António Simões

Médio, 80 anos,
Portugal
Equipa Principal: 14 épocas (1961-1975), 455 jogos (39198 minutos), 73 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (4), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (4)

Theroux

António Simões: «Jogadores podem mudar mas isso não obriga a dar beijinhos na camisola»
antónio simões fala em hipocrisia


António Simões teve uma longa carreira no futebol e recorda que o que mais o marcou foi quando se apercebeu de que jogava "numa grande equipas". Em entrevista ao jornal "i", o histórico jogador dos encarnados sublinhou o "sentimento" que o ligou e continua a ligar ao clube da Luz.

"Ser do Benfica, com todo o respeito que tenho pelos outros clubes, não é uma escolha, é um sentimento e a partir de determinada altura tive esse sentimento. Os jogadores têm toda a legitimidade para mudar, terem melhores condições, melhorarem economicamente, agora essa legitimidade não obriga a que se dê beijinhos na camisola. Isso é uma hipocrisia", afirmou, recordando igualmente o tempo em que vestiu de... verde e branco.

"No Sporting estive oito meses a ganhar 800 escudos por mês. Só que o Sporting não estava disposto a pagar os 50 contos [que o Almada pedia para António Simões sair] e a lei dizia que se eu deixasse de jogar um ano ficava livre. Só que o Benfica tinha uma política muito mais agressiva na prospeção dos jovens, descobre-me, avança e negoceia com o Almada e paga 40 contos e passo a ser jogador do Benfica".

António SImões não escondeu ainda que um dos momentos mais difíceis da sua vida foi a morte de Eusébio. "Quando recebo a notícia pensei: eu estou a seguir. Até o Eusébio morrer, pensava que continuávamos a ser jovens".

TMMSLB


AleKx


paalexg

Citação de: AleKx em 09 de Agosto de 2015, 16:38
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=4708491


O que é isto, imortal do Benfica? 

Era mesmo necessário? :disgust:
Porque é que as convicções políticas do António Simões são para aqui chamadas?


Theroux


RedVC


cristao69


25 Novembro 1967. Jorge Sampaio aconselha Simões

Ordenados em atraso no Benfica

Campeão nacional em 1967, o Benfica prepara o bi mas sem pagar os ordenados. Simões, um dos capitães de equipa, aproveita a presença do tesoureiro Romão Martins num treino para lhe pedir explicações sobre o atraso nas contas. O jogador volta a falar do assunto, agora em declarações ao "O Século Ilustrado". Quando sai a entrevista, Simões está na Bulgária, com a selecção nacional. E é lá, na véspera do jogo a 25 de Novembro, que sabe que está suspenso pelo Benfica por um mês, falhando o compromisso europeu com o St. Etienne, em França. Sente-se injustiçado e pede ajuda, a um tal Jorge Sampaio, advogado. A situação só se resolve em Dezembro com renovação do contrato entre Benfica e Simões, cuja assinatura é feita com a marquesa do posto clínico a fazer de secretária.

RedVC

Romão Martins foi um dos piores dirigentes que alguma vez passou pelo Sport Lisboa e Benfica.

António Simões foi um dos melhores jogadores que alguma vez passou pelo Sport Lisboa e Benfica.

RedVC

O meu pai (grande Benfiquista) quando novo trabalhou com o jovem advogado Jorge Sampaio e dele sempre disse que era um homem íntegro, simpático e competente. Uma pessoa de grande qualidade.

pcssousa

Citação de: RedVC em 25 de Novembro de 2015, 18:45
O meu pai (grande Benfiquista) quando novo trabalhou com o jovem advogado Jorge Sampaio e dele sempre disse que era um homem íntegro, simpático e competente. Uma pessoa de grande qualidade.

Jorge Sampaio tudo tentou para que António Simões rescindisse com o Benfica e fosse para o sporting. Esta é, para mim (e para o próprio) a grande mácula na sua carreira.
Já abordei o tema cá no fórum há uns anos e ainda no passado mês de Agosto em conversa com o grande Simões o assunto veio à baila.
Recordo que o próprio Riera foi suspenso no decurso deste caso e acabaria por sair. Mesmo assim fomos campeões, muito graças a Eusébio que foi mais decisivo que nunca e mesmo com uma perna imobilizada (com torniquetes impedindo-a de dobrar) resolveu o derby, e ainda fomos à final da TCCE também graças a Eusébio que demoliu a Juventus em Lisboa e Turim. Isto numa época atípica em que tivemos 3 treinadores, Riera, Cabrita e Otto Glória.

pcssousa

Citação de: RedVC em 25 de Novembro de 2015, 18:39
Romão Martins foi um dos piores dirigentes que alguma vez passou pelo Sport Lisboa e Benfica.

António Simões foi um dos melhores jogadores que alguma vez passou pelo Sport Lisboa e Benfica.

Romão Martins foi o responsável por Eusébio não ter voltado ao Benfica. Devido a isso, o nosso Pantera esteve a um passo de ingressar no Sporting.
Felizmente, Borges Coutinho reuniu com João Rocha e o próprio Eusébio e fez ver que este era um símbolo do Benfica e que não deveria vestir a camisola do Sporting. João Rocha não obrigou Eusébio a manter o prometido e ele rumou ao Beira-Mar, sendo-lhe permitido treinar na Luz.
Eusébio nunca devia ter ingressado no Beira-Mar e muito menos no União de Tomar (aqui para ajudar... António Simões).
Infelizmente Borges Coutinho não quis desautorizar Romão Martins.
Posteriormente, Romão Martins concorreu à Presidência. Obviamente, perdeu.

VitorPaneira7

Acho que foi aqui falado também na situação do regresso do Jordão e se não me engano Artur não renova devido a Romão Martins duvidar da sua saúde, ele teve pleurisia. Não sei se Romão Martins teve influência nas saídas de Eurico Gomes e Delgado(ou fidalgo)?

Coitado do Artur depois teve AVC e li há pouco tempo que perdeu a perna, a imagem dele no hospital deu me uma incrivel pena.

Será sempre o Ruço , o lateral direito preferido do meu pai.

desculpem o off topic, mas apenas acrescentar algo sobre o tema Romão Martins.

RedVC

É precisamente todo esse conjunto de situações que estão na base do que eu disse sobre Romão Martins. Não sendo bonito falar de alguém que morreu ainda assim as implicações desses seus actos foram sérias. Muito sérias. E por isso, respeitando o homem, não deixo de comentar os disparates do dirigente.

A perda de Eurico Gomes e de Rui Jordão foi particularmente gravosa. Foram reforçar adversários.

No caso de Rui Jordão foi mesmo um erro histórico descomunal. Teríamos tido por longos anos uma dupla Jordão-Néné. Mas não. Foi reforçar os sapos. Eu era pequenino mas ainda me lembro da espectacularidade do futebol de Jordão. Era um fora de série e provavelmente teria tido ainda mais rendimento e sucesso se tivesse feito o resto da sua carreira a jogar com o apoio de homens como Vítor Martins, Toni, Shéu, Alves e Chalana para falar de alguns.

No caso de Eurico teria emparelhado com Humberto Coelho, provavelmente alternando com António Bastos Lopes. É fácil perceber qual teria sido a sua utilidade. Tivemos Laranjeira, Alhinho e Frederico. Jogaram bastante (mais Alhinho) e eram bons jogadores mas em minha opinião inferiores a Eurico. Mas não. Foi para os sapos e depois foi um enorme central no fecêpê.

Quanto a Artur não tenho a certeza mas parece estar aí o seu dedo inconfundível. Artur era e é um Benfiquista e ainda hoje é lastimável ver cromos com ele vestindo aquela camisola de presidiário.

Tenho ideia que a saída de Eurico e Fidalgo para o Sporting foi ripostada com os ingressos de Laranjeira e Botelho. Laranjeira ainda foi útil na primeira época mas durou pouco. Botelho aqueceu o banco provavelmente como Fidalgo aqueceria. Bento era o Senhor das balizas.

Felizmente o topo dos desvarios não foi atingido. Felizmente Eusébio não foi para o SCP. Felizmente o SCP tinha um presidente que tinha nível e mostrou grande sentido de responsabilidade e decência ao entender-se com o Dr. Borges Coutinho. Seria uma mancha que nunca sairia de uma das figuras supremas do Benfica. Imaginem um outro tempo em que a presidência dos sapos fosse assumida por um troglodita. Não é difícil imaginar...

pcssousa

De facto, o Ruço foi acusado de simular a doença. Injustamente, diga-se.
Usando isso, quando se aproximava a hora da renovação contratual ofereceram-lhe condições inferiores às que usufruía.
O tempo foi passando e o jogador sempre a dizer que queria um aumento e, portanto não aceitava. A certa altura, Artur comunica que tem propostas para sair, ao que Romão Martins lhe responde que ele não vai a lado nenhum, pois é Benfiquista.
Mais tarde, volta à carga: Diz que tem uma proposta do sporting, muito superior ao salário que auferia no Benfica, mas que para ficar renovava pelo mesmo valor que estava a ganhar, não podia era concordar que lhe baixassem o salário. Riram-se.
O Artur foi mesmo para o sporting. Acaba por passado algum tempo ir para o estrangeiro e, quando se prepara para regressar a Portugal o Benfica não se lembra dele e acorda tudo com o Sporting. É aqui que sofre o terrível AVC que lhe destrói a carreira e limita a vida.
Finalmente, o Benfica "perdoa-lhe" (como se houvesse algo para perdoar...) e os rivais jogam um jogo de homenagem a Artur Correia, o homem que é sócio do Sport Lisboa e Benfica desde o primeiro dia de vida.