José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Langley

Já agora, corrijam o nome do José Mourinho na primeira página. É José Mário e não José Maria.

Fake Blood

José Mourinho Pedroto

Barracuda

Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 17:15Quando o Mourinho saiu do Benfica em 2001, portou-se mal. Não era primeira opção do Vilarinho? Não, e depois? É normal, ele era um simples ex-adjunto do Robson. O que tinha a fazer, era provar que a direção estava errada na sua preferência(Toni). E não era uma vitória em Guimarães ou contra o Sporting na Luz, ambas normais para um clube como o Benfica, que alterariam este facto. No fundo, aproveitou-se do facto da direção do Benfica querer o Toni(erradamente), para garantir a sua continuidade no clube. Fez mal, como ele próprio admitiu posteriormente.

Normais para um clube como o Benfica é como quem diz, que esse foi o ano em que acabámos em sexto. Será que o Vilarinho acreditava realmente que o Benfica iria ficar mais forte com o Toni no lugar do Mourinho? Gosto muito do Toni como pessoa, mas o facto é que um é bicampeão europeu e treina atualmente o Chelsea e o outro está no Irão.


Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 17:15Quando estava no Leiria, aí sim, o contexto já era outro completamente distinto. Aí sim, já tinha provado que era um treinador de grande potencial. Nessa altura, a direção do Benfica errou, e errou ao tentar impor o Jesualdo como seu adjunto. Aí não há nada a dizer, o erro colossal foi nosso. Agora da primeira vez, culpa do Mourinho a 100%.

O erro colossal foi sempre nosso. Não quero aqui insultar o Vilarinho, mas repito que ele devia ter visto o portento que tinha em mãos e ter-lhe oferecido a renovação do contrato. E mesmo quando o Mourinho lhe fez o ultimato, deveria ter tido a inteligência de perceber que nunca iria encontrar melhor do que ele.

É triste reconhecê-lo, mas o Benfica precisava muito mais do Mourinho do que o Mourinho precisava do Benfica. O Mourinho saiu de cá e tornou-se bicampeão europeu e um dos melhores treinadores do mundo. Já o Benfica prepara-se agora para vencer o seu terceiro campeonato desde a saída do Mourinho. Quem é que ficou a perder com a saída dele?

Elvis the Pelvis

Normais para o Benfica, claro que sim. Sem a menor dúvida. Esse ano do 6º lugar foi uma efeméride no sentido negativo, daí não se poder fazer disso regra. Nesse sentido sim, ganhar ao Sporting é perfeitamente normal no Benfica, como aliás sempre foi.

Em 2001, o Mourinho não era nada. Volto a repetir isto. Era um ex-adjunto/tradutor do Bobby Robson, nada mais. O Toni era (e é), uma figura incontornável do clube, como jogador e treinador. Como treinador, já tinha sido campeão nacional duas vezes pelo nosso clube, e tinha nos levado a uma final da Champions em 1988. Por isso, na altura, o Toni estava muito acima do prestígio do Mourinho.

O erro colossal foi só quando ele estava no Leiria. Aí sim, deviam ter descartado o Jesualdo num abrir e fechar de olhos, e trazer o Mourinho. Porque lá está, só com o trabalho no Leiria, é que provou que tinha enorme potencial.

No Porto, o Mourinho ganhou muito, mas parafraseando Pinto da Costa, ele não ganhou sozinho. O Pinto da Costa lá saberá o que quererá dizer com isto.

Sobre o Benfica, não morremos por isso. Foi um erro colossal? Foi, mas a história faz-se todos os dias, todos os anos. O Benfica continuou e continuará no futuro, a ser o maior clube português, e um clube do top 10 da história do futebol Europeu. Com ou sem Mourinho.

Barracuda

O ano do sexto lugar foi o ano em que o Mourinho lá esteve, por isso é só desse que podemos falar. Nesse ano, ganhar 4-1 em Guimarães e 3-0 ao Sporting foram efetivamente grandes resultados. É compreensível que o Mourinho, percebendo que não era querido pela direção, tenha tentado aproveitar o entusiasmo gerado por essas duas vitórias para tentar consolidar a sua posição. Repito que ele não pediu mundos e fundos, apenas quis que lhe renovassem o contrato por dois anos.

De resto, repito que não posso ter sido o único em Portugal a perceber que o Mourinho ia ser especial. Assim que vi a primeira conferência de imprensa do homem percebi imediatamente que ele era único e que iria chegar muito longe. Não imaginava quão longe, tal como acredito que quando o Ronaldo tinha 20 anos ninguém pensava que ele fosse chegar bem onde chegou, mas não tive dúvidas que estava ali um fora-de-série. Custa-me muito entender como é que o presidente do meu clube não conseguiu ver o que eu vi claramente como ainda tinha cabelo.

Para mim é muito triste pensar que, se o Vilarinho tem tomado outra decisão (e estou a tentar não o insultar), hoje provavelmente o Benfica não se estaria a preparar para ganhar o seu terceiro campeonato desde esse ano. Estaria talvez a caminho do nono ou décimo. Já o FCP, sem o Mourinho para o revitalizar depois daquele annus horribilis com o Octávio Machado, teria talvez estoirado. Eu lembro-me de na altura ouvir programas de rádio em que adeptos portistas telefonavam a barafustar contra a direção e a dizer que o tempo do Pinto da Costa já tinha chegado ao fim. Se nessa altura não tivessem contratado o Mourinho, se calhar ia para lá um treinadorzeco qualquer que continuava a senda de maus resultados e o Pinto da Costa acabava por se retirar. Mas não, o Vilarinho não só enfraqueceu o Benfica, como deu ao nosso maior inimigo a bomba atómica dos treinadores.

Elvis the Pelvis

O erro de análise está aí. O Mourinho não era querido nem deixava de ser. Era o treinador da equipa, um assalariado do clube. Ganhou ao Guimarães e ao Sporting, mas isso não lhe dava a veleidade de exigir fosse o que fosse. Ele não tinha nada que exigir naquele momento, não tinha estatuto para tal.

Por isso volto a dizer, podemos e devemos imputar culpas à nossa Direção por não o terem ido buscar a Leiria por causa de um gajo como o Jesualdo, agora aquando da sua saída do clube em 2001, a culpa foi apenas e só do Mourinho.

TeamRocket37

José Mourinho considerou que a maior frustração da sua carreira foi não ter visto renovado o seu contrato como técnico do Benfica

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1179466

TeamRocket37

Vilarinho "Devia ter engolido o sapo"

José Mourinho chegou ao Benfica pela mão de Vale e Azevedo, mas foi no mandato de Manuel Vilarinho que abandonou o clube, depois de ganhar 3-0 ao arqui-rival Sporting.


"Ele ganha 3-0 ao Sporting ao domingo e na segunda-feira aparece numa reunião de direcção, às 22h00, dizendo: "Ou renovam o meu contrato ou amanhã já não dou treino. As relações não eram boas por culpa dele", lembra Vilarinho, que informou Mourinho que Toni seria o seu treinador se ganhasse as eleições.


No entanto, ao ver o trabalho do técnico, Vilarinho reconsiderou, mas as constantes dedicatórias de Mourinho a Vale e Azevedo foram determinantes.


"Já depois de ganhar as eleições, gostava do seu trabalho. Já se viam coisas muito boas e quis que ele fosse o homem responsável por todo o futebol. Só que a cada vitória dedicava-a a Vale e Azevedo. Pensei: "Mas o que é isto?". Eu deveria ter engolido aqueles sapos", frisou, acrescentando: "Não o despedi, apenas consenti o seu despedimento".


Vilarinho conta, pela primeira vez, que "queria renovar com ele não por uma época, mas por duas", já que ficando naquele lugar ia "proporcionar sossego". Mas "o ultimato foi chato".


"Devia ter-me posto no verdadeiro lugar de gestor: engolia o sapo, renovava com Mourinho e o Benfica ficava a ganhar com isso. Foi um mau acto de gestão que tomei", assume.

Barracuda

Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 18:18O erro de análise está aí. O Mourinho não era querido nem deixava de ser. Era o treinador da equipa, um assalariado do clube. Ganhou ao Guimarães e ao Sporting, mas isso não lhe dava a veleidade de exigir fosse o que fosse. Ele não tinha nada que exigir naquele momento, não tinha estatuto para tal.

Não é questão de estatuto, é questão de qualidade. O Mourinho claramente já a tinha, só que o Vilarinho ou não foi capaz de perceber isso ou simplesmente não se importou.


Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 18:18Por isso volto a dizer, podemos e devemos imputar culpas à nossa Direção por não o terem ido buscar a Leiria por causa de um gajo como o Jesualdo, agora aquando da sua saída do clube em 2001, a culpa foi apenas e só do Mourinho.

A culpa começa logo do lado do Mourinho por não ter percebido o prodígio que tinha em mãos e não lhe ter renovado o contrato, com aumento de ordenado, cláusula de rescisão e essas coisas. Depois quando o Mourinho lhe fez o ultimato, deveria ter tomado a atitude melhor para o clube. Quando finalmente começaram a perceber a asneira colossal que tinham feito, então quiseram voltar atrás mas já era tarde demais. O Pinto da Costa bem que pode estar agradecido ao Vilarinho.

Amsterdam

#3309
Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 18:18
O erro de análise está aí. O Mourinho não era querido nem deixava de ser. Era o treinador da equipa, um assalariado do clube.


o erro que o Vilarinho cometeu nesses tempos....

o Mourinho era muito querido,por jogadores e adeptos...logo de inicio...
Como diz o Barracuda, só nao viu quem nao quis...nada a ver com futurismo


O Benfica estava péssimo....estávamos no fundo....época atrás de época
Planteis de péssima qualidade,presidentes que nem quero referir,derrotas humilhantes...
O Mourinho quando chegou ao Benfica mudou muito...os 3-0 ao sporting foi mais que um resultado,
Eu vivi essas épocas ''negras'' todas no estádio...

Totalmente de acordo com o Barracuda, o que os restantes dizem é areia para os olhos...

Barracuda

Citação de: Carlos Esteves em 09 de Abril de 2014, 18:26
Vilarinho "Devia ter engolido o sapo"

José Mourinho chegou ao Benfica pela mão de Vale e Azevedo, mas foi no mandato de Manuel Vilarinho que abandonou o clube, depois de ganhar 3-0 ao arqui-rival Sporting.


"Ele ganha 3-0 ao Sporting ao domingo e na segunda-feira aparece numa reunião de direcção, às 22h00, dizendo: "Ou renovam o meu contrato ou amanhã já não dou treino. As relações não eram boas por culpa dele", lembra Vilarinho, que informou Mourinho que Toni seria o seu treinador se ganhasse as eleições.


No entanto, ao ver o trabalho do técnico, Vilarinho reconsiderou, mas as constantes dedicatórias de Mourinho a Vale e Azevedo foram determinantes.


"Já depois de ganhar as eleições, gostava do seu trabalho. Já se viam coisas muito boas e quis que ele fosse o homem responsável por todo o futebol. Só que a cada vitória dedicava-a a Vale e Azevedo. Pensei: "Mas o que é isto?". Eu deveria ter engolido aqueles sapos", frisou, acrescentando: "Não o despedi, apenas consenti o seu despedimento".


Vilarinho conta, pela primeira vez, que "queria renovar com ele não por uma época, mas por duas", já que ficando naquele lugar ia "proporcionar sossego". Mas "o ultimato foi chato".


"Devia ter-me posto no verdadeiro lugar de gestor: engolia o sapo, renovava com Mourinho e o Benfica ficava a ganhar com isso. Foi um mau acto de gestão que tomei", assume.

É isto, sem tirar nem pôr.

VALEBEM

Os Benfiquistas na altura adoravam Mourinho... Eu já ia a todos os jogos, e lembro-me bem da minha angústia, e de quase todos os Benfiquistas, quando sucedeu a notícia da sua saída.
Notava-se já algo de diferente.

Elvis the Pelvis

Citação de: Amsterdam em 09 de Abril de 2014, 18:51
Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 18:18
O erro de análise está aí. O Mourinho não era querido nem deixava de ser. Era o treinador da equipa, um assalariado do clube.


o erro que o Vilarinho cometeu nesses tempos....

o Mourinho era muito querido,por jogadores e adeptos...logo de inicio...
Como diz o Barracuda, só nao viu quem nao quis...nada a ver com futurismo


O Benfica estava péssimo....estávamos no fundo....época atrás de época
Planteis de péssima qualidade,presidentes que nem quero referir,derrotas humilhantes...
O Mourinho quando chegou ao Benfica mudou muito...os 3-0 ao sporting foi mais que um resultado,
Eu vivi essas épocas ''negras'' todas no estádio...

Totalmente de acordo com o Barracuda, o que os restantes dizem é areia para os olhos...

O que disse é facilmente entendível. Não falei nos jogadores ou adeptos, falei na Direção do clube. Na perspectiva da Direção, quem manda afinal de contas, ele não era querido nem deixava de ser. Era um treinador novo, com potencial sim, mas que não se sabia o que ia dar. Os que dizem agora que já sabiam que ele ia ser dos melhores treinadores do mundo, estão, esses sim, a atirar areia para os olhos dos outros. Ponto final.

Em relação a teres "vivido" essas épocas in loco, descansa que não foste o único. O primeiro jogo que vi na Luz ao vivo, foi em 1993, já lá vão uns aninhos. Quem tem uma opinião contrária à tua ou do Barracuda, tem uma opinião tão ou mais válida.


Barracuda

Citação de: Elvis the Pelvis em 09 de Abril de 2014, 19:45O que disse é facilmente entendível. Não falei nos jogadores ou adeptos, falei na Direção do clube. Na perspectiva da Direção, quem manda afinal de contas, ele não era querido nem deixava de ser. Era um treinador novo, com potencial sim, mas que não se sabia o que ia dar. Os que dizem agora que já sabiam que ele ia ser dos melhores treinadores do mundo, estão, esses sim, a atirar areia para os olhos dos outros. Ponto final.

Eu acho que podemos ter opiniões diferentes em relação a um assunto, mas costuma-se dizer que contra factos não há argumentos. O facto é que, 4 anos depois de o Vilarinho lhe apontar a porta da rua, o Mourinho tornou-se campeão europeu pelo nosso inimigo. Desde a sua saída do Benfica acumulou um palmarés que faz dele indubitavelmente um dos melhores treinadores do mundo. Simplesmente tu achas que o Vilarinho não tinha forma de perceber que o Mourinho não era bom e que, como tal, fez bem em não aceitar a "chantagem" dele. A minha opinião, e pelos vistos o próprio Vilarinho concorda comigo, é que deixar sair o Mourinho foi uma decisão catastroficamente má. Aliás, ainda hoje estamos a pagar por ela.

Elvis the Pelvis

Eu, e qualquer pessoa que não queira atirar areia para os olhos dos outros. Como é que alguém poderia ter a certeza que ele se tornaria naquilo que é hoje? Por ganhar ao Guimarães e ao Sporting? Pelas conferências de imprensa? É que se as vitórias ao Guimarães e Sporting são tão valorizadas, as derrotas com Boavista, Halmstaad, etc, também devem ser, mas no sentido oposto.

Sobre o tempo dele no fcp, volto a repetir o que o Corrupto mor disse uma vez, "Mourinho não ganhou sozinho".

Realmente, contra factos não há argumentos.

E para que fique claro, não há a menor dúvida que o Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo, agora na altura, ninguém sabia o que poderia sair dali. Ninguém.