Escolas de Formação - Tributo ao Prof. Fonte Santa

Guardião

Todos os presentes nom colóquio aplaudiram as ideias do prof pois ele critica a excessiva formatação do jogador jovem e que qualidade e velocidade da tomada de decisão, imprevisibilidade, criatividade, capacidade de sofrimento, fantasia e genialidade são os factores a treinar. Deu alguns exemplos de formas que sustentam estes conceitos e que a excessiva colectivização do jogo por parte dos treinadores que ensinam o jogo leva a que a maioria dos jogadores se transforme em folhas tipo A4 e que o que difere os jogadores uns dos outros é a gramagem...brilhante.
Continuou reafirmando que o treino do passe, recepção, do remate etc, etc, não são um fim em si mesmos mas um meio para atingir um fim e que por isso não devem ser treinados isoladamente e de forma descontextualizada, mas de acordo com a forma de jogar do grupo e indo de encontro á excelencia individual, pois o mais importante é formar jogadores que saibam jogar em equipa mas quando for necessário, saibam resolver problemas que o colectivo coloca. Referiu que para conseguir tudo isto os treinos analíticos não são bem vindos nessa metedologia e que a ciência e o futuro das ciências humanas (psicologia e sociologia) se encarregará de difundir a verdade.
Parabens pela brilhante intervenção PROF FONTE SANTA

Wampyro

Estive tb presente no seminario da FMH e tenho o prazer de já ter falado varias vezes com o Prof. Fonte Santa. Gostei de ver os mais miudos lá presentes a aceitarem as suas ideias e a ficarem maravilhados com a sua sempre bem humorada opinião.

Roderick

Eu ainda tenho 18 anos, joguei 7 na formaçao do Benfica e lembro-me das brincadeiras do mister Fonte Santa, como o truque da moeda que punha a malta toda à nora sem saber como o tinha feito, tambem me lembro de comprimentar o mister Adolfo (antiga gloria do benfica) antes de entrar em campo para treinar, sinto realmente saudades desse tempos, no entanto há o reverso da medalha que por vezes dói, que é o facto do benfica não apostar realmente na sua formação.

zerocool

Paco Nassa

zerocool

Citação de: Paco Nassa em 03 de Fevereiro de 2012, 15:18
Citação de: zerocool em 03 de Fevereiro de 2012, 12:37
Que é feito do Prof. Fonte Santa?

Penso que está nas EFGB do Estádio da Luz.
Já não está ligado aos escalões de infantis e benjamins?