Mário Coluna

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

BenficaFan

SLBenfica (Instagram)

Tu és o Capitão, Coluna. #EPluribusUnum



Descanse em Paz, Eterno Capitão!!!

Mats_Magnusson

#2297
Descansa em Paz Coluna!

Apenas recordar um momento, podiam ser tantos, que demonstram a sua grandeza:

"Depois da epopeia inglesa, Coluna voltou para mais três épocas no Benfica, do qual se despediu em 1969/70 partindo para um ano ao serviço do Lyon. O regresso ao Estádio da Luz aconteceu em dezembro de 1970 para um jogo de homenagem frente a uma seleção mundial onde estavam nomes como Johan Cruyff e Bobby Moore, entre muitas outras vedetas. Alinhou 15 minutos com a camisola encarnada, saindo debaixo de uma enorme ovação. Estava previsto jogar alguns minutos pela outra equipa, mas recusou-se. Afinal, não conseguia defrontar o clube do coração..."

E deixo também esta fantástica foto



diob121


BlankFile

Um grande Senhor. Benfica da cabeça aos pés.

Monstro Sagrado. IMORTAL DO SPORT LISBOA E BENFICA!

Nunca serás esquecido.

StarWars

Saudades.

Um dos que estão, eternamente, no troco benfiquista!

zefo

Um ano ... Ate sempre que a tua luz brilhe para nós.


Shoplifter20


SLB-Marco


guizuca


Naturalism

Citação de: zefo em 25 de Fevereiro de 2016, 19:33
Um ano ... Ate sempre que a tua luz brilhe para nós.

Um ano de quê? Se te referias à data da morte do Coluna, ele morreu em 2014.

zefo

Citação de: Naturalism em 26 de Fevereiro de 2016, 00:37
Citação de: zefo em 25 de Fevereiro de 2016, 19:33
Um ano ... Ate sempre que a tua luz brilhe para nós.

Um ano de quê? Se te referias à data da morte do Coluna, ele morreu em 2014.

2 anos...

senhorcoluna

Mário Coluna disse - O Benfica do meu tempo não é o de hoje.

RedVC

#2309
Citação de: senhorcoluna em 29 de Fevereiro de 2016, 00:27
Mário Coluna disse - O Benfica do meu tempo não é o de hoje.

O Benfica como Ideal é o mesmo. É o Sport Lisboa e Benfica. Como já ouvi um grande Benfiquista dizer: Tudo muda. Só Benfica é eterno.

Dito isto os Clube é feito de homens que trabalham consoante as suas qualidades e defeitos e condicionados ou aproveitando o tempo em que vivem.

Quando Coluna chegou ao Benfica em 1954 o Benfica não era o mesmo da década de 40, época em que ganhou quatro títulos. Estava a perder campeonatos atrás uns dos outros para o SCP. Mas nesse ano inaugurou o Estádio da Luz. Lado bom, lado mau.

Quando Rogério Pipi chegou ao Benfica em 1942 o Benfica já não era o mesmo do tempo de Vítor Silva. Estava a vencer mais títulos mas tinha acabado de perder o Estádio das Amoreiras num processo doloroso e lesivo do nosso Clube. Lado bom, lado mau.

Quando Vítor Silva chegou ao Benfica algures em 1927 o Benfica já não era o mesmo de Cosme Damião. O dilema de manter o amadorismo tinha feito o Clube perder capacidade competitiva e perdiam-se campeonatos uns atrás dos outros. Mas tinha inaugurado o Estádio das Amoreiras. Lado bom, lado mau.

Quando Cosme Damião assumiu as rédeas do Clube, o Clube deixou de ser o Clube dos Catataus. E teve de deixar de ser o Clube da zona de Belém. Teve de adaptar-se aos novos tempos. Perdeu-se o romantismo e a mística das Salésias. Alguns grande homens tiveram de ficar pelo caminho como Manuel Gourlade, outros saíram, melhor desertaram para o SCP. Mas o Benfica sobreviveu à força bruta do dinheiro dos "Alvalades". Mas o Benfica quebrou a hegemonia dos Ingleses do Carcavellos e tornou-se no campeão crónico da década de 1910-1920. Lado bom, lado mau.

Dito isto não vale a pena dramatizar. O Benfica no tempo presente nunca poderia ser o mesmo. Se fosse era porque estava morto e preservado em formol. Os Clubes, todos os Clubes tem de se adaptar. Tem de se renovar. É assim para os homens, é assim para as instituições, é assim para os estados, é assim para o mundo.

Lado bom, lado mau.

O Sport Lisboa e Benfica tem 112 anos.

O Sport Lisboa e Benfica dá-nos alegrias e tristezas desportivas e associativas.

Mas o Sport Lisboa e Benfica nunca nos desilude como o Ideal. Como construção multi-participada, apaixonada, crente e persistente na fraternidade entre os seus sócios, no orgulho de participarem com uma pequena contribuição para o Todo.

DE TODOS UM!