcto iria criar um sentimento de orfandade no caso dessas pessoas sairem do clube.
Como tal e até pegando naquilo que diz nesta sua ultima intervenção (sobretudo os exemplos práticos que tem dado) vamos pensar nas coisas como um todo e num sentido organizacional e não Sebastianizar nem individualizar e fazer da sua saída uma catástrofe.

Agora a gratidão é um grande valor.
E como tal, e aí sim percebo o pké da abertura deste post, podemos afirmar que devemos gratidão ao Sr. Carraça porque teve claramente os seus méritos.
Mas não confundamos gratidão com individualização de mérito, com orfandade após a saída de alguém.
Em qualquer grande organização (no futebol ou fora dela) a dinâmica de trabalho e o bom desempenho nas diversas funções deve ser assegurada independentemente dos elementos que compõem essa Instituição. E nunca, mas nunca, podemos colocar em causa tudo o que de bom foi alcançado e as boas perspectivas futuras apenas e só porque uma peça da "máquina" saiu.

Passaro51

Citação de: Formaratletas em 08 de Julho de 2008, 15:48
Completamente de acordo!

E até acrescento...o processo ainda está longe de estar concluído e/ou optimizado, se é que podemos alguma vez falar em conclusão de algo que é contínuo e evolutivo.

O Benfica deu um enorme "boost" qualitativo nos ultimos 3 anos, algo que muitas vezes é esquecido e/ou menosprezado, sobretudo quando por vezes se deita abaixo verbalmente todo um trabalho por questões de pormenor.
Como referiu (e foi exactamente aquilo que eu quis levantar para discussão) mais do que pessoa/as o Benfica operacionalizou um projecto, deu-lhe uma dinâmica específica e tratou de se organizar, algo que lhe faltou durante muitos anos e que na minha humildade opinião ainda pode melhorar.

Hoje não podemos pensar no clube e sua evolução apontando 1,2,3 individualidades.
Para além de não ser correcto iria criar um sentimento de orfandade no caso dessas pessoas sairem do clube.
Como tal e até pegando naquilo que diz nesta sua ultima intervenção (sobretudo os exemplos práticos que tem dado) vamos pensar nas coisas como um todo e num sentido organizacional e não Sebastianizar nem individualizar e fazer da sua saída uma catástrofe.

Agora a gratidão é um grande valor.
E como tal, e aí sim percebo o pké da abertura deste post, podemos afirmar que devemos gratidão ao Sr. Carraça porque teve claramente os seus méritos.
Mas não confundamos gratidão com individualização de mérito, com orfandade após a saída de alguém.
Em qualquer grande organização (no futebol ou fora dela) a dinâmica de trabalho e o bom desempenho nas diversas funções deve ser assegurada independentemente dos elementos que compõem essa Instituição. E nunca, mas nunca, podemos colocar em causa tudo o que de bom foi alcançado e as boas perspectivas futuras apenas e só porque uma peça da "máquina" saiu.

Agora a questão que eu coloco Formaratletas, será que à um ano para cá nas várias áreas não tem sido alterado o processo organizativo que alguns bons resultados começou a dar? Poderia questionar um dezena de coisas mas levanto para já uma. Em determinada altura achou-se que estratégicamente seria importante avançar na criação de parcerias com clubes e associações do País e estrangeiro para acriação de escolinhas do SLB. Fomos o 1º clube a apostar nesta area. Só um ano depois começou o Sporting. Num 1º ano o trabalho foi intenso, contactos, elaboração de documentos, criar imagem, criação de documento técnico, formação a treinadores e futuros colaboradores etc etc etc. no 2º ano já tinhamos 44 escolinhas espanlhadas pelo Pais e pelo estrangeiro. Havia em carteira para ser aprovadas mais cerca de 35 escolinhas. Não será preciso dizer o reflexo que esta estratégia para o Clube teria bem como no trabalho a realizar paralelamente para a  prospecção. Inclusive na colocação de jogadores nesses clubes conforme a zona de atracção dos mesmos. Simplesmente o ano passado acabaram com isso e passaram a transformar essa actividade em negócio. Resultado abriram 1 escola.
Á dois e tres anos todos os observadores e prospectores recebiam uma carta a a dar-lhe os parabens pelo seu aniversário. Porque acabou esse serviço, para pessoas que trabalham gratuitamente?
FormarAtletas poderia apresentar aqui mais uma quantidade de acções que deixaram de ser feitas e que fazia parte de uma estratégia global (Area de Formação) que levou a uma dinâmica sem precedentes no SLB.
Sabe, no clube penso que a partir de determinada altura deixou-se de fazer certas "coisas" pois isso era feito antigamente por outros. Simplesmente lamentável.
Que perfil deverá ter alguem que lidere a area de formação do Clube? Está definido? Vai-se nomear alguem para fazer o quê? Que avaliação de desempenho tem as pessoas neste momento? Será que vai recomeçar o tempo da avaliação "a olho".
Penso que não é correcto falar-mos aqui em pessoas mas sim em perfis e em objectivos a cumprir. Depois na altura devida avaliarmos.
Sabem quantos recortes de imprensa havia sobre a area de formação à 4/5 anos atras? Sabe quantos recortes de imprensa o SLB Area de Formação teve nos ultimos 3 anos?  É uma diferença descomunal.
Sabe quantos estrangeiros vieram prestar provas ao Clube em 3 anos? Sabe quantos vieram só este ultimo ano? Ficariamos todos elucidados.
Muito mais haveria a dizer, mas por agora ficamos por aqui.
Um abraço

Passaro51

#443
Alguem sabe o que se está a passar na Prospecção do SLB ?
Houve hoje um encontro em Lisboa de Observadores e Prospectores  do País e o B. Maruta não esteve presente.
A justificação dada era que o contrato terminou em 30 de Junho passado.
Ontem pelos menos 6 prospectores que conheço informaram que receberam uma sms do Maruta a dizer  que não tinha a situação contractual resolvida.
Haverá novidades proximamente? As exigências do Maruta são grandes?

goncalo_88

Citação de: Passaro51 em 12 de Julho de 2008, 17:41
Alguem sabe o que se está a passar na Prospecção do SLB ?
Houve hoje um encontro em Lisboa de Observadores e Prospectores  do País e o B. Maruta não esteve presente.
A justificação dada era que o contrato terminou em 30 de Junho passado.
Ontem pelos menos 6 prospectores que conheço informaram que receberam uma sms do Maruta a dizer  que não tinha a situação contractual resolvida.
Haverá novidades proximamente? As exigências do Maruta são grandes?

isto não é assunto para vir para o Forum

Agostinhão

Citação de: goncalo_88 em 14 de Julho de 2008, 11:03
Citação de: Passaro51 em 12 de Julho de 2008, 17:41
Alguem sabe o que se está a passar na Prospecção do SLB ?
Houve hoje um encontro em Lisboa de Observadores e Prospectores  do País e o B. Maruta não esteve presente.
A justificação dada era que o contrato terminou em 30 de Junho passado.
Ontem pelos menos 6 prospectores que conheço informaram que receberam uma sms do Maruta a dizer  que não tinha a situação contractual resolvida.
Haverá novidades proximamente? As exigências do Maruta são grandes?

isto não é assunto para vir para o Forum

infelizmente este assunto n devia era sequer existir

Passaro51

Citação de: goncalo_88 em 14 de Julho de 2008, 11:03
Citação de: Passaro51 em 12 de Julho de 2008, 17:41
Alguem sabe o que se está a passar na Prospecção do SLB ?
Houve hoje um encontro em Lisboa de Observadores e Prospectores  do País e o B. Maruta não esteve presente.
A justificação dada era que o contrato terminou em 30 de Junho passado.
Ontem pelos menos 6 prospectores que conheço informaram que receberam uma sms do Maruta a dizer  que não tinha a situação contractual resolvida.
Haverá novidades proximamente? As exigências do Maruta são grandes?

isto não é assunto para vir para o Forum


Se não fosse para tornar público porque é que foram mandados sms para todos os prospectores?
Discutem tanta coisa e este que é uma assunto de vital importância para o SLB coloca-se para detrás das costas?
Este assunto é muito mais profundo do que possam pensar. O tempo infelizmente vai-me dar razão.

MALO

Acha que o sr. Maruta vai embora?

goncalo_88

Citação de: MALO em 14 de Julho de 2008, 18:35
Acha que o sr. Maruta vai embora?

não se ponham a inventar coisas :slb2: :slb2:

Passaro51

Citação de: goncalo_88 em 16 de Julho de 2008, 09:33
Citação de: MALO em 14 de Julho de 2008, 18:35
Acha que o sr. Maruta vai embora?

não se ponham a inventar coisas :slb2: :slb2:


Inventar? Não se passou nada?