Iniciados A: Benfica 0-1 Sporting (Crónica, fotos e flash-interview)

andre_04_SLB

Jogo de emoções no Seixal, à imagem das tradições e costumes de ambos os clubes. O Benfica partia na liderança, com mais três pontos do que o seu adversário, no confronto mais esperado da segunda volta. O Sporting estava na segunda posição, com apenas uma derrota na prova – imposta pelo Benfica por 3-1 em Alcochete – e necessitava de ganhar para não ver o Belenenses aproximar-se da sua posição.

O técnico Bruno Lage apresentou de início Ângelo Martins na baliza; Pedro Almeida na Lateral Direita, Fábio Leite e João Santos no eixo, actuando Daniel Martins no flanco esquerdo da defensiva; A posição 6 foi ocupada por Marco Grilo, com os Interiores Gonçalo Dias e Pedro Dias a apoiar o tridente ofensivo composto por Bruno Gaspar à direita, Rui Silva na esquerda e Sancidino Silva na posição mais avançada.

Esperava-se um jogo equilibrado – como veio a acontecer – apesar do Sporting ter entrado mais desinibido e a pressionar mais no terreno do Benfica. No entanto, e num lance de contra-ataque, Rui Silva, com um belo passe, isolou Sancidino Silva que frente a frente com o guardião contrário não conseguiu atirar para golo. Boa intervenção de João Gomes.


Sancidino Silva

Este lance teve o condão de animar as bancadas, embora o desafio não trouxesse lances de real perigo. O Sporting preocupava-se em tentar sair rápido no contra-ataque, enquanto o Benfica começou, de forma progressiva, a ter um ligeiro ascendente no encontro.

Ambos os sectores defensivos estavam bem na partida, não conseguindo os avançados de lado a lado penetrar de forma regular em zonas de finalização. Com o relógio a caminhar para o tempo de descanso, seria o Sporting a criar a sua primeira ocasião de golo, quando aos 33 minutos, João Mário, depois de um canto, obrigou Ângelo Martins a sair dos postes e defender de forma segura.

O jogo ganhava outra alma, espírito que o Benfica encontrou sempre no seu capitão, Pedro Almeida. Com uma atitude à Benfica, o Lateral "encarnado", já perto do intervalo, arrancou pelo seu flanco, adornou bem o lance e colocou em Bruno Gaspar que, depois de trabalhar sobre um defensor contrário, atirou cruzado para defesa apertada do guardião "leonino".

"Águia" não merecia ter saído com a derrota

Segunda parte diferente, ou não tivesse sido nesta fase que o Sporting chegou ao golo. Antes disso, foi o Benfica quem dominou o encontro e se aproximou, de forma clara, de obter o tento da vantagem. A equipa comandada por Bruno Lage mostrava mais ascendente na partida, com Marco Grilo, depois de belo trabalho entre Gonçalo Dias e Bruno Gaspar, a atirar, à entrada da área, perto do ferro da baliza "leonina".


Bruno Gaspar

Os visitantes responderiam pouco tempo depois, no lance que marcou definitivamente a partida. Aos 50 minutos, depois de um canto da direita, o esférico sofreu vários ressaltos e caiu à entrada da área onde Paulo Silva, com um remate certeiro, colocou os "leões" em vantagem. A bola acabaria por passar pelo meio de vários jogadores o que tapou a visão ao guarda-redes Ângelo Martins.

Situação nova no encontro, domínio da partida manteve-se. Era o Benfica quem continuava à procura do golo, embora a organizada defensiva do Sporting tivesse mostrado sempre bons apontamentos na hora de intervir.

Já depois de Miguel Herlein e Gerson Fidalgo terem entrado, Rui Silva arrancou pela esquerda, fintou um adversário e colocou em Gerson Fidalgo que atirou ao lado. Numa altura em que o Benfica estava por cima do jogo e necessitava do apoio da massa associativa, alguns adeptos não fizeram jus aquilo que são os verdadeiros melhores adeptos do Mundo e não se transformaram no décimo segundo jogador, pelo contrário, só favoreceram o adversário.


Gerson Fidalgo

A equipa do Benfica continuava a lutar, mais com o coração do que com a cabeça, é certo, e já em tempo extra, Bruno Gaspar endossou o esférico para Rui Silva que atirou por cima. Foi a última ocasião de golo do encontro, com o Sporting a sair do Seixal com os três pontos.

O Benfica foi mais dominador, num encontro que pautou, sobretudo, pelo equilíbrio. Faltou um pouco mais de acerto na hora de finalizar, visto que, durante grande parte do encontro, a bola esteve nas imediações da área verde e branca. O Sporting sai com a vitória, que os coloca em igualdade pontual com o Benfica, embora os "encarnados" continuem na liderança, devido à vantagem no confronto directo.

Apreciação Individual:

Ângelo Martins: Sem responsabilidades no golo, acabou por estar atento e interventivo nos poucos lances em que foi chamado a responder.

Pedro Almeida: Melhor em campo. Grande jogo do capitão. Mostrou grande empenho, atitude e nunca desistiu de procurar o empate. Voz de liderança e qualidade sempre que subiu a dinamizar o flanco.

João Santos: Classe, velocidade e certeza. São estes os principais argumentos do central "encarnado". Hoje realizou mais uma boa exibição, um pouco à imagem do que tem sido toda a época.

Fábio Leite: Também não comprometeu, embora na segunda metade tivesse jogado muito com as emoções, tendo tido uma ou outra falha, sem qualquer responsabilidade naquilo que foi todo o jogo. Continua a marcar exibições positivas.

Daniel Martins: Não falhou a defender, na difícil tarefa de anular um dos criativos do Sporting – embora o seu rendimento não seja o mesmo de outros tempos – Altair Júnior. Faltou ter oferecido mais profundidade ao flanco.

Marco Grilo: Uma bela segunda parte. Muito forte a preencher espaços, subiu de rendimento e foi levando o Benfica para a frente quando subiu mais o seu espaço de jogo.


Miguel Herlein

Pedro Dias: Fez talvez a melhor exibição da época, num jogo onde procurou cair muitas vezes no flanco esquerdo de forma a dar um apoio mais directo a Rui Silva. Está a crescer.

Gonçalo Dias: Exibição interessante, lutador, com empenho e segurança. Tentou dar mais apoio a Bruno Gaspar na direita, naquela que foi uma segunda parte "encarnada".

Bruno Gaspar: Subiu de produção no segundo tempo, onde realizou mais uma exibição positiva. Velocidade e qualidade, só faltou arriscar mais vezes no confronto directo com o seu marcador de serviço. De qualquer forma, bons apontamentos, boa exibição, dos mais inconformados!

Rui Silva: Exibição que prometia, pois eram dos seus pés que nasceram, na primeira parte, grande parte dos lances ofensivos do Benfica. Soube cair sempre em zonas de finalização, podendo ter arriscado mais vezes no remate. Bom jogo.

Sancidino Silva: Hoje era o jogo certo para ele brilhar. Poderia ter dado vantagem ao Benfica logo aos 4 minutos, não conseguindo desfeitear o guardião do Sporting. Por vezes saiu muito de zonas de finalização, à procura de criar desequilíbrios a partir de trás.

Suplentes:

Gerson Fidalgo: Entrou bem, a dar mais amplitude ao jogo do Benfica.

Miguel Herlein: Teve poucos lances nos pés, embora tenha correspondido.

Flash-Interview com o técnico Bruno Lage:

O golo do Sporting acaba por surgir na altura em que o Benfica está por cima do jogo...
"Sim, foi talvez a única oportunidade de golo que o Sporting tem, dispondo apenas de oportunidades através de esquemas tácticos, bolas paradas e nós, infelizmente, sofremos o golo numa dessas situações. Penso que controlámos o jogo na primeira parte, não pressionámos tão alto, não tivemos o domínio do jogo mas penso que o controlámos, não demos qualquer hipótese para o Sporting organizar o seu jogo, e ainda tivemos as duas melhores oportunidades, que é a do Sancidino isolado e um remate por cima do Rui Silva. Chegar ao intervalo e ter as oportunidades de golo e o controle do jogo, foi isso que continuámos a fazer na segunda parte, a pressionar um pouco mais alto, a tentar ir ao encontro da vitória, e depois mais tarde, quando estamos por cima, estamos a dominar e a jogar no terreno do adversário, sofremos um golo de bola parada. A quinze minutos do final fizemos algumas alterações, para tentar inverter o resultado, não foi possível. Não foi uma exibição brilhante, mas fica aquilo que temos vindo a fazer como equipa, o percurso que temos tido em termos colectivos e individuais e isso é muito importante. Terminámos este mês, este micro ciclo a liderar, pois apesar da derrota continuamos líderes, e vamos entrar noutro micro ciclo, noutro período em que vamos desenvolver outros conteúdos e continuar este percurso pois queremos entrar na Fase Final e ser a equipa forte que temos sido até aqui!"

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com.

coristaslb

Adorava poder ver o jogo. Desejo um grande jogo do Benfica e uma grande vitória. FORÇA e MUITA GARRA :bandeiraslb: :bandeiraslb2:

poiudivino

Em prespectiva um bom jogo de futebol..apenas quero garra! e a vitoria xD

a minha aposta:
Benfica-2
Sporting-0

Sancidino os 2!!!!!  :P
:slb2:

andre_04_SLB

Vamos lá malta! Hoje é dia de derby!  :bandeiraslb:

Red skin

Rui Silva, Sancidino vão marcar 4 cada um  :cheerleaders: :cheerleaders:

pedroslb78

Vamos Benfica!!!

Vamos ganhar com golo do Martim!!! :bandeiraslb2: :bandeiraslb2:

Omnic

#6
Eis o onze titular:

Ângelo Martins
Pedro Almeida
João Santos
Fábio Leite
Daniel Martins
Pedro Dias
Gonçalo Dias
Marco Grilo
Rui Silva
Sancidino
Bruno Gaspar

FORÇA BENFICA!!!  :cheerleaders:


            Informação de André Sabino

Red skin


Rusty Ryan


Omnic

Sancidino cria a primeira ocasião de golo.
Benfica quase a marcar mas o resultado ainda se mantém 0-0.

           Informação de André Sabino

-KATSOURANIS-


Omnic

Ao intervalo, o resultado mantém-se 0-0.

Tem sido um jogo equilibrado com poucas ocasiões de golo. Aguardamos pela 2ª metade...


               Informação de André Sabino

ZilluX

vamos embora benfica!!
que metam o Tiago Silva para ele resolver  :cheerleaders:

coristaslb


pcssousa