Benfica Futebol Campus, no Seixal

ramalho1

Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 12:28
Citação de: ramalho1 em 10 de Abril de 2019, 12:26
Quando me lembro do que era a grandiosidade de toda a estrutura do Estádio da Luz e em volta antigamente e vejo o que temos hoje quase dá vontade de chorar.

Não sei porquê.

O CFC dá goleada às condições que o Benfica tinha há 30 anos atrás, o que é perfeitamente normal.

Ter um estádio tão grande era bom para os jogos grandes, porque no resto do campeonato não faria sentido. A aumentar a lotação, 5000 lugares já é suficiente, permite-nos bater nos 70000, mas isto tem quase tanto de útil como de aconchegante para o ego.



Tinhas um espaço gigante e concentrado. Vários campos ( podias ver os atletas ) , piscina, Pavilhão, Campos de tenis. Lá dentro havia uma panóplia de espaços. Os jogadores treinavam ali. Era mesmo o ninho da Águia. O sítio tinha uma magia muito especial. Este é mais um estádio. Com uns blocos muito mais pequeno um sintético lojas e estacionamento. Muitíssimo mais pequena a área e muito mais como alguém já  disse. Banal

JCCSLB

Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 10:02
Há pessoas que não conseguem raciocinar e perceber que o investimento feito no CFC nada tem a ver com o investimento feito no plantel, ou falta dele.

O Benfica está, e bem, a criar património. A criar condições para fazer a diferença para os outros clubes em Portugal. Não dá títulos, mas é uma ferramenta importante para chegar a eles.

Tem é haver competência para aproveitar tudo isto, um projecto relativamente sustentado na formação, mas não exclusivo dele, porque isso é utópico em qualquer parte do mundo.

Tudo o que é exagerado é um erro... para quê ainda mais 42 hectares? Quantos Campos precisamos mesmo?

André Sousa

Citação de: ramalho1 em 10 de Abril de 2019, 12:33
Tinhas um espaço gigante e concentrado. Vários campos ( podias ver os atletas ) , piscina, Pavilhão, Campos de tenis. Lá dentro havia uma panóplia de espaços. Os jogadores treinavam ali. Era mesmo o ninho da Águia. O sítio tinha uma magia muito especial. Este é mais um estádio. Com uns blocos muito mais pequeno um sintético lojas e estacionamento. Muitíssimo mais pequena a área e muito mais como alguém já  disse. Banal

Tinha uma magia especial porque tinha uma dimensão absurda e estava ligado ao período mais vitorioso do Benfica. Fazer jogos com 5000 pessoas num estádio com uma dimensão daquelas era completamente desajustado.

Além disso, estava claramente longe das melhores condições, o que é perfeitamente natural tendo em conta os anos que já levava em cima e consequente desgaste. Eu também gostava de ter partido para um projecto de renovação da antiga Luz, mas seria mais dispendioso e não seria um estádio novo de origem, o que me faria alguma diferença. É a mesma coisa que comprar uma casa acabada de construir, num projecto de chave na mão, ou ver uma moradia enorme e remodelá-la.

Em relação ao Estádio, o interior é, para mim, o melhor de todos e, quanto ao exterior, também gostava que tivesse um ar mais fino, mas não acho que seja feio. Ou então é o hábito a falar. Tinha gostado de algo feito como o Emirates, que não foi possível devido à segunda circular.

Também não gosto da envolvente do Estádio, mas quanto a isso creio que pouco podemos fazer. Gostava que se apostasse mais num espaço verde, mediante o possível, para as imediações, para dar um ar mais aberto.

Sobre o resto, não há comparação. Neste momento o Benfica tem um centro de estágio que é do melhor que existe na Europa. Temos um sítio relativamente isolado do resto, que é o ideal para uma equipa profissional, dotado de todas as condições necessárias para os atletas, desde os sub-14 aos seniores.

O próximo passo, quanto a mim, devia ser a remodelação dos pavilhões que, esses sim, não gosto.

Não pedia algo como o Dragão Caixa ou o João Rocha, que são projectos recentes, mas mudar o piso e tirar aqueles tectos dignos de um armazém, era o suficiente para ficar com outra cara.

André Sousa

Citação de: JCCSLB em 10 de Abril de 2019, 12:37
Tudo o que é exagerado é um erro... para quê ainda mais 42 hectares? Quantos Campos precisamos mesmo?

Sei lá eu. Se sabes para que que vai servir, elucida-me.

Black Panther

#6124
Citação de: JCCSLB em 10 de Abril de 2019, 12:37
Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 10:02
Há pessoas que não conseguem raciocinar e perceber que o investimento feito no CFC nada tem a ver com o investimento feito no plantel, ou falta dele.

O Benfica está, e bem, a criar património. A criar condições para fazer a diferença para os outros clubes em Portugal. Não dá títulos, mas é uma ferramenta importante para chegar a eles.

Tem é haver competência para aproveitar tudo isto, um projecto relativamente sustentado na formação, mas não exclusivo dele, porque isso é utópico em qualquer parte do mundo.

Tudo o que é exagerado é um erro... para quê ainda mais 42 hectares? Quantos Campos precisamos mesmo?

A diocese de setubal quer demasiado dinheiro pelo terreno, o BENFICA ao comprar mais abaixo terreno, vai até um determinado montante, e coloca em cima da mesa de negociações uma parte desses 42 hectares, para assim não ter de atingir o valor absurdo que eles pedem, caso não consiga os terrenos do álamo, então construirá mais abaixo nesses 42 hectares o segundo centro de treinos, separando o futebol profissional da formação.

Pq a ideia é mesmo essa, quer seja no Álamo ou mais abaixo, é separar as duas em hotelaria e campos de treino, e criando assim mais espaço tb para poder receber mais equipas de formação de outros Clubes para estágios e o respectivo lucro económico que daí advém

(A procura para estágios no CFC é mto superior à oferta)

teoricoslb

Citação de: melo7 em 10 de Abril de 2019, 12:12
Citação de: ramalho1 em 10 de Abril de 2019, 11:28
O Caixa Futebol Campus está excelente. A pergunta que se impõe é o que precisamos efetivamente no futuro.

Ele falou em mais 42 hectares???
Para quê?

Acho é que o Benfica depois deste projecto com todas as condições para a formação deve apostar nas modalidades de pavilhão e num sistema organizativo semelhante para o desenvolvimento das mesmas assim como do rugby ( modalidade de futuro ) no atletismo e eu gostava que fizessem regressar o hóquei em campo. Assim sim teríamos um Benfica à  escala mundial.
Obviamente.

Aqui toda a gente quererá que o clube tenha as melhores condições possíveis para os miúdos: ser a melhor academia em termos de condições e formadores trará ao clube os melhores talentos. Os pais preferirão o Benfica aos rivais e também teremos capacidade de atraír talento estrangeiro....

Mas ha um limite. O Benfica não tem equipas infinitas e os planteis não podem ter 40 jogadores. Temo que se esteja a procurar algo megalómano que não trará valor marginal acrescentado.

O Benfica deverá garantir condições de treino (campos, balneários e equipamento), condições de habitação (quarto e refeições) e condições de Ensino (formação desportiva, escolar e social).

Sinceramente acredito que já estejamos próximo de obter todas essas valências.

Por isso fica dificil perceber os 42 hectares.

É evidente que é um exagero. Apostar na formação não é só adquirir terrenos e fazer betão!!! A verdeira aposta passa também pelos recursos humanos (treinadores, equipas médicas, scouting....) e pela capacidade de manter os jovens pelo menos 3 épocas na equipa na principal.

Hotéis, escolas, ampliações e tudo o resto, não sendo descabido é nesta fase secundário, relativamente ao mais importante.





MN

Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 12:43
Citação de: JCCSLB em 10 de Abril de 2019, 12:37
Tudo o que é exagerado é um erro... para quê ainda mais 42 hectares? Quantos Campos precisamos mesmo?

Sei lá eu. Se sabes para que que vai servir, elucida-me.
Já ouvi dizer que vai ter um picadeiro exclusivo para a Madonna. 😎

Silveralho

Citação de: MN em 10 de Abril de 2019, 12:52
Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 12:43
Citação de: JCCSLB em 10 de Abril de 2019, 12:37
Tudo o que é exagerado é um erro... para quê ainda mais 42 hectares? Quantos Campos precisamos mesmo?

Sei lá eu. Se sabes para que que vai servir, elucida-me.
Já ouvi dizer que vai ter um picadeiro exclusivo para a Madonna. [emoji41]
Isso é treta....toda a gente sabe que a Madonna não anda em cima de cavalos....agora em baixo já é outra música...pelo menos boato que corria na minha infância...como as costelas do Merlin Manson....lol

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk


desinstala

Nenhuma reportagem em lado nenhum sobre ontem?

MrKafafi

Citação de: JCCSLB em 10 de Abril de 2019, 12:37
Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 10:02
Há pessoas que não conseguem raciocinar e perceber que o investimento feito no CFC nada tem a ver com o investimento feito no plantel, ou falta dele.

O Benfica está, e bem, a criar património. A criar condições para fazer a diferença para os outros clubes em Portugal. Não dá títulos, mas é uma ferramenta importante para chegar a eles.

Tem é haver competência para aproveitar tudo isto, um projecto relativamente sustentado na formação, mas não exclusivo dele, porque isso é utópico em qualquer parte do mundo.

Tudo o que é exagerado é um erro... para quê ainda mais 42 hectares? Quantos Campos precisamos mesmo?

O Vieira disse que o Benfica adquiriu um terreno (Quinta do Algarve) com 42 hectares, em momento algum disse que queria construir campos e infraestruturas nesses 42 hectares, até porque a ideia é construir na quinta do Alamo, que tem uma dimensão muito inferior a esses 42 hectares.

Bailey

Citação de: ramalho1 em 10 de Abril de 2019, 12:33
Citação de: André Sousa em 10 de Abril de 2019, 12:28
Citação de: ramalho1 em 10 de Abril de 2019, 12:26
Quando me lembro do que era a grandiosidade de toda a estrutura do Estádio da Luz e em volta antigamente e vejo o que temos hoje quase dá vontade de chorar.

Não sei porquê.

O CFC dá goleada às condições que o Benfica tinha há 30 anos atrás, o que é perfeitamente normal.

Ter um estádio tão grande era bom para os jogos grandes, porque no resto do campeonato não faria sentido. A aumentar a lotação, 5000 lugares já é suficiente, permite-nos bater nos 70000, mas isto tem quase tanto de útil como de aconchegante para o ego.



Tinhas um espaço gigante e concentrado. Vários campos ( podias ver os atletas ) , piscina, Pavilhão, Campos de tenis. Lá dentro havia uma panóplia de espaços. Os jogadores treinavam ali. Era mesmo o ninho da Águia. O sítio tinha uma magia muito especial. Este é mais um estádio. Com uns blocos muito mais pequeno um sintético lojas e estacionamento. Muitíssimo mais pequena a área e muito mais como alguém já  disse. Banal


Eu com pena minha concordo, apesar de gostar do Estadio em si, apesar da lotacao ser pequena para a nossa dimensao

Eu era crianca nos anos 80 e comecei logo desde muito pequeno a ir para as piscinas e ginastica do Benfica, o meu irmao mais velho ia para o tenis e eu ia la ve lo tb. Passava muitas manhas e tardes naquele antigo espaco mesmo fora de dias de jogo, e era de facto um espaco magico sem comparacao absolutamente nenhuma com o de agora. So quem la viveu aquilo entende
As vezes aos sabados a hora de almoco vindo da piscina via o Eusebio ali a passear e a ser cumprimentado por todos. E para uma crianca um espaco tao grande como aquele mais majestoso ainda parecia.

Infelizmente o vale e azevedo vendeu muitos dos terrenos circundantes e o Benfica para nao ser um clube so com um estadio arranjou a solucao possivel que foi a do Seixal. Que em condicoes e Top mundial, mas que nao tem a magia do antigo espaco

E palavra de honra 42 hectares de novos terrenos e uma barbaridade que para mim nao tem explicacao, tirando uma que nao digo aqui pq nao me apetece levar amarelo a conta do homem das luzes

Cor_rubrum

Por muito que o neguemos, o Benfica sofreu uma erosão significativa da sua base de apoio, "captada" em grande parte pelo porto.
O actual estádio raramente está cheio mesmo em grandes jogos e isso já diz muita coisa.
No estádio antigo eu cheguei a ficar de pé e a esticar o pescoço para conseguir ver o jogo porque não havia mais espaço livre.
O Benfica tem um estádio moderno, mais de acordo com a realidade dos tempos e da sua base de apoio, é preciso interiorizar isso.

Bailey

Citação de: Cor_rubrum em 10 de Abril de 2019, 13:23
Por muito que o neguemos, o Benfica sofreu uma erosão significativa da sua base de apoio, "captada" em grande parte pelo porto.
O actual estádio raramente está cheio mesmo em grandes jogos e isso já diz muita coisa.
No estádio antigo eu cheguei a ficar de pé e a esticar o pescoço para conseguir ver o jogo porque não havia mais espaço livre.
O Benfica tem um estádio moderno, mais de acordo com a realidade dos tempos e da sua base de apoio, é preciso interiorizar isso.
nao sei propriamente ate que ponto isso e significativo
quem perdeu mais de base de apoio estes anos todos foi o sporting. Quantos miudos na escola comecam do sporting e passam para o Benfica? se no meu tempo de crianca eram mtos, agora actualmente deve ser um disparate
Mas na cidade porto sim o porto cresceu a nossa custa tambem, mas parece me limitado ai

O que mudou de ha 20 ou 30 anos para ca foi principalmente  a cultura. Hoje em dia as pessoas teem muito mais com que se entreter com o futebol do que antigamente. E ha muito menos gente que gosta de futebol
A verdade e essa. E ver os resumos do Domingo desportivo nos anos 90 que mostravam os jogos todos e praticamente os jogos todos tinham multidoes apreciaveis. Davam 1 ou dois jogos na tv e os outros jogos davam todos domingo a tarde


Cor_rubrum

Citação de: Bailey em 10 de Abril de 2019, 13:28
Citação de: Cor_rubrum em 10 de Abril de 2019, 13:23
Por muito que o neguemos, o Benfica sofreu uma erosão significativa da sua base de apoio, "captada" em grande parte pelo porto.
O actual estádio raramente está cheio mesmo em grandes jogos e isso já diz muita coisa.
No estádio antigo eu cheguei a ficar de pé e a esticar o pescoço para conseguir ver o jogo porque não havia mais espaço livre.
O Benfica tem um estádio moderno, mais de acordo com a realidade dos tempos e da sua base de apoio, é preciso interiorizar isso.
nao sei propriamente ate que ponto isso e significativo
quem perdeu mais de base de apoio estes anos todos foi o sporting. Quantos miudos na escola comecam do sporting e passam para o Benfica? se no meu tempo de crianca eram mtos, agora actualmente deve ser um disparate
Mas na cidade porto sim o porto cresceu a nossa custa tambem, mas parece me limitado ai

O que mudou de ha 20 ou 30 anos para ca foi principalmente  a cultura. Hoje em dia as pessoas teem muito mais com que se entreter com o futebol do que antigamente. E ha muito menos gente que gosta de futebol
A verdade e essa. E ver os resumos do Domingo desportivo nos anos 90 que mostravam os jogos todos e praticamente os jogos todos tinham multidoes apreciaveis. Davam 1 ou dois jogos na tv e os outros jogos davam todos domingo a tarde



Eu sou da zona do Porto e dessa zona posso falar...
No fim-de-semana passado fui a Lisboa e na mesma rua deparei-me com dois artolas vestidos com as cores dos corruptos. E pelos vistos na margem sul isso já faz parte da paisagem...

:Garrincha:

 Acho que foi na RTP, que falaram que a remodelação e expansão do CFC custou 11 milhões.  Alguém tem informação sobre isto?