José Torres, o Bom Gigante

Avançado, (1938-09-08 - 2010-09-03),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1959-1971), 264 jogos (22107 minutos), 241 golos

Títulos: Campeonato Nacional (9), Taça de Portugal (4), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

hugo1904

Partiu há três anos. Se fosse vivo, completaria ontem 75 anos. José Torres, o "Bom Gigante".

Darkboy

Uma pena não ter feito nenhum jogo no bicampeonato europeu. Afirmou-se com a saída do mítico José Águas, se bem entendo, e aí já estávamos na fase chegar lá e não ganhar.

J.P.

Durante o dia de ontem, nas inúmeras imagens que passaram, recordei "O Bom Gigante".

Partiu há pouco mais de 3 anos, e os últimos anos da sua vida foram já passados de forma muito debilitada devido à maldita doença de que padecia.

Outro grande Senhor ao qual Eusébio se vai juntar.

Que equipa se está a formar no 4º anel...

EPluribusUnum

Fiquei a conhecer o jogador Jose Torres ontem no Portugal x Coreia do Norte e gostei muito de ver o jogador que era. O tal pinheiro que se diz hoje em dia, o pivot do ataque da selecção, mas sempre voluntarioso e pronto a sacrificar-se pela equipa, ainda se o viu a vir atrás cortar lances e iniciar jogadas de ataque já perto do fim.

Angus M

Citação de: EPluribusUnum em 09 de Janeiro de 2014, 15:11
Fiquei a conhecer o jogador Jose Torres ontem no Portugal x Coreia do Norte e gostei muito de ver o jogador que era. O tal pinheiro que se diz hoje em dia, o pivot do ataque da selecção, mas sempre voluntarioso e pronto a sacrificar-se pela equipa, ainda se o viu a vir atrás cortar lances e iniciar jogadas de ataque já perto do fim.
Sem dúvida, um jogador essencial tanto no Benfica como na selecção de 66, a sua principal característica era o jogo de cabeça, devido á sua altura, mas apesar disso tinha qualidade técnica e era um jogador bastante voluntarioso.

EPluribusUnum

Os pontapés do guarda-redes eram sempre à procura do Torres, houve um lance em que cabeceou a bola 3 vezes ;D

Benedikt

Do que vi do Torres, tinha um jogo de cabeça muito apurado. Para além de ser alto e ter uma boa capacidade de impulsão, também tinha uma refinada técnica de cabeceamento. :)


fyure


VodkaBoy


MrJohnny

"Trabalhinho" para a malta dos gifs... :)

Fake Blood

Vencer o maldito Ajax, na Holanda, com neve (no jogo e no treino), por 1-3... sensacional...

20simao1

#1002
Passa um pouco ao lado da carreira do Torres como jogador, mas tenho-o "apanhado" no Domingo Desportivo de 1990 que anda a repetir na rtp memória (pelos vistos, pelo que o apresentador disse, deve ter estado lá um mês, a ajudar a eleger o melhor golo da jornada), e curioso que há pouco deu ele a obrigar em directo ;D o Rui Tovar a ler um ponto inteiro da acta de uma reunião da federação que provava que ele (o Torres) já tinha avisado no início de 1986 para o que aí vinha na selecção: Saltillo, as polémicas dos prémios.
O Torres diz que advertiu para a situação dos prémios e da publicidade, e que o Amândio Carvalho (olha quem. 25 anos depois de Saltillo ainda lá estava na federação fdx) lhe prometeu que em Março a situação estaria resolvida. Curiosamente o Torres iliba o Amândio, mas diz que ele "tentou ficar bem com deus e com o diabo" e lixou-se. O Torres a dizer que o Amândio depois foi corrido, curioso...
E diz também que o erro dele, foi que não devia ter aceite ir para Saltillo, estando a situação como estava.
E diz o que os outros já disseram: que na França também houve Saltillo, só que como Portugal foi às meias finais, não se falou de nada.
De qualquer forma, penso que em Saltillo o escândalo foi maior, com a conferência de imprensa dos jogadores e tudo..?

Enfim, agora os pormenores da história não serão totalmente importantes, mas onde quero chegar é que o que vi no DD serviu para demonstrar um bocado a "fibra" do homem (tenha ou nao tenha razão, que parece ter), e mais que isso, confesso que a imagem que tinha dele na sua velhice, era mais a imagem de já com alzheimer :(, mas agora ali na rtp memória sempre tenho o visto o "verdadeiro" Torres a falar de futebol :), já muito depois de ter acabado a carreira.

RedVC

Não fazia a menor ideia de que existiram problemas no Europeu de França 84.
É algo que se fala nos bastidores? Chegou a haver alguma greve a treinos?
Se Toni quisesse um dia escrever um livro de memórias estou a ver que aqui estaria um capítulo interessantíssimo.

Fake Blood