O fantástico Carlos Lisboa (Basquetebol)

Base, 65 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (5), Supertaça (5), Taça da Liga (6), Taça de Honra da ABL (1)

zerocool

Citação de: Special_Red em 09 de Junho de 2009, 16:28
Era um show, naqueles jogos em que ele estava endiabrado e ouvia-se o pavilhão cheio a cantar o "Cheira bem, cheira a Lisboa".

Bons tempos...que parecem estar a regressar.
Quando me lembro daquele pavilhão Nº 1 a abarrotar e a entoar esse cântico, até me arrepio!!!!! :bow2: :bow2:

Benfiquismo


Bola7


Messi87

Entrevista a Carlos Lisboa (Parte III)

Numa carreira recheada de êxitos as memórias são incontáveis. Nesta última parte da entrevista Lisboa recorda alguns dos grandes momentos por que passou, como os 45 pontos que marcou ao Panathinaikos, na Luz, ou os encontros em que defrontou Magic Johnson e Dominique Wilkins. Mas nem tudo foram rosas. Se pudesse apagava a derrota frente ao FC Porto no jogo da sua despedida...


Quem foi o melhor adversário que defrontou?

Foi uma honra jogar contra o Magic Johnson. Aconteceu no Porto, no Pavilhão Rosa Mota, uma Selecção portuguesa jogou contra a equipa dele. Nas primeiras jogadas defendemo-nos mutuamente e eu estava num naqueles dias... Ao fim da terceira bola, eu tinha já marcado um ou dois triplos e ele pediu ao treinador para trocar. Joguei também contra um dos grandes nomes do basquete mundial, que foi o Dominique Wilkins, do Panathinaikos, mas já o tinha defrontado quando ele ainda estava na Universidade de Geórgia, quando lá fui com a Selecção. Aliás, nesse encontro aconteceu uma coisa engraçada: antes do jogo o treinador distribuiu as marcações, mas nem nós os conhecíamos, nem eles nos conheciam a nós. O nosso base era o José Luís Almeida, os extremos eram eu e o Rui Pinheiro, depois tínhamos o Eustácio Dias e o Artur Leiria. Eu estava a com o Pinheiro a ver quem eram os extremos e chegámos à conclusão que eram os números 21 e 42. O 42 era um rapaz negro muito forte, com uns dois metros, e o 21 era muito pequeno. O Rui disse-me que se encarregava do 21 e que eu ficava com a "torre". A primeira bola do jogo foi para fora, houve lançamento lateral e quem foi pôr a bola em jogo foi o jogador que eu estava a defender. Levantei os braços, de repente vejo a bola a avançar, virei-me e vejo um jogador, o 21, a voar, a passar com a bola perto da cara do Rui Pinheiro e a afundar... O Rui depois disse-me, "oh Carlos na próxima jogada trocas" e eu respondi "não, não, agora ficas com ele até ao fim..." Foi um festival até ao final vimos o Rui Pinheiro, todo despenteado, a ver o Dominique voar... Fartámo-nos de rir com isso. Depois apanhei-o aqui, quando jogámos contra o Panathinaikos, que ganhámos, num jogo em que eu e o Jean Jacques fizemos aquela jogada em contra-ataque, em que o Jean terminou com aquele afundanço por cima da cabeça dele... Falei com ele durante um lance-livre e ele lembrava-se de ter jogado contra Portugal nos EUA.

Qual foi o seu melhor jogo?

Os melhores foram os que ganhei. Mas o jogo com o Partizan marcou-me, ainda há dias estive a ver com os meus filhos e de cada vez que revejo a cassete quase que choro. Tenho uma vontade de jogar... Tínhamos ido lá na semana anterior e empatámos 71-71, mas em casa o jogo correu-me muito bem. Houve outros, por exemplo, contra o Panathinaikos, aqui na Luz, quando me lesionei numa fase em que estava a jogar bem; contra o Macabi... Jogos em Portugal contra o FC Porto, contra a Ovarense.

Mas o que fica na memória das pessoas é aquele com o Panathinaikos...

... Porque marquei 45 pontos, porque fiz 10 em 15 em lançamentos de 3 pontos, porque significou o apuramento, mais uma vez para a Euroliga. Por tudo isto pode dizer-se que foi o jogo memorável.

Em que aspecto do se considerava menos forte?

Muita gente dizia que eu não defendia, na minha opinião isso é mentira e posso prová-lo. Eu não era aquele jogador que mostrava perante a plateia a posição defensiva, era um jogador que, não sendo muito agressivo em termos defensivos, sabia como roubar bolas, como marcar quando o queria fazer. Lembro-me de algumas pessoas dizerem que quando eu era "picado" fazia aquilo que queria em termos defensivos, ganhava ressaltos e isso também é defender. Mas se quiserem considerar que o meu ponto menos forte seria a defesa, eu aceito que sim.

Se pudesse voltar atrás, faria algo de diferente na sua carreira?

(Pausa) Não! A única coisa que eu podia fazer diferente era tentar não perder e terminar com uma vitória. Custou-me tanto perder com o FC Porto o último jogo da minha carreira... Se pudesse mudar alguma coisa mudaria isso, não só porque perdi, mas também porque foi o meu último jogo.

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=4756512839&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=34430

Tiago1982

Eu sou um fã da modalidade há 20 anos...

Actualmente só acompanho a NBA, mas outrora seguia fielmente o campeonato nacional de basquetebol.

Nunca vi, em Portugal, um jogador da qualidade do Carlos Lisboa. Ocupava a posição 2 com uma mestria que poucos por essa Europa fora se podiam orgulhar de ocupar.

Todos recordamos o temível atirador que era, mas pouca gente recorda que ele, defensivamente, era um jogador extraordinário, era das pessoas mais inteligentes que vi entrar num ringue e a jogar basquetebol.

Mas, atenção, o Carlos Lisboa só se tornou o jogador que foi porque tinha ao seu lado o melhor base que alguma vez vi jogar em Portugal e na Europa só o consigo comprar a uma elite de jogadores... Pedro Miguel. Se Carlos Lisboa era o "Eusébio", claramente o Pedro Miguel era o "Coluna".

KRF

Era um jogador que marcava a diferença e a ele o Benfica deve muitos títulos

Bola7

Na entrevista ele fala do base José Luis que ninguém por se lembra de o ver no Benfica....ele era o base do Benfica e o Henrique Vieira era extremo na altura...

pcssousa

Citação de: Bola7 em 23 de Dezembro de 2010, 12:13
Na entrevista ele fala do base José Luis que ninguém por se lembra de o ver no Benfica....ele era o base do Benfica e o Henrique Vieira era extremo na altura...
Olha que ao que si o Henrique já era base quando chegou à metrópole... Não me lembro dos primeiros tempos do Henrique no Benfica, mas lembro-me ainda de várias épocas dele e era um base fantástico, entre ele e o Pedro Miguel é difícil de escolher...
Claro que não posso concordar com aquilo que o Tiago1982 escreveu, pois muito antes do Pedro Miguel ir para o Benfica ou sequer ser titular já o Lisboa era considerado o melhor português de sempre e até já tinha sido sondado, segundo o próprio, por uma equipa da NBA.
De resto conheço muito bem pessoalmente alguns dos nomes que ele referiu nessa entrevista, o Almeida e o Eustácio que jogaram ambos no Ginásio Figueirense, aliás como o próprio Henrique Vieira...

Bola7

Citação de: pcssousa em 23 de Dezembro de 2010, 12:33
Citação de: Bola7 em 23 de Dezembro de 2010, 12:13
Na entrevista ele fala do base José Luis que ninguém por se lembra de o ver no Benfica....ele era o base do Benfica e o Henrique Vieira era extremo na altura...
Olha que ao que si o Henrique já era base quando chegou à metrópole... Não me lembro dos primeiros tempos do Henrique no Benfica, mas lembro-me ainda de várias épocas dele e era um base fantástico, entre ele e o Pedro Miguel é difícil de escolher...
Claro que não posso concordar com aquilo que o Tiago1982 escreveu, pois muito antes do Pedro Miguel ir para o Benfica ou sequer ser titular já o Lisboa era considerado o melhor português de sempre e até já tinha sido sondado, segundo o próprio, por uma equipa da NBA.
De resto conheço muito bem pessoalmente alguns dos nomes que ele referiu nessa entrevista, o Almeida e o Eustácio que jogaram ambos no Ginásio Figueirense, aliás como o próprio Henrique Vieira...
sim mas o base principal era o José Luis...depois foi o vieira...o eustácio era o melhor jogador de Moçambique e grande estrela de então...

Superga1949

o Lisboa e o Pedro Miguel nunca se entenderam.

mas calma

FICAMOS A SABER QUE O LISBOA TEM A CASSETE DO JOGO CONTRA O PARTIZAN !

pelicano , ou alguem da secção ..... eu consigo transformar uma c7 num DVD .... pff !!! Alguem !!!

Red skin

Adorava aqueles triplos em q fazia uma meia pirueta no ar e lá ia o alho!


Dandy




   Mais rápido que a própria sombra...


Tiago_GloriosoSLB

Citação de: pcssousa em 23 de Dezembro de 2010, 12:33
Citação de: Bola7 em 23 de Dezembro de 2010, 12:13
Na entrevista ele fala do base José Luis que ninguém por se lembra de o ver no Benfica....ele era o base do Benfica e o Henrique Vieira era extremo na altura...
Olha que ao que si o Henrique já era base quando chegou à metrópole... Não me lembro dos primeiros tempos do Henrique no Benfica, mas lembro-me ainda de várias épocas dele e era um base fantástico, entre ele e o Pedro Miguel é difícil de escolher...
Claro que não posso concordar com aquilo que o Tiago1982 escreveu, pois muito antes do Pedro Miguel ir para o Benfica ou sequer ser titular já o Lisboa era considerado o melhor português de sempre e até já tinha sido sondado, segundo o próprio, por uma equipa da NBA.
De resto conheço muito bem pessoalmente alguns dos nomes que ele referiu nessa entrevista, o Almeida e o Eustácio que jogaram ambos no Ginásio Figueirense, aliás como o próprio Henrique Vieira...
O primeiro jogo que assisti ao vivo do Benfica em Basquetebol foi a negra na final de 92 contra a Ovarense onde depois de perdermos os primeiros 2 jogos em Lisboa fomos vencer os 2 jogos seguintes a Ovar sendo que no último jogo com o Pavilhão n º 1 da Luz completamente repleto acabariamos por vencer o título sendo o último jogo da carreira de H.Vieira...de Lisboa todos os adjectivos são poucos...as alegrias que ele proporcionava a todos os benfiquistas só tem comparação com Eusébio...simplesmente espectacular o melhor jogador nacional de todos os tempos!

krak

Que tenha o sucesso como treinador que teve como jogador...