Entrevista com o Iniciado Miguel Herlein

andre_04_SLB

Nome Completo: Miguel Bruno Pereira Herlein
Nacionalidade: Portuguesa
Peso: 54 kg
Altura: 177cm
Posição: Avançado Centro ou Extremo

Miguel Herlein é um promissor jogador da equipa de Iniciados A do Benfica. Na temporada passada, ainda de primeiro ano, foi, juntamente com Rui Silva, o atleta de primeiro ano que permaneceu no início da temporada na equipa principal. Utilizado, mas sem o tempo de jogo que gostava, foi para a equipa B - o seu escalão - onde permaneceu até final da temporada destacando-se pelos golos e assistências que realizava. Seleccionado para a Selecção de Lisboa, e a jogar numa posição que até aqui lhe era estranha, a de Extremo Esquerdo, foi uma das figuras da equipa, tendo apontado 4 golos em 6 jogos. Neste início de época, promete muito trabalho e dedicação, para atingir o seu sonho: Jogar na equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.

Como começaste a jogar futebol?
Quando tinha cinco anos, os meus pais falaram com os directores das "Escolinhas do Quinito" e inscreveram-me. Foi lá que comecei a dar os primeiros toques. Posteriormente, mudei de casa, e como não queria deixar de jogar futebol fui para um clube onde o meu pai já tinha jogado, o Amora Futebol Clube.

Jogaste durante quanto tempo no Amora?
Joguei durante três anos. Na primeira época estava a jogar com colegas dois anos mais velhos e praticamente não joguei. No ano seguinte comecei a jogar com mais regularidade mas era novamente um ano mais novo e não tinha tantas oportunidades. Felizmente quando cumpria o meu último ano no escalão de Escolas, fui sempre titular e consegui atingir a marca dos 69 golos.

Em que altura se deu o interesse do Benfica?
Foi depois de um Torneio em meados de Novembro de 2004. O Benfica também participou e eu acabei por ser distinguido com o prémio de melhor jogador do Torneio.

Como soubeste?
Foi pela minha mãe que soube do interesse do Benfica e que queriam que lá fosse treinar brevemente. Fiquei surpreendido e contente.

«Na altura pensei que era impossível ficar no Benfica...»

Passaste então por um período de testes. Como correu e quais as expectativas com que ias?
Ao início não correu nada bem. Estava a jogar como defesa central e nada me saia bem. Depois o treinador colocou-me como avançado e extremo direito e consegui fazer muito melhor. Eu pensei que era impossível entrar no Benfica porque eram imensos jogadores, tantos, que nem consegui contar.

Quando surgiu o derradeiro contacto para te transformares jogador do Benfica?
No final do treino. Chamara-me a mim e a outro jogador – que já saiu do clube – e disseram-nos que tinham gostado do nosso desempenho e que queriam que nos transformássemos jogadores do clube.

Qual foi a tua reacção?
Fiquei bastante contente e ansioso por começar a jogar de águia ao peito.

Como correu a tua primeira época ao serviço do Benfica?
Cheguei como Infantil de primeiro ano. Pessoalmente correu-me bem, apesar de como equipa não termos cumprido os objectivos propostos. Como primeira época fiquei muito satisfeito, até consegui ser o segundo melhor marcador da equipa, fazendo apenas a segunda volta. Na altura o Carlos Oliveira [n.d. saiu este ano] foi o melhor goleador.

«Devo muito ao Mister Bastos Lopes»

A tua evolução foi sempre progressiva e hoje partes como uma figura do teu escalão a nível nacional. Como descreves a tua caminhada até aqui?
Acho que tive uma evolução positiva mas sem a minha equipa e um treinador a que devo muito, António Bastos Lopes, não tinha chegado até aqui. O Mister ensinou-me muita coisa dentro e fora de campo. Gostei muito do meu segundo ano de Benfica – Infantil 2º ano – onde fomos campeões distritais e crescemos muito como equipa. Somos hoje um grupo muito forte.

Qual é a sensação de ser campeão pelo Benfica?
É uma sensação única. Depois de um ano onde somos praticamente uma família, onde passamos muito tempo juntos, chega-se ao fim e vê-se que tudo valeu a pena, e como crescemos imenso como equipa.

«Temos a obrigação de representar este símbolo da melhor forma»

É habitual as pessoas do clube falarem com vocês da responsabilidade de se representar um clube com a grandeza do Benfica?
Sim, frequentemente dão-nos conselhos de como devemos estar dentro e fora de campo. Grandes jogadores representaram o Benfica e nós a todo o lado que vamos, atraímos imensas pessoas e temos a obrigação de representar da melhor forma este símbolo. Pessoalmente, o Mister Bastos Lopes e o Mister Néné falaram muito comigo, ao longo dos tempos, da responsabilidade que é representar o Benfica.

O ano passado foste peça preponderante da selecção distrital de Lisboa que ganhou o torneio Inter-Associações. Foi um passo importante para ti? O que ganhaste com essa experiência? Como foi ganhar o Lopes da Silva em pleno Estádio Nacional?
Sim, foi um passo muito importante para mim. Deu-me mais motivação para jogar, ganhei maturidade, e foi muito bom porque conseguimos vencer o melhor Torneio português ao nível e Inter-Associações. Foi uma sensação indescritível, não consigo explicar o que senti.

«Primeiro está a minha equipa. Quero ser campeão»

Essa participação também te permitiu seres avaliado para a Selecção Nacional. É um objectivo a curto prazo?
Não vou esconder que é um dos meus objectivos pessoais. No entanto, primeiro está a minha equipa. Representar o meu país seria muito bom para mim mas primeiro tenho de trabalhar muito para lá chegar, mas seria claramente uma óptima experiência.

Quais os teus objectivos e sonhos no futebol?
Os meus objectivos imediatos são ser campeão nacional pelo Benfica e ter uma grande evolução. Para o futuro, conseguir chegar à equipa principal do Benfica onde se requer muito esforço e dedicação. Se isso acontecer, talvez possa sonhar mais alto.

«Com Bruno Lage trabalhamos como se fossemos Juniores»

Este ano estás a trabalhar com um novo treinador (Mister Bruno Lage). Qual é a avaliação que fazes, para já, deste começo de época?
Temos um grupo forte e unido e vamos trabalhar para concretizar os nossos objectivos. Um deles é ser campeão nacional, como já tinha referido anteriormente. Em relação ao Mister Bruno Lage, é um excelente treinador, com experiência e é muito benéfico porque nos dá muitos conselhos para o futuro. Até agora, o melhor tem sido o seu trabalho connosco, porque eleva os nossos níveis de trabalho como se nos tratássemos de Juniores.

A equipa não conseguiu vencer o Torneio de Abrantes. Entendes que foi uma simples derrota e que poderão inverter as coisas em jogos futuros?
Claro, foi apenas uma derrota e deu-nos motivação para melhorar e trabalhar mais. O trabalho que estamos a realizar é para dar frutos nas horas de grandes decisões.

A tua família sempre acompanhou a tua carreira desportiva? Quem mais te acompanhou e quais os conselhos que te deu?
Sempre. A minha mãe que é com quem vivo diariamente. Diz-me para ter força e continuar no futebol, mas essencialmente estudar (risos). Quero seguir algo ligado ao Desporto no futuro escolar.

Costumas visitar o Serbenfiquista, ou já tinhas conhecimento do mesmo? Como encaras o acompanhamento que é feito aos jogadores?
Costumo visitar e acho muito bem. As pessoas que trabalham no site têm feito um bom trabalho e é muito bom para os benfiquistas saberem o que se passa nas camadas jovens do clube.

Sonho: Equipa Principal
Principal dificuldade: Nenhuma
Maior alegria: Ser campeão este ano
Melhor amigo no futebol: Muitos
Paixão: Familia
Benfica: Tudo
Futebol: Sonho
Ídolo: Di Maria
Filme: Golo 2
Comida: Pizza e Bacalhau com natas.

Entrevista realizada por André Sabino, Serbenfiquista.com.

#Micc

parabéns, excelente entrevista. ;)
Di Maria já começa a ganhar uma legião de fans eheh :)

Fábio

Ídolo: Di Maria? Muito estranho... Mal o deve conhecer... mas pronto. Boa sorte para a carreira dele.
Obrigado, André.

andre_04_SLB

Citação de: Fábio em 04 de Setembro de 2007, 16:18
Ídolo: Di Maria? Muito estranho... Mal o deve conhecer... mas pronto. Boa sorte para a carreira dele.
Obrigado, André.

Obrigado também ao #Micc.

Fábio, o Di Maria tem impressionado tudo e todos e pelo que sei, toda a familia do pai do Miguel Herlein é de nacionalidade Argentina, pelo que o Miguel é um assistente assíduo do futebol das pampas, para além de ter visto todo o Mundial sub-20 da sua segunda selecção. A jogar sempre assim, o Di Maria não vai ser só o idolo dele, mas o idolo de todos os benfiquistas.

Cumprimentos

Omnic

Muita Sorte para esta época Miguel... com esforço e dedicação vais conseguir cumprir os teus objectivos. Terás um treinador que te vai ajudar muito. Este ano os Iniciados A vão ter muitos mais adeptos no Seixal, pelo menos é assim que todos queremos!

Bem André!  O0

Fábio

Citação de: andre_DV04_SLB em 04 de Setembro de 2007, 16:37
Obrigado, André.

Fábio, o Di Maria tem impressionado tudo e todos e pelo que sei, toda a familia do pai do Miguel Herlein é de nacionalidade Argentina, pelo que o Miguel é um assistente assíduo do futebol das pampas, para além de ter visto todo o Mundial sub-20 da sua segunda selecção. A jogar sempre assim, o Di Maria não vai ser só o idolo dele, mas o idolo de todos os benfiquistas.

Cumprimentos
Não está em causa o (grande) valor do Di Maria. Só que é um jovem com 19 anos, com muito ainda para provar. Normalmente os jovens têm como ídolos jogadores com créditos firmados, enormes estrelas mundiais: Ronaldinho, Figo, Zidane, Maradona, Pelé...etc etc... Como disse, considero estranho, mas o miúdo lá terá os seus gostos.

Elpimba

Citação de: Fábio em 04 de Setembro de 2007, 17:10
Citação de: andre_DV04_SLB em 04 de Setembro de 2007, 16:37
Obrigado, André.

Cumprimentos
Não está em causa o (grande) valor do Di Maria. Só que é um jovem com 19 anos, com muito ainda para provar. Normalmente os jovens têm como ídolos jogadores com créditos firmados, enormes estrelas mundiais: Ronaldinho, Figo, Zidane, Maradona, Pelé...etc etc... Como disse, considero estranho, mas o miúdo lá terá os seus gostos.

Mas muitas vezes...  dos que têm toque de bola(mesmo que não brilhem colectivamente, n sejam uns prodigios colectivos)... nestas idades os jovens gostam muito do "espectaculo", fintas, dribles... que os jogadores conseguem fazer... Quantos não terão dito ja que o idolo deles é o Messi... e apesar do seu valor e o excelente jogador que é, apareceu acerca de ano e meio, 2 anos (nas tv´s, para os miudos...)... Não indo muito longe, neste momento na cantera do Barcelona devem existir miudos a dizer que idolatram o Dos Santos, Krkic...
Concluindo, os miudos gostam de jovens, que marquem a diferença nos seniores, porque se reveem neles...

P.S: Já nós, com o passar dos anos, o gosto ja é mais refinado...

Saudações

paulorosado

Obrigado André
Força Miguel, lá estarei aos Domingos de manha para vos apoiar!!!
:slb2: :slb2:

klik

Não vejo problema em Di Maria ser o idolo deste jovem... Até pq o Di Maria está a conseguir singrar no Benfica, e é exactamente isso que este jovem tb quer fazer.. OS jovens seguem os seus idolos.

cerebal assassin

parabens andré mais uma grande entrevista :clap1: :clap1: :clap1:

Filipe F

Excelente mais uma vez André, muito boa entrevista, este miúdo promete. Gostava de ver uma entrevista ao Martim Águas.

NoDeviL

Bravo André, mais um excelente trabalho, tem cuidado que estamos a ficar mal habituados... ;)

fmb

que consigas atingir o nivel do idolo MIGUEL!!!

FORÇA MIUDO!!!

pedroslb78

Mais uma excelente entrevista André!!

Força para o Herlein,  e que consiga muitas conquistas de aguia ao peito!!