Minervino Pietra

Defesa, (1954-03-01 - 2024-03-07),
Portugal
Equipa Principal: 10 épocas (1976-1986), 320 jogos (25818 minutos), 25 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (2)

fdpdc666

Liga Portugal lamenta falecimento de Pietra.
Organismo transmitiu condolências à família e ao Benfica; Pedro Proença diz que «o futebol português nunca o esquecerá».




A Liga Portugal «lamentou profundamente», ao final da noite desta quinta-feira, o falecimento de Minervino Pietra, «figura histórica do SL Benfica, clube que representou durante 27 anos, primeiro como jogador, depois integrando as mais diversas equipas técnicas».

«Natural de Lisboa, onde nasceu a 1 de março de 1954, o antigo internacional português iniciou a carreira ao serviço do Belenenses, mudando-se para o SL Benfica em 1976, onde ajudou a conquistar quatro títulos de campeão nacional, além de cinco Taças de Portugal e duas Supertaças. Pela Seleção Nacional jogou 26 jogos e marcou um golo», recordou o organismo.

«À família enlutada, aos adeptos em geral e aos do SL Benfica em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências»

O presidente da Liga, Pedro Proença, também reagiu à morte do antigo jogador do Benfica: «Minervino Pietra foi sempre um exemplo de dedicação ao futebol. O futebol português nunca o esquecerá.»

Notícia atualizada às 11.07 horas

in A Bola

fdpdc666

Pietra: Fernando Gomes destaca «figura de grande carisma mas também discrição».
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol reage à morte do antigo internacional, que representou Belenenses e Benfica.




O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reagiu com «enorme consternação» à morte de Minervino Pietra, antigo internacional português que representou Belenenses e Benfica.

Em mensagem publicada no site da FPF, Fernando Gomes começa por destacar uma «figura de enorme relevo, também pela sua carreira de treinador de formação, no panorama desportivo nacional».

O líder federativo destaca também os 27 jogos de Pietra pela equipa das quinas, para depois destacá-lo como «figura de grande carisma mas também discrição, que deixou uma marca indelével no clube que representou consecutivamente de 1976 a 2022 nas funções de jogador, analista e técnico».

Minervino Pietra faleceu esta quinta-feira, aos 70 anos, vítima de doença prolongada.

in A Bola

fdpdc666

«Pietra transmitiu os verdadeiros valores do Benfica como ninguém».
João Alves, ex-jogador das águias, diz que antigo lateral era como um irmão.




João Alves, ex-médio do Benfica, recordou Minervino Pietra, antigo lateral-direito do clube da Luz que morreu aos 70 anos, como «alguém com uma grande seriedade e um grande amor à causa benfiquista».

«Num clube com a dimensão e a história do Benfica, é fundamental ter alguém capaz de transmitir o que é o Benfica e os seus verdadeiros valores. E o Pietra fê-lo da melhor maneira, fê-lo como ninguém», defendeu o luvas pretas, em declarações à Lusa.

«Marcou o Benfica como treinador. Era daqueles que transmitiam a mística. Um homem de raça, grande companheiro de equipa, da vida particular e um grande exemplo para quem quer jogar no Benfica. Aquela camisola foi muito bem representada por ele», considerou.

João Alves lembrou ainda que a relação entre ambos não se esgotava dentro das quatro linhas, onde partilharam balneário no Benfica e na Seleção (além de trabalharem juntos no Belenenses): «Somos compadres, família, é como se fosse um irmão para mim.»

Marta Fernandes Simões in A Bola

fdpdc666

Presidente do Sindicato de Jogadores destaca «simplicidade e bondade» de Pietra.
Joaquim Evangelista destaca qualidade humanas do antigo jogador e treinador.




O Sindicato dos Jogadores publicou uma mensagem em que apresenta «sentidas condolências» pelo falecimento de Minervino Pietra, antigo internacional português, que representou Belenenses e Benfica.

A publicação inclui algumas palavras do presidente do Sindicato, que destaca as qualidade humanas de Pietra.

«Em meu nome pessoal e na qualidade de presidente da Direção do Sindicato dos Jogadores, manifesto o mais profundo pesar pela morte de Minervino Pietra.

Partiu um amigo, uma referência do futebol português, um enorme jogador que marcou a história do SL Benfica. Um homem bom, que recolhia a simpatia de todos os que com ele privaram.

Os títulos que ajudou a conquistar e os seus feitos não serão esquecidos, mas na nossa memória fica, sobretudo, a sua simplicidade e bondade intrínsecas.

À família e amigos, presto as mais sentidas condolências.

O Sindicato dos Jogadores honra a memória de um dos seus.

Descansa em paz, Pietra. Obrigado», escreveu Joaquim Evangelista.

in A Bola

fdpdc666

Funeral de Minervino Pietra marcado para terça-feira.
Velório na segunda-feira entre as 18 e as 22 horas.




O Benfica anunciou esta sexta-feira que as cerimónias fúnebres de Minervino Pietra terão início na segunda-feira, dia 11 de março, com a realização do velório, entre as 18h e as 22h, no Centro Funerário de Cascais, em Alcabideche.

O funeral da antiga glória do Benfica, que morreu esta quinta-feira aos 70 anos, realizar-se-á na terça feira, às 11h30. Após esse momento, o corpo seguirá para o Cemitério de Rio de Mouro, onde decorrerá a cremação.

Por Record

Fundamentalista SLB

O primeiro defesa direito que me lembro de ver jogar pelo Benfica.

Lenda!


Almareado

Obrigado por tudo, grande Pietra!

Contigo, parte mais um bocadinho da nossa mística, da nossa história, do verdadeiro Benfica!

VelhaGuarda



andre_diogo

#356
Citação de: jjlope00 em 08 de Março de 2024, 00:32O mister Toni disse que o Sr.Shéu esteve ontem no hospital a visita-lo e que já nem conseguia falar.. Era uma morte infelizmente já anunciada.

Puta de doença. RIP grande campeão! 🕊


Às vezes é tudo tão subjectivo. O linfoma do meu Pai foi detectado no cérebro, em meados de outubro, e os médicos demoraram a decidir os tratamentos. Foi até ficar prostrado numa cama de hospital, muito sonolento e quando lhe perguntávamos algo praticamente não tinha voz. A esperança já era pouca mas assim que os começa a receber recupera drasticamente e, mais tarde, consegue recuperar também o equilíbrio e eventualmente até volta a conduzir ainda que por pouco tempo.

Voltou a ter recaídas e a ficar mais fragilizado mas nunca regressou à situação anterior. No fim de contas, fica com as defesas em baixo devido a um novo tratamento que andava a fazer e não conseguiu resistir a uma infeção respiratória.

Mas sim, a circunstância do Pietra no caso semelhante que descrevi, seria totalmente diferente.

O meu muito obrigado a todos os que dedicaram um momento para deixar palavras de apoio depois do meu post anterior.

RaGaZzO_RuY

Muito obrigado por tanto amor e tanta dedicação ao Benfica.

Sentidas condolências à sua família e amigos.

Que descanse em paz.

Para sempre, Lenda do Benfica!

BleedingHeart

Descanse em paz Pietra, para sempre um dos nossos!

Fabio G.

Lenda, para sempre um de nós, grande benfiquista.