Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

MrJohnny

Ruud

mWo

Isai@sReis

JM21

Parabéns, Grande Cosme!  :slb2:

pcssousa

Citação de: Andris em 02 de Novembro de 2013, 01:56
Parabéns Cosme!

Não deves é andar nada contente com o que vês...
Nem hoje, nem há 20 anos nem sequer há 50. Basta dar um pequeno exemplo: Cosme era contra a profissionalização, mais, era até contra a remuneração. Entendia que se devia jogar por amor à camisola e ao desporto, que o desporto devia ser vivido com cavalheirismo e honradez.

Saiu do Benfica porque o clube seguiu rumo diferente do seu. E os sócios do clube derrotaram o seu projecto.

É importante sabe-lo para honrar devidamente Cosme Damião sem fazer dele um Santo Redentor.

BC

original

Pedro_ElMago_10

Parabéns "Pai" Cosme Damião  e muito Obrigado!  :bow2:

:slb2:

Darkboy

Sport Lisboa e Benfica
Cosme Damião, estreia-se como capitão num jogo contra o Sporting realizado no Campo das Mouras, no Lumiar a 23 de Fevereiro de 1908

flavioslb

MAGICAL ONE

2 de Novembro de 1885, Julio Cosme Damião

Julio Cosme Damião :bow2:

O Benfica também começou a nascer aqui...

RedVC

Citação de: Darkboy em 02 de Novembro de 2013, 15:16
Sport Lisboa e Benfica
Cosme Damião, estreia-se como capitão num jogo contra o Sporting realizado no Campo das Mouras, no Lumiar a 23 de Fevereiro de 1908

É um facto que existem multiplos sites da internet identificando essa fotografia com o primeiro derbi ganho pelo Benfica por 2-0. No entanto eu acho que existem alguns detalhes que tornam essa datação algo complicada de manter.

a) Afonso de Melo usa esta fotografia para a capa do seu excelente livro 100 anos 1907-2007 Benfica - Sporting   Sporting - Benfica. A fotografia é por ele identificada como correspndendo ao derbi realizado em Janeiro de 1915 (que penso ter sido vencido pelo Benfica por 3-0, golos de Rogério Peres, 2 e Herculano Santos, 1). Para além de Cosme e Francisco Stromp estão também os árbitros Plácido de Souza (sobretudo castanho) e Artur Santos (casaco preto).

b) Cosme Damião parece-me bem mais velho do que os 23 anos que teria em 1908. Se de facto a fotografia for de 1915 então teria 30 anos. Para mim bem mais compatível com o seu aspecto.

c) Francisco Stromp jogou 16 anos no SCP 1908 a 1924. Foi capitão durante 10 anos (dados da wiki-SCP). Parece-me que será difícil que tenha sido capitão logo no seu ano de estreia. O mais provável é que tenha sido capitão nos últimos 10 anos da sua permanência no plantel.

d) Alberto Miguens de facto confirma que Cosme Damião estreou-se como capitão, em 23 de Fevereiro de 1908 em jornada do Regional de Lisboa com o Sporting CP. Dado o enorme conhecimento que ele tem, sustentado em ampla prova documental tenho a segura convição de que isto é uma verdade histórica. Agora não o vi nunca associar esta fotografia a esse jogo.

Em resumo, acho muito mais provável que a identificação feita por Afonso de Melo seja a correta.

ps: Detalhe esclarecedor e definitivo. Acabei de ver o V&P 149 que aborda o museu. Falam de um castão que pertenceu a Cosme Damião, que se vê nesta foto e que lhe foi oferecido na sua digressão ao Brasil com uma selecção da AFL em 1913. Assim, sendo fica excluída a hipótese de 1908.

MAGICAL ONE

HOMENAGEM

Ontem mais uma vez fomos prestar homenagem a Cosme Damião.

Tochada com cânticos, entre outros o...

Nascido, na Farmácia Franco
Criado, por Cosme Damião
Eu visto, de vermelho e branco
Benfica, do meu coração
Glorioso SLB, glorioso SLB, glorioso SLB allez allez

original