Michael Manniche

Avançado, 67 anos,
Dinamarca
Equipa Principal: 4 épocas (1983-1987), 135 jogos (10630 minutos), 76 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (3), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

faneca_slb4ever

Citação de: Manel dos Anzois em 27 de Dezembro de 2012, 16:31
Manniche é um daqueles jogadores miticos...
Contrariamente à imagem que muitos passam, não era um jogador com técnica fraca.
Alguém sabe onde posso ver o programa com ele na Benfica TV?
Hoje:

02:42
Entrevistas
( R ) Entrevista Exclusiva
Michael Manniche


Universo Benfica

I Divisão 1983/1984
Estoril 1-4 Benfica

Shoky


força Benfica


piratas15

recordo com saudades os seus duelos com o lagartoide  venancio,que só a base da porrada o conseguia travar..

faneca_slb4ever


Zlatan

Michael Manniche. Copenhaga, Dinamarca. 17 de Julho de 1959. Avançado.
Épocas no Benfica: 4 (83/87). Jogos: 132. Golos: 77. Títulos: 2 (Campeonato Nacional), 3 (Taça de Portugal) e 1 (Supertaça).
Outros clubes: Hvidovre e BK 1903/Copenhaga. Internacionalizações: Dinamarca.[/b]


A estética na estava no centro das suas preocupações. Tinha mais coisas com que se entreter. Desde logo, gozar a satisfação do dever cumprido, sempre numa onda altruísta. O dinamarquês Manniche até poderia não ter sido jogador de futebol, longe estava da imagem de precógnito. Juntou laboratório e querer. Deu ponta-de-lança. Daqueles que antes quebrar que perder.

Ingressou no clube na época 83/84. Especialistas na linguagem do golo, por essa altura, eram Nené, Diamantino e Filipovic, ou seja, oportunidade, versatilidade e elegância. Combativo, Manniche introduziu um novo conceito no jogo ofensivo encarnado. Era uma outra valência, que até chegou a fazer escola em diferentes paragens.

Tendo Eriksson na chefia do grupo, de pronto ofuscou Filipovic, alternando com Nené e Diamantino no onze inicial. Em campos pequenos, pelados até, perante defensivas vigorosas, Manniche era um utilitário. Noutras arenas também. Jogava pelo espaço contra o tempo. Derrubava as sentinelas contrárias, parecendo estender a passadeira vermelha, que outros percorriam em momentos de glória. Era como dar sangue ao talento alheio. Em prol da equipa.




Manniche foi, também ele, um goleador. Durante quatro temporadas, desferiu 77 remates vitoriosos, ao cabo de 132 jogos. Venceu dois Campeonatos, três Taças e uma Supertaça. Nas épocas de 84/85 e 85/86 foi mesmo o melhor marcador da equipa, já com Rui Águas e César Brito em actividade. A experiência atingida no Benfica conduziu-o à forte selecção dinamarquesa, na antecâmara do titulo europeu. Ele que esteve, com Stromberg, na génese da importação nórdica do Glorioso. Seguira-se Magnusson, Thern e Schwarz. Mais tarde, Pringle e Andersson.

Tosco talvez não chegasse a vitupério. Marimbou-se Manniche. Corajoso, valente, esforçado, assim adjectivava o seu jogo, sem ponta de narcisismo. E com substantiva saúde. Assunto arrumado, ganhou o Benfica.


Tópico: Memorial Benfica, Glórias
Autor: Ednilson
Link: http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=22362.105

cipri_slb

«Vamos ganhar amanhã. Boa sorte a todos os benfiquistas». Foi desta forma que o dinamarquês Michael Maniche, antigo jogador do Benfica, começou por abordar a receção desta quinta-feira das águias ao Fenerbahçe, último obstáculo dos encarnados rumo à final da Liga Europa em Amesterdão.

«Vi o primeiro jogo na Tuqruia, em Istambul, nos últimos 20/25 minutos o Benfica foi muito controlado. Mas tem boas possibilidades de chegar à final. Especialmente por ser em casa é muito importante, é diferente. Vai ser mais fácil», contou, aos microfones da Antena 1, o dinamarquês num ótimo português.

Titular no ataque do Benfia na temporada 1983/1984, quando os lisboetas deram a volta a um resultado desfavorável ante o Olympiacos (0-1), Maniche deposita enormes esperanças num brasileiro que tem feito furor esta época na Luz.

«Lima está em grande forma agora e vamos ver. Acho que o Benfica tem 80 por cento de hipóteses de continuar em competição e ir à final. É muito importante ganhar troféus e títulos, para vender bilhetes nos jogos em casa e ganhar dinheiro com os patrocinadores», rematou.

A receção do Benfica aos turcos do Fenerbahçe está marcada para as 20.05 horas desta quinta-feira, partida que será arbitrada pelo francês Stéphane Lannoy.

Na Turquia a equipa de Jorge Jesus perdeu por 0-1.


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=398813   :slb2:

NunoDuarte


Pode ficar mesmo aqui.

84/85.


Shoky

Benfica 1-0 Liverpool | Taça dos Campeões Europeus 1984/85 - Oitavos de Final (2ªMão)



Golo aos 5 minutos. Não conseguimos marcar o 2º que nos daria o apuramento.
Em Liverpool perdemos 3-1 com hat-trick do Ian Rush e golo do Diamantino.
O Liverpool perderia na final 1-0 com a Juventus, na tragédia de Heysel.

NunoDuarte

Campo cheio água, relvado todo esburacado, festival de golos falhados.

Shoky

Benfica 5-0 Sporting | Taça de Portugal 1985/86 - Quartos de Final


Shoky

Benfica 3-1 Porto | Taça de Portugal 1984/85 - Final