Ruben Amorim

Médio, 39 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2008-2011, 2013-2015), 154 jogos (8638 minutos), 6 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Bethoven

Este clube há de um dia ser refundado, e vão ser gajos como este, o Bernardo, Nuno Gomes, Vitor Paneira, Noronha, Benitez que junto ao que restar dos seus adeptos o vão recuperar.

Sei lá quanto tempo isso vai demorar.

Edgar_SLB

Citação de: RML em 03 de Dezembro de 2024, 22:33
Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 22:29
Citação de: Saveloy em 03 de Dezembro de 2024, 21:49
Citação de: |OnE| em 03 de Dezembro de 2024, 21:34
Citação de: Saveloy em 03 de Dezembro de 2024, 21:18
Citação de: |OnE| em 03 de Dezembro de 2024, 21:16Ele não disse que queria controlo total das camadas jovens.
Disse que no Benfica não há controlo total nas camadas jovens.

Tanto que diz como até elabora "that was important for me (...) the manager has to have full control".
Da equipa dele.
Ou alguém acha que o gajo que era nomeado para o comando da terceira equipa sénior é que ia mandar nas camadas jovens todas? ;D

Fui ouvir outra vez e realmente pode ter dito que nas camadas jovens não se tem o tal controlo total, é verdade.

De qualquer forma não foi assim que foi reportado e aqui muita gente está a defender precisamente isso, de mandar nas camadas jovens todas, és a primeira pessoa que leio a destacar que não foi isso que ele disse.

A questão é que controlo é que não tem, não quer que lhe imponham jogadores ou recusa-se a perder jogadores para a B e a A? Há coisas razoáveis, outras nem tanto.
A formação do Benfica tem um modelo de jogo enraizado. Um sistema de jogo pré-definido em todos os escalões de formação. Sub23 e equipa B inclusive. Aos treinadores destes escalões não é permitido, por ideologia, trocar o sistema de jogo. O Ruben gosta de jogar com 3 atrás. Isto na formação do Benfica não era possível. No Braga se calhar já podia ter mais liberdade para criar o seu modelo de jogo. Enquanto no Benfica isso estava fora de hipótese.
o que está errado se assim for, uma coisa são as dinâmicas da equipa e o comportamento dos jogadores em determinadas situações de jogo, agora se o Ruben Amorim quisesse meter um esquema de 3 centrais não vejo qual é o problema
O modelo de jogo e o sistema estão intimamente ligados. É impossível ter o mesmo modelo de jogo com sistemas diferentes. Desde logo porque as características dos jogadores em determinadas posições são específicas. Ora se andamos a formar para jogar em 433 durante muitos anos, seria contraprudecente para a formação dos miúdos alterar a forma como sempre jogaram desde bem cedo.

Edgar_SLB

Citação de: Velazquez em 03 de Dezembro de 2024, 23:19Como é, a equipa sub-23 está abaixo dos juniores? Está boa essa
No modelo de formação do Benfica está. E vê-se isso facilmente pela forma como são geridas as fases finais onde todos os melhores jogadores descem aos seus escalões para disputar os títulos de campeão nacional.
Os sub23 são uma forma de dar competição sénior aos miúdos com mais potencial do seixal. Sejam eles juniores ou iniciados.

SabrosaKing

Citação de: Edgar_SLB em Hoje às 09:30
Citação de: Velazquez em 03 de Dezembro de 2024, 23:19Como é, a equipa sub-23 está abaixo dos juniores? Está boa essa
No modelo de formação do Benfica está. E vê-se isso facilmente pela forma como são geridas as fases finais onde todos os melhores jogadores descem aos seus escalões para disputar os títulos de campeão nacional.
Youth League...

RML

Citação de: Edgar_SLB em Hoje às 09:28
Citação de: |OnE| em 03 de Dezembro de 2024, 21:16Ele não disse que queria controlo total das camadas jovens.

Tanto que diz como até elabora "that was important for me (...) the manager has to have full control".
Da equipa dele.
Ou alguém acha que o gajo que era nomeado para o comando da terceira equipa sénior é que ia mandar nas camadas jovens todas? ;D

Fui ouvir outra vez e realmente pode ter dito que nas camadas jovens não se tem o tal controlo total, é verdade.

De qualquer forma não foi assim que foi reportado e aqui muita gente está a defender precisamente isso, de mandar nas camadas jovens todas, és a primeira pessoa que leio a destacar que não foi isso que ele disse.

A questão é que controlo é que não tem, não quer que lhe imponham jogadores ou recusa-se a perder jogadores para a B e a A? Há coisas razoáveis, outras nem tanto.
A formação do Benfica tem um modelo de jogo enraizado. Um sistema de jogo pré-definido em todos os escalões de formação. Sub23 e equipa B inclusive. Aos treinadores destes escalões não é permitido, por ideologia, trocar o sistema de jogo. O Ruben gosta de jogar com 3 atrás. Isto na formação do Benfica não era possível. No Braga se calhar já podia ter mais liberdade para criar o seu modelo de jogo. Enquanto no Benfica isso estava fora de hipótese.
o que está errado se assim for, uma coisa são as dinâmicas da equipa e o comportamento dos jogadores em determinadas situações de jogo, agora se o Ruben Amorim quisesse meter um esquema de 3 centrais não vejo qual é o problema
O modelo de jogo e o sistema estão intimamente ligados. É impossível ter o mesmo modelo de jogo com sistemas diferentes. Desde logo porque as características dos jogadores em determinadas posições são específicas. Ora se andamos a formar para jogar em 433 durante muitos anos, seria contraprudecente para a formação dos miúdos alterar a forma como sempre jogaram desde bem cedo.
ele ia para os sub-23 os jogadores que integram essa equipa têm que ter capacidade para jogar num sistema diferente pois podem ser chamados a equipa principal

Edgar_SLB

Citação de: RML em Hoje às 10:16
Citação de: Edgar_SLB em Hoje às 09:28

Da equipa dele.

ele ia para os sub-23 os jogadores que integram essa equipa têm que ter capacidade para jogar num sistema diferente pois podem ser chamados a equipa principal
Não é esse o modelo de formação do Benfica. O Benfica não dá liberdade aos treinadores para terem o seu modelo de jogo. É tudo igual desde a base até à equipa B. Semelhante ao que acontece noutros clubes formadores do mundo.

nightcrowler

Citação de: 2fenix2die em 03 de Dezembro de 2024, 21:53

O que ele disse, é que no Benfica quem manda é o Mendes, ou interesses de empresários, só não vê quem não quer.

O Ruben é um gajo super inteligente, e sabia muito bem como funcionava aquilo, por isso é que bastou uma reunião, para perceber que continuava tudo a mesma merda, e que nunca podia ser treinador no Benfica, porque não lhe iam deixar escolher jogadores baseados na performance, mas sim no empresário, e isso ele não come.

sou insuspeito de gostar da direcção. desta ou da anterior. aliás, basta ver o meu histórico. e não depreendo nada do que dizem do Mendes e não sei que mais.

o Amorim NÃO É nem pretendeu nunca ser um treinador da formação. não tem esse perfil nem quer ter.

imaginem que o Amorim pegava nos sub23 e começava a jogar em 3-5-2, com 2 canhotos a jogar na direita. fazia algum sentido, quando os sub23 na prática é um hub entre juniores e equipa B? qual seria a lógica disso?
e não faz sentido que jogadores dos sub23 possam descer aos juniores para por exemplo jogarem na youth league, ou subirem à equipa B em função de momentos de forma ou lesões ou até de chamadas à equipa A?

não tapem o sol com a peneira. nos sub23 e na equipa B, estamos a trabalhar bem. aliás, há anos que não via tanto jogador com potencial a ter minutos em ambas as equipas, tal como nos juniores. e isso implica necessariamente que equipa B, sub23 e juniores sejam vistas como um conjunto, uma plataforma de desenvolvimento de jogadores, com possibilidade de iteracções entre elas. e para o Amorim, que se via como um treinador de uma equipa só, não poderia aceitar. simples.

o Amorim no Benfica só poderia servir para a equipa A, ou para a equipa B no limite. abaixo não daria, porque abaixo tem que ser para treinador de formação. não vejo o que tem a ver com o Mendes ou com o diabo.

aliás, nem entendo o que pode ter a ver com o Nuno Gomes, que saiu porque foi um homem, porque tinha um cargo e quiseram encostá-lo. não tem nada a ver com a situação do Amorim.

Fenómeno

Nem é por ser Benfiquista...

Todo o Ruben em si, respira mistica e valores do Benfica de antigamente.

É uma forma de estar, nós reconhecemos logo...é do mesmo material de Nuno Gomes ou, mais recentemente, Bernardo Silva.

Todos os benfiquistas conheciam o Ruben pelas suas brincadeiras e pela sua personalidade. Ele ter conseguido afirmar-se como treinador com este perfil é que é fascinante.

Espero que dê certo no United.

Red skin

Citação de: OclassicoNº10 em 03 de Dezembro de 2024, 11:34É o sonho do homem vir treinar o Benfica e irá acontecer um dia.
Acho que se o Rubo estivesse a treinar o Benfica, tb teria saído para o ManU. Não vamos confundir as coisas, o top do futebol está em Inglaterra e, vá, tb em Espanha, mas num patamar abaixo.

Portanto, o sonho é relativo. O outro tb estava na cadeira de sonho e bazou... agora é presidente.

Sempreparasemprebenfica

O que o Amorim disse foi:

"Eu queria muito ir para o Benfica. Era o meu sonho. Mas aquilo é negociatas desde as escolhinhas até aos seniores... Não ia mandar nada ali. Não sou pau mandado. Queria trabalhar para o meu Benfica ganhar e não para os que estão a volta ganharem a custa do Benfica"

franciscoafonso

Citação de: Sempreparasemprebenfica em Hoje às 11:56O que o Amorim disse foi:

"Eu queria muito ir para o Benfica. Era o meu sonho. Mas aquilo é negociatas desde as escolhinhas até aos seniores... Não ia mandar nada ali. Não sou pau mandado. Queria trabalhar para o meu Benfica ganhar e não para os que estão a volta ganharem a custa do Benfica"
Muito gostam vocês de evangelizar. Meu Deus. O que o Rúben diz é claro. Há uma estrutura que, a bem ou a mal, manda no modelo de jogo da formação e ele não queria isso.

O que não invalida que existam negociatas com Mendes pelo caminho. Como também bastante da ascensão do Amorim se deve ao cunhado que tem. Faz parte do jogo e ninguém tem clean sheet nesta indústria. Os que têm provavelmente nunca saíram do campeonato nacional.

paalexg

A falta de controlo que ele fala tem que ver claramente com o facto de que a equipa sub-23 estava e está subordinada a outras. Aliás, até abaixo dos sub-19 está quando há Youth League.

Ele ainda antes de ser treinador já dizia que não queria ser um treinador de formação, só de séniores (podcast do Unas, lá para 2017 ou 2018). Logicamente que, mesmo competindo numa liga sénior, uma equipa que não é mais que um escalão adicional da formação não seria nunca do seu agrado, ainda mais com a orgânica que temos.

SousaLB

Citação de: franciscoafonso em Hoje às 12:01
Citação de: Sempreparasemprebenfica em Hoje às 11:56O que o Amorim disse foi:

Muito gostam vocês de evangelizar. Meu Deus. O que o Rúben diz é claro. Há uma estrutura que, a bem ou a mal, manda no modelo de jogo da formação e ele não queria isso.

O que não invalida que existam negociatas com Mendes pelo caminho. Como também bastante da ascensão do Amorim se deve ao cunhado que tem. Faz parte do jogo e ninguém tem clean sheet nesta indústria. Os que têm provavelmente nunca saíram do campeonato nacional.
É cansativo. "Rúben, o Deus".

Faz lembrar os lagartos com o Brunão. Mas esse pelo menos estava no clube deles.

SousaLB

Citação de: Bethoven em Hoje às 08:49Este clube há de um dia ser refundado, e vão ser gajos como este, o Bernardo, Nuno Gomes, Vitor Paneira, Noronha, Benitez que junto ao que restar dos seus adeptos o vão recuperar.

Coitadinho do Amorim ao lado do Nuno Gomes ou do Paneira...

cernache1

Citação de: Bethoven em Hoje às 08:49Este clube há de um dia ser refundado, e vão ser gajos como este, o Bernardo, Nuno Gomes, Vitor Paneira, Noronha, Benitez que junto ao que restar dos seus adeptos o vão recuperar.

Dessa lista, só dispensava o primeiro.