Juvenis A - 2ª Fase: Vitória Setúbal 2-1 Benfica (Crónica e Fotos)

andre_04_SLB

Grande domingo de futebol, com Iniciados A e Juvenis A a terem dois jogos de capital importância nas suas aspirações de atingir o mais rapidamente possível o bilhete para as respectivas fases finais. Os Juvenis iam a Setúbal, à Várzea, um campo sempre muito complicado, não só pela habitual qualidade das equipas do Vitória, como à pressão dos adeptos e ao curto terreno de jogo encontrado. Depois da goleada imposta ao São Roque na primeira jornada, os «encarnados» tinham um desafio não decisivo, mas bastante importante. Em caso de vitória, praticamente eliminavam das contas para a fase seguinte o Vitória de Setúbal – que perdeu na primeira jornada com o Corroios que hoje empatou com o São Roque – e garantia, praticamente, uma luta a dois, já com decisão à vista na semana seguinte, com a recepção ao Corroios.

O técnico João Couto apostou naquele que tem sido o seu habitual sistema dos últimos desafios, um 4-4-2 clássico a desdobrar-se em 4-3-3, sendo as principais novidades o regresso de André Campos – depois de lesão – e a titularidade do Lateral Esquerdo sub-16 André Dias, posicionando-se dessa forma o polivalente Pedro Ferreira como Lateral Direito <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2644_modulo_jogos">(ver caixa).</a>


Abdel Vieira perseguído por um adversário

Pedro Gomes carregou o Vitória

Manhã de sol, com óptimas condições para um bom desafio de futebol, com o relvado da Várzea a encontrar-se em bom estado. Quis o destino que os ex-benfiquistas Pedro Gomes e Sérgio Rita encontrassem a sua antiga equipa nesta 2ª fase e ambos foram titulares, jogando como os elementos mais adiantados da equipa «setubalense». E foi logo a abrir que se começaram a desenrolar os contornos do desafio. Primeiro minuto, ressalto a meio-campo com o esférico a sobrar para o contra-ataque conduzido por Pedro Gomes. Em boa posição, enfrentou o um para um com o capitão «encarnado» André Campos, conseguindo ultrapassar o seu adversário e atirando cruzado, na cara do guardião Fábio Pereira, para o primeiro golo da partida.

Má forma de abrir o desafio por parte do Benfica. A equipa sentiu o golo madrugador e enfrentou algumas dificuldades na construção de jogo ofensivo, sobretudo na profundidade que faltou ao futebol «encarnado», sobretudo, durante a primeira metade. O Vitória apostou numa estratégia de contra-ataque, jogando com uma defesa de 4 e um libero, o capitão Arsénio, 3 médios defensivos e dois avançados. Em mais um lance de contra-ataque conduzido por Pedro Gomes, o jogador caseiro arrancou pela esquerda, endossando o esférico para Tiago Trabuco que com tudo para fazer melhor, atirou ao lado da baliza de Fábio Pereira.


Toumany Sambú à procura de devolver o esférico

Lassana Camará ia levando o Benfica para a frente...

Marcava o relógio para os primeiros dez minutos quando o Benfica atingiu, pela primeira vez, a baliza visitante. Foi Abdel Vieira num remate rasteiro a atirar colocado para defesa tranquila do guardião setubalense. Os «encarnados» demoravam a conseguir criar lances de efectivo perigo, com o Setúbal a adoptar uma estratégia difícil de ultrapassar. Meio-campo defensivo muito povoado, ao qual o Benfica tentou responder com lançamentos nas costas da defesa vitoriana, estando o tal libero, Arsénio, em destaque pelos inúmeros cortes que efectuou. Foi esperar até aos 25 minutos para as «águias» passarem a exercer um efectivo domínio do desafio. Ruben Pinto, até então apagado, fugiu pela esquerda, cruzando perigoso para Nelson Oliveira que cabeceou ao lado.

O melhor jogador do Benfica durante todo o jogo deu pelo nome de Lassana Camará e acabaria por ser dos pés do grande talento (agora português) que os «encarnados» ambicionavam alcançar o golo. Um minuto depois da cabeçada ao lado de Nelson Oliveira, Lassana Camará pegou no esférico a meio-campo, deambulou por entre dois adversários e rematou muito perigoso, ao lado da baliza visitante. 33 minutos, novamente Saná a criar perigo, em novo remate para fora.


O imparável Lassana Camará

Vitória faz o segundo

No reatamento, esperava-se um Benfica diferente, um pouco à imagem do que tem acontecido ao longo da temporada. Ainda assim, foi o Setúbal que procurou atingir cedo o segundo golo. Primeiro foi Pedro Gomes a fugir pela esquerda, rematando cruzado ao lado da baliza de Fábio Pereira. O treinador João Couto sentiu-se na necessidade de procurar alterar algo e acabou por retirar de campo, aos 50 minutos, Silvério Camará e Abdel Vieira, e lançar André Delfino e Adul.

Excelente visão de jogo, que acabou por trazer maior profundidade ao jogo ofensivo do Benfica, na tentativa de alargar e desposicionar a zona de pressing dos setubalenses. Ainda assim, esta nova estratégia acabaria por sofrer um rude golpe três minutos volvidos, quando Sérgio Rita se isolou e fez um destemido chapéu a Fábio Pereira, aumentando a contagem para dois a zero. Entrou mais forte o Setúbal, respondeu bem o Benfica, mostrando boa atitude numa incansável procura pelos golos que tardavam em aparecer.


Adul joga na frente

Insistência final não resulta em golos

Depois de uma primeira parte algo inibida, Ruben Pinto apareceu, primeiro num pontapé livre ao segundo poste com André Campos a atirar por cima, depois num passe longo que obrigou a uma saída em falso do guarda-redes do Vitória, sobrando o esférico para Adul que colocou na área e Toumany Sambú, com tudo para fazer o golo, atirou ao lado. Azar para o avançado senegalês. O Benfica estava mais forte, mas tinha claras dificuldades na zona de finalização, umas vezes por manifesto azar – como na seguinte jogada de golo -, outras por ineficácia, como novamente Toumany com tudo para fazer o golo, no seguimento de um cruzamento de Adul de onde a bola veio, num remate fortíssimo ao poste de Nelson Oliveira.

O Benfica estava em cima, conseguindo em tempo de desconto o golo da consolação, numa grande penalidade cobrada por Nelson Oliveira, em grande penalidade conseguida por Adul, que deixou dúvidas e bastantes protestos nos caseiros. Contra todas as adversidades, o Benfica esteve sempre com uma grande atitude na procura do golo, saindo o Vitória com os três pontos que premeiam a forma adulta como abordou o jogo, numa estratégia bem montada. O Benfica não foi o Benfica de outros jogos, ainda assim, salvou-se a mentalidade e garra dos jogadores.


Ruben Pinto procura o desequilíbrio

Apreciação Individual:

Fábio Pereira (6) – Não teve responsabilidade directa no primeiro golo, podendo ter feito um pouco melhor no segundo. Ainda assim foi seguro como habitual.

Pedro Ferreira (6) – Teve um adversário difícil pela frente (Pedro Gomes) mas passou no teste, em mais uma posição que não é a sua natural. Atitude, empenho, exibição positiva.

André Campos (6) – Exibição positiva, no regresso da lesão, sobretudo na segunda parte. Eficaz, destemido, acabou por acusar alguma falta de ritmo no lance do primeiro golo. Confiança!

Roderick Miranda (6) – Fez um jogo sem grandes dificuldades, seguro a defender, forte a sair a jogar.

André Dias (7) – Bom jogo. Já tinha mostrado bons apontamentos em ocasiões anteriores. Hoje foi bastante forte a oferecer profundidade ao flanco esquerdo, também importante em lances de bola parada.

Abdel Vieira (7) – Fez uma boa primeira parte, forte nas transições, com garra e eficaz nas recuperações de bola. Saiu numa altura que era necessário maior fulgor ofensivo.

Ruben Pinto (6) – Não foi o Ruben de outros encontros, ainda assim melhorou na segunda metade. Muita atitude, grande empenho nos últimos minutos.

Lassana Camará (8) – Grande jogo, todos ficaram mais uma vez rendidos ao seu futebol. Fantástico na ocupação de espaços, muito forte nas transições, boa técnica. Foi o grande impulsionador do jogo ofensivo do Benfica.

Toumany Sambú (6) – Foi o elemento em maior destaque do sector ofensivo, pelas oportunidades que criou, mas acabou por falhar na finalização, onde habitualmente costuma ser letal. A equipa precisa dele na sua melhor forma!

Silvério Camará (5) – Não esteve bem. Falhou algumas bolas, não conseguiu construir jogo nem aparecer em zonas de finalização.

Nelson Oliveira (6) – Não fez um jogo à Nelson. Batalhou muito mas teve algumas dificuldades na criação de espaços. Muito marcado, com pouco tempo para decidir, acabou por fazer o golo e enviar outra bola ao poste.


Toumany Sambú e Lassana Camará nas alturas

Suplentes:

André Delfino (6) – Entrou bem, a oferecer linhas de passe.

Adul (7) – Ganhou uma grande penalidade, mostrou a habitual qualidade no passe curto e criação de espaços. Foi um dos responsáveis pela equipa ter maior profundidade no seu futebol e consequente capacidade para criar melhores lances de golo.

Diogo Figueiras (6) – Jogou como Lateral, a subir sempre que podia pelo flanco. Não teve tempo para grandes lances.

<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2644">Vote Aqui!</a>

Classificação:



Reportagem André Sabino, Serbenfiquista.com.


TBCoentrao16


e la vamos nos começar a ganhar!

eu acredito! E voces, putos?

andre_04_SLB

Alguém que seja de Setúbal, ou que viva lá perto, que conheça, peço o favor de enviar a morada do Complexo Desportivo da Várzea.

Um abraço

TBCoentrao16

Citação de: andre_DV04_SLB em 06 de Abril de 2008, 01:15
Alguém que seja de Setúbal, ou que viva lá perto, que conheça, peço o favor de enviar a morada do Complexo Desportivo da Várzea.

Um abraço

se for um pelado onde é a escola do Quinito eu sei explicar-te

Imperador04


andre_04_SLB

Citação de: TBCoentrao16 em 06 de Abril de 2008, 01:21
Citação de: andre_DV04_SLB em 06 de Abril de 2008, 01:15
Alguém que seja de Setúbal, ou que viva lá perto, que conheça, peço o favor de enviar a morada do Complexo Desportivo da Várzea.

Um abraço

se for um pelado onde é a escola do Quinito eu sei explicar-te

Esse é o Farelhão. Onde será este encontro é na Várzea, no campo relvado, junto ao campo dos Pelezinhos. Mas já lá fui e penso que lá consigo ir dar novamente.

Um abraço


Miguelg

Citação de: andre_DV04_SLB em 06 de Abril de 2008, 09:35
Citação de: TBCoentrao16 em 06 de Abril de 2008, 01:21
Citação de: andre_DV04_SLB em 06 de Abril de 2008, 01:15
Alguém que seja de Setúbal, ou que viva lá perto, que conheça, peço o favor de enviar a morada do Complexo Desportivo da Várzea.

Um abraço

se for um pelado onde é a escola do Quinito eu sei explicar-te

Já sabes onde é?

Esse é o Farelhão. Onde será este encontro é na Várzea, no campo relvado, junto ao campo dos Pelezinhos. Mas já lá fui e penso que lá consigo ir dar novamente.

Um abraço

Omnic

A nossa equipa vai jogar com o seguinte onze titular:

Fábio Pereira
Pedro Ferreira
Roderick Miranda
André Campos
André Dias
Abdel Vieira
Toumany Sambu
Ruben Pinto
Nelson Oliveira
Lassana Camara
Silvério Camara

            Informação de André Sabino

JM21


Omnic

Na equipa de Setúbal, Pedro Gomes e Sérgio Rita são titulares...

        Informação de André Sabino



Omnic

Ao 1º minuto de jogo, Pedro Gomes marca para o Vitória...

Vitória de Setúbal 1 - 0 Benfica


        Informação de André Sabino