José Mourinho

Treinador, 61 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2000-2000), 11 jogos (6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

P245RS

Quem é o segundo melhor box to box é difícil de dizer, mas fazer top 15 é fácil.

Matthaus
Neeskens
Rijkaard
Falcão
Coluna
Masopust
Bobby Charlton (Era mais um box to box ofensivo do que um clássico 10)
Tigana
Tardelli
Robson
Souness
Gerrard
Keane
Ocwirk
Vieira

Pancho Lopes 67

#9256
Citação de: P245RS em 19 de Novembro de 2022, 07:13
Quem é o segundo melhor box to box é difícil de dizer, mas fazer top 15 é fácil.

Matthaus
Neeskens
Rijkaard
Falcão
Coluna
Masopust
Bobby Charlton (Era mais um box to box ofensivo do que um clássico 10)
Tigana
Tardelli
Robson
Souness
Gerrard
Keane
Ocwirk
Vieira

O Falcão porra esqueci-me dele, esse tenho de meter ao nível do Matthaus, um dos 10 melhores jogadores zukas de sempre, de uma elegância assustadora, ja vi tanto resumo da Roma da altura dele. Um super craque, um gajo que no Internacional fez eles ganharem os 3 únicos campeonatos brasileiros que têm até hoje, se bem que tb tinham um mega central no chileno Elías Figueroa mas o Falcão era a alma daquela equipa. E depois vai para a Roma quando a Serie A era uma doença e é o grande responsável pelo 2ºtítulo na história da Roma em 1982-83. Foi a figura principal ao fzr 2 equipas de nome mas longe de serem os principais grandes dos seus países, chegarem ao topo, além de ter levado o Internacional a final da Libertadores em 1980 e a Roma da Champions 1984. Um mega craque mto esquecido, outro que para mim teve muito mais impacto nos clubes onde passou do que o Zidane. Ele tal como Zidane tinha toques elegantes e de agradar ao público, mas acho que era mais objectivo e perigoso que o francês quando começava a subir no terreno, e era muito completo na finalização, um excelente cabeceador e de encostar ao primeiro toque...

Lembro-me de uma assistência brutal dele de costas e de calcanhar que tenho de partilhar, minuto 10.09:

https://youtu.be/S368T-0mx4M?t=609

O Totti é o maior símbolo da Roma por longevidade e por ser romano puro, mas duvido que no pico fosse melhor que o Falcão no auge...

Hpslb

Citação de: ruibenfica80 em 19 de Novembro de 2022, 01:50
Citação de: Pancho Lopes 67 em 15 de Novembro de 2022, 22:15
Citação de: P245RS em 15 de Novembro de 2022, 22:01
Ainda me lembro de quando diziam que o Cassano tinha o potencial de ser o novo Roberto Baggio.

Honestamente, a técnica do Cassano era fantástica para perceber essas comparações que faziam dele com o Baggio.

Mas infelizmente, ao contrário do Baggio, cujo potencial nunca chegámos a ver por causa de lesões (tinha problemas nos joelhos desde os 18 anos), o problema do Cassano era falta de cabeça.

O Cassano quando apareceu na Roma jogava muito, lembro-m que em 2003-04 fez uma temporada fantástica, depois disso perdeu-se por falta de juízo. O Baggio mxm com joelhos fodidos, para mim foi um dos 5 melhores jogadores que vi na vida, juntamente com Laudrup, Romário, Ronaldo fenómeno antes das lesões, e Messi. Tudo que vi do Matthaus, Maradona e van Basten no pico das carreiras foi em centenas de resumos alargados, logo não conto com eles, o van Basten nem vi jogar porque já tava arrumado fisicamente quando comecei a ver bola em 1993, o Maradona vi pouco já na fase descendente, agora o Matthaus mxm velho ainda jogava que se fartava...

O Matthaus deve ser o medio mais completo da história. Mas mesmo.....

Diabo de jogador que tinha tudo e mais alguma coisa. No seu auge poderias colocar o homem em qualquer posição no campo tirando a guarda redes. E sabe-se lá se até saberia defender na baliza :D

Ainda vi o Van Basten também em alguns jogos. Era novo mas lembro-me de alguns jogos dele no Milan. Curiosamente, era muito mais que um simples ponta de lança. Mas muito mais mesmo. Tinha um estilo de jogo muito ao género do que o João Félix teve no Benfica. Só que o Van Basten fazia aquilo em finais da Champions. para infelicidade nossa.....que me lembro dessa final também em que ele assiste o Rijkard.

O Maradona é que não apanhei porque não via jogos do Napoles nessa altura. Sei que tinha um tio que adorava. Mas o meu pai ou não gostava ou não sabia arranjar maneira de ver os jogos :) Em teoria ainda podia ter visto alguns tal como vi do Van Basten ou do Mathaus no Inter.

Também é engraçado que vi muitos jogos do euro 88 em que o Van Basten aparece no segundo jogo e leva a Holanda ao título. E era puto mas lembro-me.

Infelizmente, 86 foi demasiado cedo para me lembrar de algum jogo do mundial. Em 90, por questões familiares, também quase não vi jogos. E é pena!

O Baggio foi qualquer coisa! Disso não há dúvida nenhuma. E é um dos grandes "what if" do futebol mundial. O que o homem jogou sem joelhos é sobrenatural.

Mas consta que o Van Basten também já jogou sem tornozelo no Milan. Consta que já vinha mamado do Ajax. Uma lesão estúpida mal curada e que lhe deixou o tornozelo incapaz de suportar o treino + jogos profissionais. Dizem que no Milan nunca deu para treinar a 100%. Tinha de andar sempre em poupança / gestão. Até que inventaram fazer-lhe umas operações para tentar curar de vez.....e foi pior que ir ao sapateiro.
Van basten foi o melhor avançado que vi jogar ate hoje

P245RS

Isso de quem foi melhor entre o Falcão e o Totti é subjectivo, mas sim, o Falcão era fantástico.

Aliás, o meio-campo da Roma que venceu a Serie A em 1983 era brilhante. Falcão, Ancelotti, Di Bartholomei e Prohaska, um jogador que se jogasse hoje, fazia um ou dois anos no Áustria de Viena.

Pancho Lopes 67

Citação de: P245RS em 19 de Novembro de 2022, 09:45
Isso de quem foi melhor entre o Falcão e o Totti é subjectivo, mas sim, o Falcão era fantástico.

Aliás, o meio-campo da Roma que venceu a Serie A em 1983 era brilhante. Falcão, Ancelotti, Di Bartholomei e Prohaska, um jogador que se jogasse hoje, fazia um ou dois anos no Áustria de Viena.

Até a Áustria tinha super craques nesse Prohaska e no Hans Krankl que fez uma temporada fantástica no Barça em 1978-79...

Pancho Lopes 67

Além do Conti na alá, e o Vierchowod, um dos maiores cavalos que vi na vida a central...

P245RS

Citação de: Pancho Lopes 67 em 19 de Novembro de 2022, 09:54
Citação de: P245RS em 19 de Novembro de 2022, 09:45
Isso de quem foi melhor entre o Falcão e o Totti é subjectivo, mas sim, o Falcão era fantástico.

Aliás, o meio-campo da Roma que venceu a Serie A em 1983 era brilhante. Falcão, Ancelotti, Di Bartholomei e Prohaska, um jogador que se jogasse hoje, fazia um ou dois anos no Áustria de Viena.

Até a Áustria tinha super craques nesse Prohaska e no Hans Krankl que fez uma temporada fantástica no Barça em 1978-79...
E claro, o Bruno Pezzey, e mais tarde o Andreas Herzog e o Toni Polster.

Pancho Lopes 67

O Mourinho ser tão falado para seleção, eu cheira-me que a razão é pq sabem que o Mourinho tem os tomates de chegar e dar continuidade ao pós-Reinaldo, e dizer em conferência de imprensa, "Cristiano Ronaldo na seleção acabou".

Migas75

Citação de: Pancho Lopes 67 em 15 de Dezembro de 2022, 19:50
O Mourinho ser tão falado para seleção, eu cheira-me que a razão é pq sabem que o Mourinho tem os tomates de chegar e dar continuidade ao pós-Reinaldo, e dizer em conferência de imprensa, "Cristiano Ronaldo na seleção acabou".

É bem provável!

Pancho Lopes 67

O Mourinho se for selecionador, e por milagre continuar a chamar o Reinaldo, seria uma das coisas que mais me surpreenderia dxd q vejo futebol...

Tiago1982

Citação de: Pancho Lopes 67 em 15 de Dezembro de 2022, 23:57
O Mourinho se for selecionador, e por milagre continuar a chamar o Reinaldo, seria uma das coisas que mais me surpreenderia dxd q vejo futebol...

Se for o Mourinho, que até acredito que seja, só virá no verão.

Até lá o Rui Jorge vai ter o Ronaldo a "bater mais recordes" na selecção. Assim como o Pepe. Mesmo que sejam jogadores que, a nível de selecção, já não vão fazer o Europeu.

Bailey

Citação de: Tiago1982 em 16 de Dezembro de 2022, 12:19
Citação de: Pancho Lopes 67 em 15 de Dezembro de 2022, 23:57
O Mourinho se for selecionador, e por milagre continuar a chamar o Reinaldo, seria uma das coisas que mais me surpreenderia dxd q vejo futebol...

Se for o Mourinho, que até acredito que seja, só virá no verão.

Até lá o Rui Jorge vai ter o Ronaldo a "bater mais recordes" na selecção. Assim como o Pepe. Mesmo que sejam jogadores que, a nível de selecção, já não vão fazer o Europeu.

Eu nem dou por garantido que o Ronaldo não vá ao mundial

Pancho Lopes 67

Citação de: Bailey em 16 de Dezembro de 2022, 12:28
Citação de: Tiago1982 em 16 de Dezembro de 2022, 12:19
Citação de: Pancho Lopes 67 em 15 de Dezembro de 2022, 23:57
O Mourinho se for selecionador, e por milagre continuar a chamar o Reinaldo, seria uma das coisas que mais me surpreenderia dxd q vejo futebol...

Se for o Mourinho, que até acredito que seja, só virá no verão.

Até lá o Rui Jorge vai ter o Ronaldo a "bater mais recordes" na selecção. Assim como o Pepe. Mesmo que sejam jogadores que, a nível de selecção, já não vão fazer o Europeu.

Eu nem dou por garantido que o Ronaldo não vá ao mundial

Com ele não me choco com nd, se tiver no leme um selecionador sem tomates...

Pancho Lopes 67

Citação de: Tiago1982 em 16 de Dezembro de 2022, 12:19
Citação de: Pancho Lopes 67 em 15 de Dezembro de 2022, 23:57
O Mourinho se for selecionador, e por milagre continuar a chamar o Reinaldo, seria uma das coisas que mais me surpreenderia dxd q vejo futebol...

Se for o Mourinho, que até acredito que seja, só virá no verão.

Até lá o Rui Jorge vai ter o Ronaldo a "bater mais recordes" na selecção. Assim como o Pepe. Mesmo que sejam jogadores que, a nível de selecção, já não vão fazer o Europeu.

A seguir vem a tese do "Cristiano Ronaldo querer ser o primeiro jogador a marcar 200 golos por uma seleção nacional", isto tem de inventar-se narrativas novas para mimar o menino...

Pancho Lopes 67

A Roma já veio dizer que não divide o Mourinho, deve vir só no final da temporada mxm...