Jonas Thern

Médio, 58 anos,
Suécia
Equipa Principal: 3 épocas (1989-1992), 103 jogos (8572 minutos), 10 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Juvelacio em 14 de Março de 2011, 23:30
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 14 de Março de 2011, 17:56
Thern era um óptimo jogador...fez três épocas de grande nível. Contudo, penso que em termos de qualidade pura o Kulkov era superior. Não fosse a educação débil e a má gestão da carreira tinha feito carreira superior...a maneira como saiu do Benfica foi lamentável. De qualquer forma, foram dois dos melhores estrangeiros que vi jogar...

O Elzo na mesma posição também era bom jogador, mas, veio em fase mais adiantada de carreira, ao contrário dos dois acima...

Curiosamente, nesta posição, o Javi Garcia sendo um jogador muito distinto dos três é o médio defensivo que mais me agradou (a par do Petit) após aqueles três..

Para a posição requer-se sentido posicional e espirito de sacrificio e isso o Javi tem, agora a nível de tecnica e sair a jogar é que é bastante limitado ao pé dos outros que estamos a falar.

Sem dúvida...a nível técnico é inferior...mas, em termos gerais, é o que mais me agradou...a nível técnico Kulkov e Thern eram dois jogadores de enorme qualidade.

Joaquim Ferreira Bogalho

Çula, também penso que o Elzo, tecnicamente, era inferior ao Kulkov e ao Thern..mas, não conhecia o Elzo até chegar ao Benfica e tenho ideia que quando chegou vinha já um jogador mais posicional.

Fake Blood

flip69

O seu primeiro golo internacional, no jogo Suécia vs França a 16 Agosto de 1989.
http://www.youtube.com/watch?v=MlCjYXuer9Q

PS: Inesquecível este Senhor.

benfiquistaemcasa

Muitos de nós quando o vimos ficámos desapontados porque ele não tinha a estatura de Stromberg, seu compatriota que tinha passado por cá uns anos antes. Mas quando começou a jogar logo vimos que estávamos enganados. Tinha um domínio absoluto do meio campo. Era um jogador que nunca estava perdido, sabia sempre o que fazer. Não era um jogador de alardes técnicos mas sabia jogar e rematava bem de longe. Infelizmente nessa altura o "sistema" estava no auge e os nossos jogadores sentiam-no e bem na pele. www.benfiquistaemcasa.blogspot.com

Juvelacio

Não me lembro dele mas já vi vários jogos onde interveio há uns meses. Uma classe incrível e uns pezinhos que não ficavam atrás  :bow2:

Jonny-Venezuela

Era tão craque.
Na linha de Fernando Redondo e Paulo Sousa

Universo Benfica

10/08/1989

14/08/1989

slbenfica_croft

Citação de: Bola7 em 18 de Setembro de 2008, 14:58
bom jogador mas muito atreito a lesões...e o malandro não quis renovar para sair pelo minimo...
Só levamos uma compensação simbólica.

Mas era muito bom médio centro. Belíssimo jogador.

Çula

johnking

Procuro um golo deste grande jogador num jogo em braga em que ganhamos 4-0!! Alguem me pode arranjar? Acho que foi de cabeça....

pcssousa

Citação de: Çula em 14 de Março de 2011, 22:02
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 14 de Março de 2011, 17:56
Thern era um óptimo jogador...fez três épocas de grande nível. Contudo, penso que em termos de qualidade pura o Kulkov era superior. Não fosse a educação débil e a má gestão da carreira tinha feito carreira superior...a maneira como saiu do Benfica foi lamentável. De qualquer forma, foram dois dos melhores estrangeiros que vi jogar...

O Elzo na mesma posição também era bom jogador, mas, veio em fase mais adiantada de carreira, ao contrário dos dois acima...

Curiosamente, nesta posição, o Javi Garcia sendo um jogador muito distinto dos três é o médio defensivo que mais me agradou (a par do Petit) após aqueles três..

O Elzo não tinha nem metade do perfume do sueco e do russo. Era um jogador muito bom mas que fazia da garra e determinação os seus pontos fortes. Só me lembro da última época dele na luz mas a impressão que me ficou foi essa.
Quanto ao Thern não há muito mais a dizer, craque todos dias, especialmente aos sábados e domingos.
Lá está, o mal está em apenas te lembrares da última época do Elzo na Luz... Infelizmente foi allvo de politiquices por ter sido contratado ainda pelo Fernando Martins. Era um internacional brasileiro e dos bons. Foi titular no Mundial de 86 e foi considerado dos melhores jogadores desse Mundial e chegou ao Benfica ainda com apenas 26 anos. Estreou-se numa vitória em Coimbra em que o Magnusson meteu 3 ou 4 golos e em que Toni se estreou como treinador principal e, logo ali, à chuva, mostrou quem era, era o Elzo, o "volante" vindo do Brasil e que deixaria o seu perfume espalhado um pouco por todo o Portugal, era fantástico mesmo.
Nunca mais vi outro jogador nosso jogar naquela posição com a mesma qualidade ou sequer semelhante. Contra o Anderlecht e Steaua fez 3 jogos avassaladores (tinha-se lesionado nuum Benfica 4 - Sporting 1 e não jogou no jogo de Bruxelas e bem falta fez).
Voltado ao Brasil ainda foi eleito o 2º melhor jogador a actuar por lá.

Darkboy

Derry City 1-2 Benfica, Taça dos Campeões 1989/1990

johnking

Citação de: johnking em 09 de Março de 2013, 17:39
Procuro um golo deste grande jogador num jogo em braga em que ganhamos 4-0!! Alguem me pode arranjar? Acho que foi de cabeça....
Alguém me consegue arranjar este golo ou confirmar que foi neste jogo?

DanizaoSlb

Johnking:

Sim foi nesse jogo. Um cruzamento do lado esquerdo e ele da cabeça faz o golo. Eu ja vi isso num dos programas do Vitorias e Patrimonio. Agora qual foi o episodio é que já não sei.