Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

RedVC

Se Eusébio e Bela Guttman têm uma estátua porque haveria a Direcção do SLB reprovar uma estátua para Cosme ?

Alguém sabe onde vai estar localizada?
Estátua ou busto?

Suspeito é que ainda vamos ter uma estátua feita para José de Alvalade... Sai comunicado.

original

Citação de: RedVC em 21 de Outubro de 2016, 16:33
Se Eusébio e Bela Guttman têm uma estátua porque haveria a Direcção do SLB reprovar uma estátua para Cosme ?

Estátua ou busto?

Suspeito é que ainda vamos ter uma estátua feita para José de Alvalade... Sai comunicado.
Só diz que é na Freguesia de São Domingos de Benfica.

RedVC

Espero que seja um projecto de bom gosto, bem localizado e que não o apresente como "o Fundador" do SLB. Cosme foi um dos 24 fundadores. Para mim esta homenagem faz sentido por ter sido durante mais de 20 anos a principal figura do SLB. Não foi o único. É bom que a História não seja reescrita.

Espero também que não tenha erros grosseiros como estes que alguém do nosso Clube permitiu que persistissem

Por outro lado a escolha do local definirá se o monumento será ou não vandalizado de forma regular.

diob121

Citação de: RedVC em 21 de Outubro de 2016, 16:53
Espero que seja um projecto de bom gosto, bem localizado e que não o apresente como "o Fundador" do SLB. Cosme foi um dos 24 fundadores. Para mim esta homenagem faz sentido por ter sido durante mais de 20 anos a principal figura do SLB. Não foi o único. É bom que a História não seja reescrita.

Espero também que não tenha erros grosseiros como estes que alguém do nosso Clube permitiu que persistissem

Por outro lado a escolha do local definirá se vão ou não o monumento será ou não  vandalizado de forma regular.
Muito bem dito. Acho essa parte do "Fundador" um pouco injusta para com os outros grandes senhores que ajudaram a fundar o clube. Como disseste, foram 24 fundadores, não foi só Cosme Damião.

Quem não sabe a história do Benfica pensa que Cosme foi o único fundador e isso é mentira.

Em relação à estátua, acho que já devia ser feita há muito tempo. Cosme Damião merece uma estátua. E para mim, tal como Eusébio, no Estádio da Luz.

RedVC

Citação de: diob121 em 21 de Outubro de 2016, 17:09
Citação de: RedVC em 21 de Outubro de 2016, 16:53

Por outro lado a escolha do local definirá se vão ou não o monumento será ou não  vandalizado de forma regular.
Muito bem dito. Acho essa parte do "Fundador" um pouco injusta para com os outros grandes senhores que ajudaram a fundar o clube. Como disseste, foram 24 fundadores, não foi só Cosme Damião.

Quem não sabe a história do Benfica pensa que Cosme foi o único fundador e isso é mentira.

Em relação à estátua, acho que já devia ser feita há muito tempo. Cosme Damião merece uma estátua. E para mim, tal como Eusébio, no Estádio da Luz.

Esse é apenas um dos erros grosseiros. O outro é que Cosme faleceu em... 1947. Quem manda fazer as placas devia ter um pouco mais de cuidado.

Fake Blood

Estátua ou busto?

Porquê que foi tão difícil "por" o Álvaro Gaspar nas torres de iluminação?
O que diria Cosme Damião se visse uma estátua dele?

SLB-Marco

Citação de: Fake Blood em 21 de Outubro de 2016, 18:23

Estátua ou busto?

"Aquele bigode é classe!"

RedVC

Estátua ou busto?

Sim, Cosme não aceitaria. Mas acredito que seria apenas a sua primeira reacção.

Eu espero que o monumento tenha bom gosto, respeite a verdade histórica e seja um motivo de orgulho para os Benfiquistas.

As pessoas são assim. Gostam de corporizar os seus sentimentos num monumento, num lugar. Eu detesto idolatria e no entanto emocionei-me às lágrimas com a expressão pura de sentimentos de perda, admiração, respeito e agradecimento que a estátua de Eusébio recebeu aquando da sua morte. As pessoas são assim.

Sobre a figura de Cosme assenta um Ideal do Benfiquismo. Esse sentimento que transmite os valores da conquista e da ambição conciliados com o respeito pelo adversário, pela verdade e pela lealdade competitiva. No seu tempo Cosme era respeitado pelos outros clubes e pela esmagadora maioria das personalidades ligadas ao meio desportivo. Cosme foi um inovador. Foi um trabalhador incansável, um formador, um homem de palavra e de respeito que se fez respeitar e admirar pelos seus companheiros e adversários. Ainda em vida recebeu numerosas manifestações de apreço e agradecimento. Até a uma Taça foi atribuído o seu  nome para ser disputada numa competição de futebol. Em sua homenagem. Ele primeiro não queria mas depois acabou por aceitar. Aceitou porque era inteligente e porque percebeu a sinceridade, os bons sentimentos, de respeito e admiração dos sócios do Benfica.

Cosme não era infalível. Não era um Santo de altar. Também se equivocou. Em 1926, num processo eleitoral doloroso acabou por ser afastado por muitos daqueles que mais o admiravam, que mais dele gostavam. Foi duro para todos e ele aceitou mal. Afastou-se mas percebeu. Voltou e foi presidente da mesa da Assembleia. E mais importante, ainda antes de morrer reconheceu que tinha estado equivocado em 1926. Reconheceu e disse-o em público que o caminho trilhado a partir de 1926 tinha sido o caminho correcto. Quando morreu em 1947 o Benfica era muito maior do que ele alguma vez pensou. Infelizmente morreu ainda antes de ver o Benfica campeão Latino e campeão Europeu. Mas, acredito eu, talvez ele no seu íntimo soubesse que aquele pequeno Clube que ele ajudou a fundar era um Clube especial. O SLB era a expressão popular, forte, ambiciosa, talentosa, leal e generosa que ele sempre sonhou. Era tudo isso mesmo que de uma forma diferente da que ele tinha idealizado. Mas não é assim que muitas vezes os pais acabam por ver os seus filhos?

Cosme foi o maior de todos nós. Será sempre. Mas não foi o único. A sua força veio das suas ideias e do seu trabalho. Mas veio acima de tudo do labor e da generosidade de todos os que o rodearam. Este monumento será uma celebração a todos embora seja feito sobre a figura de Cosme. A sua figura, seja estátua, seja busto, acabará por corporizar esses nobres valores. Será uma manifestação de respeito e agradecimento. Uma forma alternativa de voltar a fazer aquilo que felizmente ainda lhe fizeram em vida. Acredito que se fosse vivo a sua inteligência e o seu coração Benfiquista fariam com que ele acabasse por compreender e aceitar.

Será uma grande felicidade ver esse monumento (desde que tenha bom gosto e rigor histórico). Tal como é uma grande felicidade sempre que vejo aquela linda bandeira no Estádio. Não será essa uma outra forma de lhe erigir uma estátua? As pessoas são assim.

Todos por um.

Centrix

Citação de: RedVC em 21 de Outubro de 2016, 19:38

Estátua ou busto?

Eu espero que o monumento tenha bom gosto, respeite a verdade histórica e seja um motivo de orgulho para os Benfiquistas.

As pessoas são assim. Gostam de corporizar os seus sentimentos num monumento, num lugar. Eu detesto idolatria e no entanto emocionei-me às lágrimas com a expressão pura de sentimentos de perda, admiração, respeito e agradecimento que a estátua de Eusébio recebeu aquando da sua morte. As pessoas são assim.

Sobre a figura de Cosme assenta um Ideal do Benfiquismo. Esse sentimento que transmite os valores da conquista e da ambição conciliados com o respeito pelo adversário, pela verdade e pela lealdade competitiva. No seu tempo Cosme era respeitado pelos outros clubes e pela esmagadora maioria das personalidades ligadas ao meio desportivo. Cosme foi um inovador. Foi um trabalhador incansável, um formador, um homem de palavra e de respeito que se fez respeitar e admirar pelos seus companheiros e adversários. Ainda em vida recebeu numerosas manifestações de apreço e agradecimento. Até a uma Taça foi atribuído o seu  nome para ser disputada numa competição de futebol. Em sua homenagem. Ele primeiro não queria mas depois acabou por aceitar. Aceitou porque era inteligente e porque percebeu a sinceridade, os bons sentimentos, de respeito e admiração dos sócios do Benfica.

Cosme não era infalível. Não era um Santo de altar. Também se equivocou. Em 1926, num processo eleitoral doloroso acabou por ser afastado por muitos daqueles que mais o admiravam, que mais dele gostavam. Foi duro para todos e ele aceitou mal. Afastou-se mas percebeu. Voltou e foi presidente da mesa da Assembleia. E mais importante, ainda antes de morrer reconheceu que tinha estado equivocado em 1926. Reconheceu e disse-o em público que o caminho trilhado a partir de 1926 tinha sido o caminho correcto. Quando morreu em 1947 o Benfica era muito maior do que ele alguma vez pensou. Infelizmente morreu ainda antes de ver o Benfica campeão Latino e campeão Europeu. Mas, acredito eu, talvez ele no seu íntimo soubesse que aquele pequeno Clube que ele ajudou a fundar era um Clube especial. O SLB era a expressão popular, forte, ambiciosa, talentosa, leal e generosa que ele sempre sonhou. Era tudo isso mesmo que de uma forma diferente da que ele tinha idealizado. Mas não é assim que muitas vezes os pais acabam por ver os seus filhos?

Cosme foi o maior de todos nós. Será sempre. Mas não foi o único. A sua força veio das suas ideias e do seu trabalho. Mas veio acima de tudo do labor e da generosidade de todos os que o rodearam. Este monumento será uma celebração a todos embora seja feito sobre a figura de Cosme. A sua figura, seja estátua, seja busto, acabará por corporizar esses nobres valores. Será uma manifestação de respeito e agradecimento. Uma forma alternativa de voltar a fazer aquilo que felizmente ainda lhe fizeram em vida. Acredito que se fosse vivo a sua inteligência e o seu coração Benfiquista fariam com que ele acabasse por compreender e aceitar.

Será uma grande felicidade ver esse monumento (desde que tenha bom gosto e rigor histórico). Tal como é uma grande felicidade sempre que vejo aquela linda bandeira no Estádio. Não será essa uma outra forma de lhe erigir uma estátua? As pessoas são assim.

Todos por um.

Post absolutamente incrível. Destaco a parte a bold, nota-se que veio do coração. :)

brandoamanz

Uma vez estava a ver o "Em Defesa do Benfica", com o António Melo e com o Alberto Miguéns (nos primeiros tempos da BTV) e referiram que se estava a fazer um estádio ou se falava em fazer um estádio para o clube (não sei se estavam a falar do antigo estádio da Luz, não me recordo) e perguntaram a Cosme Damião se queria que o estádio ficasse com o nome dele.

Ele disse "Não. O Estádio deve chamar-se "Estádio do Sport Lisboa e Benfica"". E assim é até hoje  :)  Pelo que, em relação a estátuas e homenagens do género, acho que seria o próprio Cosme Damião a estar contra. Porque acima de tudo e todos está o Benfica!

Dandy

Em 1926, no entanto, protagonizaria uma dramática ruptura, ao recusar-se a aceitar o cargo de presidente do clube, para o qual acabara de ser eleito. Tinha organizado o Benfica à sua maneira e não aceitava a contestação ao seu longo consulado, que se começara a esboçar. Afastou-se da direcção e nunca mais fez parte dos corpos dirigentes do clube, até à sua morte, em 1947.

Há uma coisa que não entendo, não sei se terá que ver com a forma como o texto é apresentado.
   Se (Cosme) venceu as eleições ... como é que a mencionada contestação poderia ser significativa a ponto de levá-lo a abdicar?

Glorificus

Citação de: RedVC em 21 de Outubro de 2016, 19:38

Estátua ou busto?

Todos por um.

Cosme Damião é e será sempre recordado como o mais importante de todos nós não porque fundou o Benfica. Isso qualquer um podia fazer.

Cosme Damião fundou algo muito mais importante. Fundou a Alma Benfiquista. O tal Ser Benfiquista.

E sem essa Alma, seríamos só mais um clube da Europa. O mais titulado de Portugal mas só mais um como tantos outros...

RedVC

Citação de: Dandy em 22 de Outubro de 2016, 10:44

Em 1926, no entanto, protagonizaria uma dramática ruptura, ao recusar-se a aceitar o cargo de presidente do clube, para o qual acabara de ser eleito. Tinha organizado o Benfica à sua maneira e não aceitava a contestação ao seu longo consulado, que se começara a esboçar. Afastou-se da direcção e nunca mais fez parte dos corpos dirigentes do clube, até à sua morte, em 1947.

Há uma coisa que não entendo, não sei se terá que ver com a forma como o texto é apresentado.
   Se (Cosme) venceu as eleições ... como é que a mencionada contestação poderia ser significativa a ponto de levá-lo a abdicar?

Por muito estranho que pareça Cosme fazia parte da lista comandada por Ribeiro dos Reis, Ávila de Melo, entre outros, sem o seu consentimento!

Ao que sei não se tratou de uma rasteira eleitoral de Ribeiro dos Reis e companheiros. Apesar de estes terem uma visão antagónica, de ruptura com o passado, Ribeiro dos Reis e companheiros tinham estima e consideração por Cosme. Por mais de 20 anos, Cosme tinha sido o Benfica, a Alma, o braço, o cérebro. Não era fácil alguém apresentar-se aos sócios contra Cosme. Aliás penso que interiormente a maior parte dos oponentes a Cosme enfrentavam um conflito interior emocional / racional. O Benfica estava em perda competitiva. Perdendo campeonatos sucessivos, acumulando dívidas, bloqueado na sua capacidade de voltar a ganhar, não apenas por falta de dinheiro mas também por opção própria. A visão de futuro de Cosme Damião e de Bento Mântua era de manter a linha de recrutar os jogadores apenas porque estes queriam jogar no Benfica. Por amor à camisola. É claro que a realidade da época era diferente da década anterior. Essa nova realidade era feita de dinheiro e assim mesmo amando o Benfica muitos jogadores iam para outros clubes. Desta forma tudo parecia ameaçador: perda dos viveiros casapiano e belenenese, perda de campeonatos, acumulação de dívidas, recusa de pagamento de transferências e ordenados aos jogadores (teoricamente amadores mas na prática... o dinheiro circulava). O Benfica iam inexoravelmente no caminho já antes percorrido pelo CIF. Encolher, perder importância, restar-se ao amadorismo. A aposta de Cosme e Mântua era de continuar a investir nas infraestruturas e no modelo ecléctico, social do Clube.

Assim, nessa complexidade interna, Ribeiro do Reis e companheiros sentiram que era tempo de fazer o que nunca tinha sido feito: confrontar as ideias de Cosme. Conseguiram arranjar uma solução eficaz do ponto de vista eleitoral que era integrar Cosme como... presidente. Ou seja reduziriam Cosme a um elemento decorativo sem papel interventivo (leia-se decisório) no futebol do Clube. Mas Cosme estava comprometido com a lista que propunha Bento Mântua para presidente. Nessa lista, Cosme candidatava-se a um cargo de Direcção (nem sei bem qual era) lhe daria possibilidade de continuar a mandar no futebol do Clube. As diferenças de perspectiva ficaram patentes nos lemas de campanha. A lista da continuidade defendia "Cosme forever" (sic) e a dos oposicionistas (que viria a ganhar) defendia "Basta de irresponsabilidades!". Forte. Muito forte...

Se nominalmente Cosme "ganharia" nos dois cenários, como é óbvio ao ganharem os oposicionistas, Cosme percebeu que estava terminada a sua liderança. Ganhando como presidente acabou por perder como líder do SLB. Não aceitou o cargo e por isso a lista ganhadora cumprindo os estatutos teve de encontrar um substituto para assumir a presidência. A escolha caiu no prestigiado Ávila de Melo, outro companheiro de longa data de Cosme Damião. Era o fim de uma era.

O que me intriga é porque é que Cosme permitiu que o seu nome constasse da lista de Ribeiro dos Reis e companheiros. Como é que alguém permite que outros usem o seu nome numa lista eleitoral quando não partilha a visão de Clube do respectivo programa eleitoral? Muito estranho. Se alguém souber explicar, por favor, partilhe.

Dandy

Cosme Forever.

:)

RED30MASTER