Coluna, o Monstro Sagrado

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

G10

MANOCAS37

Citação de: Zlatan em 21 de Abril de 2013, 14:16

para mim das fotos mais miticas do Benfica.

A classe e o respeito que transmite é fabulosa.

dfernandes

Citação de: MANOCAS37 em 05 de Maio de 2013, 18:36
Citação de: Zlatan em 21 de Abril de 2013, 14:16

para mim das fotos mais miticas do Benfica.

A classe e o respeito que transmite é fabulosa.

Sem dúvida. Foto fantástica e cheia de simbolismo.

E a própria qualidade da imagem também é fabulosa. Parece ter sido tirada hoje.

Elvis the Pelvis

É uma foto fabulosa, sem dúvida. É da final da Champions de 1963 no estádio de Wembley, num jogo contra o Milan.

Zlatan

Deu uma entrevista à rtp, onde disse que não tem confiança neste Benfica, nã vai ver o jogo porque tem medo de não aguentar ver uma derrota do Benfica e que, do plantel actual, não conhece nenhum jogador...

Isto dá cabo de mim.

pcssousa

Citação de: Zlatan em 14 de Maio de 2013, 01:01
Deu uma entrevista à rtp, onde disse que não tem confiança neste Benfica, nã vai ver o jogo porque tem medo de não aguentar ver uma derrota do Benfica e que, do plantel actual, não conhece nenhum jogador...

Isto dá cabo de mim.
Dá cabo de ti e de qualquer Benfiquista que se preze... um dos mais míticos capitães do clube dizer que não tem confiança na equipa mas contudo não conhece nenhum jogador da equipa sendo que um deles já lá está há uma década, o que reflete um longo afastamento em relação ao clube. Acaba por significar que há 10 anos que não vê, mesmo que observe, um jogo nosso. É pena.

Bem, seja como for, esta entrevista vai quase em sentido contrário á do record... há coisa incompreensíveis, passo a citar:

Mário Coluna, antigo jogador do Benfica, aconselha os atuais futebolistas do plantel encarnado a "sentirem a grandeza da camisola que vão vestir" na quarta-feira (19H45) contra o Chelsea, na final da Liga Europa, como uma das armas para suplantar os ingleses.

Numa antevisão à agência Lusa da final da Liga Europa, Coluna acredita na sua equipa, mas diz que, para repetirem as vitórias das finais de 1961 e 1962, os jogadores benfiquistas terão de ser "profissionais e jogar com raiva".

"Eles que vão lá como profissionais, mais profissionais do que no meu tempo, porque no meu tempo nós não éramos profissionais, porque o Salazar não deixava que houvesse profissionalismo no desporto", recordou à Lusa.

Numa final, diz Coluna, o papel do treinador é fundamental, pela "conversa e inspiração" que deve passar aos jogadores.

"Vão lá, entrem com o pé direito e ganhem o jogo", foram as palavras do mítico treinador Bela Guttmann, lembra Coluna.

Apesar de afirmar que não conhece o atual treinador do Benfica, Jorge Jesus, Mário Coluna acredita na escolha da direção do clube, que "sabe o valor que ele tem e a inspiração que pode passar para os jogadores".

Para o monstro sagrado, os atuais jogadores das águias têm a oportunidade de ficar na lembrança da massa associativa do Benfica, caso ganhem a final da quarta-feira.

"Se eles ganharem essa final, vai ser uma grande lembrança para os sócios", sintetiza Mário Coluna, sobre o sentimento que se vai apoderar da comunidade benfiquista.

Apesar do respeito que tem pelos ingleses, porque "foram eles que inventaram o futebol", Coluna acha que o Chelsea também respeita o Benfica, porque "é um grande clube, que já ganhou duas finais e perdeu cinco (da Taça dos Campeões)".

Dessas duas vitórias, o ex-jogador revive sempre "a grande alegria" que tomou conta dele e dos colegas depois do apito final e da tristeza provocada pela desilusão das três derrotas seguintes em finais europeias.

"A tristeza é natural: se uma equipa chega a uma final, é porque é boa e merece, e quando vai à final vai jogar para ganhar e assim aconteceu nessas três últimas finais. Ganharam eles, nós aceitámos, porque somos desportistas", observa Mário Coluna.

Como não há lógica no futebol e nem sempre o melhor ganha, declinou o convite do presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, para ir a Amsterdão ver a final e não vai assistir ao jogo pela televisão.

"Já sou velho, com 77 anos, estar na bancada a assistir ao Benfica... por uma questão de segurança minha, prefiro só ver na TV, aqui em Moçambique, depois de saber que o Benfica ganhou. Se perder também não vejo diretamente", concluiu

insan

É triste mas não consigo deixar de simpatizar com a "decisão" do Sr. Coluna. O Homem tem 77 anos, eu tenho 22 e o Benfica dá cabo de mim. Se tivesse a idade do  Sr. Coluna provavelmente já cá não estava.

Meio_metro

SENHOR COLUNA...

Hoje vou ver o jogo com a Camisola do maior com o seu nome... QUE A GLÓRIA VOLTE A ESTE CLUBE...

VIVA AO BENFICA...

Huguenot

RedVC

Citação de: Zlatan em 14 de Maio de 2013, 01:01

Isto dá cabo de mim.

Agora passados uns dias vemos como tinha razão. A idade avançada não lhe tirou a lucidez. A sua mentalidade ganhadora e o conhecimento do futebol deixava-lhe a perceber o estofo da nossa equipa actual. Quer se queira quer não, infelizmente o Benfica actualmente é muito diferente e perdeu a mentalidade ganhadora. Vive-se na época do medo. Medo de tudo e de todos. Então quantas vezes o Benfica mudou para voltar a ganhar? Até Bela Guttman foi dispensado quando deixou de ganhar. O Senhor Coluna é de outro tempo e de outro Benfica. Pelos tempos que vivemos hoje, este Benfica actual teria que ser necessariamente diferente mas nunca abdicando da sua mentalidade ganhadora e da coragem de mudar para voltar a ganhar. É uma lástima ver o que se passa actualmente. O Senhor Coluna faz muito bem em ocupar o seu pensamento com outro Benfica. Aquele que ele viveu e que tanto ajudou a ganhar títulos e prestígio.

Darkboy

É o futebolista do Benfica com melhor palmarés?

Títulos pelo Benfica:
2 Taças dos Campeões Europeus (1960/61, 1961/62)
10 Campeonatos Nacionais (1954/55, 1956/57, 1959/60, 1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69)
7 Taças de Portugal (1954/55, 1956/57, 1958/59, 1961/62, 1963/64, 1968/69, 1969/70)

Há alguém melhor? Não sei quantos juntam as duas Taças dos Campeões Europeus a uma dezena de campeonatos.

Angus M

Citação de: G10 em 20 de Abril de 2013, 08:12

Que golo, ele era mesmo impressionante, médio completo e um senhor