Juniores: Estoril 1-1 Benfica (Crónica e fotos)

andre_04_SLB

Depois da vitória esclarecedora sobre o Sporting, os Juniores "encarnados" teriam hoje pela frente um adversário teoricamente difícil num terreno sempre complicado para quem está habituado a praticar um futebol largo e de qualidade.

Mudando o sistema, o técnico João Alves regressou hoje ao 3-5-2, apresentando de início: Rogério António na baliza; Abel Pereira como Libero, fechando João Alberto e João Pereira a defensiva no eixo direito e esquerdo respectivamente. David Simão e Leandro Pimenta foram os Médios Interiores, Airton Oliveira o Extremo Esquerdo e André Soares o Extremo Direito. André Carvalhas actuou numa missão livre de apoio aos avançados Guido Abayian e Orphée Demel.

Muito frio se fazia sentir no Estoril quando o árbitro Marco Pina deu início à partida. O jogo nem começou da melhor forma para os "encarnados" que revelavam algumas dificuldades em conseguir sair de forma rápida e objectiva nas transições ofensivas. O primeiro sinal de perigo chegou de um lance de André Carvalhas a tentar surpreender o guardião contrário através de um livre lateral.


André Soares

Os "canarinhos" responderam e reclamaram minutos depois grande penalidade por alegada falta do guardião Rogério António. O árbitro mandou seguir. Eram os caseiros que tinham as melhores oportunidades da partida, embora com o Benfica a exercer um domínio territorial mais constante.

Aos 18 minutos, Ricardinho arrancou pela direita e obrigou Rogério António a realizar uma boa intervenção negando o primeiro golo ao Estoril. O Benfica procurava responder mas estava com alguma dificuldade para adiantar o seu bloco intermediário e efectuar um pressing mais alto. O técnico João Alves realizaria a primeira alteração aos 27 minutos, fazendo entrar Wang Gang para o lugar do argentino Guido Abayian.

Desta forma, Wang Gang passou a aparecer de forma mais frequente em ambos os flancos, procurando arrastar para zonas laterais os defensores contrários. O chinês veio trazer mais energia ao ataque do Benfica e num cruzamento largo encontrou Orphée Demel em excelente posição a cabecear ao lado.

O Benfica entrava no seu melhor período do jogo com André Soares a dar o mote. Primeiro, a flectir para dentro, aplicou um forte pontapé para defesa apertada de Aragão. Um minuto volvido, num lance trabalhado pelo flanco direito, arrancou um belo cruzamento para Orphée Demel que voltou a atirar ao lado.


David Simão

Em cima do intervalo, Wang Gang, de cabeça, na sequência de um canto de André Carvalhas, obrigou o guardião caseiro a mais uma boa intervenção.

Pobre segunda parte

O Benfica deu continuidade ao domínio que estava a exercer depois da entrada do chinês Wang Gang. No entanto, o Estoril sobre sempre aproveitar de forma "venenosa" o seu contra-ataque de forma a colocar em sentido as hostes "encarnadas".

À passagem dos 55 minutos, David Simão dispôs de um livre à entrada da área – a castigar falta sobre o inevitável André Soares – e o remate, apesar de bem cobrado, saiu um pouco ao lado da baliza contrária.

O Benfica procurava penetrar com perigo no último reduto dos "canarinhos" mas a verdade é que seria o Estoril a chegar ao primeiro golo num belo lance de Léo. O avançado caseiro trabalhou bem nas imediações da área "encarnada" e, de bico, atirou sem hipóteses para o guardião brasileiro Rogério António fazendo o 1-0.


Wang Gang

André Carvalhas, hoje capitão, procurava levar a equipa para o empate mas nem sempre as coisas saíram bem ao virtuoso "encarnado". No entanto, acabaria por ganhar uma falta à entrada da área aos 65 minutos, com Airton Oliveira a atirar muito perto do poste.

O Estoril tentava responder sempre em lances de contra-ataque com Batista a ficar perto do golo da tranquilidade já o relógio apontava para o minuto 83. Seria no entanto, dos pés de André Carvalhas, que o Benfica chegaria ao golo da igualdade.

Com a defensiva "canarinha" empurrada para o seu último reduto – muito contribuíram as entradas de Lassana Camará e Rui Ferreira – o capitão "encarnado", André Carvalhas, deambulou por entre dois adversários, soltando em Airton Oliveira que foi rasteirado, apontando o juiz da partida para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, André Carvalhas não desperdiçou e empatou a partida.

O golo do Benfica surgiu apenas aos 90 minutos, no entanto, os pupilos de João Alves acreditaram sempre que a vitória ainda poderia surgir. A verdade é que alguma inteligência dos jogadores caseiros, a "bater" na tecla do anti-jogo e das paragens do ritmo de jogo, beneficiaram o Estoril que acabou por conquistar um saboroso empate, frente a uma equipa que ainda não tinha desperdiçado qualquer ponto.


André Carvalhas

Era inevitável e foi ao dia 17 de Novembro, à 11ª Jornada, que o Benfica não saiu do terreno de jogo com mais uma vitória no bolso. A equipa não entrou bem na partida, situação essa que se inverteu com a entrada de Wang Gang. O terreno não ajudou, mas a verdade é que o empate se ajusta por tudo o que foi o jogo, beneficiando os "canarinhos" de um contra-ataque bem estudado para conseguir atingir os seus intentos.

Apreciação Individual:

Rogério António: Alguns bons pormenores, demonstrando um certo nervosismo em outros, realizando uma exibição positiva com duas ou três boas estiradas.

João Alberto: Apagado a nível ofensivo, tentou fechar o flanco esquerdo do ataque Estorilista.

Abel Pereira: Grande empenho, tentou estar em todo o lado, em mais um jogo que actuou na missão de Libero.

João Pereira: Exibição semelhante à de João Alberto, mostrou-se também importante em alguns desarmes.

Airton Oliveira: Boa exibição. Foi ele que "cavou" a grande penalidade, dinamizando o flanco esquerdo na grande maioria das vezes.

Leandro Pimenta: Saiu ao intervalo, realizando uma exibição interessante durante a primeira metade.

David Simão: Apesar de não ter estado na forma a que já nos habitou (é bom relembrar que ontem esteve na Madeira), é hoje o melhor em campo. Lutou sempre para balancear a equipa no ataque e foi do seu pé esquerdo que nasceram aberturas e constantes variações dos flancos na tentativa de procurar o ataque. Bom jogo.

André Soares: Também um candidato a "homem do jogo", acabou por sair à passagem dos 66 minutos. Esteve em boa forma na primeira parte, criando bons lances pelo flanco direito ao tentar flectir para aproveitar o seu pé esquerdo. Parece estar a entrar novamente num bom momento...

André Carvalhas: Deu a chama para o Benfica ganhar o penalty, num encontro que não trouxe a espectacularidade e o virtuosismo de outros encontros. Jogou ontem e mais não se lhe podia pedir.

Orphée Demel: Teve dificuldades nos primeiros minutos de jogo, crescendo com o desenrolar da partida, embora nunca encontrando zonas de finalização. Lutou muito.

Guido Abayian: Esteve 27 minutos em campo, numa exibição desinspirada.

Suplentes:

Wang Gang: Prometeu muito na primeira metade, acabou por cair um pouco no segundo tempo, realizando, no entanto, uma boa exibição.

Lassana Camará: A comandar o meio-campo defensivo na segunda metade, deu mais velocidade e "energia" às transições de jogo.

Rui Ferreira: Entrou já para os últimos 20 minutos, mostrando-se muito lutador e com bastante empenho na procura de espaços laterais para arrastar os adversários das zonas de finalização.

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com.

francisco

Fico à espera da tua avaliação da equipa do Estoril :)

rac

#2
Jogo muito equilibrado, com resultado justo.

A destacar, a ENORME exibição de David Simão! A chamada aos séniores fez-lhe bem!

A jogar assim, daqui por 1-2 anos, será já um grande jogador, em nada atrás de Miguel Veloso, por exemplo.

Wang Gang a extremo direito também surpreendeu pela positiva!André Soares, nessa mesma posição, também esteve muito bem.

Um bom jogo, em que o mister João Alves arriscou jogar com 3 defesas desde o inicio, tendo o Estoril sabido aproveitar os espaços, sobretudo depois da substituição de Leandro Pimenta por Lassana Camará. Leandro estava a construir pouco, mas posicionalmente ajudava a compensar os 3 defesas. A entrada do promissor Lassana, veio reforçar a componente ofensiva (os pézinhos deste menino valem ouro"!), mas abriu ainda mais espaços lá atrás.

Bom teste à equipa.

Parabésn a ambas as equipas pelo excelente jogo.

klik

É normal que o David Simão depois daquilo que fez ontem tenha ficado com uma auto confiança enorme que a um nivel mais baixo como os de Juniores se Destaca....

tigerwoodss

Isto fica melhor aqui neste tópico.

Vi o jogo todo. A meu ver foi penalty indiscutível.

O Benfica não fez uma grande primeira parte, mas na segunda descompensou-se. Passou a criar mais jogo, mas também a deixar muito espaço livre nas costas. Para isso terá contribuido a entrada do Lassana a substituir o Leandro Pimenta. O Lassana ofensivamente produziu muito mais, mas defensivamente não cobriu tão bem os espaços.

Do Benfica a meu ver o melhor em campo foi o David Simão - Grande jogo de um jogador que assim vai muito, muito longe... Passes longos, curtos, fintas, cortes, fez quase tudo bem. Se tivesse um pouco mais de velocidade provavelmente já n estaria no SLB.

De resto destaco:

André Soares - Bom jogo, apesar de por vezes abusar nos lances individuais, hoje na grande maioria deles levou a melhor. Tem uma técnica notável.

Wang - Revolucionou o jogo, principalmente na segunda parte quando actuou mais do lado direito do ataque. Cada arrancada, cada jogada de perigo. Foi o jogador mais eficaz em termos ofensivos.

Lassana - Que qualidade(!) para quem tem apenas 15 anos. A rever as compensações defensivas.

Cumprimentos


Hugo Mig.L


tigerwoodss

2º ano...mas apenas por uma diferença de um par de dias. Faz anos a 29 de Dezembro.

cumprimentos

Jakub

O Lassana a continuar assim, aos 17 tá a estrear-se pelos seniores, qual Manuel Fernandes!

Por aqui se mantenha esse grande treinador, o melhor que podemos ter: José António Camacho

Red skin


tigerwoodss

Binovic, não me surpreende muito que isso aconteça.
Mas atenção que agora já temos um miudo de 17 anos que merecia voltar a jogar pelos séniores e o seu nome é David Simão.

cumprimentos

andre_04_SLB


JoMi¹¹

Citação de: Mr.Binovic em 17 de Novembro de 2007, 19:00
O Lassana a continuar assim, aos 17 tá a estrear-se pelos seniores, qual Manuel Fernandes!

Por aqui se mantenha esse grande treinador, o melhor que podemos ter: José António Camacho



O David Simão tb tem 17 anos  O0
Esse David é daqueles que nao engana, e quanto mais cedo for chamado melhor para ele.

JM21


Patrone

felizmente, com o JA Camacho como nosso treinador, estou descansado, tenho a certeza que desta geração muitos miudos (porque nesta equipa à qualidade para isso!!) vão ser aproveitados para a nossa equipa principal...