Robert Enke

Guarda-redes, (1977-08-24 - 2009-11-10),
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2002), 93 jogos (8304 minutos), 0 golos

jacbenfica

Citação de: Fake Blood em 24 de Outubro de 2014, 21:50
Citação de: Poborsky13 em 24 de Outubro de 2014, 21:46
Muita gente fala e gostava de ser esclarecido, o Enke esteve em negociações para voltar ao Benfica ou era apenas desejo comum dos adepto?
Foi visto na Luz em Agosto de 2010, penso eu.
2010? nao pode ser porque faleceu em 2009

bolas10

Citação de: cipri_slb em 24 de Outubro de 2014, 21:48
Muita gente fala e gostava de ser esclarecido, o Enke esteve em negociações para voltar ao Benfica ou era apenas desejo comum dos adepto?

O que se sabe eram apenas desejos dele de que gostava de terminar a carreira em Portugal porque foi um país que ele adorou, é abordado isso no livro ainda me recordo que ele diz que gostava de acabar a carreira no Benfica e se o Benfica não o quisesse por ele ser muito velho ia para o Belenenses  :rir:
No livro diz, mais que uma vez, que o Enke tinha o desejo de terminar a carreira em Lisboa e ficar por cá a viver, pois foi aqui que viveu feliz como em nenhum outro sítio. Pretendia voltar ao Benfica aos 34 e depois aos 36 ia para o Belenenses porque com essa idade já não servia para o Benfica!

bolas10

Citação de: Meddler em 24 de Outubro de 2014, 02:50
Recusou ir para o Porto de Mourinho porque não queria trocar o Benfica por um rival. :)

Isso é verdade em parte, recusou inicialmente o Porto, mas depois o Pinto da Costa ofereceu-lhe 10M por 3 épocas e o Enke, capitão do S.L. Benfica, lá se encontrou com o Pinto da Costa, mas nesse encontro afinal não eram 10M, o Pintinho disse "Não sei de onde é que vem esse número, dez milhões.", o Enke sentiu-se enganado, no entanto a proposta do Porto foi a proposta mais lucrativa que Robert Enke alguma vez recebera na sua carreira, Enke abandonou de imediato as negociações.

No entanto após terminar contrato com o Benfica, andava à procura de clube e apareceu o Barcelona, ofereceu-lhe um certo valor, mas no dia de assinar o contrato os valores eram outros e passo a citar o livro.

"Neblung (Empresário de Enke) queria estar preparado para novas desilusões. Trazia consigo um contrato. O contrato do Porto. Tinha recebido o documento por fax, já assinado pelo presidente Pinto da Costa. Caso o Barça continuasse com a sua brincadeira, Robert Enke assinaria pelo Porto ainda em Barcelona."

Ia assinar com o Porto por pressão do empresário e da mulher, que gostava de Portugal e não percebia o porquê das rivalidades, não assinou porque apareceu o Barcelona, no entanto que fique registado que por vontade do Robert, o Porto estava excluído das possibilidades.

bolas10

Acabei de ler o livro hoje, recomendo a todos, mesmo quem não goste de ler, vale a pena.

Uma história muito triste, que nos faz pensar sobre como não sabemos o que vai na cabeça de quem nos é próximo.

Ao mesmo tempo ajuda-nos a perceber, em parte, como funciona o futebol nos bastidores, como é a vida de um futebolista.

Como um simples jogo, para a Taça do Rei, em que o Barcelona é eliminado pelo Novelda, muda a vida de uma pessoa..

E fiquei a saber que o Enke jogou no Fenerbahce, um jogo, não tinha memória disso!

cavpacores

Citação de: Meddler em 24 de Outubro de 2014, 02:38
Fantástico documentário sobre o Robert.

https://www.youtube.com/watch?v=3RIk9BYgkqI

para muitos que julgam os jogadores autómatos sem sentimentos...

A seguir a Michel, o melhor que vi

Que monstro

KBMASTER

Citação de: bolas10 em 06 de Novembro de 2014, 17:27
Acabei de ler o livro hoje, recomendo a todos, mesmo quem não goste de ler, vale a pena.

Uma história muito triste, que nos faz pensar sobre como não sabemos o que vai na cabeça de quem nos é próximo.

Ao mesmo tempo ajuda-nos a perceber, em parte, como funciona o futebol nos bastidores, como é a vida de um futebolista.

Como um simples jogo, para a Taça do Rei, em que o Barcelona é eliminado pelo Novelda, muda a vida de uma pessoa..

E fiquei a saber que o Enke jogou no Fenerbahce, um jogo, não tinha memória disso!
Foi o último livro que li. Durante uma semana de frequências, li o livro todo, no metro, no autocarro, todo e qualquer lado servia para ler o livro. A simplicidade com que ele jogava, foi algo que me ficou na memória, mesmo tendo apenas 8 ou 9 anos, quando ele cá esteve.

Sem dúvida, a par do Oblak, o melhor que vi no Benfica.

Fake Blood

Citação de: jacbenfica em 25 de Outubro de 2014, 04:25
Citação de: Fake Blood em 24 de Outubro de 2014, 21:50
Foi visto na Luz em Agosto de 2010, penso eu.
2010? nao pode ser porque faleceu em 2009
Perdão, foi no Verão de 2009, penso eu.

ninja77

Citação de: cavpacores em 06 de Novembro de 2014, 18:18
Citação de: Meddler em 24 de Outubro de 2014, 02:38
Fantástico documentário sobre o Robert.

https://www.youtube.com/watch?v=3RIk9BYgkqI

para muitos que julgam os jogadores autómatos sem sentimentos...

A seguir a Michel, o melhor que vi

Que monstro
grande documentario nao conhecia

ninja77

o enke era mesmo mt fraco psicologicamente  :-X

ZICKLER

Citação de: ninja77 em 06 de Novembro de 2014, 23:37
o enke era mesmo mt fraco psicologicamente  :-X

Ele não era "fraco psicologicamente", na medida em que padecia de uma doença que o fragilizava.

Antes pelo contrário. 

Uma pessoa que consegue coabitar com a doença enquanto desempenhava uma das profissões mais expostas do mundo (jogador profissional de futebol, ainda por cima guarda redes), com a cobrança inerente a isso mesmo......um profissional que ainda assim consegue atingir o estrelato, jogar em clubes de topo mundial,  tem que ser tudo menos fraco.

Resistiu até onde foi possível suportar.

Paradoxalmente,  o miúdo veio-se enfiar num clube a atravessar um período terrível da sua história (o mais negro de sempre), e deixou a sua marca.

E era tão fácil falhar.

DEP

ninja77

eu ja passei por uma depressao, mas foi um conjunto de situaçoes, nao estava predisposto a isso. o psiquiatra disse que um dos factores é a predesposiçao genetica, e o enke desde puto ali com 16 anos, ja ficava todo lixado da cabeça  :-X :-X

ZICKLER

Citação de: ninja77 em 06 de Novembro de 2014, 23:49
eu ja passei por uma depressao, mas foi um conjunto de situaçoes, nao estava predisposto a isso. o psiquiatra disse que um dos factores é a predesposiçao genetica, e o enke desde puto ali com 16 anos, ja ficava todo lixado da cabeça  :-X :-X

Ok, mas como bem sabes, o comportamento característico do doente com depressão,  é o isolamento,  a apatia, o pânico.

Ele teve muitos momentos desses, mas conseguiu superar e levou a sua vida.  A perda da sua menina é que o derrubou completamente.

Muitas vezes me recordo dele, quando somos tantas vezes cruéis com os "nossos" jogadores.

Achamos que por detrás do "ganham muito", não está um ser humano, que tal como nós tem problemas, tem dias maus.

ninja77

Citação de: ZICKLER em 06 de Novembro de 2014, 23:54
Citação de: ninja77 em 06 de Novembro de 2014, 23:49

Ok, mas como bem sabes, o comportamento característico do doente com depressão,  é o isolamento,  a apatia, o pânico.

Ele teve muitos momentos desses, mas conseguiu superar e levou a sua vida.  A perda da sua menina é que o derrubou completamente.

Muitas vezes me recordo dele, quando somos tantas vezes cruéis com os "nossos" jogadores.

Achamos que por detrás do "ganham muito", não está um ser humano, que tal como nós tem problemas, tem dias maus.

verdade. o psiquiatra do documentario até diz que pode acontecer mais em jogadores pros do que na populaçao em geral ao contrario do que se pensa

ninja77

o mais impressionante é ele ter vingado desta maneira num benfica completamente em cacos,teoricamente devia ter sido mais um afundar e no entanto era quase smp o melhor em campo