Mário Coluna

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

SevenStars

Citação de: nucleopn em 11 de Setembro de 2008, 22:43
Mundial de 66'

Coreia - 3 - Portugal - 0 -

Eusébio dirige-se a Coluna e diz "Coluna, segura isso ai atrás, q eu cà à frente ainda viro isto"

HISTORIA VERIDICA, CONTADA PELO COLUNA!!!! está numa homenagem qq ao Eusebio... (penso q num filme sobre a sua vida)

só p se perceber q realmente 2 jogadores faziam uma equipa. os outros 9 ate podiam ser os users aqui do forum

Pois é! Há tipos assim, poucos, mesmo muitíssimo poucos, mas há!. E nós tivemos a felicidade de juntar logo 2 na mesma equipa ao mesmo tempo!!!

nunomaf

A notícia da semana passada em que se dava conta do Benfica estar a ignorar a homenagem ao Coluna promovida pela Federação Moçambicana de Futebol (acho eu), nunca mais foi comentada por ninguém... Dizia-se também que o João Gabriel (o nosso director de comunicação) ia contactar os órgãos sociais do Benfica para tentar saber o que se teria passado.

Alguém tem mais informações acerca deste assunto ou terá sido apenas mais uma daquelas notícias habituais dos nossos mérdias, para desestabilizar o Glorioso?

Gostava mesmo de esclarecer este assunto pois não quero acreditar que o Benfica ignore uma homenagem a um dos nossos monstros sagrados, como o é o Mário Coluna.

Saudações Gloriosas.

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

Aguiar

terça feira pelas 19h30 vai realizar-se no estadio do Fontelo em Viseu a 1º ediçao do Torneio Mario Coluna com o jogo entre Portugal e Moçambique em sub 20

nunomaf

E o Benfica vai estar representado na selecção? E oficialmente em termos da homenagem, ninguém sabe se também irá estar alguém presente da Direcção?

Aguiar

Citação de: nunomaf em 14 de Setembro de 2008, 23:43
E o Benfica vai estar representado na selecção? E oficialmente em termos da homenagem, ninguém sabe se também irá estar alguém presente da Direcção?
nao sei ve no site da fpf...deve la tar a convocatoria

npedrosa

Estava indeciso em criar um novo tópico ou postar aqui, mas provavelmente "assenta" melhor aqui.

CitaçãoPortugal vence Troféu Mário Coluna

A Selecção portuguesa de sub-20 venceu esta noite a sua congénere de Moçambique por 4-0, em jogo disputado em Viseu, a contar para a primeira edição do Troféu Mário Coluna.

João Martins inaugurou o marcador pouco antes do intervalo, através de grande penalidade, enquanto na segunda parte coube a Jorge Monteiro (55 m), Tiago Pinto (70 m) e Ivan Santos (74 m) consumar o triunfo dos comandados de António Violante.

No final, o próprio Mário Coluna entregou o troféu destinado à equipa vencedora ao «capitão» da Selecção, o defesa Daniel Carriço.

Muito sinceramente e sem desrespeito pelas selecções sub-20 envolvidas no Torneio, acho que um senhor do Futebol como o grande Mário Coluna, merecia um torneio de homenagem com mais qualidade e destaque(Selecções A pelo -).

Mas felizmente o grande Coluna, já teve homenagens de qualidade.

Desportugal

Quando estive a acompanhar o Benfica a Milão em 1995, e plenamente identificado com as nossas cores, os italianos de 40 anos para cima, falavam-me do grandissímo Mário Coluna como um dos melhores médios que tinham visto no futebol. Aliás gostavam mais dele que do Eusébio.

every time i die

16 épocas e capitão do benfica nos tempos áureos... nem é preciso dizer mais nada :)

Bola7

Citação de: npedrosa em 17 de Setembro de 2008, 02:33
Estava indeciso em criar um novo tópico ou postar aqui, mas provavelmente "assenta" melhor aqui.

CitaçãoPortugal vence Troféu Mário Coluna

A Selecção portuguesa de sub-20 venceu esta noite a sua congénere de Moçambique por 4-0, em jogo disputado em Viseu, a contar para a primeira edição do Troféu Mário Coluna.

João Martins inaugurou o marcador pouco antes do intervalo, através de grande penalidade, enquanto na segunda parte coube a Jorge Monteiro (55 m), Tiago Pinto (70 m) e Ivan Santos (74 m) consumar o triunfo dos comandados de António Violante.

No final, o próprio Mário Coluna entregou o troféu destinado à equipa vencedora ao «capitão» da Selecção, o defesa Daniel Carriço.

Muito sinceramente e sem desrespeito pelas selecções sub-20 envolvidas no Torneio, acho que um senhor do Futebol como o grande Mário Coluna, merecia um torneio de homenagem com mais qualidade e destaque(Selecções A pelo -).

Mas felizmente o grande Coluna, já teve homenagens de qualidade.

grandes jogadores nessa homenagem...

Simanic

Citação de: 46Rossi em 08 de Setembro de 2008, 11:58
Citação de: Shoky em 07 de Setembro de 2008, 22:26
Alguém me diz o número mais utilizado pelo Coluna e já agora o Eusébio...
É o dado que me falta nos impressionantes dados destes 2 mítos!

O Coluna acho que sempre jogou com o 10 e o Eusébio começou por ser o 13 mas depois passou para o 10...

O Eusébio quando chegou ao Benfica entrou para a equipa no lugar do Santana e ficou com o seu número 8. Jogou com o 13 no mundial de 66, pois os números foram sorteados.
O Coluna jogou durante muito tempo com o 10. Quando deixaram de jogar com 5 avançados e passaram a jogar com 4, o Coluna passou a jogar no meio campo e cedeu o 10 ao Eusébio, que manteve até o final da carreira, e ficou com o 6.

Shoky

Bola7

Citação de: Simanic em 18 de Setembro de 2008, 00:32
Citação de: 46Rossi em 08 de Setembro de 2008, 11:58
Citação de: Shoky em 07 de Setembro de 2008, 22:26
Alguém me diz o número mais utilizado pelo Coluna e já agora o Eusébio...
É o dado que me falta nos impressionantes dados destes 2 mítos!

O Coluna acho que sempre jogou com o 10 e o Eusébio começou por ser o 13 mas depois passou para o 10...

O Eusébio quando chegou ao Benfica entrou para a equipa no lugar do Santana e ficou com o seu número 8. Jogou com o 13 no mundial de 66, pois os números foram sorteados.
O Coluna jogou durante muito tempo com o 10. Quando deixaram de jogar com 5 avançados e passaram a jogar com 4, o Coluna passou a jogar no meio campo e cedeu o 10 ao Eusébio, que manteve até o final da carreira, e ficou com o 6.
Coluna e Cavem recuaram no terreno..na final contra o Real o Santana jogou...no principio era o Coluna o 10...depois foi o Eusébio...todos eles sabiam que o Eusébio era o melhor...quem dera que algum inventasse a máquina do tempo para eu levar os mus amigos a ver aquela equipa de futebol...até me vêm as lágrimas aos olhos...

Vitor84

Hoje n'a bola vem uma entrevista com ele, em que se percebe o quanto custa a um jogador que jogou num clube que era enorme, que meti respeito em todo o sitio em que jogava e que agora tem andado estes últimos anos a penar.
Aliás este resposta diz tudo:

— Costuma ver os jogos na televisão?

— Só depois de saber o resultado. Se for negativo, não vejo; se for positivo, aí sim, vejo tudo em diferido.

É muito difícil para Coluna ver todas as referencias do Benfica desaparecerem, o estádio, os jogadores (Coluna diz que já nem se dá ao trabalho de fixar os nomes dos jogadores porque eles não ficam cá muito tempo). De realçar dois pontos positivos a massa adepta que continua a puxar pela equipa e a esperança de que tudo volte ao que era antes.

Como adepto que não vivi o tempo destes senhores só me resta sonhar para que um dia o Benfica esteja novamente ao nível do seu historial

Strata

O Coluna é lixado...eheh. Leiam bem a entrevista dele de hoje no jornal A Bola. 

Golden

nc o vi jogar, ainda andava de colhao para colhao, mas o meu pai sim e por inumeras vezes.

Ate hj me diz q Coluna personifica o q é o Benfica.

Um líder nato dentro de campo!

dez campeonatos nacionais conquistados. 126 gols em 525 jogos, 2 taças dos campeoes europeus..

é preciso dizer mais alguma coisa?

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: