Iniciados A: Benfica 1-0 Porto (Crónica, Fotos e Entrevistas)

andre_04_SLB

E foi numa manhã de muita chuva que o Benfica recebeu o Porto na Caixa Futebol Campus para disputar a 2ª Jornada da Fase Final do Nacional de Iniciados. Frente a frente, os dois primeiros classificados da prova, com os «encarnados» a obterem uma excelente vitória em Guimarães 0-3, ao passo que o Porto recebeu e bateu o Sporting por 1-0 no Olival.

A chuva que pairou durante toda a manhã acabou por dar descanso aos atletas e desaparecer durante os 70 minutos do desafio. O empate para o Porto seria um resultado excepcional, e foi a pensar nessa mesma estratégia que os «azuis e brancos» entraram em campo, comandados por João Brandão com Capucho como adjunto. Igor Rocha foi o Guarda-Redes; O quarteto defensivo foi composto por Ruben Teixeira, Tiago Ferreira, André Teixeira e Gil Santos, como Lateral Esquerdo; Novais e Tozé foram os elementos interiores do trio a meio-campo, jogando um tridente mais à frente (Catarino sobre a direita, Alex a descair na esquerda e Júlio ao centro) no apoio próximo ao ponta-de-lança Lupeta.

O técnico Bruno Lage apostou na mesma base de toda a época, sendo as principais novidades no onze que defrontou o Guimarães as inclusões de Pedro Dias, numa tentativa de obter maior profundidade em termos ofensivos, e a aposta em Miguel Herlein que tem registado uma evolução muito positiva ao longo da temporada <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2744_modulo_jogos">(ver caixa).</a>

Resultado pecou por escasso ao intervalo

O Benfica entrou bem no jogo, à procura do primeiro golo. Foi aos 5 minutos que surgiu o primeiro lance de perigo, numa tentativa de Marco Grilo surpreender o guardião portista, com o remate a sair, no entanto, um pouco por cima. O Porto adoptou uma estratégia muito defensiva e o Benfica conseguiu impedir durante grande parte da primeira metade as saídas para o contra-ataque que vieram certamente preparados do norte do país.


Sancidino Silva disputa a bola com um adversário

Só dava Benfica e foi novamente Marco Grilo a criar perigo num remate rasteiro ao lado (já depois de Bakary ter isolado Sancidino e este último não ter conseguido desfeitear o guarda-redes dos «dragões»). 6 minutos volvidos, apontava o relógio para os 20 minutos, Bakary, de costas para a baliza, endossou o esférico para Sancidino Silva que numa boa rotação tirou um defensor contrário do lance e tentou visar a baliza, com o remate a sair muito perto do golo.

O desafio era do Benfica e seria uma questão de tempo até chegar o primeiro momento de festa. Chegou mesmo, aos 27 minutos, com Bakary a trabalhar bem junto á área e a desferir um remate indefensável, abrindo o marcador. 1-0 para o Benfica. Até à meia hora só deu Benfica, com Toni Sá a começar-se a destacar e a fazer mais um remate para defesa apertada de Igor Rocha, mas o Porto acabaria por ter uma excelente ocasião para empatar, num belo remate de Tozé, com Ângelo Martins a efectuar uma grande intervenção.

Benfica com tudo para matar o desafio

Ao intervalo, duas substituições, uma para cada lado. No Benfica saiu Pedro Dias, entrou Gonçalo Dias, numa tentativa de obter maior posse de bola e controle do meio-campo, com o Porto a retirar Novais, o seu trinco, e a colocar Fábio, juntando-se a Lupeta na frente de ataque.


Toni Sá no meio de dois adversários

O Benfica voltou a entrar mais forte a dispor de algumas belíssimas ocasiões para aumentar a vantagem. 38 minutos, excelente lance de Toni Sá pela esquerda, cruzou ao segundo poste para Sancidino Silva que, com tudo para o golo, atirou ao lado. Remediou na jogada seguinte, a aguentar o choque e a passar por dois adversários, cruzando muito bem ao segundo poste, não chegando Bakary, sobrando o esférico para Miguel Herlein que atirou para o golo, e como por capricho, o esférico bateu em Bakary e saiu pela linha de fundo.

Foi então que o Porto começou a controlar o jogo, muito pela subida de produção do seu médio Tozé e do Extremo Catarino. Este último, aos 47', numa tentativa de longe atirou o esférico à barra. O Benfica, dois minutos volvidos, respondeu, Toni Sá tem novo excelente lance, deixou em Sancidino Silva que em excelente posição não conseguiu o golo, bela defesa do guardião do Porto. O Benfica teve novo lance de golo pouco tempo depois, num cabeceamento de Bakary por cima, na sequência de um canto apontado por Rui Silva (que entretanto rendeu Miguel Herlein). O mesmo Bakary teve tudo para decidir o jogo, mas o chapéu saiu curto, permitindo o corte de André Teixeira.

«Dragões» pressionaram imenso

O Porto estava mais pressionante e o Benfica perdeu o controle do jogo a meio-campo. Os «azuis e brancos», apesar das muitas tentativas e de estarem por cima no desafio, nunca conseguiram assustar o guardião Ângelo Martins, com o Benfica a realizar dez minutos finais de algum sofrimento, mais consentidos do que propriamente por mérito do Porto.


Rui Silva passa um adversário em drible

O desafio terminaria com o árbitro a mostrar três cartões nos instantes finais, numa vitória justa da melhor equipa em campo. O resultado pecou por escasso, mas, sobretudo pela segunda parte que o Porto fez, onde apesar de tudo o Benfica tivesse tido as melhores ocasiões, é melhor o resultado do que a exibição, sendo a vitória um bom prémio para os «encarnados».

Apreciação Individual:

Ângelo Martins (7) – Fez um jogo sem problemas, nas vezes que o Porto visou a sua baliza correspondeu com boas defesas. Tem de brincar menos quando vai chamando os adversários. Hoje poderia-lhe ter custado caro, mas remediou bem.

Pedro Almeida (7) – Esteve menos exuberante a nível ofensivo do que em outras ocasiões. Ainda assim, imperial a defender, com o mesmo empenho e garra de sempre.

Fábio Leite (8) – Hoje foi o melhor do sector defensivo. Está com muita confiança e isso nota-se no seu futebol. Muito forte no «tackle», com muita garra, foi ele o marcador directo do fortíssimo (fisicamente) Lupeta. Belo jogo.

João Santos (7) – Também ele muito bem nas dobras e a ler o jogo, tem um futebol menos incisivo e vistoso do que o seu companheiro de sector, mas ainda assim com elevados índices de qualidade e certeza.

Bruno Gaspar (7) – Está novamente como Lateral Esquerdo, onde demonstra os atributos de sempre. Segurança, eficácia, muita qualidade. Bom jogo.

Marco Grilo (7) – Fez uma boa primeira parte, caiu um pouco na segunda. Forte no preenchimento de espaços, procurou surpreender o guardião do Porto por algumas ocasiões.

Pedro Dias (6) – Acabou por estar algo apagado, não se conseguindo impor nos lances ofensivos. Saiu ao intervalo.

Toni Sá (8) – É hoje o melhor em campo. Uma primeira parte algo presa, mas num segundo tempo de grande qualidade, onde todos os lances de golo saíram dos seus pés. Com mais liberdade de movimentos a nível ofensivo, esteve excelente no capítulo técnico e da movimentação.

Miguel Herlein (7) – Foi dos melhores na primeira parte, com excelentes pormenores de incursão pelo flanco direito. Caiu fisicamente na etapa complementar e isso reflectiu-se no seu rendimento.

Sancidino Silva (7) – Alternou o excelente com o mau. Muito forte em alguns momentos, desinspirado na finalização, sempre que chamado a intervir. Levantar a cabeça, é um grande jogador e dias menos bons todos têm.

Bakary (8) – Excelente jogo, a par de Toni Sá e Fábio Leite o melhor em campo. Muito forte nas tabelas e nos lances de entendimento com os companheiros, marcou um bom golo, movimentou-se muito bem no ataque.

Suplentes:

Gonçalo Dias (7) – Entrou bem. Deu maior capacidade de posse de bola à equipa, mais segurança a nível defensivo.

Rui Silva (7) – Está a sofrer com a impaciência (ridícula) dos adeptos para com ele. Procurou ter a bola – numa altura em que tinha mesmo de o fazer.

<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2744">Vote Aqui!</a>


Alex com a bola, Pedro Almeida e Gonçalo Dias na perseguição

Flash-Interview com o Mister Bruno Lage:

"Acaba por ser melhor o resultado do que propriamente a exibição. Fizemos uma primeira parte muito boa, onde pressionámos, não deixámos o Porto jogar, onde criámos várias oportunidades de golo e penso que o resultado ao intervalo era algo escasso. A segunda parte foi um pouco diferente, penso que acusámos a ansiedade de estar a jogar em casa, e um pouco o facto de estar a jogar ao Domingo e à Quinta, mas o Porto foi superior, condicionou o nosso jogo. Nós não conseguimos ter a bola, tivemos dificuldade nas transições, perdemos muito a bola e não aproveitámos os espaços que o Porto nos foi dando. Penso ainda assim que tivemos melhores ocasiões de golo do que o Porto nesse período. Eles foram melhores na segunda parte. Mas lá está, nós marcámos e penso que acaba por ser um resultado justo."

As perspectivas dos adeptos são de que o próximo jogo em Alcochete pode ser muito importante no caminho do título...

"E é. Antes de responder a essa questão, perceber que temos de pensar jogo a jogo. Estamos a disputar um campeonato de Iniciados, parece que estamos a jogar num campeonato de profissionais. As pessoas esquecem-se que estes miúdos têm escola, estão no 3º período, que é fundamental, onde precisam de estudar, e vamos fazer uma Fase Final com os jogos a disputarem-se em 3 semanas. Não há respeito pelos miúdos e por aquilo que se fez durante a 1ª e 2ª Fase, onde parámos duas semanas e fazemos agora a Fase Final num curtíssimo espaço de tempo. Mas isso é igual para todos, nós estamos na frente, temos 6 pontos, vamos procurar atingir o maior número possível de pontos para atingir os nossos objectivos que é vencer e acabar em primeiro lugar!"

Flash-Interview com o capitão Pedro Almeida:

"Foi um bom jogo, estivemos melhor na primeira parte do que na segunda, onde devíamos ter tido mais posse de bola mas o Porto também tem mérito por não o ter permitido. Mas penso que na primeira e sobretudo no início da 2ª tivemos boas oportunidades para matar logo o jogo. Para o jogo com o Sporting vamos tentar sempre ganhar, como temos vindo a fazer até aqui. Vamos procurar atingir os nossos objectivos o mais cedo possível. A nossa evolução tem sido muito boa, tanto colectiva como individualmente, por isso vamos procurar ganhar."

André Sabino, Serbenfiquista.com.


Calvinehobbes



KRF

Vamos lá ganhar aos Porkos porque é desde pequenino que se come porko..

:slb2:

Bekambol

                               Força Benfica.!!!!
                                      :slb2:

Red skin


sedinha

Será que vamos ter informações em directo? :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb:

pint0


limacosta

E para masacrar. lol Q seja um bom jogo e q ganhemos por um diferenca de golos consideravel.
slb 4ever.

sedinha


Brave Heart

O Porto tem um ponta de lança negro que FODASSE, nunca tinha visto nada igual!  :estrelas: :estrelas:
Parece um senior!

Red skin

Citação de: Brave Heart em 22 de Maio de 2008, 11:08
O Porto tem um ponta de lança negro que FODASSE, nunca tinha visto nada igual!  :estrelas: :estrelas:
Parece um senior!

Lembro-me de o ver em Linda-a-velha, onde jogou descaído para a esquerda... n mostrou grande coisa...

pedroslb78

Sport Lisboa e Benfica: 1 - Ângelo Martins, 2 - Pedro Almeida (Capitão), 3 - Fábio Leite, 4 - João Santos, 5 - Bruno Gaspar, 6 - Marco Grilo, 7 - Miguel Herlein, 8 - Toni Sá, 9 - Pape Bakary, 10 - Pedro Dias, 11 - Sancidino Silva.

Suplentes: 12 - Hernani Abreu, 13 - Daniel Martins, 14 - Gerson Fidalgo, 15 - Gonçalo Dias, 16 - José Henrique, 17 - Rui Silva, 18 - Martim Águas.


Informação da "concorrencia"

george 20

Citação de: pedroslb78 em 22 de Maio de 2008, 11:11
Sport Lisboa e Benfica: 1 - Ângelo Martins, 2 - Pedro Almeida (Capitão), 3 - Fábio Leite, 4 - João Santos, 5 - Bruno Gaspar, 6 - Marco Grilo, 7 - Miguel Herlein, 8 - Toni Sá, 9 - Pape Bakary, 10 - Pedro Dias, 11 - Sancidino Silva.

Suplentes: 12 - Hernani Abreu, 13 - Daniel Martins, 14 - Gerson Fidalgo, 15 - Gonçalo Dias, 16 - José Henrique, 17 - Rui Silva, 18 - Martim Águas.


Informação da "concorrencia"


:2funny: :2funny: :2funny: essa tá boa  :2funny: até é boa ideia já que eles nao merecem que lhe seja mencionado o nome  ;D