Robert Enke

Guarda-redes, (1977-08-24 - 2009-11-10),
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2002), 93 jogos (8304 minutos), 0 golos

fred_cardozo7

Martin Kind: «Enke poderia ainda estar vivo»
garantia do presidente do Hannover 96

O presidente do Hannover 96 afirmou domingo que Robert Enke, que se suicidou no ano passado, poderia ainda estar vivo se as pessoas mais próximas do antigo guarda-redes do Benfica tivessem atuado de uma forma diferente.

"Posso compreender que, quem estava a par da sua doença, tenha feito tudo para protegê-lo, mas penso que tivessem agido de maneira diferente, talvez o Robert (Enke) pudesse ainda estar vivo", afirmou o responsável do Hannover, Martin Kind, ao canal de televisão germânico NDR.

Com 32 anos, o antigo guarda-redes, que na altura representava o Hannover, suicidou-se em novembro do ano passado ao atirar-se para a frente de um comboio perto da sua casa, deixando a mulher e uma filha adotiva de oito meses.

De acordo com familiares e amigos, Enke era vítima de uma grande depressão há mais seis anos, que se terá manifestado após a morte da sua filha, com apenas dois anos de idade, devido a uma mal formação cardíaca

O antigo internacional alemão, natural de Jena, na ex-RDA, representou o Benfica entre 1999 e 2002.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=467781

Messi87

A cidade alemã de Hannover quer renomear uma das suas ruas com o nome de Robert Enke, ex-guarda-redes do Hannover e do Benfica que se suicidou a 10 de Novembro de 2009.

O clube e a câmara municipal estão a terminar as conversações com a viúva do guardião para rebaptizar esta rua perto do l'AWD-Arena, o estádio onde o Hannover recebe os seus adversários na Liga alemã.

«As conversações estão a decorrer. Com um gesto destes iremos perpetuar a memória de um jogador, de um homem e de tudo o que fez por esta cidade e pelo clube. Ele merece-o», afirmou Martin Kind, presidente do clube germânico citado pela agência SID.

O primeiro aniversário da sua morte será celebrado pelos adeptos do Hannover com uma marcha de recordação. Por sua vez os responsáveis pela federação alemã, entre os quais o presidente Theo Zwanziger, irão velar a sua sepultura.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=228392

melo7

Já está quase a azer um ano.. :cry2:

Sparrow

Não tenho saudades do guarda redes.
Lamento a atitude que tomou...

Capitao Moura

Citação de: Sparrow em 27 de Outubro de 2010, 13:57
Há muito que não tens um GR como ele foi e foi uma atitude compreensivel

Sparrow

Citação de: Capitao Moura em 27 de Outubro de 2010, 13:58

Após o Enke tivemos Moreira e Quim.
Não acho que houvesse tanta diferença entre ele e o quim. E espero e confio que o Roberto seja bem melhor.

Quanto à atitude que tomou...lamento. Posso até não concordar, e achar que aquela seria a última solução...mas isso cada um sabe da sua vida.

Rei

Enke! Grande guarda-redes! Esteja onde estiver jamais vai ser esquecido pelos benfiquistas e pelas pessoas que gostavam dele.

NunoMoreira

Citação de: Sparrow em 27 de Outubro de 2010, 14:21

Não acho que houvesse tanta diferença entre ele e o quim. E espero e confio que o Roberto seja bem melhor.

Quanto à atitude que tomou...lamento. Posso até não concordar, e achar que aquela seria a última solução...mas isso cada um sabe da sua vida.
o moreira nao é nem foi nem metade do que o enke era, o quim ta num patamar mais acima do moreira mas tambem nao era um redes que se compara-se ao enke
o enke foi dos melhores redes (se nao o melhor) que passou pelo benfica depois da era preudhomme

Van Hooijdonk

Fdx que choque quando vi a notícia da morte dele...

Sempre sonhei um dia que voltasse a vestir a nossa camisola, infelizmente isso nunca irá acontecer.  :cry2:

Capitao Moura

Acho que o Roberto poderá ser melhor mas o Enke era excelente

Sparrow

Citação de: NunoMoreira em 27 de Outubro de 2010, 14:40

o moreira nao é nem foi nem metade do que o enke era, o quim ta num patamar mais acima do moreira mas tambem nao era um redes que se compara-se ao enke
o enke foi dos melhores redes (se nao o melhor) que passou pelo benfica depois da era preudhomme

Eu falei no moreira, para dizer os guarda redes titulares que tivemos pós Enke. Nunca o comparei. Faz bem tentar interpretar o que se lê.

Quanto ao Quim...acho que estava ao mesmo nível do Enke.

Como jogador PARA MIM...não é saudade. E este tópico é a isso que se refere.

Capitao Moura

Citação de: LEV em 12 de Outubro de 2010, 01:28
Citação de: BC em 02 de Outubro de 2010, 00:38
Fantástico... "Porque é que ele não pode estar mais aqui?"

É mesmo Robert? Porquê? Eram só mais uns meses e voltavas ao Benfica...e a tua cidade preferida campeão... :cry2:

Não sei se voltava. Pelo que lia aqui a ali, o pessoal ainda não tinha equecido o facto de ele ter ido para o Barcelona. Agora é muito fácil dizer isso, mas se ele estivesse vivo muitas pessoas iam ficar contra a volta dele. Por muito menos, alguns ex jogadores do Benfica são assobiados quando vêm jogar à Catedral.

Eu gostava muito dele e continuei sempre a seguir a carreira dele quando ele foi embora. Lembro-me que poucos meses antes de a filha dele ter morrido, ele ter dado uma entrevista a um canal de TV alemão, quando esteve de férias em Portugal. Na altura fiquei surpresa pois não sabia que ele passava férias aqui. A maior parte das pessoas não sabiam do problema dele, nem do real sentimento que ele tinha pelo nosso país e por isso o mais provável é que ele não fosse bem recebido se voltasse.

Onde quer que ele esteja espero que tenha finalmente encontrado a paz, se bem que na minha opinião o suicídio nunca é a solução.
Antes de mais não é nada contra a ti.

Mas isso do Barcelona é de brandar aos céus. Não perdoar a uma pessoa que preferiu um colosso do que ficar numa anedota de Benfica como éramos nessa altura..

Ele amava isto. Passava férias cá e fazia compras na megastore

LEV

Não estava a dizer que era eu que não queria que ele voltasse e sim os Benfiquistas em geral, pelo que eu lia pela net era essa a sensação que me dava.

Não critico o facto de ele ter ido para o Barcelona, até porque na altura o Benfica não pagava os salários a tempo e horas.

Eu gostava muito do Robert Enke e não só como guarda-redes, também o achava muito giro.  ^-^

barts

Nunca me vou esquecer da data porque o meu primeiro ídolo no futebol e no Benfica resolveu partir na véspera do meu aniversário...

Está quase a fazer um ano...   :cry2:

Joga Bonito