O fantástico Carlos Lisboa (Basquetebol)

Base, 66 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (5), Supertaça (5), Taça da Liga (6), Taça de Honra da ABL (1)

Benfiquismo

faneca_slb4ever

Na Benfica Megastore
Livro sobre Carlos Lisboa traz Mundo do Basquetebol à Luz

Várias personalidades do Basquetebol e outras modalidades, amigos e família de Carlos Lisboa marcaram presença na Benfica Megastore para o lançamento do livro de João Tomaz "Cheira bem, cheira a Lisboa" que conta histórias e mostra números do eterno número 7 do Basquetebol "encarnado".

Entre os oradores, para além de Carlos Lisboa, estiveram Domingos Almeida Lima, vice-presidente do SL Benfica, o autor do livro, João Tomaz, e Rui Moura da editora da obra. Um momento que ficará para sempre na memória do protagonista. "Este livro é de grande importância para mim, estou satisfeito por terem feito a minha biografia. Encontrei aqui um grupo de amigos que me acompanharam na carreira, outros nem tanto. É bom saber que há pessoas que querem conhecer o que foi a minha carreira", disse Carlos Lisboa ao site oficial ao Sport Lisboa e Benfica e à BTV.

Histórias desvendadas sobre um homem e um desportista que atravessou gerações. "A informação sobre a minha carreira foi algo que passou de pais para filhos ao longo de gerações. Joguei numa grande equipa de Basquetebol e num grande Clube, não posso esquecer todas as pessoas que me ajudaram a conseguir a carreira que fiz. Agora passo essa informação aos meus filhos, é algo motivante", revelou.

"Sempre que ganhei" foi o melhor momento escolhido por Carlos Lisboa em conversa com a BTV e com o Site Oficial.

Domingos Almeida Lima não deixou de deixar agradecimentos a Carlos Lisboa, reconhecendo o que fez e faz pelo Clube. "Este livro vai encher de alegria muitas pessoas certamente. Qualquer instituição desportiva tem a preocupação de escolher bem os seus intérpretes e o Benfica não é excepção. Para nós foi uma alegria ter Carlos Lisboa como atleta tal como é tê-lo agora como treinador", considerou.

João Tomaz aproveitou para levantar um pouco o véu do que as pessoas podem encontrar no livro "Cheira bem, cheira a Lisboa". "Agradecer aos meus pais, à editora e ao Benfica que me incentivaram para seguir em frente com este projecto e ao Carlos Lisboa por ser um amigo e por ter partilhado situações da sua vida comigo. Quando comecei a escrever este livro aponto para a carreira de forma cronológica e das marcas que alcançou individualmente" revelou.

Rui Moura seguiu pelo mesmo  diapasão e deixou elogios ao Benfica: "Quero agradecer a confiança que o Benfica depositou em nós para este trabalho."

Uma sexta-feira especial que completou a semana em que Carlos Lisboa celebrou 30 anos da estreia pelos Seniores do Clube.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/39279/language/pt-PT/Livro-sobre-Carlos-Lisboa-traz-Mundo-do-Basquetebol-a-Luz.aspx

GTtdi_SLB

Apenas 16 páginas para o super basquetebolista, talvez o maior de todos os tempos no nosso país?

Dandy

Citação de: GTtdi_SLB em 14 de Novembro de 2014, 22:46
Apenas 16 páginas para o super basquetebolista, talvez o maior de todos os tempos no nosso país?

Não te entendi.

Estás a dizer que o livro hoje apresentado tem apenas 16 páginas? Ou seja... 8 folhas?

MrJohnny

Este tópico merece sempre ter o... triplo das páginas que tem.

Os tópicos do Passado são menos utilizados do que seria expectável, mas também é natural que se comente mais a actualidade.

faneca_slb4ever

Citação de: Dandy em 14 de Novembro de 2014, 22:54
Citação de: GTtdi_SLB em 14 de Novembro de 2014, 22:46

Não te entendi.

Estás a dizer que o livro hoje apresentado tem apenas 16 páginas? Ou seja... 8 folhas?

Este tópico.

Hanzo

Depois, antes de chegar ao Benfica ainda foi campeão no Queluz :metal: :metal:

Dandy

Na vitória do Benfica sobre os campeões italianos, 30 pontos marcados:

http://www.youtube.com/watch?v=CTOrH2MCehg

pelicano

Que link maravilhoso Dandy. Falo deste jogo no livro. Ganhámos 102-90. 1993/94, Campeonato Europeu de Clubes, fase de grupos (16 melhores equipas).
Estatísticas do Lisboa: 38m; 2/7 L2; 7/12 L3; 5/6 LL; 30 pts; 1 RO; 6 RD; 3 RB; 3 Ast.
Coldebella, Brunamonti, Binelli, Carera, Cliff Levingstone, Danilovic...

Ian

Kinder Bolonha certo?
Lembro-me deste jogo.
Gostava bastante de Sasha Danilovic..

faneca_slb4ever

Citação de: Ian em 15 de Novembro de 2014, 03:24
Kinder Bolonha certo?
Lembro-me deste jogo.
Gostava bastante de Sasha Danilovic..

Certo.

pcssousa

O tal Levingstone que foi bicampeão da NBA ao lado do Carlos Lisboa americano, um tal de Michael Jeffrey Jordan...

De Lisboa há a dizer que quando chegou ao Benfica tinhamos 10 títulos de campeão nacional de basquetebol, agora temos 25. 15 títulos de campeão, todos eles contando com a sua participação, 10 como jogador, 2 como director, 3 como treinador.
14 campeonatos enquanto jogador, algo muito difícil de encontrar no Mundo do basquetebol, assim de cabeça, só me recordo de Cliff Luyk que ganhou também 14 em Espanha e, mesmo a lenda Bill Russel, ganhou "apenas" 13, 11 da NBA e 2 da NCAA.

Que saudades do velhinho pavilhão da Luz a cantar o "Cheira bem, cheira a Lisboa" e o imortal Carlos a corresponder, enfiando triplos atrás de triplos e a roubar bolas atrás de bolas. O público empolgava-o e ele empolgava o público, uma perfeita relação de simbiose.
Quando fecho o olhos e sonho com o Benfica, vem-me sempre à memória a nossa equipa de futebol de finais dos 80, inicios dos 90, mas também descer as escadas e encontrar um pavilhão ao rubro com Carlos Lisboa e o seu eterno sorriso de menino que tão bem caracteriza o seu carisma. Arrisco a dizer que jamais um basquetebolista português terá o mediatismo que Lisboa teve, junto com as transmissões da NBA em canal aberto, aquelas equipas do Benfica e as constantes transmissões televisivas, aquele Carlos Lisboa, guindaram o basquetebol a uma popularidade em território nacional como nunca teve e como nunca voltará a ter. Era (e é) tão famoso em Portugal como os mais famosos futebolistas do Benfica, e isso diz tudo.

A velha questão, a NBA. Teria lugar por lá? Bem, era um território demasiado complicado para os europeus. Relembro a experiência falhada de António Martin, relembro que nem Drazen Petrovic foi inteiramente bem sucedido por lá e, aquando do seu falecimento já estava a caminho de Leverkusen. Nem um jogador colossal como Nikos Galis conseguiu lá entrar... Mas estou certo que se tivesse tido oportunidade para tal a agarraria com unhas e dentes. Até porque ser Carlos Lisboa é ser um vencedor, um campeão, querer sempre ganhar mais e mais, esquecendo o que ficou ganho para trás.
Muito do que é Carlos Lisboa está associado à sua sede de conquista, à sua indomável vontade de vencer. Como recorda Mário Palma, até quando perdia nos treinos esbracejava com todos reclamando que era uma injustiça. E é isto que caracteriza também o Benfica e o ser Benfiquista, e é por isso que Lisboa sempre assentou ao Benfica como uma luva.

Bem, não vos chateio mais.

guizuca

Excelente texto do pcssousa. Estão lá muitas das memórias que tenho do Enorme Lisboa e da equipa fantástica que nos fez sonhar. Tive o privilégio de privar um pouco com essa equipa pois estudei com o Seco Camará e algumas vezes ia vê-los treinar. Junto as batalhas contra o fcp do tó ferreira, rui santos e de um americano fortíssimo que cá andou. Foram uns 8/9 campeonatos seguidos e noites europeias inesquecíveis. Uma das minhas recordações "toscas" de juventude é estar a falar com o Seco e passar ao nosso lado o Binelli que tinha 2,18 ou algo assim e fazer-me uma cara de mau e rir-se. O Lisboa na quadra mostrou-lhe quem era grande! IMORTAL e inesquecível. Julgo que esteve para fazer um trial em Miami mas acabou por não ir. Melhor para nós que continuámos a ter esse privilégio de o ter por perto. Reza a lenda que na NBA existiu um Michael "Lisboa" Jordan.