Pablo Aimar

Médio, 44 anos,
Argentina
Equipa Principal: 5 épocas (2008-2013), 179 jogos (10859 minutos), 17 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (4)

sbremoved_28408

Citação de: Bleach em 13 de Fevereiro de 2013, 12:54
Reforço de inverno.
O departamento médico já tem pessoal suficiente. Deviamos era ter reforçado o meio campo da equipa de futebol

Ricardim19

Não foi convocado outra vez? ... Deve estar lesionado ... :knuppel2:

SunRider


Shoky

Mas está lesionado outra vez?

Trezeguet

Citação de: Shoky em 13 de Fevereiro de 2013, 14:05
Mas está lesionado outra vez?
outra vez? nem cheguei contar com ele nem Martins este ano

Bola7

o problema 10!


É um facto e não vale a pena escamotear. O Benfica tem um sério problema para resolver na posição 10.

É certo que o numero 10 à moda antiga desapareceu. Jogadores como João Alves, Valdo ou Rui Costa já não existem no futebol actual. O jogador que tinha como missão única comandar o jogo de ataque de uma equipa, poupando forças para municiar os avançados, o maestro que muitas vezes era uma prima-dona suportada por um carregador de piano já faz parte das memórias do passado.

O homem do centro do meio campo, de cabeça levantada, geralmente lento porque cerebral, assumindo o controle de todo o jogo atacante deu lugar a outro tipo de jogador que se esconde perto de uma linha, partindo em diagonal para centro, criando os desequilíbrios necessários à fluidez do jogo atacante da sua equipa.

Ou então, homem do centro do meio campo recuou no terreno para perto do tal carregador de piano, que muitas vezes são dois, desdobrando-se na árdua missão de recuperação de bola e assunção do jogo atacante.

Para isso é necessário antes que tudo, grande disponibilidade física.

O Benfica tem 2 camisas 10 em exercício, Aimar e Martins, e dois em fila de espera, Gaitan e Menezes. Tanto Aimar como Martins têm um historial de problemas físicos capaz de encherem páginas de boletins médicos.

Nenhum deles é capaz de assegurar com segurança o lugar uma série de jogos seguidos. Nem sequer conseguem um jogo inteiro. É um problema bicudo para JJ gerir. Principalmente porque é uma posição chave no jogo encarnado, e que só alguns têm a dimensão suficiente para a fazer. E porque o meio campo encarnado só contempla a existência de 2 médios centro.

Pablo Aimar foi sem duvida um dos jogadores mais geniais que eu já vi na posição 10, em especial quando chegou à Europa. Hoje ele já não é o mesmo jogador. As tais lesões condicionaram imenso o seu jogo. Mas é um jogador de uma personalidade esplêndida. Parecendo um contra-senso, Aimar ao não ser já capaz dos seus famosos piques, em drible e velocidade como poucos vi, teve a humildade de saber recuar no terreno, e entregar-se a uma tarefa contra natura, que é o preenchimento mais defensivo do meio campo, e em tarefas de recuperação de bola que lhe julguei incapaz e ainda disponibilizar-se para as funções atacantes.

Quique Flores quando se apercebeu da incapacidade de Aimar de ser o Aimar dos primeiros tempos despachou-o logo para o Saragoza. Quando o teve outra vez, já no Benfica, colocou-o bem à frente e depois até junto ás alas, como muita gente faz a este tipo de jogadores.

JJ preferiu apoiar-se no profissionalismo do argentino e recolocou-o no campo, exigindo assim, muito mais. E é ver o então descansado camisa 10 a fazer de 8, talvez...que isto dos números...Só que se Aimar na frente ainda se protegia fisicamente, nesta posição tem de dar tudo, e dificilmente acaba um jogo, pois corre-se o risco de ficar sem ele uma série de tempo.

Confesso que ao ver o jogo do Benfica a ideia que sempre me vem à cabeça, é que para ser uma equipa mais equilibrada e compacta, um jogador tipo Stromberg ou Thern convinha mais, pois já existem jogadores suficientes nas alas para dar qualidade ao jogo atacante da equipa, e que os maiores problemas que temos de suportar geralmente resultam do bloqueamento que é feito no centro do terreno por técnicos astutos, com a colocação de uma carrada de médios nesse ponto nevrálgico do campo.

A somar a isto tudo, a questão financeira. Dizem que Aimar é dos jogadores mais bem remunerados do plantel. Natural devido ao seu percurso como jogador de eleição. A idade também não ajuda. È um problema complicado. Deixar sair um jogador tão importante do plantel, quando já saíram Ramirez, Di Maria e David Luiz? Coentrão deverá ser o próximo, bem como Javi, que tem todas as condições para jogar em Inglaterra. É gente a mais. Mas que fazer? Ele está em idade de fazer um último grande contrato, e na certa não será o Benfica a equipa capaz para tal.

E se sair, Martins não será solução? Para mim não. Esforçado, eléctrico, mas muito oscilante, Martins é um bom suplente mas não tem a dimensão suficiente para comandar o jogo encarnado durante uma época, ou mesmo na maior parte dela, e além de mais, a sua disponibilidade física não é brilhante.

Serão Gaitan e Menezes capazes de ocupar essa posição? Não faço a mínima ideia. Uma coisa eu sei...convém resolver essa situação bem depressa para evitarmos os dissabores que passamos esta época com a questão das saídas de Di Maria e Ramirez.

Bola7inc

escrevi em 4.3.2011...o pessoal demora a perceber coisas tão... nítidas...

Trezeguet

o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon

Thrain

Enfim...já não sei o que dizer.Temos 2 médios (Martins e Aimar) que pura e simplesmente é como se não fizessem parte do plantel.

É para renovar é...

Bola7

Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:12
o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon
bah...dantes ainda me cansava...já perdi a esperança...

Trezeguet

Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:14
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:12
o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon
bah...dantes ainda me cansava...já perdi a esperança...
o mal disto é dependermos em grande de 2 jogadores nunca estão e chega 1 altura o colectivo ressente-se

Bola7

Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:15
Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:14
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:12
o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon
bah...dantes ainda me cansava...já perdi a esperança...
o mal disto é dependermos em grande de 2 jogadores nunca estão e chega 1 altura o colectivo ressente-se
o jogo do Benfica..perfeitamente "erickssiano" depende de 2 médios centro "tanques"...não de um vaso de cristal...

Trezeguet

Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:18
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:15
Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:14
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:12
o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon
bah...dantes ainda me cansava...já perdi a esperança...
o mal disto é dependermos em grande de 2 jogadores nunca estão e chega 1 altura o colectivo ressente-se
o jogo do Benfica..perfeitamente "eickssiano" depende de 2 médios centro "tanques"...não de um vaso de cristal...
2 médios e que 1 deles nem é de origem. é rezar que vá dando

Bola7

Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:18
Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:18
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:15
Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:14
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:12
o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon
bah...dantes ainda me cansava...já perdi a esperança...
o mal disto é dependermos em grande de 2 jogadores nunca estão e chega 1 altura o colectivo ressente-se
o jogo do Benfica..perfeitamente "eickssiano" depende de 2 médios centro "tanques"...não de um vaso de cristal...
2 médios e que 1 deles nem é de origem. é rezar que vá dando
O plantel do Benfica é uma anedota á luz do sistema de jogo...

Trezeguet

Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:19
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:18
Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:18
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:15
Citação de: Bola7 em 13 de Fevereiro de 2013, 14:14
Citação de: Trezeguet em 13 de Fevereiro de 2013, 14:12
o bola7 é que a sabe toda. pena vez em quando andar no ramon
bah...dantes ainda me cansava...já perdi a esperança...
o mal disto é dependermos em grande de 2 jogadores nunca estão e chega 1 altura o colectivo ressente-se
o jogo do Benfica..perfeitamente "eickssiano" depende de 2 médios centro "tanques"...não de um vaso de cristal...
2 médios e que 1 deles nem é de origem. é rezar que vá dando
O plantel do Benfica é uma anedota á luz do sistema de jogo...
temos 2 LE não fazem 1. temos centrais a mais falta meio campo temos ataque falta outra posição. somos extremistas numas e carenciados noutras

Miguelito22

Impressionante a gente não o ter 2 jogos seguidos sequer.