Ariza Makukula

Avançado, 44 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2008-2008), 9 jogos (601 minutos), 2 golos

Lourenço84

vendam estes kuase 100kg de "jogador" :bah2: :bah2: :bah2:

aguia imperial

Fica, Makukula!
(e será preciso explicar porquê?)
Por

leonor pinhão
Ofutebol é um desporto popular com milhões de adeptos em todos o mundo por uma razão muito simples: toda a gente percebe de futebol. Crianças, mulheres e velhos também percebem.

As regras são poucas — não chegam a 20 — e o acesso à inteligência do jogo está ao alcance de qualquer um que se mostre minimamente interessado em aprender.

Não é preciso ser-se engenheiro da NASA para compreender, analisar e filosofar sobre aqueles 90 minutos. Por isso mesmo se torna despropositado o tom professoral, científico, iluminado, com que alguns reivindicam o estatuto de mestres de coisa nenhuma e insistem em nos explicar tudo aquilo que, por ser tão óbvio, não necessita de explicação.

É evidente que, como em tudo na vida, há um nível superior de conhecimento. E nível esse que, como tudo na vida, carece de provas para ser validado como sério, respeitável, definitivo.

Um exemplo recente desse patamar de excepção com provas dadas: uma semana antes do pontapé de saída do último Europeu o treinador português José Mourinho declarou numa entrevista que, na sua opinião, a grande favorita à vitória no torneio era a selecção da Espanha. E pronto, a Espanha lá ganhou com aquela limpeza que todos vimos mas poucos pressentimos.

Enfim, é a vida. Porque, se é verdade que toda a gente percebe de futebol, também não deixa de ser verdade que há uns, raros, que percebem mais que outros. Muito mais. E ainda bem que assim é.

Com todo este arrazoado esqueci-me do que queria dizer.

Ah, já me lembro! Makukula.

É que se toda a gente percebe de futebol, incluindo crianças, mulheres e velhos, não vejo razão para calar um temor de índole técnico-táctica que me vem afligindo neste alvor da época de 2008/09. E repito: Makukula.

E, por cobardia, recorro ao apoio do senhor Giovanni Trapattoni, que faz parte daqueles sábios de excepção que se situam no patamar acima das conversas de barbearia, que são, precisamente, as conversas do patamar abaixo e onde todos nos encontramos, ao mesmo nível, quando falamos de futebol.

Perguntem, pois, ao senhor Trapattoni se na época de 2004/05, em que só ele seria capaz de fazer — e fez — do Benfica campeão, perguntem-lhe, vá, se não lhe deu jeito, mais de meia dúzia de vezes, ter ao seu dispor, sentadinho no banco, um rapaz muito alto, muito forte e muito louro chamado Azar Karadas.

Lembram-se, por acaso, daquele golão que o norueguês — sim, era norueguês — marcou ao Nacional da Madeira, no Estádio da Luz? O resultado teimava num zero-a-zero que não desemburrava de maneira nenhuma. Vai daí, o velho mestre italiano, que sabe mais de bola a dormir que todos os barbeiros acordados, mandou o tal Karadas resolver a questão. Naturalmente, a questão foi resolvida.

Azar Karadas, a uma distância considerável da baliza, recebeu o esférico que lhe foi displicentemente endossado por um companheiro do tipo intelectual-desconsolado e, sem hesitar, aplicou-lhe uma martelada de tal dimensão e vigor que o guarda-redes madeirense se arriscou a ficar sem cabeça se o referido esférico, na sua trajectória, lhe fosse direito à referida cabeça, o que poderia ter acontecido.

Mas não aconteceu. Foi golo e o Benfica ganhou o jogo.

Ainda que mais de esguelha, o golo marcado por Makukula contra o PSG na jornada inaugural do torneio de Guimarães fez muito lembrar o golo de Karadas contra o Nacional, já lá vão uns anos. A mesma bomba, o mesmo resultado prático.

No jogo com o Feyenoord, na Luz, todos se lembram da primeira vez que Reyes tocou na bola depois de ter entrado em campo com a camisola do Benfica, o que até parece um sonho.

O nosso ciganito Reyes, descaído na esquerda da área, recebeu o esférico e, de primeira, rematou enviando a bola com estrondo ao poste. Sim, é verdade. Mas quem é que lhe passou a bola, uma bola perdida na direita? Makukula.

Agora, muita atenção!

Nas últimas décadas o Benfica tem sido vítima das mais variadas conspirações.

A penúltima ocorreu em Pequim, quando os árbitros prejudicaram sobremaneira a nossa judoca Telma Monteiro, roubando-lhe uma medalha.

A última está em pleno vigor e trata de nos fazer crer que Makukula é um jogador dispensável pelo Benfica. Que não faz falta. Que não dá uma para a caixa. E porque não tem a carga mística de um Mantorras nem a carga estética de um Nuno Gomes é, obviamente, o avançado a descartar.

Obviamente? O tanas!

Revoltemo-nos, benfiquistas, contra esta conspiração em curso!

Lembrem-se do que chamavam a Brian Dean quando o inglês chegou ao Benfica. Os mestres de coisa nenhuma, inimigos do nosso emblema, chamavam-lhe «porteiro de discoteca». E porquê? Porque o queriam ver pelas costas.

Lembrem-se do que chamavam a Van Hooijdonk quando o holandês chegou ao Benfica. Os inimigos do nosso emblema, mestres de coisa nenhuma, chamavam-lhe «gigantone desengonçado». E porquê? Porque pressentiram o perigo.

É por estas e por outras (conspirações) que nos últimos 17 anos nenhum avançado do Benfica conseguiu conquistar A Bola de Prata. O último foi Rui Águas, na época de 1990/91, com 25 golos. E porquê? Porque tinha ao seu lado um calmeirão sueco chamado Mats Magnussonn, apelidado de Tosco II pelos conspiradores do costume.

Poderão pensar os incautos que este é um panfleto em defesa de Makukula. Na verdade até é. Um bocadinho mas é.

Mas o que é mesmo é um panfleto em defesa de Óscar Cardozo, o paraguaio que chegou na época passada a Luz e logo foi catalogado como «trapalhão» e «barrete», como, certamente, estarão recordados.

No momento presente Cardozo está bem e recomenda-se. Sobreviveu à vaga de descrença e de mal-dizer com que foi recebido na época passada e, em 2007/08, marcou número suficiente de golos para os calar a todos. Nesta pré-época o paraguaio fez três jogos e marcou três golos, o que dá uma média muitíssimo aceitável de um golo por jogo.

É público e notório que o treinador Quique Flores procura outro avançado para jogar ao lado de Cardozo ou para substituir Cardozo quando for preciso. É lá com ele, nessas tácticas não me meto. Flores terá as suas certezas e convicções. Eu não tenho a certeza de nada. Mas tenho a convicção de que se Makukula se for embora vai-nos fazer muita falta em determinadas circunstâncias.

Provavelmente nem será esta uma convicção.

Talvez seja uma superstição.

Fica Makukula!

O nosso treinador Quique Flores também é supersticioso, dizem os jornais. Sinto-me acompanhada.

Só de olhar para o calendário do campeonato, jornada a jornada, dando-me conta de que o FC Porto joga sempre a seguir com a equipa que jogou contra o Benfica, logo temi que os nossos adversários comecem a ser fustigados com cartões vermelhos no período de tempo que vai do 94.º minuto do jogo até à entrada no túnel que dá acesso às cabinas. Mais uma vez, pura superstição.

Não tenho a certeza de nada. Mas tenho a convicção de que se Makukula se for embora vai-nos fazer muita falta em determinadas circunstâncias

esta tudo dito , grande texto desta grande senhora ........
concordo 200 %

Lordlothar

Citação de: NoNickBoy em 11 de Agosto de 2008, 01:28
eu sinceramente tenho gostado do makukula!! parece mt mais motivado!
O0

Gambino

Hahahaha  :2funny:  :2funny: os grande admiradores da Leonor Pinhao que a idolatram e mais nao sei o que e que tao fartos de mandar abaixo o Makukula agora quero ver o que eles vao dizer  :2funny:

Dope

Continuo axar que o Makukula se vier outro avançado pode ir.. pois acredito que a venda dele seja agr ou nunca   :buck2:

Lordlothar

Citação de: Alomaya em 14 de Agosto de 2008, 04:57
Hahahaha  :2funny:  :2funny: os grande admiradores da Leonor Pinhao que a idolatram e mais nao sei o que e que tao fartos de mandar abaixo o Makukula agora quero ver o que eles vao dizer  :2funny:

:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

Gambino

Pronto tas a dizer se vier outro avancado.
Mas a opiniao generalizada era, "Ai o Makukula é um sepo nao sei o que ta a fazer no Benfica " etc etc

Dope

Citação de: Alomaya em 14 de Agosto de 2008, 05:06
Pronto tas a dizer se vier outro avancado.
Mas a opiniao generalizada era, "Ai o Makukula é um sepo nao sei o que ta a fazer no Benfica " etc etc

lool por acaso tb axu que nao é jogador para o Benfica so nao axu que era bom ele ir embora pq dps ficavamos so com o Cardozo e o Nuno Gomes... se vier outro pode ir, e para o ano que vem espero bem que seja a vez do Nuno Gomes  :ashamed:

Agr os defensores do Nuno Gomes vao cair em cima de mim..

Johnny|SLB

Prefiro 1000 vezes ter la este que o Nuno Gomes.. este ao menos chuta para a baliza, vai atras da bola, luta e esforça-se.. Agora venham pai os defensores do jeitoso dizer que ele tem 100 e tal golos bla bla bla ..

Rendufas

Tem razão a leonor...

Elvecchio

Citação de: Referee em 14 de Agosto de 2008, 09:10
Tem razão a leonor...

Apesar de eu achar os textos dela na maioria das vezes muito facciosos e ja ter presenciado posturas em publico muito pouco dignas, concordo com ela a 1000%.
A campanha que a CS fez (em conjunto com outras pessoas dentro do Benfica) para colocar o Makukula na lista de dispensas á frente de outros "senhores", só tem paralelo com as campanhas para na mesma lista colocar o Binya.

scott

Concordo, um jogador com o perfil do Makukula é bastante útil tendo em conta a longa época que se avizinha.

Barão

Há um parágrafo notável neste texto:

"Não é preciso ser-se engenheiro da NASA para compreender, analisar e filosofar sobre aqueles 90 minutos. Por isso mesmo se torna despropositado o tom professoral, científico, iluminado, com que alguns reivindicam o estatuto de mestres de coisa nenhuma e insistem em nos explicar tudo aquilo que, por ser tão óbvio, não necessita de explicação."

Claro que os Rui Santos deste mundo se sentem ofendidos com isto, são mestres de coisa nenhuma mesmo, não dizem nada de nada, esses e os comentadores de TV, e muitos jornaleiros.

Eu critiquei o Mak que vi há meses atrás, que não corria, que não lutava, que não dominava a bola. Se neste último ponto ele está apenas melhor mas não muito (já não domina com a canela embora a bola ainda não cole ao pé), nos outros está completamente diferente; mesmo nos treinos, o Mak tenta sempre, atira-se, vai a todas. Às vezes sem muito jeito, é certo, mas o suficiente para hoje não ter dúvidas; devia ficar!!

Corrosivo

popov

O Makukula sofreu o que muitos sofrem, a adaptação a um clube da grandeza do Benfica, com adeptos exigentes (e ainda bem que o são)...
Mas a verdade é que tem demonstrado nesta pré-época muito mais raça e abnegação do que vimos nos 6 meses que cá passou, na época passada.
Creio que tem as características atléticas, físicas e técnicas, para permanecer no plantel.
É um jogador que será útil, concretamente nos jogos do campeonato que teremos que disputar contra equipas do ferrolho. Mais que o próprio Nuno Gomes.
Agora, se querem ter um plantel de 26 jogadores, que vão buscar o Garcia (mas não por mais de 8 M€) e dispensem o Mantorras e o Edcarlos.

Saudações benfiquistas,
/popov