Zoran Filipović

Avançado, 71 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (1981-1984), 86 jogos (6113 minutos), 41 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (2)
Treinador, 71 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 1 época (1994-1994), 6 jogos (1 vitória, 3 empates, 2 derrotas)

Cyb3rNeo

Faz anos hoje, Parabéns Filipovic!!!!  :drunk:

faneca_slb4ever


Mestre30


Sum41


Dandy






   Este ex-jogador teve a particularidade de ter eliminado por duas vezes, ao serviço de equipas diferentes, os romenos do Universitat Craiova.

   E, nas duas eliminatórias, foi absolutamente decisivo.

   Na Taça UEFA de 1975/76, ao serviço do Red Star, marcou 3 golos no total dos dois jogos. Os jugoslavos venceriam a eliminatória por um combinado de 4 golos contra 2 dos romenos.

   Já na Taça UEFA de 1982/83, pelo Benfica, marcaria o golo que permitiria eliminar os romenos.

   Conclusão... deve ser odiado em Craiova.




RedVC

Parabéns!
Foi pena não ter chegado com menos uns anos. Jogador fino e eficaz.

Sim, deve ser odiado em Craiova mas também em Roma.
Em 1982/83 marcou os dois golos no Estádio Olímpico de Roma e mais um na Luz no jogo da segunda mão.

Dandy

Citação de: piratas15 em 13 de Setembro de 2013, 07:33
grande avançado ,fino de classe mundial..ainda hoje nao percebo a anulaçao do golo limpo que marcou na final da taça uefa contra o anderlcht...




   Para quem nunca tenha visto as imagens do jogo, aqui vos deixo, aos 4'30", o escandaloso lance em questão.
   Pergunto-me como é possível invalidar isto:

   http://www.youtube.com/watch?v=F1qgaYASxBs


   Quase ninguém fala disto, infelizmente.

   Facto é que, anos mais tarde, seriam dados como provados actos de corrupção activa, por parte do Anderlecht, no decorrer da Taça UEFA de 83-84 (época seguinte à da nossa final com eles).

   É de desconfiar, no mínimo. Quem tem carácter para subornar uma... tem carácter para subornar 10.

   Mas não há como fugir a esta triste realidade:

   No que toca a finais europeias, com excepção da primeira, somos o clube mais azarado e roubado do mundo.



Benfiquista de braga

24 de Novembro de 1982, a minha primeira vez.

O benfica era gigante e lembro-me do estadio do Zurich com muito português...

Filipovic Marcou o golo do empate... nunca me esqeucerei

RedVC


Godescalco


piratas15

Era um ponta de lança do carai..! que bela dupla com Néné quando foram treinados por Lajos Baroti e depois por Ericksson.

piratas15

Citação de: Dandy em 04 de Outubro de 2014, 14:28
Citação de: piratas15 em 13 de Setembro de 2013, 07:33
grande avançado ,fino de classe mundial..ainda hoje nao percebo a anulaçao do golo limpo que marcou na final da taça uefa contra o anderlcht...




   Para quem nunca tenha visto as imagens do jogo, aqui vos deixo, aos 4'30", o escandaloso lance em questão.
   Pergunto-me como é possível invalidar isto:

   http://www.youtube.com/watch?v=F1qgaYASxBs


   Quase ninguém fala disto, infelizmente.

   Facto é que, anos mais tarde, seriam dados como provados actos de corrupção activa, por parte do Anderlecht, no decorrer da Taça UEFA de 83-84 (época seguinte à da nossa final com eles).

   É de desconfiar, no mínimo. Quem tem carácter para subornar uma... tem carácter para subornar 10.

   Mas não há como fugir a esta triste realidade:

   No que toca a finais europeias, com excepção da primeira, somos o clube mais azarado e roubado do mundo.



Roubalheira do caralho , em toda a minha vida só chorei em dois jogos de futebol , foi esta final perdida ( doeu-me muito na altura ) e foi na meia final de campeonato da Europa em França , na meia final França -Portugal , quando o fdp do Platini marcou o terceiro golo saí do café disparado a chorar e já não vi o resto do jogo..Enfim coisas da adolescência , recordar é viver...

Alexandre1976

O primeiro estrangeiro que realmente impôs a sua classe no Benfica.E que classe tinha o senhor Zoran Filipovic.Inteligencia elegancia subtileza e um fantástico jogo de cabeça eram as suas caracteristicas mais marcantes.Inesquecivel o seu contributo na caminhada europeia de 82-83 no primeiro grande Benfica que conheci.Volto a referir que para o meu velho que é do Sporting este senhor foi na sua opinião um dos melhores avançados que viu jogar.O unico senão é que já chegou ao Benfica com algumas mazelas e não na sua plenitude embora em 82-83 tenha feito uma época brutal.Antigamente os jogadores do Leste Europeu só podiam ir para o estrangeiro depois dos 28 anos.

RedVC



Estrela Vermelha de Belgrado, 1976/1977

mandrake

#74
Citação de: Dandy em 04 de Outubro de 2014, 14:28
Citação de: piratas15 em 13 de Setembro de 2013, 07:33
grande avançado ,fino de classe mundial..ainda hoje nao percebo a anulaçao do golo limpo que marcou na final da taça uefa contra o anderlcht...




   Para quem nunca tenha visto as imagens do jogo, aqui vos deixo, aos 4'30", o escandaloso lance em questão.
   Pergunto-me como é possível invalidar isto:

   http://www.youtube.com/watch?v=F1qgaYASxBs


   Quase ninguém fala disto, infelizmente.

   Facto é que, anos mais tarde, seriam dados como provados actos de corrupção activa, por parte do Anderlecht, no decorrer da Taça UEFA de 83-84 (época seguinte à da nossa final com eles).

   É de desconfiar, no mínimo. Quem tem carácter para subornar uma... tem carácter para subornar 10.

   Mas não há como fugir a esta triste realidade:

   No que toca a finais europeias, com excepção da primeira, somos o clube mais azarado e roubado do mundo.




Nesta altura bastava 1 jogador estar adiantado ou em linha com a defesa, independentemente de onde estivesse, o árbitro aponta para o Chalana que estava a sair do fora-de-jogo. Em 83-84 com o sporting 1-1 na luz e que deu o título, há um golo invalidado ao sporting da mesma forma, jogador adiantado sem interferência no lance.

Na final não se pode desperdiçar como fez o Diamantino, se bem que os belgas tiveram 2 situações claras de golo, 2-1 teria sido o ideal na 1º mão. Na luz não se percebe o Filipovic no banco, para não falar na aberração que foi o caso Alves por ter chegado atrasado a um treino devido a ficar preso no trânsito por causa de um acidente! Eriksson não perdoou e hoje arrepende-se disso!!!