Coluna, o Monstro Sagrado

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

RedVC

Mentira de 1 de Abril de 1960.

Troca de craques entre SLB e CFB.
Coluna e Ângelo para o CFB e Matateu e Yaúca para o SLB.

Curiosamente três anos depois Yaúca faria mesmo essa mudança.

O grande Matateu de águia ao peito...

Treinador de Bancada

O Coluna tinha tanta classe. Na minha opinião, merecia ter tido outra homenagem por parte do Benfica aquando da sua morte.

Que me desculpe o Eusébio, mas o Pantera Negra teve a volta ao Estádio, a braçadeira durante um ano, os nomes na camisola, a Avenida Eusébio da Silva Ferreira, o panteão. O que teve o Coluna?

benfica0605

RedVC

De águia ao peito. Para sempre as tardes e noites de glória.
Ilustre Capitão. Sangue Europeu e Africano. Coração Benfiquista.

BlankFile

Citação de: RedVC em 20 de Novembro de 2015, 00:34

De águia ao peito. Para sempre as tardes e noites de glória.
Ilustre Capitão. Sangue Europeu e Africano. Coração Benfiquista.

Essas Taças das primeiras duas fotos estão no Museu Cosme Damião. São lindos troféus. :)

alfredo

Citação de: Treinador de Bancada em 20 de Setembro de 2015, 15:51
O Coluna tinha tanta classe. Na minha opinião, merecia ter tido outra homenagem por parte do Benfica aquando da sua morte.

Que me desculpe o Eusébio, mas o Pantera Negra teve a volta ao Estádio, a braçadeira durante um ano, os nomes na camisola, a Avenida Eusébio da Silva Ferreira, o panteão. O que teve o Coluna?
É isso a memória curta da maioria do do pessoal que apenas conta os golos e mede a qualidade de um jogador com a quantidade deles.
Muita gente nao imagina que um jogador que esta mais dentro da construcao do jogo e a guiar a equipa de maneira tao secreta como o Sr Coluna, tenha tanta qualidade como um matador. Depois esquecem que sem jogadores como ele (e o nome de Colouna apenas serve para dar um exemplo, ja que houve muitos mais a contribuirem para a equipa) um Eusébio nunca teria sido o que foi.

alfredo

RedVC

RedVC

Toni, Eusébio, Ivic, Coluna, Júlio Borges, Fernando Martins, Diamantino

RedVC

RedVC

20h10 em Berna. É Golo do Benfica! Golo de Coluna!

Ainda não era nascido mas já ouvi muitas vezes este relato do Sportinguista (Sportinguista mas não lagarto) Artur Agostinho.
Tão bonito e com tanto significado que pode ser hoje ouvido no Museu Cosme Damião.

É Golo do Benfica! Golo de Coluna!

VitorPaneira7

Tanto ele como josé águas mereciam estátuas. Quando fui visitar manchester e fui a old trafford vi 5 estátuas, Busby, Fergunson e uma com o trio Best, Law e Charlton , pois sabiam que tinham que celebrar os 3.
Eusébio foi ímpar, mas homens como Coluna, Angelo,Germano, Águas e Cavém que fizeram de tripas coração ajudaram-no e muito. Até pergunto se  a liderança de Ângelo na defesa e Águas no ataque  em Wembley, dois dos grandes ausentes, podiam ter alterado especialmente quando o grande líder, Coluna, se lesionou.
Um Ângelo é outra figura, sei muito porque o meu pai e avô falavam dele, especialmente do que fez nas camadas jovens.

PS- Benfica perdeu duas champions por causa de substituições, por uma maldita regra que hoje é como se tivesse existido sempre, jogamos com 10 em Wembley e depois 10 em San Siro num relvado digno de um batatal.