Aílton

Avançado, 55 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (1993-1994, 1995-1995), 38 jogos (2425 minutos), 14 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Alexandre1976

E ainda diziam que o plantel dos calimeros era superior ao nosso.Claro que era com essas grandes vedetas como Costinha,Lemajic,Marinho,Carlos Jorge,Poejo,Amaral,Vujacic e as arrastadeiras de serviço Peixe e Filipe.Apesar do nosso plantel ter alguns desiquilibrios,a qualidade e quantidade de grandes jogadores ultrapassava os planteis das osgas e dos andrades corruptos.Ailton foi sensivelmente a meio dessa época uma das unidades mais influentes e decisivas do Benfica marcando golos decisivos em Paços de Ferreira,Guimarães,na Luz com os porcos e o Boavista e ainda na Amoreira e no Restelo.Terminou essa temporada com 11 golos no Campeonato,3 na Taça e ainda o golo no particular que marcou a sua estreia ao serviço do Benfica contra o Barcelona

Alexandre1976

Nessa vitória com os porcos actuaram Neno,Veloso,Helder,Mozer,Schwarz,Kulkov,Paneira,R.Costa,Ailton,J.V.P.,R.Águas e ainda entraram Yuran e C.Brito. E ainda havia Silvino,A.Xavier,William,Kenedy,Hernani e Isaias.Como é que foi possível em pouco mais de um ano ver sair todos estes jogadores do Benfica? Um dos que pode responder é o Damásio que agora passeia de papo cheio pelos camarotes da Luz como um dos defensores destes artistas que mandam a seu belo prazer no clube.Foi a época que marcou o fim do Benfica pelo qual me apaixonei(1993-1994).

Chelas

Citação de: poliban em 19 de Dezembro de 2019, 18:37
Citação de: Chelas em 19 de Dezembro de 2019, 18:07
Ailton dava muito trabalhinho às defesas , belo pé esquerdo.

E o Yuran.
Como ele diz, era muito forte e muito técnico.
Hoje os nossos avançados dessa altura valiam uns 300 milhoes ou mais.

O Yuran ainda era melhor,  juntando Águas,  Isaías e JVP...que ataque do krl em 93/94.

Alexandre1976

O Yuran em dia sim rebentava qualquer defesa em Portugal.

poliban

Citação de: Alexandre1976 em 19 de Dezembro de 2019, 19:12
O Yuran em dia sim rebentava qualquer defesa em Portugal.

E lá fora.
Era muito completo.
Adorava o gajo.

PorscheLM1


Pancho Lopes 67

Citação de: Trezeguet em 19 de Dezembro de 2019, 10:26
A – Esse e o que marquei ao FC Porto numa vitória por 2-0 aqui na Luz. A rivalidade era enorme, doentia até. Para vocês verem como eram as coisas, eu marquei ao Porto e até me senti mal no relvado com a emoção.

Lembro-me como se fosse ontem dele ser assistido após marcar esse golo, mas até hoje pensei que a assistência médica tivesse sido por ele ter caído mal a finalizar loool...

Pancho Lopes 67

#157
Só teve cá 1 ano praticamente, penso que era daqueles que não viviam sem o seu Brasil daí ter voltado logo, ou foi o Artur Jorge que não o quis? Lembro-me do seu regresso curto em 1995-96, durou 4 jogos.

Não é propriamente dos brasileiros mais falados que passaram pelo Benfica, mas jogava que se fartava, a sua estreia num amigável contra o Barça é mítica, nesse jogo marcamos 2 grandes golos em jogadas, o Barça marca com um livre a Benfica, marcação rápida do livre por parte do Laudrup que aproveita o desposicionamento dos nossos jogadores, a bola foi para o Stoichkov que deu para o Romário (só o melhor jogador do Mundo nesse ano de 1994 com um Mundial soberbo, a melhor performance individual que vi alguém fazer numa competição de selecções, o que vi do Maradona em 1986 foi tudo em resumos alargados) finalizar...

Laudrup nesse jogo parte o Kulkov 2 vzs com fintas diferentes, em que na segunda o russo pensa que o dinamarquês ia fazer a mesma que tinha feito antes...

Pancho Lopes 67

#158
Citação de: Alexandre1976 em 19 de Dezembro de 2019, 19:12
O Yuran em dia sim rebentava qualquer defesa em Portugal.

As suas movimentações e inteligência a jgr a bola era um outro nível, dos jogadores com o QI mais elevado que vi na vida, encaixava na cultura do barça como uma luva, apesar de não ser um goleador dava gosto vê-lo a jogar, o futebol da equipa fluía tão bem com ele a criar espaços e a segurar defesas, além disso era um boi que levava defesas a frente em força e corrida...

Pancho Lopes 67

Não termos aproveitado o Aílton em 1995-96 quando o plantel já era muito escasso a nível de qualidade em relação a qualidade que tinha tido pouco tempos antes, foi um grande erro. Alguém sabe dizer-me porque não deu certo a sua passagem em 1995-96 e porque voltou ao Brasil no Inverno? Eu sinceramente já não me recordo porque...