Formação no Benfica: a evolução!

Tiago_c

Eu acfho que o futuro do Benfica passa pela aposta nos jovens. Agora tambem acho que o Benfica tem que consolidar a contratação de jogadores referenciados com a entrada de jovens na equipa. Passo a explicar, na minha opinião imaginando que tinhamos falta de qualidade na posiçao de defesa-direito iriamos contratar alguem com qualidade para ser titular mal chegasse ao clube. Agora se tivessemos 3 centrais e tivessem qualidade para serem titulares no Benfica, ai sim, iriamos buscar um jovem para começar a evoluir no clube. Claro que isto seria so um ponto de partida nao tendo que ser seguido a regra mas sim como uma orientaçao

Cumprimentos

EagleHeart25

Bom tópico, Vermelhovsky. Contra factos não há argumentos e é um facto que a formação do Benfica tem dado importantes passos ao longo dos últimos 3 anos.
O Centro de Estágio é um aspecto muito importante nesta evolução, mas, a meu ver, a principal melhoria tem a ver com a chegada ao clube de cada vez mais profissionais competentes e habilitados a trabalhar em formação. Depois de muitos anos em que os treinadores eram normalmente nomes conhecidos dos Benfiquistas, assistimos a uma aposta em treinadores com um perfil mais adequado ao futebol actual. Finalmente, um outro aspecto a enfatisar é o desenvolvimento de 2 áreas muitíssimo importantes: a Optimização Desportiva e a Prospecção.
Falando concretamente desta época que agora termina, para mim, a única equipa que ficou aquém das espectativas foram os juniores. Com o avultado investimento em jogadores e treinador, esperava muito mais desta equipa. Não só em termos de título, mas sobretudo, gostava que tivessemos terminado como começámos: como a melhor equipa do campeonato. Espero que este ano sirva para se aprender alguma coisa. Foi um ano perdido. Contudo, os jogadores estão de parabéns pela entrega e força que sempre demonstraram.
Com os juvenis, acho que foi feito um excelente trabalho, tanto em termos de evolução dos jogadores, como de resultados. Este título foi bastante importante para mostrar que no Benfica também há quem saiba trabalhar. Parabéns a todos.
Sobre os Iniciados, já muito foi dito. Começaram a época como uma equipa razoável e, ao longo do ano, foram crescendo e evoluindo de forma notável, fazendo-nos criar grandes espectativas em relação ao campeonato. Só por manifesta falta de sorte não nos ofereceram o título. Creio que foi neste escalão que se deu um maior salto qualitativo. Nos anos anteriores, ficámos a 10 pontos do líder; este ano lutámos pelo título até ao último segundo. Aprendi a gostar e a admirar muito esta equipa e fiquei extremamente triste por não terem ganho o campeonato, mas feliz por ver que, de facto, no Benfica trabalha-se cada vez melhor. Parabéns a todos.
Sobre Infantis e Escolas não me irei pronunciar porque não acompanhei tanto de perto.
Espero que continuemos a trabalhar cada vez mais e melhor, porque estamos a chegar "lá".
:slb2:

Vermelhovzky

Citação de: EagleHeart25 em 16 de Junho de 2008, 15:05
Falando concretamente desta época que agora termina, para mim, a única equipa que ficou aquém das espectativas foram os juniores. Com o avultado investimento em jogadores e treinador, esperava muito mais desta equipa. Não só em termos de título, mas sobretudo, gostava que tivessemos terminado como começámos: como a melhor equipa do campeonato. Espero que este ano sirva para se aprender alguma coisa. Foi um ano perdido. Contudo, os jogadores estão de parabéns pela entrega e força que sempre demonstraram.

Caro amigo,

Eu não acho que tenha sido um ano perdido. É um ano em que fica muita coisa para relembrar.

Criou-se muitas expectativas, demasiadas para a idade deles. Nesta idade é preciso que cresçam e ganhem responsabilidade e não que os tratem logo como equipa-maravilha. Culpa de todos, clube, adeptos, etc...

Depois houve demasiadas mudanças que deram cabo da estabilidade do grupo. É preciso aprender que a prospecção é importante mas não se pode trazer jogadores a toda a hora ou então o grupo nunca estabiliza. O mesmo com a saida de jogadores para emprestar ou para ir treinar com os seniores.

É precisa estabilizar... é preciso aprofundar as metodologias e apostar na excelência.

Um abraço a todos,

V.

Passaro51

Sobre Infantis e Escolas não me irei pronunciar porque não acompanhei tanto de perto.
Espero que continuemos a trabalhar cada vez mais e melhor, porque estamos a chegar "lá".
[/quote]

Porque será que à 2 anos ganhamos tudo o que havia para ganhar em Infantis e Escolas, à dois o mesmo e esta ano somos só Campeões em Escolas A ?
Qual a razão? Porque está a retroceder? Haverá explicações?

EagleHeart25

Citação de: Passaro51 em 16 de Junho de 2008, 16:18

Porque será que à 2 anos ganhamos tudo o que havia para ganhar em Infantis e Escolas, à dois o mesmo e esta ano somos só Campeões em Escolas A ?
[/quote]

Em Escolas, creio que há um modelo de treino e de jogo implementado há 4 anos pelo Mister Bruno Lage e que desde então já deu 4 títulos. Não me parece que seja coincidência.
Em Infantis, parece-me que a grande diferença foi a mudança na filosofia de treino. O Mister Bastos Lopes tem uma forma de trabalhar muito peculiar e bastante diferente da postura do treinador do ano passado.

Passaro51

Citação de: EagleHeart25 em 16 de Junho de 2008, 16:39
Citação de: Passaro51 em 16 de Junho de 2008, 16:18

Em Escolas, creio que há um modelo de treino e de jogo implementado há 4 anos pelo Mister Bruno Lage e que desde então já deu 4 títulos. Não me parece que seja coincidência.
Em Infantis, parece-me que a grande diferença foi a mudança na filosofia de treino. O Mister Bastos Lopes tem uma forma de trabalhar muito peculiar e bastante diferente da postura do treinador do ano passado.
[/quote]

Amigo não me referia às equipas trabalhadas pelo Mister Bruno Lage. Essas todas elas tem tido um selo de garantia, não só nos resultados mas muito na evolução dos jogadores individualmente.
Referiame a mais 7 equipas que fazem parte dos escalões de Escolas, Infantis e mesmo iniciados B.

EagleHeart25

Peço desculpa, então. Percebi que estava a perguntar qual seria a justificação para sermos campeões de Escolas A há 4 épocas e não vencermos o campeonato de Infantis este ano.
Sobre as equipas B, C e D de Escolas e Infantis não me pronuncio, porque se acompanho pouco as equipas A, sobre as restantes então não tenho qualquer conhecimento.

Vermelhovzky

Citação de: EagleHeart25 em 16 de Junho de 2008, 17:30
Peço desculpa, então. Percebi que estava a perguntar qual seria a justificação para sermos campeões de Escolas A há 4 épocas e não vencermos o campeonato de Infantis este ano.
Sobre as equipas B, C e D de Escolas e Infantis não me pronuncio, porque se acompanho pouco as equipas A, sobre as restantes então não tenho qualquer conhecimento.

Já agora...

Algum de vocês poderia fazer aqui um resumo dos títulos nessas categorias, nos últimos 3 anos?

Cumprimentos,

V.

EagleHeart25

Espero não dizer nenhuma asneira:

2005/2006:
Campeões de Escolas A
Campeões de Infantis A

2006/2007:
Campeões de Escolas A
Campeões de Infantis A

2007/2008:
Campeões de Escolas A
(não sei a posição classificativa dos infantis)

Quanto às equipas B, C e D não estou a par.

Vermelhovzky

Citação de: EagleHeart25 em 17 de Junho de 2008, 09:51

2005/2006:
Campeões de Escolas A
Campeões de Infantis A

2006/2007:
Campeões de Escolas A
Campeões de Infantis A

2007/2008:
Campeões de Escolas A

Obrigado...

Londres?

Passaro51

Citação de: Vermelhovzky em 17 de Junho de 2008, 12:39
Citação de: EagleHeart25 em 17 de Junho de 2008, 09:51

2005/2006:
Campeões de Escolas A
Campeões de Infantis A

2006/2007:
Campeões de Escolas A
Campeões de Infantis A

2007/2008:
Campeões de Escolas A

Obrigado...

Londres?

Será que ninguem tem informações sobre os resultados das equipas B, C e D dos escaloes de Iniciados, Infantis e Escolas?

andre_04_SLB

2007/2008

Escolas A - Benfica Campeão
Escolas B - Sporting Campeão
Escolas C - Sporting Campeão
Escolas D - (?)

Infantis A - Sporting Campeão
Infantis B - Benfica Campeão
Infantis C - Oeiras Campeão
Infantis D - Sporting Campeão

Orgulho na Camisola

Esta época os Infantis B foram Campeões só com vitórias.

EagleHeart25

tigerwoodss

Citação de: Orgulho na Camisola em 18 de Junho de 2008, 16:47
Esta época os Infantis B foram Campeões só com vitórias.

Felicito a equipa pela vitória, mas temos de ter a noção que a equipa B é do mesmo ano da equipa A e geralmente composta por jogadores também com grande potencial (por isso estão no Benfica), mas que normalmente não estão ao nível da equipa A.

Preocupa-me que passado 3 anos (pelo menos) de vitórias no distrital deste escalão tenhamos perdido o título.

Cumprimentos